Raul Seixas

Dentadura Postiça


Vai cair, vai cair, vai cair
A estrela do céu
Vai cair
A noite no mar
Vai cair
O nível do gás
Vai cair
A cinza no chão
Vai cair
Juízo final
Vai cair
Os dentes de Jó
Vai cair
O preço do caos
Vai cair
Peteca no chão
Vai sair
O sol outra vez
Vai sair
Um filho pra luz
Vai sair
Da cara o terror
Vai sair
O expresso 22
Vai sair
A máscara azul
Vai sair
O verde do mar
Vai sair
Um novo gibi
Vai sair
Da cara o suor
Vai subir
Cachorro urubu
Vai subir
O elevador
Vai subir
O preço do horror
Vai subir
O nível mental
Vai subir
O disco voador
Vai subir
A torre babel
Vai subir
O Cristo pro céu
Vai subir
A chama do mal
Vai cair
Estrela do céu
Vai cair
A noite no mar
Vai cair
O nível do gás
Vai cair
A cinza no chão
Vai cair
Juízo final
Vai cair
Os dentes de Jó
Vai cair
O preço do caos
Vai cair
Peteca no chão
Vai sair
O sol outra vez
Vai sair
Um filho pra luz
Vai sair
Da cara o terror
Vai sair
O expresso 22
Vai sair
A máscara azul
Vai sair
O verde do mar
Vai sair
Um novo gibi
Vai sair
Da cara o suor
Vai subir
Cachorro urubu
Vai subir
O elevador
Vai subir
O preço do horror

0 comentário sobre “Dentadura Postiça

  • Henrique Mena disse:

    o título “dentadura postiça” que parece ser até de certa forma sem nexo, diz respeito a ditadura militar. Como no período a palavra não podia ser dita, Raul buscou a palavra que mais parecesse com a palavra ditadura ou seja “dentadura” e postiça pois é um regime que logo irá cair, se acabar, assim como os dentes de Jó.

  • Com certeza ao analisar as letras das músicas de Raul devemos levar em consideração o contexto histórico e social da época em que foi feita.O comentário do Henrique é pertinente.

  • Dentadura é a palavra mais perto de ditadura por isso vai cair vai sair cachorro urubu é um monstro como ele havia escrito em kring-ha-bandolo o gibi manifesto e ai que ta o vai subir

  • JULIANE disse:

    BOM, PELA PARTE ‘VAI SAIR, A MÁSCARA AZUL’… PARECE QUE ELE SABIA DA GRIPE H1N1. a máscara N95! Bom, apesar de estar no contexto da época, se verificarmos a letra e dermos algum sentido como ‘filho da Luz’ – Lúcifer. Etc… torna-se uma letra, também, apocalíptica.

    2
    1
  • Galera, não viaja, tem NADA a ver com fim dos tempos ou apocalipse! É o que falaram aí embaixo, ela fala sobre a Ditadura!! a ideia é que a ditadura “Vai cair”, “Vai sair”. Dá pra notar também que ele fala que ‘vai sair’ – da cara o terror, o Verde do mar, da cara o suor. ‘Vai subir’ – o nível mental. Ele tinha que encobrir a crítica, por isso tem partes que apenas enxertam a música. O ‘verde’ representa o exército e ele usou esse termo em outras músicas para também criticar a ditadura. Tem mais sutilezas nessa musica que eu não notei ainda. Não sei como essa música não foi censurada na época!!

    • David Machado Santos FIlho disse:

      renan, análise super lúcida!!! 😀

      bom desculpe a “pequena” demora da resposta, hehehehe!!! 😀

      e concordo, o impressionante nisto tudo foi a maestria do raul em conseguir fazer esta letra passar em plena ditadura militar, conseguindo mascarar a mensagem numa capa que ele próprio construiu de “maluco beleza”.

      pra mim, o que ele fez foi lotar os caras de músicas desconexas, que eles eram obrigados a analisar, e os cansou tanto a ponto de no fim eles acabarem deixando escapar mensagens importantíssimas, saturados, classificando estas músicas “corrosivas” como viagens de um maluco beleza, capa que o próprio Raul urdiu cuidadosamente com o passar do tempo!

    • David Machado Santos FIlho disse:

      ou seja, eles acabaram se cansando de procurar as tais “mensagens secretas” que estariam escondidas nas letras, e começaram a aprovar a maioria delas sem critério, só porque queriam fechar o expediente e voltar logo pras suas casas! 🙂

  • Parece que no trecho “o nível do gás, vai cair” a palavra “gás” foi colocada querendo falar de Geisel, o então presidente do Brasil, durante a ditadura militar.

  • Petterson disse:

    NADA A HAVER! APOCALIPSE? NADA A HAVER! ELE QUIS METER O PAU NA DITADURA… VAI CAIR! VAI CAIR! COMO NÃO PÔDE TITULAR DITADURA POSTIÇA, TITULOU “DENTADURA POSTIÇA” QUEM CONFESSOU ISSO FOI O PAULO COELHO NO LIVRO A CANÇÃO DO MAGO DE HÉRICA MARMO. NÃO SEI PORQUE TANTA PERSEGUIÇÃO COM AS LETRAS DE RAUL, ERA TUDO ENCENAÇÃO, ERA UM ARTISTA INSPIRADÍSSIMO, UM DOS MELHORES DA MÚSICA BRASILEIRA

  • Cristovão disse:

    Obvio que a letra traz consigo , conforme já foi dito..uma mensagem anti ditadura, tambem não podemos negar o envolvimento do Raul e Paulo coelho com o Ocultismo Crowleyano, e que em suas musicas, mesmo que não fosse em um todo..passam a mensagem da lei de Thelena..ou seja, por mais que essa musica seja uma critica a forma de governo da época..tem nela claramente pensamentos ocultista em: O Filho pra Luz, O cristo pro Céu, Torre Babel a chama do Mal, …..O contexto de tempo e cultura da época de RAul e paulo coelho está ligada diretamente a sua forma de pensar sobre o ocultismo de Alister Crowley.. Uma musica não tem apenas uma Unica mensagem, afinal um dos objetivos de RAUL era criar na mente das pessoas a sociedade alternativa…Fonte: Filme Docuemntario – Raul Seixas / Inicio ,o meio e o fim

  • Reinaldo disse:

    A música, como já dito, tem vários significados. É claro que o Raul queria atingir a ditadura. Mas, observo que nos trechos que dizem: “Vai sair da cara o terror” e “Vai subir o preço do horror” – não necessariamente, mas essas palavras se cumpriram, no meu entender, no dia 11 de Setembro de 2001, quando a Al-Qaeda lançou por terra as Torres do World Trade Center. Depois daquilo, vimos que da cara saiu o terror e o preço do horror também subiu.

    • David Machado Santos FIlho disse:

      por favor, raul nunca foi profeta, nunca quis em momento algum ser encarado como um! 🙂

      só constatou o fato óbvio de que mais cedo ou mais tarde estas coisas aconteceriam, e tentou prever as consequências disto…

  • expresso 22 referência à Música de Gilberto Gil .essa música se refere ao que ia acontecer mais adiante,o que ia subir,o que ia cair e o que ia sair para o equilíbrio total.faz parte tudo de um processo Histórico .tentem ver dessa forma

    • essa música tem um tom profético .acredito que de uma forma sarcástica feita por Raul.pois cabeças não pensantes acreditam em profecias,gurus…
      Raul satiriza também na música Al Capone ” Eu sou Astrólogo,vocês precisam Acreditar em mim,eu sou astrólogo e conheço história do princípio ao fim”

  • Sim, acredito que é essa estética de raulzito, uma aparente falsa verborragia que corrói as entranhas de qualquer sistema que se pretenda sufocar. Toca, Raul!!

  • JEAN CARLOS DAMASCENO disse:

    Vai sair o Verde do mar,
    Verde representando os militares e o mar na linguagem do livro do apocalipe representa mutidões/povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>