Capim Guiné

Plantei um sítio
No sertão de Piritiba
Dois pés de guataiba
Caju, manga e cajá

Peguei na enxada
Como pega um catingueiro
Fiz acero, botei fogo
“Vá ver como é que tá”

Tem abacate, jenipapo
E bananeira
Milho verde, macaxeira
Como diz no Ceará

Cebola, coentro
Andu, feijão-de-corda
Vinte porco na engorda
Até o gado no currá

Com muita raça
Fiz tudo aqui sozinho
Nem um pé de passarinho
Veio a terra semeá

Agora veja
Cumpadi, a safadeza
Cumeçô a marvadeza
Todo bicho vem prá cá

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado
Que viu caxinguelê

Suçuarana só fez perversidade
Pardal foi pra cidade
Piruá minha saqüé
Qüé! Qüé!

Dona raposa
Só vive na mardade
Me faça a caridade
Se vire e dê no pé

Sagüi trepado
No pé da goiabeira
Sariguê na macaxeira
Tem inté tamanduá…

Minhas galinha
Já num fica mais parada
E o galo de madrugada
Tem medo de cantá

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado
Que viu caxinguelê

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado
Que viu caxinguelê

Num planto capim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu tô virado no diabo
Eu tô é, tô é retado cum você

Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de viado, ôme?
Que viu caxinguelê


Letra Composta por: Raul Seixas e Wilson Aragão
Melodia Composta por:
Álbum: Raul Seixas
Ano: 1983
Estilo Musical:

55 comentários em “Capim Guiné”

  1. Sérgio Luiz Nascimento

    na minha opinião, Raul fala da sua difícil trajetória no início da carreira, principalmente quando chegou ao Rio de Janeiro> Um baiano, sofrendo muito preconceito, sem conseguir emplacar sua música. Trabalhou muito como produtor musical. Com o tempo, Raul passou a ter respeito no mundo artístico, cantando e copondo uma música difernte, mas rica em diversidades culturais, falando de tudo um pouco, de um modo diferente, enigmático, inteligente. Em fim, Raul encarou de frente a sua proposta artística, abrindo as portas para outros artistas. Veio o sucesso, e logo, apareceram oportunistas: empresários, cantores, querendo tirar proveito da sua obra.

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  2. Jéssika Alves

    Essa música foi composta originalmente por Wilson Dragão – também baiano, nascido em Piritiba, sertão da Bahia- e modificada por Raul Seixas.

    A música retrata um cenário bem simples e de fácil entendimento onde se planta capim guiné, mesmo com muitas dificuldades, e na época da colheita há uma grande invasão de várias animais e pássaros.

    O Capim Guiné, também conhecido como capim Colonião é uma espécie de capim para alimentação de gado, muito procurado por que se reproduz em grande quantidade o ano inteiro, e as plantas novas contêm até 13 % de proteínas, o que é importante na alimentação do gado. Também suas sementes são muito apreciadas por várias espécies de pássaros. Na Amazônia, o Capim Guiné serve de alimentação para o Peixe Boi.

    Daí a passagem “-Não planto Capim Guiné pra boi abaná rabo!”

    Todas as letras de Raul tem um significado além do que se houve, é como uma mensagem criptografada.
    Penso que ele faz uma analogia a trabalhar pesado e sozinho e depois de tudo pronto ver sua ‘plantação’ser invadido por predadores , aproveitadores e parasitas.

    Com a sua carreira nos ínicios dos anos 70, Raul era tido como louco, drogado, maconheiro, hippie, etc. Ocorre que apesar das barreiras, a sua carreira decolou. É o momento na música em que sua “plantação dá frutos” e de uma hora para outra todos passam a paparica-lo , bajulá-lo e pior, imita-lo:

    “Agora veja
    Cumpadi, a safadeza
    Cumeçô a marvadeza
    Todo bicho vem prá cá ”

    No link abaixo, Wilson Dragão explica como Raul modificou o início da música e o significado de cada animal presente na música.

    http://www.youtube.com/watch?v=Jq55dKsyQmw

    Sds.
    Jéssika Alves
    “Antes de ler o livro que o guru lhe deu você tem que escrever o seu.” [Raul Seixas.]

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    1. Adorei sua análise, realmente quando se interage com pessoas que conhecem a obra do Raul a gente vai aprendendo cada vez mais. É uma obra infinita, uma filosofia que parece popular e ao mesmo tempo é tão emblemática. Realmente ele pode ser considerado mais um gênio que não suportou esse “Monstro-Sist”.

