Análise de Letras

Camarada D'água

Camarada d'onde vem essa febre
Nossa alegria breve, por enquanto nos deixou...
Camarada viva a vida mais leve
Não deixe que ela escorregue
Que te cause mais dor

Caixa d'água guarda a água do dia
Não cabe tua alegria
Não basta pro teu calor
Viva a tua maneira
Não perca a estribeira
Saiba do teu valor

E amanheça brilhando mais forte
Que a estrela do norte
Que a noite entregou!

> Refrão:
(2x)Camarada d'água
Fique peixe de manhã, de madrugada
Fique todo hora que for

(Repete a música até o refrão)

"Você é riacho e acho que teu rio corre pra longe do meu mar...
mar marvado seria o rio
que correndo do meu riacho... levaria o que acho
pra onde ninguém pode achar...

(2x)
Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?
Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?
Como poderei viver, como poderei viver sem a tua,
sem a tua, sem a tua companhia?
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia?

Viva a tua maneira
Não perca a estribeira
Saiba do teu valor

E amanheça brilhando mais forte
Que a estrela do norte
Que a noite entregou!

(Repete Refrão 5x)

Comentários

Philipe

12/03/2014

Bom,achei que a música faz uma critica ao comunismo, onde ja se vê pelo uso do termo "companheiro". A letra fala de uma "febre" que de fato foi o comunismo no século 20;no entanto, passageiro, dai a "nossa alegria breve" e, talvez, uma chance de retorno à esse modelo social, no verso "por enquanto nos deixou" Ai temos a "caixa d'água guarda a água do dia/ não cabe tua alegria" onde enxergo a racionalização sem acúmulo, sendo guardado na caixa d'água apenas o necessário, que muitas vezes não nos faz feliz. O resto da música é de apelo psicológico de motivação.

0
0

Pedro

26/01/2014

Para mim a música é uma homenagem ao ex presidente Lula. O termo camarada é muito utilizado por este ladrão. A música fala sobre a estrela brilhar mais forte. Lembro da estrela do PT... infelizmente. O teatro mágico é uma grande banda, mas fico um pouco decepcionado com a postura esquerdista.

0
0

Alex Oliveira

11/03/2012

Penso que essa Canção seria um conselho de amigo ou uma reflexão pessoal onde um individuo que é muito agitado, estressado ou impaciente deve ser mais tranquilo, relaxar e agir mais calmamente. "Camarada d'onde vem essa febre Nossa alegria breve, por enquanto nos deixou…" Esse é um questionamento feito para a reflexão do por que ser dessa forma "Camarada viva a vida mais leve Não deixe que ela escorregue Que te cause mais dor" Então o conselho dizendo para viver com tranquilidade e não perder o equilíbrio da paciência que pode levar a dor do stress por exemplo "Caixa d'água guarda a água do dia Não cabe tua alegria Não basta pro teu calor" Esse trecho fala sobre a sua inquietude que um dia não basta, não sobra tempo pra ser feliz "Viva a tua maneira Não perca a estribeira Saiba do teu valor" Mais uma vez é aconselhado a não perder a paciência pois isso não vale a pena e deve se valorizar "E amanheça brilhando mais forte Que a estrela do norte Que a noite entregou!" Agora com uma comparação é indicado que se agir de maneira que foi aconselhado no outro dia ele estará mais feliz com o seu próprio eu "Camarada d'água Fique peixe de manhã, de madrugada Fique todo hora que for" O refrão traz como referencia o comportamento dos peixes que são calmos durante a manhã e a madrugada e que se deve ser assim sempre Também está presente na canção alguns versos poéticos que se encaixa devido a suas metáforas: "Você é riacho e acho que teu rio corre pra longe do meu mar… mar marvado seria o rio que correndo do meu riacho… levaria o que acho pra onde ninguém pode achar…" Assim como também é integrado uma canção folclórica, um recurso (se assim pode ser dito) que O Teatro Mágico utiliza o que pra mim traz ainda mais riqueza a obra e é um fato que admiro "Como pode um peixe vivo viver fora da água fria? Como pode um peixe vivo viver fora da água fria? Como poderei viver, como poderei viver sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia? Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia?" E tanto a poesia como a canção folclórica vem para demonstrar quanto o "Camarada D’água" é importante para o autor

0
0