Amo essa letra e a interpretação dos Paralamas! Entendo que as vezes nos perdemos na rotina e nos costumes, hábitos que criamos quase que automaticamente e pelos quais nos perdemos de nós mesmos, dos nossos sentimentos, nossos planos até mesmo em favor de outros e aí...acordamos e vemos que não vale apena arriscar continuar um relacionamento feito de ilusões, de costumes...A mudança, a quebra dessa algema é inevitável para voltarmos a vida.
Acho q essa canção é uma crítica ao público do rock in rio,não quiseram falar pra não se queimar,o fato é que o Herbert ficou muito incomodado com o q o público estava fazendo com os artistas brasileiros,ele chegou até a critica-los publicamente no show,logo após ele gravou canção da Paula toller q foi vaiada e o brown recebeu garrafada.Na canção ele traz referência do festival"rodas em sol"em alusão a roda gigante..."Uma brasileira"q o festival era de origem brasileira..."Deix
Mais uma vez estamos falando de um entendimento complexo a respeito do ser humano e como é o funcionamento da mente...
Ao fechar os olhos e concentrarmos nossa respiração caímos em um estado de transe onde podemos imaginar s criar sensações e cores.
Toda a nossa intuição e percepção fica mais aguçada e relaxada.
O amor é dito como algo que parte do indivíduo pra ele mesmo e prós outros é quando percebemos que a vida não tem um sentido e somos nós que fazemos o sentido dela...
Um amor não correspondido
Um amor mal resolvido
Um amor alimentado pela grande vontade que querer a pessoa amada
Um amor platônico...sofrido e adoecido por se amar tanto e não ser correspondido
O pior dos amores
Amor impossivel
Eu interpreto essa letra como uma relação extraconjugal!
Onde o amor pagão seria o amor que não é abençoado por Deus na igreja, ou seja, a relação fora do casamento!
Trazer a tona pra respirar seria assumir publicamente a relação para que não precisem mais se esconder e se sufocar com isso!
Relógio sem órbita seria os horários incomuns para se encontrarem, de madrugada e voltar pra casa com o amanhecer para dormir sem ser descoberto!
Quando algum compositor coloca sua musica em um cd ela tem a propriedade de se moldar a todas as interpretações.
Portanto, eu achei a colocação da análise do Thiago perfeita.
Belíssima música, porém nunca entendi o quis dizer, à análise do carinha aí acima foi muito boa, conseguiu dar um verdadeiro sentido a música que me parecia sem sentido, só não sei se realmente era isso que os Paralamas quiseram dizer.
Esta musica faz parte do álbum Nove Luas em que muitas musicas falam de cotidiano, principalmente de artistas que nem tem como a gente dias de trabalho e dias de folga, afinal muitas das vezes eles trabalham enquanto todos estão de folga, sábado, domingo e feriados. Além de passar muito tempo na estrada. Explicito na letra: Quartos de hotel são iguais, aviões são iguais, dias são iguais.
A musica usa a questão de usar Óculos, como assunto, mais pode ser aplicada a qualquer diferença, por deficiência, raça, peso etc... o importante e o que o pessoa e no intimo. Ainda cita que por vez tentar não ser assim pode gerar situações complicadas exemplo: "entro com meu carro pela contra-mão... eu tô sem óculos!
Patrícia do Comentário 2, na verdade a canção "Como eu Quero" foi feita com base em um amigo do então casal Paula Toller e Leoni. Ela conta sobre uma mulher que mandava no relacionamento e queria as coisas do jeito dela, a namorada do amigos deles era assim. O próprio Leoni contou isso em entrevista ao canal BIS.
BARONE: "É uma musica com o clipe mais lembrado da história do Brasil
Herbert: "Meu irmão mais novo sempre foi supertravado e não conseguia se relacionar com as pessoas. A primeira namorada que ele teve , no inicio da juventude, era muito
parte de nossa casa, a família adoto. Num determinado momento ela bateu a porta e se foi, eu fiz como uma crônica a partir de um terceiro ponto de vista."
É uma viagem interiorizada através do uso do chá Ayahuasca. Qual este tem uma duração de 8 horas e quando passa o efeito já é a hora de apagar a luz, pois amanheceu e já é hora de dormir....
O Chá de DMT (recomendo que assistam documentários e pesquisas sobre esse assunto) é tido por muitas civilizações antigas como uma maneira de se obter maiores reflexões sobre sua própria existência... E tudo acontece através de um polígono guia que pode ser entendido como uma força ma
Ele fala de uma paixão, uma pessoa que esta distante, em outro lugar, mas que em sua memória é muito presente, rendendo-se a ilusão de tê-la por perto, deixando ele confuso entre o imaginário e a realidade, abrindo espaço somente ao desejo de encontrá-la.
Não sei porque estava pensando nessa música e achei que ela falava sobre Galileu.
Quando ele fala que não é preciso apagar a luz, seria um modo de pedir para que sua vida seja poupada, em troca de não divulgar suas descobertas (fecho os olhos e tudo bem). Sem essa divulgação, a mecânica celeste continuaria confusa e haveria apenas a repetição dos preceitos já conhecidos. Olhar pelo telescópio seria ver um "caleidoscópio sem lógica".
A presença opressora da igreja era constante "qu
Eu creio que ele esteja falando de um amor platônico por uma pessoa que ele não tem certeza se sente o mesmo por ele!
Ele ama de longe e não demonstra por medo de não ser aceito....
Ele vive tentando descobrir afinal se ela tem alguma intenção ou se sente algo por ele, e não entende o motivo dela ser tão feliz enquanto ele vive a espera desse amor que não suporta vê-la sem ao menos tocar. Há tanto tempo que ele a ama e a vida dele é só tristeza, pela frieza que ela tem e falta de interesse. Ele de todas as formas tenta mostrá-la que sempre deixava gestos do seu amor por ela e ela nem sequer se vestiu de atenção.