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    2. E eu buro procurava em Wilson Aragão e não achava.

      Mas o crédito foi dado, apenas a localização é que foi mantida.

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    3. walter sobral

      Na realidade, WILSON ARAGÃO, estaria criticando grileiros que invadiram suas terras sob o olha complacente das autoridades….” tá vendo tudo, e ainda fica aí parado….” e se referindo aos invasores grileiros….Agora veja
      Cumpadi, a safadeza
      Cumeçô a marvadeza
      Todo bicho vem prá cá”

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      1. MoysesPellegrini

        Grileiros estes autorizados pelo regime militar de Geisel que permitiu as invasões por conta da familia de Wilson Aragão serem contrários ao golpe de 64.

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        1. Marcos André M. Cavalcanti

          Hoje corresponde aos invasores do MST
          Tanta terra e só visam aquela que tem tudo prontinho, sem ter muito trabalho à fazer.
          E se desculpam dizendo que é improdutiva.

          Raul Visionário.

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          1. Nada a ver! A grilagem é uma peste e a reforma agrária consiste em transferir as terras improdutivas pra quem realmente trabalha a terra. Essa narrativa de que o MST invade terras é favorável a quem é contra a reforma agrária!

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          2. Tá viajando? Os grileiros que invadiram as terras dos pais do Wilson eram apoiadores da ditadura, e está incentivava esse procedimento quando se tratava de críticos da ditadura, como era o caso. O Wilson fez essa música como protesto utilizando de forma genial, o ambiente em que vivia. O Raul viu a musica sugeriu algumas poucas modificações, mas igualmente genial. Por exemplo, dois pés de guataiba. Guataiba é fruto da genial imaginação do Raul.

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    4. De nada tinha culpa os animais irracionais! Os bois que abanam o rabo são outros! São aqueles que se prevalecem da força e coragem de outros. São nordestinos, negros, índios… até os dias de hoje é assim, e assim será por muito tempo, até que o capitalismo nós de licença pra viver.

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  3. Essa música faz um clara referência aos dias da ditadura. Segundo o próprio compositor (aragão), os animais que invadem o sítio cultivado representam os políticos, a polícia, o exército, grilheiros, etc. A repressão é criticada nos versos “minhas galinha/Já num fica mais parada/e o galo de madrugada/tem medo de cantá.”
    Também há a crítica à sociedade da época, pois, segundo a metáfora: “tá vendo tudo e fica ai parado, com cara de viado que viu caxinguelê”.
    Espero ter ajudado.

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  4. esta música fala dele discutindo com jesus cristo. Ele diz: tô virado no diabo, prestem atenção: – tá vendo tudo e fica aí parado com cara de viado que viu caxinguelê. O cara é do campo, trabalha arduamente plantando pra nós da cidade enxermos nosso rabo de comida, o cara trata de nós e da familia dele lá no campo, daí acontece todas essas pragas nas plantações dele, daí ele faz uma oração aos céus protestando e reclamando das desgraças e diz a jesus : Pô, tá vendo tudo e fica aí parado… aí ele perde a fé e diz: – tô virado no diabo e tô retado com você (jesus). É mais ou menos isto.

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    1. Eu também estava pensando era nisso! Muito louco esse Raul! Parece que ele não se dava muito bem com Jesus! Vê se pode uma coisa dessas! Jesus só é bondade, retidão, misericórdia e sempre disposto a te ajudar e a te perdoar! Ele é maravilhoso! Mas também não obriga ninguém gostar dEle e deu esse direito a Raul, como a qualquer pessoa. E essa também é só mais uma das hipóteses de minha responsabilidade que existem e ainda apareceram sobre as músicas de Raul!!!

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      1. o legal do Raul é que ele não tinha essa visão maniqueísta. duvido muito dessa hipótese da desavença com Jesus.

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      2. Jacintho Del Vecchio

        mania de por tudo sob a vizao religiosa, vamos defender o MTST, que é quem invade a terra que os outros plantaram????

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    2. Regis Barreto

      Deve ser mais um crente anencéfalo, tudo é religião, só serve pra ser explorado enriquecendo o verdadeiro aproveitador do dízimo, acorda meu Filho!!!

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  5. A Jéssika Alves está perfeita na sua análise. Era isso mesmo que o Raul queria dizer. Deu duro sozinho e ralou bastante e depois do sucesso vieram os aproveitadores “colher o que ele havia plantado”

    Fabiano

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  6. A todos! Antes d’eu ouvir o que o autor da música falou explicando o porque de ter escrito e o significado, não tem mais argumentos, virou um fato! Morreu aqui todas as histórias que cada um de nós imaginávamos da letra. Eu pensava que era mesmo uma crítica, mas não exatamente como o Wilson Aragão narrou, então nem vou perder o meu tempo nem o de ninguém com o que eu achava. Como a música abateiro do gilberto gil …

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  7. Pra mim sempre houve uma interpretação óbvia, considerando o caráter crítico das músicas da época (não somente dele).
    Numa primeira parte, ele diz ter plantado um sítio. Foi algo feito com muito cuidado, força, perseverança e trabalho.
    Depois, os bichos (classe política?) se dão conta de sua prosperidade e vêm pegar as “sua parte” (de impostos a corrupção – dinheiro do povo).
    Finalmente: “Não planto capim guiné pra boi abanar rabo” = “não quero trabalhar em vão”
    “Tô virado no diabo; tou retado com você” = “estou indignado, bravo como um diabo, com vergonha de você!” O povo se vê roubado e aceita bovinamente, com cara de viado que viu caxinguelê (imagino que a expressão denote medo ou indiferença?). É meu ponto de vista. =) Adoro essa música!

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  8. JOSÉ NETO

    MÚSICA EXTREMAMENTE POLÍTICA….DISFARÇADA EM TOM DE MÚSICA CAIPIRA…E COM LETRA SIMPLES…MAS TOTALMENTE POLÍTICA

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  9. raul mereceu tudo o que teve lutou e tudo mais mas ninguem fica contra deus porque quem fica senpre perde voçes sabem disso eu curto muito as musicas dele e d + e o fim dele foi triste fico triste mas e a vida os melhores vao .

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  10. Elton Morais

    Essa música é de Wilson Aragão. Pesquisem no Google “wilson aragão capim guiné” e vão achar um vídeo com ele EXPLICANDO O SIGNIFICADO.

    Ele estava indignado pois seu pai tivera que fugir de suas terras por causa de grileiros apoiados pela ditadura militar. No vídeo fica subentendido que a suçuarana, com sua pele bege, cor de farda, é a polícia.

    Ele afirma, ainda, que cada animal ali é um personagem, seja juiz, dono de terras, etc.

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  11. Vanilson-sama

    É sim importante que tentemos interpretar a música, pois este é um privilégio de uma música de verdade, a despeito “do lixo que ouvimos no futuro, ao passar das quatro horas”. A música já tem seu significado, mas este mesmo reverbera de modo diferente nas entranhas de cada homem. O significado de Capim Guiné como disse o autor, tem raízes políticas e esta é a interpretação da maioria das pessoas que aqui comentam, o que tem minha aprovação. Mas duvido muito de que seja a pobre, ignorante e elitista interpretação de que o Raul esteja xingando Deus, e blá blá blá “santo”. É uma possível interpretação, e até muito interessante e criativa, mas findar a opinião a ela, tentando de todas as formas endemonizar a cultura da música, é, como eu disse, elitismo e ignorância.

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  12. DANILLO RIBAS

    TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO PERTINENTES! ACRESCENTO AOS SIGNIFICADOS, A SOCIEDADE NUMA EMPRESA, QUANDO UM SÓCIO TRABALHA E O OUTRO SÓ VEM REPARTIR OS LUCROS. PERFEITO! KKKK

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  13. Fernando Alves

    “Minhas galinha
    Já num fica mais parada
    E o galo de madrugada
    Tem medo de cantá”

    Isso é uma ode a cocaína,droga muito apreciada na época por Wilson Aragão e Raul. A letra, originalmente, é do Wilson que fez para Elba Ramalho. Quando conheceu o Raul em 1983 eles terminaram a canção, regados a farinha e bebida.

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  14. Hoje em dia, essa musica pode ser interpretada como um brado contra a cobrança excessiva de impostos.
    O trabalhador produz tudo com seu trabalho, e os figuras do estado “abanam o rabo”.

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  15. Legl elton. I terpretei co o uma musica politico-agraria contra o agronegócio e principalmente a pecuaria extensiva… Ele plantou td, e os bichos vieram, pra ocupar seus lugares meio as arvores e natureza

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  16. Alessadro Tubiana

    Fala de alguém que tem atitude e faz as coisas… aí vem os outros na mesma “onda” se aproveitar do que foi feito, os outros vem e pegam os frutos

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  17. Ele compôs junto com Wilson Aragão e cada bicho era um político. Sussuarana era o DOPS. Tinha até o presidente. O Dutra era a raposa. Tinha uns senadores afamados também.

