Categorias
Nando Reis

Espatódea

Minha cor
Minha flor
Minha cara

Quarta estrela
Letras, três
Uma estrada

Não sei se o mundo é bom
Mas ele ficou melhor
Quando você chegou
E perguntou:
Tem lugar pra mim?

Espatódea
Gineceu
Cor de pólen

Sol do dia
Nuvem branca
Sem sardas

Não sei o quanto o mundo é bom
Mas ele está melhor
Desde que você chegou
E explicou
O mundo pra mim

Não sei se esse mundo está são
Mas pro mundo que eu vim já não era
Meu mundo não teria razão
Se não fosse a Zoe

7 respostas em “Espatódea”

Essa música o Nando Reis fez para a filha dele. Espatódea é uma árvore que tem as flores laranjas, assim como o cabelo da filha dele, que é ruiva. O cabelo do Nando também é, e por isso que ele diz “Minha cor, Minha Flor, Minha Cara”. O nome da filha dele é Zoé “Meu mundo não teria razão se não fosse a Zoé”.

“minha cara”, na primeira estrofe, pode ser um trocadilho: “minha cara” = feminino de “meu caro” como quem diz: “minha querida”. (Além de dizer que a filha é muito parecida com ele, “sua cara” como popularmente dito).
“Quarta estrela” é porque a Zoé é a quarta filha dele. Se eu não me engano os outros filhos são: Sofia, Ismael e Sebastião.
Letras três pelo nome ZOÉ.
“Não sei se esse mundo é bom” dizem que porque certa vez a Zoé pergountou ao pai quando é que ele ia fazer a música “o mundo é bom, Zoezinha!”, já que ele tinha feito a música “O mundo é bão,Sebastião!” para o filho Sebastião.
Na frase “Não sei se o mundo está são” eu acho que ele está aproveitando a sonoridade da palavra e dizendo também “o mundo estação”, referindo-se ao planeta como um lugar passageiro…

“Não sei se o mundo está são” tanto retoma a sonoridade do início da estrofe anterior (“não sei se o mundo é bom”), como dá continuidade à resposta que ele dá à filha.
“são”, aqui, me parece que diz respeito à sadio ou sanidade, e isso parece justificado a seguir, quando o autor usa a palavra “razão”.
A minha interpretação da última estrofe quer dizer algo como “eu não sei se o mundo que vivemos é bom ou o melhor para se viver, mas ele também já não parecida ser quando eu aqui cheguei. O que dá sentindo a esse meu mundo é a minha filha Zoe”.

Não sei se o mundo é bão (é assim mesmo que se escreve) – conhecem a musica do proprio Nando “O Mundo é bão Sebastião?) Pois é isso a musica que me referi ele fez para o Sebastião. A Espatódea ele fez para a Zoé – por isso ele fala Não sei se o mundo é bão mas ele está melhor desde que você chegou!

Em uma entrevista, Nando disse que a música foi feita para Zoé, sua filha. E se você ler tudo realmente é muito puro, de pai pra filho mesmo. O nome ‘espatódea’ foi escolhido por ser uma árvore com flores vermelhas (se referindo ao cabelo ruivo de Zoé). Um trecho em especial é “Não sei se o mundo é bão, mas ele está melhor desde que você chegou e perguntou: Tem lugar pra mim?” que foi feito devido à uma ocasião em que Zoé disse: Por que você fez “O mundo é bão, Sebastião”(em homenagem ao seu filho Sebastião) e não “O mundo é bão, Zoé”. E a música é como uma resposta a ela. 🙂

Gineceu – órgão feminino das flores, formado por um ou mais pistilos, que se constituem de ovário, estilete e estigma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *