Análise de Letras

Os Cegos Do Castelo

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos
Que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno
Que me atraiu
Dos cegos do castelo
Me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, um lugar
Pro que eu sou...

Eu não quero mais dormir
De olhos abertos
Me esquenta o sol
Eu não espero que um revólver
Venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar
Que restou...

E se você puder me olhar
Se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar...

Eu vou cuidar
Eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Do seu jardim...

Eu vou cuidar
Eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim...

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos
Que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno
Que me atraiu
Dos cegos do castelo
Me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, um lugar
E pro que eu sou
Oh! Oh! Oh! Oh!...

E se você puder me olhar
Se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar...

Eu vou cuidar
Eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Do seu jardim...

Eu vou cuidar
Eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim
Oh! De mim!
E você e de mim
E de você e de mim...

Comentários

CEZAR

16/09/2011

Sob uma ótica de crítica às religiões em “Eu não espero que um revólver venha explodir na minha testa se anunciou a pé a fé devagar” há um "jogo de palavras": o texto se divide, repetindo-se, para fazer sentido a frase na minha testa, assim: “Eu não espero que um revólver venha explodir na minha testa. Na minha testa se anunciou a pé a fé devagar. Devagar foge o destino do azar Que restou…" Assim ele não esperar libertar-se abruptamente da visão religiosa que tem do mundo, como uma explosão, iluminando sua cabeça. Assim como os conceitos religiosos foram incutidos lentamente, a pé, portanto devagar, assim também ele espera fugir aos "do azar", do pouco de religião que ainda lhe restou.

0
0

Vinicius

26/08/2011

A análise do Sérgio (23) está mais que perfeita! Parabéns.

0
0

Helderson

25/08/2011

Bem na minha opniao ele se refere a cocaina injetavel eu nao quero mais menti, usar espinhos que só me causam dor ... seringa nao enxergo mais o inferno que me atraiu ... nao é mais viciado dos cegos do castelo me despeço e vo ... os amigos dele que o induzia a usar e tambem era iludido pelo vicio apé até encontrar o caminho do que sou ... devagar resolvendo meus conflitos um a um até me colocar de volta a uma vida a minha vida o refrao , se refere a quem ele se apegou para poder sair desse vicio e pede confiança para que ele possa mostra que conseguiu bem resumir a letra para ser breve , essa é minha percepção

0
0

Lucas Souza Santos

11/08/2011

Acredito que a letra seja um desabafo de Jesus Cristo na visão de Nando Reis. Quando ele diz: "Eu não quero mais mentir Usar espinhos que só causam dor Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu Dos cegos do castelo me despeço e vou" Deixa claro que quem usava espinhos doloridos foi o próprio Cristo. Talvez, Nando considere o discurso de jesus uma mentira daí dizer "eu não quero mais mentir". Note que ele foi atraido pelo inferno. A Bíblia diz (metaforicamente)que Jesus Cristo foi ao inferno visitar os mortos na sua morte. Os cegos seriam seus seguidores. O fim do verso deixa claro que está se falando de Cristo quando diz "Pro que eu sou". EU SOU é o nome de Deus, JEOVÁ. Quando ele diz que não quer um revolver explodindo em sua testa, deixa claro que NÃO QUER MORRER, talvez uma alusão á oração de Cristo no jardim quando disse ao pai "afasta de mim este cálice". Por fim ele termina dizendo que quer voltar e CUIDAR DO CÉU E DO MAR, DO JARDIM, DE VOCÊ E DE MIM atividades exercidas por Cristo no Céu.

0
0

Márcio

01/07/2011

Ola Gente, era que é tudo isso mesmo? A visão e interessante de todos, mas acho sinceramente que esta baseado mais ao vício da cocaína. Sempre achei isso. Forte abraço a todos.