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  18. Ele compôs junto com Wilson Aragão e cada bicho era um politico. Sussuarana era o DOPS. O presidente da época era Castelo Branco. Eu escrevi um nome errado em outro post.

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  19. David koss

    muitas interpretações e nada certo…sabem de nada!! essa musica fala sobre bruxaria,
    na cultura Haitiana originada do povo ewé, segue se que onde se praticava cultos ou rituais nascia ali uma especie de planta chamada Guiné. Na musica está explicita para qualquer estudante de ocultismo que na verdade ele fala de um ritual feito e que não deu certo! Magia ou ciência não pode ser feita me vão.

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  20. Larissa Beatriz C. Campos

    Fiquei curiosa com a letra dessa música e então pesquisei possíveis interpretações (já que várias músicas do Raul abrem leque para diversas interpretações) Concordo mais com essa: Era época da ditadura militar, o compositor (Wilson Dragão) “retado da vida” porque o pai perdeu as terras para grileiros, e que tiveram que “vender tudo e sair corrido”
    Na verdade, cada um dos animais era um personagem: “um deputado, um gerente de banco, até o Presidente da República” ou seja,uma crítica a invasões de propriedades privadas.

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  21. A canção “CAPIM-GUINÉ” é inspirada em momentos marcantes, onde o pai de Wilson Aragão em meio ao período da Ditadura Militar perde suas terras devidas invasões de grileiros. Segundo o compositor estes animais que aparecem no decorrer da música invadindo o sítio cultivado representam os políticos, a
    polícia, o exército. Sendo assim cada animal citado na música é um personagem da vida real, por exemplo, a raposa era comparada a um deputado, presidente ou um gerente de banco, a suçuarana representava como ele diz “aquelas polícias brabas mermo, que já chegavam arrepiando”. A família deste compositor sentiu muita tristeza, dor e amargura de ter que vender suas coisas, para desocupar suas próprias terras as pressas (mesmo o pai de Wilson Aragão sendo um homem preparado para a reforma agrária, ele sofreu muito a perda de suas terras para este sistema).
    Sendo assim cada animal tem um significado e no mesmo contexto a repressão é criticada nos versos, em certos momentos por Wilson, quando ele relata o “MEDO” na estrofe que diz: “MINHAS GALINHAS JÁ NÃO FICAM MAIS PARADAS E O GALO DE MADRUGADA TEM MEDO DE CANTAR” (ser torturado ou sofrer represálias) sem esquecer também a crítica a sociedade da época no verso da música: “TA VENDO TUDO E FICA AI PARADO COM CARA DE VIADO QUE VIU CAXINGUELÉ”. Por fim em um momento da canção ele passa a melhor mensagem a dona “RAPOSA SO VIVE NA MARDADE, ME FAÇA A CARIDADE SE VIRE DE NO PÉ” e como Raul sempre dizia: “SE CHAMAREM! DIGA QUE EU SAI”
    (se a Ditadura bater na porta). Por ai a fora você leitor pode tirar muitos significados desta música e sua letra realista e atual.

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  22. Paulo Sérgio

    Essa música conta a história do pai de Wilson Aragão (o compositor da música) que perdeu um sítio que tinha em Piritiba pros grileiros. A família precisou sair as pressas pra não sofrer perseguição dos poderosos que roubavam terras de pequenos agricultores.
    O que aconteceu com essa família aconteceu com milhares de pequenos camponeses.
    Eu fiz analise completa dessa canção e aproveitei pra comentar a Reforma Agrária, que tem tudo a ver.
    Confiram no meu canal do Youtube A Vitrola do PS pelo endereço eletrônico:
    https://www.youtube.com/watch?v=zWG-i2tgOzM&list=TLPQMTEwMTIwMjBoKt_fgvkw-A&index=1

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  23. Francisco de Assis

    Gente, adorei os comentários. cada um tem sua ótica, conforme sua posição à mesa, ponto de vista é único tá, conforme diz Gandhi, é mais ou menos assim, faz muito tempo que li sua obra, “entre dez opiniões se nove concordam, só há dois pensantes, outro que que disse “penso, logo existo”. Mas deixando estas questões de lado, no meu modo de ver o foco ainda é letra da música, todas essas opiniões de vocês muito me enriqueceu. Tríplice abraço.

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