O paixão chegar a sufocá-lo a tal ponto que pra
Cazuza certa vez disse que essa canção deveria ter sido criada por ele. Ouvi dizer que o Hebert fez Quase um segundo para Paula Toller. Essa canção é um ícone da Música Popular Brasileira.
Na verdade "lanterna dos afogados" é uma lenda caiçara que se conta nas praias... se você for olhar o mar durante a noite verá que no horizonte há inumeras luzes brancas oscilando, no passado as mães, para evitarem que seus filhos fossem brincar nas praias durante a noite, contavam que aquelas luzes eram pessoas mortas com lanternas que atraiam os desavisados, uma luz ilusória (e realmente é uma ilusão de ótica) na qual você nadava e nadava até se afogar e nunca encontrava... essa le
Acredito que o amor dele esteja longe não materialmente.Ele a observa,a princípio está e confuso,não sabe se é a ilusão,não sabe se ela sente o mesmo por ele.Ai ele a leva no olhar,pois sabe que está apaixonado,e o olhar dele reflete isso,o rosto dela talvez.E ao mesmo tempo que o amor dele está longe,se encontra perto fisicamente.
A crueldade de que se é capaz
Deixar pra trás os corações partidos
Contra as armas do ciúme tão mortais
A submissão às vezes é um abrigo
'' O Ciume é umas das coisas que destroi mais os relacionamentos atualmente, e contra as armas do ciumes, que são mortais, a submissão as vezes é o abrigo, ou seja , muitas vezes é melhor se submeter a pessoa amada para salvar o amor do que querer estar sempre certo e desencadear muitas brigas que só desgasta o relacionamento.''
Saber amar
Saber
"Saber amar é saber deixar alguém te amar"
A mensagem que o autor quer passar é que é preciso ser amável, se importar com o ser amado, dar flores,ser romântico.Assim você pode ser amado, pode "deixar alguém te amar".
Quando um compositor escreve uma canção dificilmente ele joga palavras ao vento sem um sentido especial.
É impossível fazer uma canção tão bela e repleta de coesão sem que o compositor se preocupe em dar sentido a letra, por mais que tenha sido uma brincadeira.
Concordo com o Thiago em sua análise muito bem elaborada sobre a música.
Ele ganhou dinheiro/Ele assinou contratos/E comprou um terno/Trocou o carro = ELE OBTEVE SUCESSO
E desaprendeu/A caminhar no céu = CAMINHAR NO CÉU DEVE SER ENTENDIDO COMO SONHO, ELE DESAPRENDEU A SONHAR, TENDO OBTIDO TUDO NÃO LHE RESTARAM MAIS SONHOS (PODE SER ENTENDIDO TB COMO PERDEU A INOCÊNCIA)
E foi o princípio do fim = MORREU, O CARA QDO DEIXA DE SONHAR MORRE!
Eu vejo nessa poesia, alguém q partiu e era muito amanda, percebi isso nos trechos ...uma luz no túnel... ...uma noite longa pra uma vida curta...
ente outros q retrata isso muito bem ... o primeiro comentário, retrato bem isso ...
versões diferentes dependendo da sua experiencia.
EU ENTENDO QUE FOI UMA PESSOA QUE FOI ABANDONADA, E QUEM TEM A ESPERANÇA QUE QUE, A ABANDONOU VOLTE.
E A PESSOA ESTÁ DESESPERADA.
É SIMPLES ASSIM...
MAIS A MELODIA É MARAVILHOSA..
Esta letra (e também o clipe desta musica, que aliás tem até a banda vestida como alguns dos personagens do livro), pelo que entendi, parece baseada no livro "O Pequeno Príncipe". E ela fala bastante coisa sobre o livro.
Quando vc está perdido e angustiado, e ninguém percebe isso, ou finge não perceber.
Quando chega aquele momentos em que vc está completamente sozinho, todos a sua volta estão dormindo, não precisa fingir estar bem pra ninguém...
Então vc pode chorar, deixar seus sentimentos fluírem pois de dia(quando todos estão te vendo) vc tem que esconde-los.
Sempre há esperança de dias melhores, e essa espera é angustiante.
A angustia não passa, mas a vida sim...
Mas o ser humano se acostuma a
Eu já ouvi o próprio Hebert uma vez contar no Altas Horas que lanterna dos afogados era um hotel que tinha no antigo porto de Salvador, para onde iam as mulheres dos marinheiros esperarem por sua volta.
Ali se tratava de um lugar de amor e de tristeza. Amor de verem seus maridos voltarem e tristeza dos que não voltavam.
Na verdade, há muito tempo atrás, as mulheres esperavam, aflitas, no cais de um porto qualquer seus maridos, geralmentes. Às vezes ficavam até dias. Levando pra um sentido metafórico, a música fala de uma pessoa que está em depresão, trancada no quarto, talvez, chorando e esperando sua pessoa amada.
quando a musica fala em "eu to na lanterna dos afogados, to te esperando, ve se nao vai demorar" faz parecer que é uma pessoa que ja morreu falando a uma outra que ainda vive, lanterna é algo que chama a atencao por sua luz, para mim é como se ela induzisse alguem a seguir a luz da lanterna e se afogar, ou seja, se unir À pessoa que ja morreu.
Ele realmente fala das mulheres aflitas que esperavam seus maridos nos postos das embarcações. Mas como toda música, ela tem seu lado metafórico e ambíguo. E ela é muito boa.
No início da frase, "vou sair"... estava dentro de algum lugar. Acho que de um lugar fechado. Ele vai tirar os pés da realidade em função de uma fuga, vai se inebriar de coisas oníricas, porque sofreu (quer escapar da tristeza). Deixou o sofrimento pra trás, não interviu na realidade e se tornou frio. Se deixou corromper quando deixou a dor e o mundo dos sonhos para trás, desistiu, e desaprendeu a sonhar se importando só com bens materiais. Céu remete a pureza, santidade, assim como el
essa musica como disse o colega ai em cima foi uma lombra do brown, hebert corria atras anotando o que ele cantava, não tem sentido. cara que tentou faze a anilse viajou mais do que brown.