0
0

Rodrigo

22/05/2011

Como já disseram, faz alusão ao cristianismo: Eu não quero mais mentir (Não quer mentir pra si mesmo) Usar espinhos Que só causam dor (Alusão à coroa de Cristo, as religiões trazem mais dor do que conforto) Eu não enxergo mais o inferno Que me atraiu (As pessoas seguem o cristianismo mais por medo do inferno, da morte, do que por qualquer outra coisa; ou seja, o inferno foi o que o atraiu, por medo deste) E se você puder me olhar Se você quiser me achar E se você trouxer o seu lar… Dos cegos do castelo Me despeço e vou (O castelo talvez se refira aos palácios que eram e ainda são as igrejas) A pé até encontrar Um caminho, um lugar Pro que eu sou… (Eu lírico segue sua vida até encontrar um lugar onde possa ser ele mesmo)

0
0

Juliano

08/05/2011

Bom dia.. Gostaria de parabenizar todos que participaram da discussão. Entretanto devo ressaltar que tudo em excesso é demais! A questão é quebrar regras então.. Que regras... Devo incluir aqui a análise jurídica do fato. Este país tem regras, e Deus também. Vejamos o artigo 5 da constituição brasileira: tem que ler heim.. Este artigo não pode ser modificado (cláusulas pétreas), e esta certo! O história do mundo (cheia de guerras e sofrimentos) é divida em a. C e d. C e isto acontece porque todas as religiões oficiais do mundo respeita a proposta de Jesus, e ela é fantástica porque salva a todos.. o ser humano precisa de liberdade para decidir. Perseguir putas, negros, homossexuais, drogados etc; não ajudará estas pessoas a modificarem, somente uma intervenção divina, como a que tirou cristo da terra. Quem quebrou regras.. A imposição de crença, costumes, filosofia, ou outra palhaçada qualquer divide as pessoas, ao passo que a espiritualidade não, ela une. Vejamos então a regra de Deus (perdoar os pecadores e não os pecados). Quem não tiver um atire a primeira pedra, ou então não deveria estar aqui nesta zona! Bom, a regra de Deus também não da para ser modificada. Aliás, da sim, troquemos a constiuição federal pela anarquia e cretinisse e tiramos Deus e colocamos o Diabo. Devemos presta a atenção porque isto esta acontecendo, cada vez mais e mais... Nando Reis conversou com Deus e esta cumprindo sua missão, basta olhar com reserva e ver... A música é boa, a proposta é boa e é sim sobre Jesus e Espitualidade Vamos mais longe, quem ve toda esta suruba e também não se manifesta, também corre o risco de ficar num mundo anarquico e controlado pelo Diabo, pois nada faz para que sua liberdade seja preservada.. Espero não ter ofendido ninguem... Abraços..

0
0

Sid

10/04/2011

Para mim esta música faz alusão ao cristianismo. Do ponto de vista dele, uma hipocrisia. " Eu não quero mais mentir" - Viver uma vida falsa " Usar espinhos que só trazem dor" - Quem usou uma coroa de espinhos foi Cristo. No ponto de vista do autor o segundo verso faz concordância com o primeiro, se eu viver uma vida regrada, estarei usando espinhos, e esta vida não é verdadeira, não faz parte do meu ser.(No ponto de vista do autor) " eu não enxergo mais o inferno que me atraiu" O inferno no ponto de vista dele, não é um "inferno", pois o atraiu, e ele gostou. " Dos cegos do castelo me despeço e vou" Neste versos tem história. Quando Martinho Lutero foi defender as suas 95 teses, ele corria um grande risco de vida. Para que nada acontecesse com ele, foi designado que ele fosse hospedado em um castelo, uma fortaleza, para que a sua vida fosse preservada em todo transcorrer do processo. Só que no interior do castelo ele travou uma batalha espiritual terrível, então deu conta de que aquele castelo não podia o esconder das astutas ciladas do inimigo da sua alma, neste tempo, teve uma inspiração para compor uma música muito cantada nas igrejas, onde ele diz que: Castelo Forte é o nosso Deus. Voltando a análise da letra. " dos cegos do castelo me despeço e vou", quer dizer que os cristãos são os cegos, e castelo é Deus. " a pé até encontrar um caminho, um lugar pro que eu sou". Aqui ele faz uso do conceito teológico relacionado a filosofia. A predestinação. Onde ele vai a pé até encontrar um lugar para o qual ele é, um lugar determinado pra ele. " Eu não quero mais dormir de olhos abertos". É ter os olhos abertos mas não enxergar nada por causa do sono. "Eu não espero que um revólver venha explodir na minha testa se anunciou a pé a fé devagar" Alusão a morte por anunciar a fé, ele não quer levar um tiro na testa por falar de uma fé, que não é dele, que ele não tem, por algo que não acredita. " Foge o destino do azar que restou" - Qual o destino? o Inferno que o atraiu, qual é o azar? a vida falsa que ele vivia, os espinhos que causavam a dor. "E se você puder me olhar Se você quiser me achar E se você trouxer o seu lar… Eu vou cuidar Eu cuidarei dele Eu vou cuidar Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Do seu jardim… Eu vou cuidar Eu cuidarei muito bem dele Eu vou cuidar Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Eu cuidarei do seu jantar Do céu e do mar E de você e de mim… Os outros versos mostram na verdade quem está por detrás da música. O diabo, que tem um fim determinado para o qual ele é. E ele esta querendo cuidar de vocês, do seu jardim, do seu jantar.

