Análise de Letras

O Anjo Mais Velho

"O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos
Os olhos mentem dia e noite a dor da gente"

Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar
A cena repete a cena se inverte
Enchendo a minh'alma d'aquilo que outrora eu deixei de acreditar

Tua palavra, tua história
Tua verdade fazendo escola
E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar

Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia, o verbo, a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
E o fim é belo incerto... depende de como você vê
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só

Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você
Só enquanto eu respirar

Comentários

Celso Antonio

15/07/2014

Amanda, só tem uma coisa para te dizer. Você é ameba pouco desenvolvida....

0
0

Vinicius

02/07/2014

Essa letra é para o irmao dele Rodrigo Anitelli, que por anos lutou contra um cancer, mas infelizmente veio a falecer em 2012 por isso o trecho: "É o fim é belo e incerto, depende de como você vê"

0
0

Larissa

08/12/2013

A música foi feita para o irmão mais velho dele... Diabo?? Aff, que povo louco. O irmão mais velho = O Anjo mais velho ( Anjo porque ele faleceu e simbolicamente virou ''anjo'')

0
0

Danilo Bellini

11/10/2013

Gente, quanta gente mal informada ! Essa música, segundo o próprio Fernando Anitelli em entrevista, foi feita pro irmão dele que morava longe, e foi feita quando ele ainda era vivo ! Essa musica foi feita num vôo de volta para São Paulo, meu deus cara.. quanta gente mal informada ._.

0
0

Gabriel Santos.

01/09/2013

QUANTA HIPOCRISIA EM UM LUGAR SÓ..... TODOS OS HIPOCRITAS, QUE ESTÃO APROVEITANDO ESSE ESPAÇO, PARA DISCUTIR RELIGIÃO, NO MINIMO TEM UMA "FÉ SOLÚVEL, QUE SÓ É USADA PARA FERIR O OUTRO. A MUSICA É LINDA, AO MEU VER TEM, EXISTE UM ASPECTO RELIGIOSO, SIM, POIS MEUS OLHOS MENTEM DIA E NOITE A DOR DA GENTE, E O SONHO PARECE VERDADE QUANDO ESQUECEMOS DE ACORDAR....MAS NÃO ESTOU AQUI PARA FICAR ENSINANDO A PESSOAS QUE SE FAZEM, PELO QUE ÀS ENSINARAM, PESSOAS QUE NÃO SE PERGUNTAM O QUE REALMENTE SÃO, E QUE NÃO PROCURAM TIRAR AS RÉDIAS QUE LHE FORAM COLOCADAS, SEGUINDO UM CAMINHO CHEIO DE DUVIDAS INTERIORES ..

0
0

Tiago

22/08/2013

Amanda se você acredita em Deus ou não, antes de fazer um comentário desses deveria ler mais a Bíblia, pois em nenhuma parte diz que existe vida após a morte, mas sim uma ressurreição que irá ocorrer. Eclesiaste 9: 5 6 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

0
0

Giovanna

10/05/2013

Respondendo ao Pedro: "Os olhos mentem dia e noite a dor da gente" na minha interpretação se refere ao fato de que muitas vezes conseguimos disfarçar com um olhar, um sorriso, o que estamos de fato sentindo por dentro.

0
0

Giovanna

10/05/2013

Nunca li tanta besteira reunida em apenas uma postagem como a desse ser de inteligência única que a difere do resto do mundo (leia-se "Amanda"). Independe da sua religião ou em que você acredita, basta ter o mínimo de noção em interpretação de texto para perceber que a letra fala - de uma maneira linda, inteligente e tocante - da saudade, do amor, das coisas que aprendemos com as pessoas que amamos. Alguém que consegue ver tantas "mensagens subliminares" nessa música é, no mínimo, extremamente alienada e infelizmente não tem a menor noção do que é ARTE. :)

0
0

Keissy Santello

10/05/2013

Afff tem gente que vive com o Diabo na cabeça mesmo. O cara é poeta, fez uma homenagem ao irmão que era um espelho pra ele, e tem pessoas que me vem com interpretação falando de Diabo. Acorda, a vida é muito maior que seu mundo!!!

0
0

Amanda

24/03/2013

O refrão da musica mostra uma defesa de fé no ateísmo,só enquanto respirar porque apos a morte conforme a crença dele não haverá lembranças das pessoas.

0
0

Pedro

08/01/2013

O que quer dizer com ''os olhos mentem dia e noite a dor da gente''?