A letra fala de um relacionamento frio,tomado por falta de tempo, em alguns momentos até mesmo já acabado.
Em que um dos dois faz malabarismos, de tudo, o possível e o impossível para trazer a outra pessoa de volta (te mando beijos em outdoors pela Avenida...). E sem perceber a pessoa que esta distante, fica ainda mais distante, fazendo com que seu companheiro entre numa espera longa para resgatar seu relacionamento.
E a situação sufoca tanto o sujeito que ele nao consegue mais seguir, ele
Eu acho que essa música fala a história de um cara que que gostava de uma garota, porém essa garota não olhava para ele porque ele usava óculos. Essa música também fala que uma pessoa que usa óculos não é diferente das outras pessoas! :)
Eu me identifico muito com essa letra, porque vivi algo bem parecido. Perdi a pessoa que eu mais amava por conta das palavras duras em voz de veludo. Nunca mais vou amar alguém do mesmo jeito que a amei. Por isso, cuide bem do seu amor, seja quem for.
Fui em um show do paralamas, em que Herbert comentou que fez essa letra inspirado na história da mulheres que esperam seus maridos pescadores retornarem pela manhã, em um local do Estado da Bahia.
Talvez hebert quisese dar essa impressão mesmo de que está falando das mulheres aflitas esparendo seus maridos, como pretexto para falar de si mesmo. Logo as duas visões estão corretas, seria como analogia para falar de si próprio com palavras que parecem dizer sobre outra coisa.
Sempre ouvi essa musica com interpretação diferente das que aqui li...
Para começo, eu entendia a frase "eu estou na lanterna dos afogados", como eu sou no último posto entre os afogados (entre aqueles que estão no fundo do poço). Bem no sentido de "lanterninha".
Para mim era uma forma dele realçar (expressar-se exageradamente) sobre o sentimento de desespero provocado pela solidão em que alguém grita mais ninguém o ouve e se sente perdido ("está escuro").
Mas não perde as esperanç
A população é abandonada pela política essa música fala desse abandono, é uma súplica por atenção aos nossos represetantes la no planalto central. Herbert veio de Brasília. De onde saiu varias bandas de rock e contestações.
Na verdade essa musica é ambigua quando se trata de um receptor. Se vc trocar a pessoa amada por, digamos algumas pessoas muito odiadas em nossa país, a letra faz um outro sentido. Me refiro aos politicos do nosso país. Na época da ditadura músicas assim, como Cálice de Chico Buarque, ou Doce, doce amor de Raul Seixas, sempre surgiamm apesar dessa música náo se tratar da época. "Eu quis dizer vc não quis escutar"(Política), relação de despeito entre o eleitor e o politico eleito. "E
Olá Galera!! Claro que por se tratar de uma obra de arte, ela tem várias interpretações. O Hebert Vianna é Paraibano, e sempre quando dava passava suas férias em João Pessoa PB ( Cidade Natal de Hebert) que quando andando pela praia de Cabo Branco viu uma embarcação cujo o nome era " Lanternas dos afogados" . O Hebert achou muito interessante e se perguntou o que seria uma lanterna dos afogados, ai veio todo Talento do grande compositor que é. Quando tá escuro ninguém te ouve... Ess
Uma vez quando o Paralamas tocou no altas horas,o Serginho perguntou ao Herbert como surgiu essa letra.Ele disse que quando estava num lugar que não me recordo,uma pessoa chamou ele pra jantar,e então ele foi de carro(não me lembro se sozinho).Passando a beira de um mar,tinha um monte de barquinhos de pescadores da redondeza pela areia e um deles chamou a atenção dele.Que dizia "Lanterna dos afogados".Ele gostou e usou como o nome da música.mas não sei se a letra tem alguma coisa a ver...
Li todos os comentários acima e até le-los, a letra estava confusa pra mim...Mas sabe aquele quadro de uma obra de arte q cada admirador q o observa tem sua própria interpretação de acordo com seus sentimentos ?..Pois essa música faz isso com a gente..Todas as opniões acima tem sua verdade..Abraços.
Acho que essa música retrata claramente que a maioria das pessoas não veem realmente o interior das pessoas assim como diz no refrão:"Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente tem um cara legal". Acho que é isso que a letra que passar mais... As pessoas só se interessam pelo exterior e na verdade o interior tem que prevalecer. é como o SOL é dificil enxergar :D
Romulo,
Apenas com o intuito de ajudar na análise, sua informação não confere com a cronologia das datas.
Herbert compôz esta música em 1989 para o Álbum "Big Bang", e há muito já havia terminado seu relacionamento com a Paula Toller. Além disso, Lanterna dos Afogados foi inspirada no livro “Jubiabá”, de Jorge Amado, e a letra fala sobre as mulheres dos pescadores que saem para pescar e nem sempre voltam para casa. Como o risco é frequente, as mulheres ficam aflitas, rezando e to
Eu só consigo interpretar uma música de acordo com o meu estado de espírito, e como tô passando por uns momentos bem difíceis consegui interpretar o seguinte: "EXISTE UMA ESPERANÇA, POR MENOS QUE SEJA(LANTERNA) ATÉ PRA QUEM JÁ ESTÁ NAS ÚLTIMAS (AFOGADOS)... E NÃO IMPORTA O QUÃO SOZINHO E DESESPERADO VC ESTEJA TEM ALGUÉM TE ESPERANDO... EXISTE LUZ NO FIM DO TÚNEL, E AINDA HÁ ESPERANÇA! É mais simples do q eu pensei!
ALAGADOS, CRISTAL! FAVELA AMARELA!! A ESPERANÇA NÃO VEM DO MAR, VEM DAS ANTENAS, "DITO E FEITO"...
MAS A ARTE DE FAZER CAFÉ,
JÁ NÃO SE SABE ESPELHO MEU...
