Análise de Letras

Lanterna Dos Afogados

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar

Há uma luz no túnel Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar

Eu estou na lanterna dos afogados
Eu estou te esperando
Vê se não vai demorar

Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mais ainda sei me virar

Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar

Comentários

Sérgio Soeiro

19/10/2011

Romulo, Apenas com o intuito de ajudar na análise, sua informação não confere com a cronologia das datas. Herbert compôz esta música em 1989 para o Álbum "Big Bang", e há muito já havia terminado seu relacionamento com a Paula Toller. Além disso, Lanterna dos Afogados foi inspirada no livro “Jubiabá”, de Jorge Amado, e a letra fala sobre as mulheres dos pescadores que saem para pescar e nem sempre voltam para casa. Como o risco é frequente, as mulheres ficam aflitas, rezando e torcendo para que possam ver seus maridos novamente. Para essas mulheres a noite é longa e, mesmo sabendo que todos os dias é a mesma rotina, o medo sempre está presente. Essas mulheres ficam nos faróis, esperando seus maridos. Quanto a "Como eu Quero", também nada a ver com Herbert Viana, pois foi criada em 1984 por Leoni e Paula Toller. Trata-se de apenas de uma personagem fictícia e maniqueísta, ok? Um abraço.

0
0

Romulo

18/10/2011

Ele fez essa música logo no fim do namoro com Paula Toller, um momento dificil eu imagino. Em resposta ela fez "como eu quero".

0
0

Andréa Carla

20/09/2011

Eu só consigo interpretar uma música de acordo com o meu estado de espírito, e como tô passando por uns momentos bem difíceis consegui interpretar o seguinte: "EXISTE UMA ESPERANÇA, POR MENOS QUE SEJA(LANTERNA) ATÉ PRA QUEM JÁ ESTÁ NAS ÚLTIMAS (AFOGADOS)... E NÃO IMPORTA O QUÃO SOZINHO E DESESPERADO VC ESTEJA TEM ALGUÉM TE ESPERANDO... EXISTE LUZ NO FIM DO TÚNEL, E AINDA HÁ ESPERANÇA! É mais simples do q eu pensei!

0
0

SONIA CORREIA

16/07/2011

concordo plenamente com Marco Faria. Meus alunos fizeram a interpretação da letra e chegaram a mesma conclusão. que bom.

0
0

Marco Faria

07/07/2011

Vou dar minha humilde opinião: Para mim a música fala de solidão e das dificuldade de navegar na vida, esta como um mar imenso, e às vezez turbulento. Uma pessoa solitária, sózinha ("ninguém te ouve"), particularmente só sobra a ela chorar. Mas o autor fala em outras perspectivas, luz, e numa saída para a solidão, o cais, difícil de ser visto porisso te espero na lanterna, aquela que salva os náufragos e onde ele espera encontrá-la. O autor, também solitário e com a perspectiva de uma longa noite e também solitária, parte de uma vida que passa rápido e na qual não podemos perder as oportunidades. Não importa podemos juntos sobreviver talvez felizez. O autor indica que também já sofreu e carrega suas cicatrizes, mas não importa: SAI DESSE CHORORÔ, VAMOS AMAR!

0
0

Virgínia

24/06/2011

Sobre aquestão de onde vem o nome, parece que há uma concordância. Mas o sentido, o sentido, ao meu ver, é bem mais fundo, é bem pesado, É a última esperança para os desesperados, aqueles que 'só chorarão à noite', quando tudo fica menos visível. Fala do desespero da solidão. A lanterna não é só a luz, ela é dos 'afogados'. Quando ele fala dessa lanterna a sensação que me dá é do último fio de esperança, uma quase desesperança. é o sentimento da solidão.

0
0

Sara

19/06/2011

Se trata de alguém a espera do seu amado, que está na Lanterna dos Afogados, um bar do livro de Jorge Amado onde as esposas esperavam seus maridos pescadores voltarem do mar. É como uma pessoa esperando outro alguém amado.