0
0

Diego Galhardi

07/04/2011

logo postarei o resto da música. "Aos que acharam isso uma bobagem peço minhas desculpas mas foi minha interpretação" OBS: Leiam do Post 6 até o 2 para entenderem minha interpretação

0
0

Diego Galhardi

07/04/2011

"A pé a fé devagar"---- Referencia à pouca amplitude que Jesus teve em vida em sus pregações, já que a pé ele se deslocava muito lentamente e assim disseminava a fé para poucas pessoas. (se fosse hj era só abrir um Facebook)

0
0

Diego Galhardi

07/04/2011

"Eu não quero mais dormir De olhos abertos me esquenta o sol"-----Alusão ao dito popular que se refere dormir com o olho aberto, desconfiar de alguem, saber que a qualquer momento alguem pode te trair.

0
0

Diego Galhardi

07/04/2011

"A pé até encontrar Um caminho, um lugar Pro que eu sou…"----Peregrinação de Jesus para agregação de fieis e a confirmação do que ele era.

0
0

Diego Galhardi

07/04/2011

"Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu Dos cegos do castelo me despeço e vou"--------------Cegos do Castelo é referencia absoluta ao Império Romano onde Jesus foi crucificado por sentença de Pôncio Pilatos, o procurador romano da região. Cegos por ~enxergar uma relidade turva, a realidade do poder.

0
0

Diego Galhardi

07/04/2011

"Eu não quero mais mentir Usar espinhos Que só causam dor" --------------------- Aqui é o lado humano de Jesus Cristo reclamando a dor e o sentimento que qualquer humano sentiria se estivesse em sua pele.

0
0

Diego Galhardi

07/04/2011

A letra desta música trata da visão de Cristo na terra. Na letra o paradgma de que ele veio para sofre por nós não é verdade e nada é destino. Em suma a letra fala sobre Jesus Cristo. podem Acreditar... OBS.: Não sou religioso (muito menos o Nando Reis)

0
0

Alberto

03/04/2011

Me pergunto se existe gente assim no mundo real como o Robet que se expressa tão claramente de forma tão preconceituosa nem mãe solteira ele perdoou :O Gente assim me faz pensar que existem pessoas que criam pessoas feitas para gostar mais de regras do que de gente. Eu gosto é de gente seja mal solteira, homossexual, desde que tenha uma boa idéia a difundir que traga paz e não violência é muito válido.

0
0

Raissa

21/03/2011

Esse blog seria para analise de letras de música ou cada um dar sua opinião própria sobre asssuntos diversos? ê povo vamos evitar fugir do foco