MAS A ARTE DE FAZER CAFÉ, JÁ NÃO SE SABE ESPELHO MEU!!
ALAGADOS, TRISTÃO! PANÉ-EELA AMARELA!
SE A ESPERANÇA NÃO VEM DO MAR, VEM DAS ANTENAS, "DITO E FEITO"...
MAS A ARTE DE FAZER CAFÉ,
JÁ NÃO SE SABE ESPELHO MEU
A ARTE É DE FAZER CAFÉEEE...
reflete o fim de um relacinamento, nesse caso muito difícil por parte de quem decide pela partida. (Ela disse adeus, e chorou).
No entanto a letra propõe que o principal motivo do fim é a existencia de um novo individuo na vida daquele que parte.(Ela se vestiu, e se olhou;
sem luxo, mas se perfumou).
O autor também vai fundo nos valores emocionais e nos leva a refletir até quando seremos tão importante em um relacionamento. pra sempre? ou até quando surgir uma pessoa mais importante par
Ouço essa música desde criança, e gosto muito dela...desde o inicio interpretei-a como falando de materialismo...De uma pessoa que prestava atenção nas coisas bonitas e simples da vida, representado pela admiração do céu que hoje em dia quase ninguém mais faz, e assim que ele começou a ganhar dinheiro se tornou uma pessoa materialista...e "desaprendeu a caminhar no céu"... ou seja, o materialismo roubou seu lado espiritual, seu lado simples...
Vou dar minha humilde opinião:
Para mim a música fala de solidão e das dificuldade de navegar na vida, esta como um mar imenso, e às vezez turbulento.
Uma pessoa solitária, sózinha ("ninguém te ouve"), particularmente só sobra a ela chorar. Mas o autor fala em outras perspectivas, luz, e numa saída para a solidão, o cais, difícil de ser visto porisso te espero na lanterna, aquela que salva os náufragos e onde ele espera encontrá-la.
O autor, também solitário e com a perspec
Sobre aquestão de onde vem o nome, parece que há uma concordância. Mas o sentido, o sentido, ao meu ver, é bem mais fundo, é bem pesado, É a última esperança para os desesperados, aqueles que 'só chorarão à noite', quando tudo fica menos visível. Fala do desespero da solidão. A lanterna não é só a luz, ela é dos 'afogados'. Quando ele fala dessa lanterna a sensação que me dá é do último fio de esperança, uma quase desesperança. é o sentimento da solidão.
Se trata de alguém a espera do seu amado, que está na Lanterna dos Afogados, um bar do livro de Jorge Amado onde as esposas esperavam seus maridos pescadores voltarem do mar. É como uma pessoa esperando outro alguém amado.
Essa letra e ,simplesmente tenta passar uma idéia de mesmo que você ache que está sozinho e abandonado , você não deve desistir , e sempre há alguém que está lhe esperando para te auxiliar . :)
A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega
No momento em que eu queria ver
O segundo que antecede o beijo
A palavra que destrói o amor
Quando tudo ainda estava inteiro
No instante em que desmoronou
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz
Cuide bem do seu amor
Seja quem for,
Cuide bem do seu amor
Seja quem for…
E cada segundo, cada momento, cada instante
É quase eterno, passa devagar
Se o seu mundo for o mundo inteiro
Sua vida, seu
Essa música o Herbert escreveu para a sua esposa que morreu no acidente que aconteceu com eles em 2001. "Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz" faz referência ao seu amigo de banda quando foi lhe contar sobre a morte dela e o Herbert estava no hospital pois estava em coma.
É isso ai.!
Tenho uma interpretação particular desde a primeira vez que ouvi essa linda música... Para mim, é Jesus, que está na lanterna dos afogados, esperando por quem precisa de consolo.... mas essa é minha interpretação particular, provavelmente não foi essa a idéia do Herbert Vianna...
Que devemos valorizar e respeitar as limitações e defeitos do nosso(a) companheiro(a).Evitar guardar rancor e sempre guardar os bons acontecimentos em nossos corações...
Um professor meu na aula de Literatura, colocou essa música e disse que ela foi composta pra Paula TOller após o término do relacionamento dela com o Herbert Vianna...porém antes disso ela compos pra ele como eu quero, tanto que na letra de como eu quero fala "Solos de guitarra não vao me conquistar..."
Amo essa letra e a interpretação dos Paralamas! Entendo que as vezes nos perdemos na rotina e nos costumes, hábitos que criamos quase que automaticamente e pelos quais nos perdemos de nós mesmos, dos nossos sentimentos, nossos planos até mesmo em favor de outros e aí...acordamos e vemos que não vale apena arriscar continuar um relacionamento feito de ilusões, de costumes...A mudança, a quebra dessa algema é inevitável para voltarmos a vida.
Acho q essa canção é uma crítica ao público do rock in rio,não quiseram falar pra não se queimar,o fato é que o Herbert ficou muito incomodado com o q o público estava fazendo com os artistas brasileiros,ele chegou até a critica-los publicamente no show,logo após ele gravou canção da Paula toller q foi vaiada e o brown recebeu garrafada.Na canção ele traz referência do festival"rodas em sol"em alusão a roda gigante..."Uma brasileira"q o festival era de origem brasileira..."Deix
Mais uma vez estamos falando de um entendimento complexo a respeito do ser humano e como é o funcionamento da mente... Ao fechar os olhos e concentrarmos nossa respiração caímos em um estado de transe onde podemos imaginar s criar sensações e cores. Toda a nossa intuição e percepção fica mais aguçada e relaxada. O amor é dito como algo que parte do indivíduo pra ele mesmo e prós outros é quando percebemos que a vida não tem um sentido e somos nós que fazemos o sentido dela...
Que coisa louca, ter feito uma letra dessas..e acontecer o acidente depois levanta a esposa
Acho que o signo dela é peixes. Isso explica o fato de ela ser tão distraída e parecer fria por ter dificuldade de demonstrar seus sentimentos.