0
0

Alan Kenedy P

16/05/2011

Essa letra e ,simplesmente tenta passar uma idéia de mesmo que você ache que está sozinho e abandonado , você não deve desistir , e sempre há alguém que está lhe esperando para te auxiliar . :)

0
0

MARLENE

29/04/2011

estou cantando essa musica no meu coral , acho muito confusa, preciso entender melho

0
0

andré klawa

28/03/2011

Tenho uma interpretação particular desde a primeira vez que ouvi essa linda música... Para mim, é Jesus, que está na lanterna dos afogados, esperando por quem precisa de consolo.... mas essa é minha interpretação particular, provavelmente não foi essa a idéia do Herbert Vianna...

0
0

Garcez

20/12/2010

Análise acima totalmente equivocada. Há um capítulo no livro Jubiabá de Jorge Amado chamado Lanterna dos Afogados, mas ele não faz nenhuma referênacia a esta história. Não existe mulheres esperando com lanterna nenhuma na mão.

0
0

Clô

08/12/2010

Grande composição do Hebert Vianna, acredito que esta música expressa a espera constante por alguém que se ama e, isso pode ser visto no romance de Jorge Amado Jubiabá onde o personagem sempre tinha que desbravar o mar e, sua amada ficava a esperar a sua volta.

0
0

Ive

07/07/2010

Eu lí o livro Jubiabá, e lembro perfeitamente do BAR LANTERNA DOS AFOGADOS, q ficava no Cais, concordo c/ a interpretação de TETEKINHA. A letra é mto bonita e sempre q à escuto me emociono!!!

0
0

Alberth Luis

15/06/2010

FUI NUM SHOW DELES.......E O HERBET FALOU QUE ESSA MUSICA ERA SOBRE AS MULHERES QUE ESPERAVAM SEUS MARIDOS NO CAIS.....COM LANTERNAS....E ALGUNS CHEGAVAM E OUTROS NÃO..POIS O MAR ERA MUITO PERIGOSO...OK?

0
0

Rafael

20/02/2010

tetekinha... do comentário a cima está certícima... mas só para complementar.. em um show na minha cidade dos paralamas... além de tude que há '' tetekinha'' colocou só se equivocou no seguinte!!! não seriam lanternas e sim um ''farol marítimo'' da ilha ou localidade que alí as famílias habitavam... Rafael...

0
0

Pedro

15/02/2010

Lanterna dos Afogados era o nome de um barco que ficava em um cas por isso ele fala que tá esperando a pessoa na lanterna dos afogados.

0
0

Lucas

31/01/2010

Uma vez, uma pessoa me disse que viu uma entrevista do Hebert Vianna na TV falando sobre essa música. Ele teria feito ela para uma pessoa que queria se matar afogada. A pessoa ligou para ele de noite dizendo que ia se afogar no mar e ele compôs a música na hora para fazê-lo desistir do suicídio. Vejam a parte: "Uma noite longa/Uma vida curta/Mas já não importa/Basta poder te ajudar." Eu não via tal entrevista, alguém que me disse, mas acho uma interpretação completamente possível.

0
0

tetekinha

07/08/2008

interessante... Uma vez li, que essa música faz aLuSão às HistóRiaS e vidas dos pescaDoreS..... O nome da muSica é o nome de um capítuLo do liro "Jubiabá" do BaiaNo JorGe AmaDo.... O capítUlo RetraTa um bAr que fica no Cais do porto, onde as muLheRes que esperaVam seus maridos voLtarem do mar, naquela anGúsTiA de não saber se VoltarãO e os EspEram à noite, no porto, com suas LanteRnas a fim de ajUda-LoS a EnconTraR mais FaciLmentE o CamiNho de voLta pra CaSa. Mas essa é uma música que se abre a várias interpretações, e muda a cada ponto de vista , a cada estado de espirito da pessoa que ouve... Ela é linda!!!

0
0