Coração de Estudante

Milton Nascimento

Compositor(a) da letra: Milton Nascimento e Wagner Tiso

Álbum da letra: Milton Nascimento ao vivo

Ano de lançamento: 1983

23 comentários

Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 comentários para a letra “Coração de Estudante

  1. Bianca disse:

    Miltom moro em Três Pontas e adoro suas Musicas principalmente Maria Maria

    1
    1
  2. Andréa disse:

    Li muito sobre “Coração de Estudante”. A música tem forte conotação histórica, está ligada intimamente ao movimento Diretas Já, era a preferida de Tancredo Neves, motivo pelo qual foi largamente executada no período de sua morte. Há metáforas que traduzem a censura, a necessidade de esperança no futuro político, mesmo quando as adversidades parecem ser maiores que as conquistas. Há muitas mensagens bem significativas nessa canção.

    • Cinira Barbosa dos santos disse:

      Milton , foi muito feliz ao escrever está canção…Parece que ele previa a nossa época..

  3. Paulo Robisson disse:

    Para mim “Coração de Estudante” é uma letra forte que revela momento de forte emoção. Consolida-se em seu tempo com a história de um momento sim, mas, também, é o retrato de meu tempo de estudante, qua navegava, na incerteza do futuro.
    A música Coração de Estudante retrata momentos de fortes emoções porque em si própria, é o resultado da expressão da mais pura inspiração de uma dupla talentosa, que foi buscar sua letra nas estrelas e no âmago de cada um de nós.
    É uma obra-prima que interpretada por este gênio da música se abriga em nosso subconciente, nos toca e nos dá força; nos ensina a amar e a respeitar, na certeza de que somos eternamente responsáveis por tudo aquilo que cativamos.

  4. Hícaro e Gabriel disse:

    Que lixo de blog… posso dar uma sujestao ? APAGUEM ! Mto ruim, mto ruim msm. Quem é o dono disso ? Tenho uma dica.. BEBE VENENO !!!!!!!
    Vc dve ser no minimo analfabeto e burro. Ngm posta umas merdas dessa na rede social ! LIXO
    Segue no twitter:
    @QissoKisso
    @Malta_nog
    Caique ta aqui tbm. Dps passo o twitter dle. =D
    Arthur e Lipe se amam
    🙂

  5. Mori Andrade disse:

    Caraleeo, nao tem o que eu to procurando, que liixo!! Se vai fazer um blog de “ANALISE DE LETRAS” faz uma analise que preste! Assim nao dá, nee… Fica difiiicil!!
    #FikDik
    =D

  6. Vivi disse:

    que merda é essa aqui?

  7. Sardi Palm disse:

    Muito bom os raros comentários sobre “Coração de Estudante”. O que os assuntos religiosos têm a ver com isso? Que droga!

  8. jose ademir codonho disse:

    o autor explica sobre a democracia nascente no país á época em quem foi escrita, a liberdade do Brasil era um broto, esperando virar flor e fruto. espelhava assim o ideário de nossa juventude.

  9. Marcela fiel disse:

    Acho que essa canção nao tem nada a ver com religião, biblia ou coisa do genero, os fundamentos biblicos postados nesse site nada prova a composição com partes biblicas. Acredito que a letra vai diretamente aos estudantes, jovens de hj que serão o futuro de amanha, fala sobre o aprendizado que tem que ser cuidado para que brote tenha flor e frutos.

  10. Maurício disse:

    Pra mim essa música fala da libertação dos tempos de ditadura, mas também possui claras menções à maconha. Popularmente utilizada por estudantes em todo o mundo, algumas frases pra mim deixam clara a qualificação da maconha como o “Coração de estudante”

    “deve estar dentro do peito ou caminha pelo ar”
    “desviaram seu destino”
    “toma conta da amizade”
    “alegria e muito sonho”
    se contar todas as partes falando de folha, planta verde, etc..

  11. Felipe disse:

    Como o próprio site do wikipedia diz, foi um hino do movimento Diretas Já

  12. thiago disse:

    a musica retrata o mundo em que vivemos hoje, um mundo de dificuldades de obstaculos mais sempre vai existir um caminho certo so basta vc ter confiança e fé em reamente em que vc quer……….

  13. Ferreira disse:

    Isso aqui não é página evangélica, a moderação do site poderia bem excluir comentários que não tem nada haver com “ANÁLISE DE LETRAS.”

  14. Carlos Britto disse:

    MUITO SIMPLES; “coração de estudante” é o nome de uma pequena planta, conhecida (tem o formato de 3 corações, e muitos procuram pela planta que tem 4 corações: o trevo de 4 folhas). A genialidade simples do compositor traçou um paralelo com a importância dos estudantes (“…Já podaram seus momentos. Desviaram seus destinos. Seu sorriso de menino, tantas vezes se escondeu…”). A DITADURA e a importância de continuarmos a cultivar esse Coração, renovar esse Coração apagado pela ditadura (“….Mas renova-se a esperança. Nova aurora a cada dia…”). A “planta/coração” devem ser cuidadas muito bem, com muito carinho, “A que se cuidar do mundo…tomar conta da amizade. ALEGRIA E MUITO SONHO, ESPALHADO NOS CAAMINHOS: VERDES, PLANTA E SENTIMENTO; CORAÇÃO: JUVENTUDE E FÉ!
    A melodia é genial. Digna do gênio que é Milton Nascimento. Seu tom solene, didático, cobrador, é uma BELA HOMENAGEM AO CONTEXTO DA ÉPOCA QUE FOI COMPOSTA (OS MILHÕES DE ESTUDANTES QUE SAÍRAM ÀS RUAS, REINVINDICAR PELAS “DIRETAS JÁ”), QUE DEVERIA SER REVISTA POR TODOS OS ESTUDANTES DE HOJE. MILTON ESTAVA CERTO: NÃO CUIDAMOS DA “PLANTA”. HOJE TEMOS ESTUDANTES ALIENADOS, QUE NÃO ENTENDEM POLÍTICA, QUE NÃO SABEM REINVINDICAR. QUE NÃO SABEM NEM MATAR, NEM MORRER.

  15. LINDA ESTA MUSICA… SNIF ., SNIF., SNIF;.
    BUUUA POR TANCREDO NEVES

  16. fabiana disse:

    segue musica coração de estudante

  17. Pretao disse:

    Assistam o documentário de Wagner Tiso – Coração de Estudante . Passou no Canal Brasil.
    Algumas contribuições : O Wagner compos a melodia e a música inteira o Milton somente colocou a letra em cima de uma melodia que já existia. Não tirando o mérito do “Bituca”, que é gênio. Apenas é o fato de que foi isso mesmo que aconteceu, . Isso foi relatado por ambos no documentário. O fato de usar essa música para servir de fundo para os funerais de Tancredo e como tema da nova república, deixou o Wagner muito indignado, popis ele achava que não tinha nada a ver com isso. essa música foi composta para um documentário sobre a ditadura, e ele sabia que precisaria de uma letra e pediu para o Milton fazer. A história da planta é realmente verdade. Agora esse negócio da maconha…. a pessoa que fez essa postagem tava com alguma coisa na cabeça.

  18. Isaias disse:

    Esta música retrata o momento musical de um início de década muito esperançosa ,mas com grandes dificuldades, roubando dos estudantes, jovens a chance de viver uma plena liberdade , mas a esperança do coração de cada jovem, característica marcante desta faixa de idade é despertado em forma de canção.

  19. LUIZ PIKO disse:

    CANABIS DEVE ESTAR DENTRO DO PEITO OU CAMINHA PELO AR NA BAFORADA