Significa que a grande massa se alimenta a mídia
Um amor não correspondido Um amor mal resolvido Um amor alimentado pela grande vontade que querer a pessoa amada Um amor platônico...sofrido e adoecido por se amar tanto e não ser correspondido O pior dos amores Amor impossivel
Eu interpreto essa letra como uma relação extraconjugal! Onde o amor pagão seria o amor que não é abençoado por Deus na igreja, ou seja, a relação fora do casamento! Trazer a tona pra respirar seria assumir publicamente a relação para que não precisem mais se esconder e se sufocar com isso! Relógio sem órbita seria os horários incomuns para se encontrarem, de madrugada e voltar pra casa com o amanhecer para dormir sem ser descoberto!
Foi a mesma coisa que pensei. Você é Testemunha de Jeová?
Cara, a música ficou nítida depois da sua explicação. Muito boa mesmo.
Quando algum compositor coloca sua musica em um cd ela tem a propriedade de se moldar a todas as interpretações. Portanto, eu achei a colocação da análise do Thiago perfeita.
Belíssima música, porém nunca entendi o quis dizer, à análise do carinha aí acima foi muito boa, conseguiu dar um verdadeiro sentido a música que me parecia sem sentido, só não sei se realmente era isso que os Paralamas quiseram dizer.
Análise sensacional! Lacrou!
Esta musica faz parte do álbum Nove Luas em que muitas musicas falam de cotidiano, principalmente de artistas que nem tem como a gente dias de trabalho e dias de folga, afinal muitas das vezes eles trabalham enquanto todos estão de folga, sábado, domingo e feriados. Além de passar muito tempo na estrada. Explicito na letra: Quartos de hotel são iguais, aviões são iguais, dias são iguais.
A musica usa a questão de usar Óculos, como assunto, mais pode ser aplicada a qualquer diferença, por deficiência, raça, peso etc... o importante e o que o pessoa e no intimo. Ainda cita que por vez tentar não ser assim pode gerar situações complicadas exemplo: "entro com meu carro pela contra-mão... eu tô sem óculos!
Patrícia do Comentário 2, na verdade a canção "Como eu Quero" foi feita com base em um amigo do então casal Paula Toller e Leoni. Ela conta sobre uma mulher que mandava no relacionamento e queria as coisas do jeito dela, a namorada do amigos deles era assim. O próprio Leoni contou isso em entrevista ao canal BIS.
BARONE: "É uma musica com o clipe mais lembrado da história do Brasil Herbert: "Meu irmão mais novo sempre foi supertravado e não conseguia se relacionar com as pessoas. A primeira namorada que ele teve , no inicio da juventude, era muito parte de nossa casa, a família adoto. Num determinado momento ela bateu a porta e se foi, eu fiz como uma crônica a partir de um terceiro ponto de vista."
A interpretação, ou melhor a análise é ótima, assim como é a letra da música. A questão da espiga está corretíssimo.
Bela interpretação, impecável.
Na sua opinião, que São os filhos da mesma agonia?
Quando ela morreu ele já tinha lançado essa música.. lembro que tocava muito essa musica depois do acidente
Eu já ouvi dizer(não lembro onde) que o Herbert fez essa música pra Paula Toller, em resposta a música "Como eu Quero"
"E o meu erro foi crer que estar ao seu lado bastaria " Quando a pessoa esquece de se amar...
Valeu mesmooooo
É uma viagem interiorizada através do uso do chá Ayahuasca. Qual este tem uma duração de 8 horas e quando passa o efeito já é a hora de apagar a luz, pois amanheceu e já é hora de dormir.... O Chá de DMT (recomendo que assistam documentários e pesquisas sobre esse assunto) é tido por muitas civilizações antigas como uma maneira de se obter maiores reflexões sobre sua própria existência... E tudo acontece através de um polígono guia que pode ser entendido como uma força ma
Acredito que o amor dele esteja longe , e que é alimentado através das lembranças , sem perder a esperança .
Muito coerente. Obrigado.
Acho lindo essa Musica e achei lindo teu pensamento...
Ou não https://www.youtube.com/watch?v=pFoKjjcLopE
analise da musica Óculos
Ele fala de uma paixão, uma pessoa que esta distante, em outro lugar, mas que em sua memória é muito presente, rendendo-se a ilusão de tê-la por perto, deixando ele confuso entre o imaginário e a realidade, abrindo espaço somente ao desejo de encontrá-la.
Não sei porque estava pensando nessa música e achei que ela falava sobre Galileu. Quando ele fala que não é preciso apagar a luz, seria um modo de pedir para que sua vida seja poupada, em troca de não divulgar suas descobertas (fecho os olhos e tudo bem). Sem essa divulgação, a mecânica celeste continuaria confusa e haveria apenas a repetição dos preceitos já conhecidos. Olhar pelo telescópio seria ver um "caleidoscópio sem lógica". A presença opressora da igreja era constante "qu
VVVVV
Eu creio que ele esteja falando de um amor platônico por uma pessoa que ele não tem certeza se sente o mesmo por ele! Ele ama de longe e não demonstra por medo de não ser aceito....
Ele vive tentando descobrir afinal se ela tem alguma intenção ou se sente algo por ele, e não entende o motivo dela ser tão feliz enquanto ele vive a espera desse amor que não suporta vê-la sem ao menos tocar. Há tanto tempo que ele a ama e a vida dele é só tristeza, pela frieza que ela tem e falta de interesse. Ele de todas as formas tenta mostrá-la que sempre deixava gestos do seu amor por ela e ela nem sequer se vestiu de atenção. O paixão chegar a sufocá-lo a tal ponto que pra
Cazuza certa vez disse que essa canção deveria ter sido criada por ele. Ouvi dizer que o Hebert fez Quase um segundo para Paula Toller. Essa canção é um ícone da Música Popular Brasileira.