0
0

Jhony

30/10/2012

Essa música foi feita em homenagem ao irmão mais velho do Fernando Anitelli, que na época morava em outro país. O irmão dele hoje já é falecido, porém na época ainda estava vivo. (: ps. gente falando que é o diabo, até quando?

0
0

Denize

12/05/2012

Fala sério gente, essa música era saudade do irmão dele, nada a ver falar que é sobre o diabo, que viagem... As pessoas veêm o mal em tudo. Que coisa!!!!

0
0

Katia

08/04/2012

A musica é clara e revela a saudade de um irmão do outro que se foi ou que se faz ausente!!

0
0

Amanda

30/03/2012

O nome o anjo mais velho se refere ao diabo que foi o primeiro anjo, então é o mais velho. "O dia mente a cor da noite E o diamante a cor dos olhos Os olhos mentem dia e noite a dor da gente" Essa frase acredito que se refere ao pensamento de Descartes com a ideia do gênio maligno quase deus mais não deus que faz os olhos nos enganam sobre a realidade. (O irmão dele deve ser um monge daqueles que sustentam o mundo com a oração e ele deve ser ateu isso explica lados indicados no inicio da música (Enquanto houver você do outro lado aqui do outro eu consigo me orientar) Em algum momento ele buscou acreditar como o irmão e depois voltou a não acreditar em Deus( A cena repete a cena se inverte enchendo a minha alma daquilo que outrora eu deixei de acreditar) Tua palavra, tua história Tua verdade fazendo escola E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar ( Mostra que valoriza o conteúdo palavra, historia para aprendizagem, embora não utilize ela esta ausente. Metade de mim Agora é assim De um lado a poesia o verbo a saudade (lado saudade da crença em Deus que viveu por um tempo e desistiu Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim (lado esforço com a crença que deve chegar no fim com méritos próprios sozinho) E o fim é belo incerto... depende de como você vê (O fim belo incerto por não ter segurança que conseguirá por mérito próprio. Depende de como acredita o novo credo dele é a fé em si mesmo e só( sem Deus) O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só Só enquanto eu respirar Vou me lembrar de você Só enquanto eu respirar.. (Se refere ao irmão de crença oposta um vai pro inferno e a outro vai pro céu então só enquanto respirar que estarão juntos.)

0
0

Camila

07/06/2011

Achei o comentário do Rafa Inácio muito bom, tudo que eu também diria, exceto a parte que disse "se tens fé, acreditarás que algum dia o reencontrará e viverá tudo novamente". Nesse sentido não acho que a letra queira dizer isso, uma prova é o trecho - a fé que você deposita em você e só. Quer dizer que é preciso acreditar em si mesmo, e SÓ. Quase todas as músicas do teatro tem críticas indiretas a fé cega da religião, que deixa o próprio ser humano menosprezado. A fé em si mesmo é acreditar que você é possível ser feliz, com tudo que você constrói e suas lembranças de momentos bons.

0
0

Rafa Inácio

07/06/2011

Particularmente uma das músicas mais lindas que já ouvi. Nela é retratada toda a saudade que o eu lírico sente com alguém que já partiu mas, no entanto, deixou bastantes ensinamentos para ele. A cena se repete porque novamente bate uma nostalgia e, se inverte porque, desta vez, ele pensou mais além, além do fim. Tudo o que ele viveu, seus ensinamentos, seus conselhos foram por ele recordados, fazendo com que minimizasse a falta. Ele não acreditava, pois a morte, para ele, era o fim de tudo, mas que passou-se a ser considerado por ele como algo relativo, dependendo de seu ponto de vista pode até ser um começo, ou recomeço. E que, se tens fé, acreditarás que algum dia o reencontrará e viverá tudo novamente. Por um lado ele luta contra todos os tropeços diários, mas pelo outro ele recorda todo amor e amizade que um dia teve. No refrão ele mostra que, independente de tudo, continuará a amá-lo e a lembrar de tudo de bom que ele disse e que a amizade continuará firme, até ele parar de respirar. Visitem: http://www.fotolog.com.br/music_webelieve

0
0

Camila Mara

16/03/2011

Além do fato de servir pra qualquer pessoa que se ama, o Fernando Anitelli escreveu essa música para o irmão mais velho dele (Daí o nome da música)... Se não me engano qdo ele escreveu o irmão dele morava fora do país ( por isso o: "E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar")...

0
0

Davi Figueirêdo

18/01/2011

essa música não fala só de um homem para uma mulher!!!!mas qualquer pessoa que você ama e está com saudades!!!

0
0