0
0

Henrique

21/02/2011

Há alguns anos, um amigo me disse que um grupo de nativos sulamericanos tem uma espécie de provérbio sobre como devemos ser: de acordo com esses nativos o homem deve se espelhar em 4 animais: o peixe, que está rodeado por água e assim nós devemos saber que Deus está em toda a parte; o pato, que é versátil, pois nada, voa e anda; o gato, que apesar de ser um animal dócil, é independente, sai e entra quando quer e quando quer sair não se deixa aprisionar por coisa alguma e por último a cobra, que seria o que existe de traiçoeiro em nós, uma instância desconhecida por nós, mas que pode aflorar e nos surpreender. Esse clip sempre me impressionou, principalmente a parte em que o garoto acorda e se dá conta de que atirou em sua companheira, e isso o conduz a um estado de espírito cada vez mais deteriorado até que ele perde praticamente tudo o que de humano ele tinha. Bem, quase tudo, pois certamente ele tinha vagas recordações do que ele era antes de se desumanizar. Nos versículos 6 e 7 do capítulo 4 do Gênesis, vemos como Caim vai se tornando amargurado até que enfim se transforma em fratricida. Michel Foucault fala da importância de cuidar, de não nos apegarmos demais à matéria e buscar a transcendência, que afinal constitui nossa verdadeira essência. Resumindo, o homem é um ser luminoso, não uma rude matéria, e deve acima de tudo se conhecer, conhecer sua essência, sob o risco de cair em uma desumanização total a ponto de se tornar indiferente frente ao mau.

0
0

Edvaldo

14/10/2010

Concordo com todas as opiniões que foram emitidas aqui. Acrescentando, somente, que a letra pode ser adequada a qualquer drama que vc esteja passando, seja ele, drogas, abandono, sentimental.

0
0

Valmir Marques Junior

02/10/2010

Considero o comentário feito pela Suheyla o mais válido, pois, O Nando têm uma pegada filosófica em suas composições "em geral", Os cegos do castelo realmente são aqueles que não enxergam nada além de seu "sistema", Como os moradores da Caverna em a República(Livro VII).

0
0

Babi

21/09/2008

Ih! Já comentaram tudo o que eu queria comentar!

0
0

Sérgio

01/09/2008

Concordo inteiramente com a sua colocação, Suheyla. Com certeza o Nando utilizou como referência (principalmente) a teoria Platoniana para relatar seu drama pessoal. Fico grato pelo esclarecimento.

0
0

Suheyla

27/08/2008

Excelentes ambas as críticas. Gostaria apenas de acrescentar uma outra visão: a figura dos cegos do castelo pode fazer referência ao 'mito da caverna' de Platão. É notório o tom filosófico das letras de Nando Reis, e no trecho : 'De olhos abertos me esquento ao sol', há mais uma referência à teoria platoniana.

0
0

Sérgio

31/07/2008

Oi, Flor. Boa tarde. Sua análise desta bela letra do Nando Reis tem tudo a ver. No entanto, apenas como crítica construtiva, desejo dar alguns toques. Creio que além desta visão mais global, a letra traz uma posição mais específica que se refere a um possível afastamento das drogas. É sabido que o Nando enfrentou muitos problemas com drogas pesadas e, após vários tratamentos, se limpou. Nesta música ele procura mostrar os danos causados sob a influência das mesmas utilizando imagens: "Eu não quero mais mentir: usar espinhos que só causam dor"... Isso é tão somente o desejo de se livrar da tentação de buscar a sensação de bem-estar (mentira) que uma picada (espinho) nos proporciona. "Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu"... (Idem). "Dos cegos do castelo eu me despeço e vou..." Afinal, quem são os cegos do castelo? Simplesmente são as amigos da "rodada", que ele considera ainda cegos por não conseguirem "enxergar" o mundo fora das muralhas (castelo) das drogas. E por aí vai. No final ele confessa a uma possível pessoa amada que ele precisa daquele apoio, do aconchego de um lar. E o artista faz questão de enfatizar numa linguagem bem simples e familiar ("vou cuidar do seu jardim"... "cuidarei do seu jantar") que é na simplicidade de uma estrutura familiar que se encontra força pra fugir das tentações mundanas. Espero que minha análise tenha servido de alguma ajuda. Obrigado.

0
0

flor

28/07/2008

Acredito que tem a ver com um estado de espirito, desistiu de acreditar que existia um inferno eterno para os seus pecados, mentir enganar fazer sofrer e sim num inferno temporário que se você puder me achar com suas orações será mais fácil me encontrar me despedir e ir.

0
0