Na verdade "lanterna dos afogados" é uma lenda caiçara que se conta nas praias... se você for olhar o mar durante a noite verá que no horizonte há inumeras luzes brancas oscilando, no passado as mães, para evitarem que seus filhos fossem brincar nas praias durante a noite, contavam que aquelas luzes eram pessoas mortas com lanternas que atraiam os desavisados, uma luz ilusória (e realmente é uma ilusão de ótica) na qual você nadava e nadava até se afogar e nunca encontrava... essa le
Acredito que o amor dele esteja longe não materialmente.Ele a observa,a princípio está e confuso,não sabe se é a ilusão,não sabe se ela sente o mesmo por ele.Ai ele a leva no olhar,pois sabe que está apaixonado,e o olhar dele reflete isso,o rosto dela talvez.E ao mesmo tempo que o amor dele está longe,se encontra perto fisicamente.
A crueldade de que se é capaz Deixar pra trás os corações partidos Contra as armas do ciúme tão mortais A submissão às vezes é um abrigo '' O Ciume é umas das coisas que destroi mais os relacionamentos atualmente, e contra as armas do ciumes, que são mortais, a submissão as vezes é o abrigo, ou seja , muitas vezes é melhor se submeter a pessoa amada para salvar o amor do que querer estar sempre certo e desencadear muitas brigas que só desgasta o relacionamento.'' Saber amar Saber
"Saber amar é saber deixar alguém te amar" A mensagem que o autor quer passar é que é preciso ser amável, se importar com o ser amado, dar flores,ser romântico.Assim você pode ser amado, pode "deixar alguém te amar".
Quando um compositor escreve uma canção dificilmente ele joga palavras ao vento sem um sentido especial. É impossível fazer uma canção tão bela e repleta de coesão sem que o compositor se preocupe em dar sentido a letra, por mais que tenha sido uma brincadeira. Concordo com o Thiago em sua análise muito bem elaborada sobre a música.
Ele ganhou dinheiro/Ele assinou contratos/E comprou um terno/Trocou o carro = ELE OBTEVE SUCESSO E desaprendeu/A caminhar no céu = CAMINHAR NO CÉU DEVE SER ENTENDIDO COMO SONHO, ELE DESAPRENDEU A SONHAR, TENDO OBTIDO TUDO NÃO LHE RESTARAM MAIS SONHOS (PODE SER ENTENDIDO TB COMO PERDEU A INOCÊNCIA) E foi o princípio do fim = MORREU, O CARA QDO DEIXA DE SONHAR MORRE!
Eu vejo nessa poesia, alguém q partiu e era muito amanda, percebi isso nos trechos ...uma luz no túnel... ...uma noite longa pra uma vida curta... ente outros q retrata isso muito bem ... o primeiro comentário, retrato bem isso ... versões diferentes dependendo da sua experiencia.
Amor não correspondido e platônico.
EU ENTENDO QUE FOI UMA PESSOA QUE FOI ABANDONADA, E QUEM TEM A ESPERANÇA QUE QUE, A ABANDONOU VOLTE. E A PESSOA ESTÁ DESESPERADA. É SIMPLES ASSIM... MAIS A MELODIA É MARAVILHOSA..
Esta letra (e também o clipe desta musica, que aliás tem até a banda vestida como alguns dos personagens do livro), pelo que entendi, parece baseada no livro "O Pequeno Príncipe". E ela fala bastante coisa sobre o livro.
NA VIDA ATUALMENTE É UMA PESSOA QUE ESTA AMANDO OUTRA MAS NAO É CORRESPONDIDA. E SOFRE MUITO POR ESTA ESPERA.
Não concebo que a parte rejeitada do milho seja a espiga, mas bem a casca.
Quando vc está perdido e angustiado, e ninguém percebe isso, ou finge não perceber. Quando chega aquele momentos em que vc está completamente sozinho, todos a sua volta estão dormindo, não precisa fingir estar bem pra ninguém... Então vc pode chorar, deixar seus sentimentos fluírem pois de dia(quando todos estão te vendo) vc tem que esconde-los. Sempre há esperança de dias melhores, e essa espera é angustiante. A angustia não passa, mas a vida sim... Mas o ser humano se acostuma a
Eu já ouvi o próprio Hebert uma vez contar no Altas Horas que lanterna dos afogados era um hotel que tinha no antigo porto de Salvador, para onde iam as mulheres dos marinheiros esperarem por sua volta. Ali se tratava de um lugar de amor e de tristeza. Amor de verem seus maridos voltarem e tristeza dos que não voltavam.
Me parece que o Eu poético, demonstra uma profunda triteza e desilusão com o relacionamento terminado (trecho: será que você ainda pensa em mim?)
Também fui num show que Hebert conta a história. O correto é a resposta 4 acima.
Na verdade, há muito tempo atrás, as mulheres esperavam, aflitas, no cais de um porto qualquer seus maridos, geralmentes. Às vezes ficavam até dias. Levando pra um sentido metafórico, a música fala de uma pessoa que está em depresão, trancada no quarto, talvez, chorando e esperando sua pessoa amada.
quando a musica fala em "eu to na lanterna dos afogados, to te esperando, ve se nao vai demorar" faz parecer que é uma pessoa que ja morreu falando a uma outra que ainda vive, lanterna é algo que chama a atencao por sua luz, para mim é como se ela induzisse alguem a seguir a luz da lanterna e se afogar, ou seja, se unir À pessoa que ja morreu.
A música fala de um amor talvez não correspondido ou de um amor longínquo. Que é alimentado através das lembranças... Sem perder as esperanças.
O desbalanceamento do vínculo em questão,enquanto um se desdobra para conquista-la,ela não se importa com todos os feitos realizados.
Ele realmente fala das mulheres aflitas que esperavam seus maridos nos postos das embarcações. Mas como toda música, ela tem seu lado metafórico e ambíguo. E ela é muito boa.
No início da frase, "vou sair"... estava dentro de algum lugar. Acho que de um lugar fechado. Ele vai tirar os pés da realidade em função de uma fuga, vai se inebriar de coisas oníricas, porque sofreu (quer escapar da tristeza). Deixou o sofrimento pra trás, não interviu na realidade e se tornou frio. Se deixou corromper quando deixou a dor e o mundo dos sonhos para trás, desistiu, e desaprendeu a sonhar se importando só com bens materiais. Céu remete a pureza, santidade, assim como el
essa musica como disse o colega ai em cima foi uma lombra do brown, hebert corria atras anotando o que ele cantava, não tem sentido. cara que tentou faze a anilse viajou mais do que brown.
A letra fala de um relacionamento frio,tomado por falta de tempo, em alguns momentos até mesmo já acabado. Em que um dos dois faz malabarismos, de tudo, o possível e o impossível para trazer a outra pessoa de volta (te mando beijos em outdoors pela Avenida...). E sem perceber a pessoa que esta distante, fica ainda mais distante, fazendo com que seu companheiro entre numa espera longa para resgatar seu relacionamento. E a situação sufoca tanto o sujeito que ele nao consegue mais seguir, ele
Eu acho que essa música fala a história de um cara que que gostava de uma garota, porém essa garota não olhava para ele porque ele usava óculos. Essa música também fala que uma pessoa que usa óculos não é diferente das outras pessoas! :)
Eu me identifico muito com essa letra, porque vivi algo bem parecido. Perdi a pessoa que eu mais amava por conta das palavras duras em voz de veludo. Nunca mais vou amar alguém do mesmo jeito que a amei. Por isso, cuide bem do seu amor, seja quem for.
Fui em um show do paralamas, em que Herbert comentou que fez essa letra inspirado na história da mulheres que esperam seus maridos pescadores retornarem pela manhã, em um local do Estado da Bahia.
Talvez hebert quisese dar essa impressão mesmo de que está falando das mulheres aflitas esparendo seus maridos, como pretexto para falar de si mesmo. Logo as duas visões estão corretas, seria como analogia para falar de si próprio com palavras que parecem dizer sobre outra coisa.
Sempre ouvi essa musica com interpretação diferente das que aqui li... Para começo, eu entendia a frase "eu estou na lanterna dos afogados", como eu sou no último posto entre os afogados (entre aqueles que estão no fundo do poço). Bem no sentido de "lanterninha". Para mim era uma forma dele realçar (expressar-se exageradamente) sobre o sentimento de desespero provocado pela solidão em que alguém grita mais ninguém o ouve e se sente perdido ("está escuro"). Mas não perde as esperanç
A população é abandonada pela política essa música fala desse abandono, é uma súplica por atenção aos nossos represetantes la no planalto central. Herbert veio de Brasília. De onde saiu varias bandas de rock e contestações.
Na verdade essa musica é ambigua quando se trata de um receptor. Se vc trocar a pessoa amada por, digamos algumas pessoas muito odiadas em nossa país, a letra faz um outro sentido. Me refiro aos politicos do nosso país. Na época da ditadura músicas assim, como Cálice de Chico Buarque, ou Doce, doce amor de Raul Seixas, sempre surgiamm apesar dessa música náo se tratar da época. "Eu quis dizer vc não quis escutar"(Política), relação de despeito entre o eleitor e o politico eleito. "E
Olá Galera!! Claro que por se tratar de uma obra de arte, ela tem várias interpretações. O Hebert Vianna é Paraibano, e sempre quando dava passava suas férias em João Pessoa PB ( Cidade Natal de Hebert) que quando andando pela praia de Cabo Branco viu uma embarcação cujo o nome era " Lanternas dos afogados" . O Hebert achou muito interessante e se perguntou o que seria uma lanterna dos afogados, ai veio todo Talento do grande compositor que é. Quando tá escuro ninguém te ouve... Ess
Uma vez quando o Paralamas tocou no altas horas,o Serginho perguntou ao Herbert como surgiu essa letra.Ele disse que quando estava num lugar que não me recordo,uma pessoa chamou ele pra jantar,e então ele foi de carro(não me lembro se sozinho).Passando a beira de um mar,tinha um monte de barquinhos de pescadores da redondeza pela areia e um deles chamou a atenção dele.Que dizia "Lanterna dos afogados".Ele gostou e usou como o nome da música.mas não sei se a letra tem alguma coisa a ver...
Li todos os comentários acima e até le-los, a letra estava confusa pra mim...Mas sabe aquele quadro de uma obra de arte q cada admirador q o observa tem sua própria interpretação de acordo com seus sentimentos ?..Pois essa música faz isso com a gente..Todas as opniões acima tem sua verdade..Abraços.
tia eu ti amo
Acho que essa música retrata claramente que a maioria das pessoas não veem realmente o interior das pessoas assim como diz no refrão:"Por que você não olha pra mim? Por trás dessa lente tem um cara legal". Acho que é isso que a letra que passar mais... As pessoas só se interessam pelo exterior e na verdade o interior tem que prevalecer. é como o SOL é dificil enxergar :D
Romulo, Apenas com o intuito de ajudar na análise, sua informação não confere com a cronologia das datas. Herbert compôz esta música em 1989 para o Álbum "Big Bang", e há muito já havia terminado seu relacionamento com a Paula Toller. Além disso, Lanterna dos Afogados foi inspirada no livro “Jubiabá”, de Jorge Amado, e a letra fala sobre as mulheres dos pescadores que saem para pescar e nem sempre voltam para casa. Como o risco é frequente, as mulheres ficam aflitas, rezando e to
Ele fez essa música logo no fim do namoro com Paula Toller, um momento dificil eu imagino. Em resposta ela fez "como eu quero".
que coisa mais idiota
Interpretar a musica Seguindo estrela
Eu só consigo interpretar uma música de acordo com o meu estado de espírito, e como tô passando por uns momentos bem difíceis consegui interpretar o seguinte: "EXISTE UMA ESPERANÇA, POR MENOS QUE SEJA(LANTERNA) ATÉ PRA QUEM JÁ ESTÁ NAS ÚLTIMAS (AFOGADOS)... E NÃO IMPORTA O QUÃO SOZINHO E DESESPERADO VC ESTEJA TEM ALGUÉM TE ESPERANDO... EXISTE LUZ NO FIM DO TÚNEL, E AINDA HÁ ESPERANÇA! É mais simples do q eu pensei!
ALAGADOS, CRISTAL! FAVELA AMARELA!! A ESPERANÇA NÃO VEM DO MAR, VEM DAS ANTENAS, "DITO E FEITO"... MAS A ARTE DE FAZER CAFÉ, JÁ NÃO SE SABE ESPELHO MEU... MAS A ARTE DE FAZER CAFÉ, JÁ NÃO SE SABE ESPELHO MEU!! ALAGADOS, TRISTÃO! PANÉ-EELA AMARELA! SE A ESPERANÇA NÃO VEM DO MAR, VEM DAS ANTENAS, "DITO E FEITO"... MAS A ARTE DE FAZER CAFÉ, JÁ NÃO SE SABE ESPELHO MEU A ARTE É DE FAZER CAFÉEEE...
reflete o fim de um relacinamento, nesse caso muito difícil por parte de quem decide pela partida. (Ela disse adeus, e chorou). No entanto a letra propõe que o principal motivo do fim é a existencia de um novo individuo na vida daquele que parte.(Ela se vestiu, e se olhou; sem luxo, mas se perfumou). O autor também vai fundo nos valores emocionais e nos leva a refletir até quando seremos tão importante em um relacionamento. pra sempre? ou até quando surgir uma pessoa mais importante par
Ouço essa música desde criança, e gosto muito dela...desde o inicio interpretei-a como falando de materialismo...De uma pessoa que prestava atenção nas coisas bonitas e simples da vida, representado pela admiração do céu que hoje em dia quase ninguém mais faz, e assim que ele começou a ganhar dinheiro se tornou uma pessoa materialista...e "desaprendeu a caminhar no céu"... ou seja, o materialismo roubou seu lado espiritual, seu lado simples...
concordo plenamente com Marco Faria. Meus alunos fizeram a interpretação da letra e chegaram a mesma conclusão. que bom.
essa musica e massa mais pena que não tem o ano em que foi feito
Vou dar minha humilde opinião: Para mim a música fala de solidão e das dificuldade de navegar na vida, esta como um mar imenso, e às vezez turbulento. Uma pessoa solitária, sózinha ("ninguém te ouve"), particularmente só sobra a ela chorar. Mas o autor fala em outras perspectivas, luz, e numa saída para a solidão, o cais, difícil de ser visto porisso te espero na lanterna, aquela que salva os náufragos e onde ele espera encontrá-la. O autor, também solitário e com a perspec
Sobre aquestão de onde vem o nome, parece que há uma concordância. Mas o sentido, o sentido, ao meu ver, é bem mais fundo, é bem pesado, É a última esperança para os desesperados, aqueles que 'só chorarão à noite', quando tudo fica menos visível. Fala do desespero da solidão. A lanterna não é só a luz, ela é dos 'afogados'. Quando ele fala dessa lanterna a sensação que me dá é do último fio de esperança, uma quase desesperança. é o sentimento da solidão.
Se trata de alguém a espera do seu amado, que está na Lanterna dos Afogados, um bar do livro de Jorge Amado onde as esposas esperavam seus maridos pescadores voltarem do mar. É como uma pessoa esperando outro alguém amado.
Os caras que usam óculos são menos atraentes para as garotas.
Essa letra e ,simplesmente tenta passar uma idéia de mesmo que você ache que está sozinho e abandonado , você não deve desistir , e sempre há alguém que está lhe esperando para te auxiliar . :)
Essa letra expressa todo o sentimento de quem quer esquecer tudo , e apenas recomeçar melhor. :)
Dayane, essa música já havia sido lançada quando houve o acidente. Antes de apontar uma certeza verifique a fonte!
Dayane, essa música já havia sido lançada quando houve o acidente. Antes de apontar uma certeza verifique a fonte!
estou cantando essa musica no meu coral , acho muito confusa, preciso entender melho
A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega No momento em que eu queria ver O segundo que antecede o beijo A palavra que destrói o amor Quando tudo ainda estava inteiro No instante em que desmoronou Palavras duras em voz de veludo E tudo muda, adeus velho mundo Há um segundo tudo estava em paz Cuide bem do seu amor Seja quem for, Cuide bem do seu amor Seja quem for… E cada segundo, cada momento, cada instante É quase eterno, passa devagar Se o seu mundo for o mundo inteiro Sua vida, seu
Mais uma musica em homenagem a esposa do vocalista Herbert Vianna.
Essa música o Herbert escreveu para a sua esposa que morreu no acidente que aconteceu com eles em 2001. "Palavras duras em voz de veludo E tudo muda, adeus velho mundo Há um segundo tudo estava em paz" faz referência ao seu amigo de banda quando foi lhe contar sobre a morte dela e o Herbert estava no hospital pois estava em coma. É isso ai.!
Triste sensação essa de saber que você não é o que o seu objeto de desejo quer...
Tenho uma interpretação particular desde a primeira vez que ouvi essa linda música... Para mim, é Jesus, que está na lanterna dos afogados, esperando por quem precisa de consolo.... mas essa é minha interpretação particular, provavelmente não foi essa a idéia do Herbert Vianna...
Preciso da interpretação para trabalhar com meus alunos
Que devemos valorizar e respeitar as limitações e defeitos do nosso(a) companheiro(a).Evitar guardar rancor e sempre guardar os bons acontecimentos em nossos corações...
Na verdade ele gravou essa música para um cachorro que ele tinha da raça labrador...ja vi ele falando isso na televisão.
Um professor meu na aula de Literatura, colocou essa música e disse que ela foi composta pra Paula TOller após o término do relacionamento dela com o Herbert Vianna...porém antes disso ela compos pra ele como eu quero, tanto que na letra de como eu quero fala "Solos de guitarra não vao me conquistar..."