Categorias
Marisa Monte

Vilarejo

Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão

Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá

Por cima das casas, cal
Frutos em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real

Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa

Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar

Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção

Tem um verdadeiro amor
Para quando você for

60 respostas em “Vilarejo”

eu não entendi a musica com o video no youtube
não tem muito a ver a musica com o video se a musica fala que e um lugar bonito,tranquilo e calmo por que no video so aparece disastre?

7
3

é uma metafora amigo. um lugar dos sonhos onde toda a desgraça do mundo desaparece e so ficam as coisas boas

18
1

Cara preciso de uma ajuda , tenho que fazer uma interpretação dessa musica pra amanha mas nao sei nada
a musica nao tem nada haver com o vidio to super confusa :/

Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas Palavras pequenas Palavras
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor ora sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras momentos
Palavras, palavras
Palavras, palavras
Palavras ao vento

3
1

na minha humilde interpretação esse vilarejo na verdade é o eu-lirico, que esta oferencendo tudo oq diz de bom na musica para o seu amor “para quando voce for”, acho que esse trecho que da significado ao resto

6
1

“Vilarejo” retrata um lugar que seria “ideal”, ou o lugar dos sonhos de muitas pessoas … “o paraíso” , como a própria música diz. Um local aonde o tempo “flui” sem cobranças, o clima é agradável, as pessoas são fortes, sadias, sonhadoras, esperançosas. Nas casas não faltam pães, as flores enfeitam os caminhos, e o melhor tem “um verdadeiro amor” para quem ainda não possui. Realmente é uma belíssima letra.

24
1

Essa letra é da Marisa… Ela fez essa música para a cidade de Santo Antônio do Aventureiro MG, onde ela se hospeda com frequência no hotel do serrote…

4
2

Ao meu ver, essa música é o reflexo de um desejo que muito provavelmente todos nós temos, dentro de nós, de que exista, em algum canto, um lugar livre de todos os males que cansamos de ver. É um canto de esperança, uma busca pelo ideal. Lá não haveria fome, guerra, muros… Somente paz, pessoas felizes… É um sonho necessário, um “sonho semeando o mundo real” que nos levaria à Shangri-la (o paraíso) e todos caberiam lá.

11
1

Putz, essa música é uma crítica total ao que acontece na Palestina! Lá é uma terra de heróis, pois seus habitantes sobrevivem a todos os horrores; lares de mães, que sofrem e perdem sues filhos; as portas e janelas ficam abertas, pois em um perigo de fuzilamento ou de bombardeio, você se preocuparia com o roubo na sua casa (pra sorte entrar)? O paraíso se mudou para lá, pois lá a morte é mais certa! Claro que estou dando minha interpretação sobre cada parte, mas é certo que Marisa Monte estava pensando na Palestina e nos horrores da guerra quando escreveu esta música!!!

5
3

É isso mesmo, a melhor interpretação até agora, e é exatamente o que a compositora diz, sobre a Palestina. Na primeira estrofe onde ela fala que ” na varanda quem descansa vê o horizonte deitar no chão, pra acalmar o coração, lá o mundo tem razão…” esse deitar aí pra acalmar o coração das guerras. dos fuzis etc …. Vem andar e voa,
Vem andar e voa,
Vem andar e voa……
Ou seja, lá não se pode andar somente, se não é atingido por balas e bombas, tem de andar voando..

1
2

Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão

(Para mim a música fala do céu, retrata um lugar calmo, onde o clima é bom, onde há descanso sem preocupação…)

Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá

(quando se está neste lugar você compreende as coisas que acontecem no mundo, você vê o sofrimento de mães que perdem seus filhos,soldados que morrem em batalhas inuteis…)

Por cima das casas, cal
Frutos em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real

(Um lugar onde não há fome, nem desabrigo, nem doenças, são os sonhos que sonhamos aqui que se realizam somente no céu…)

Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa

(Que todas as pessoas possuem um lugar no vilarejo, desde que tenham consciencia de seus atos)

Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar

(lá não existe tempo, lá é primavera(a estação do ano mais equilibrada, nem quente, nem frio)e as portas e janelas estão sempre abertas para as pessoas entrarem)

Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção

(Flores sempre a embelezar a chegada, torna um local acolhedor de muita paz e serenidade)

Tem um verdadeiro amor
Para quando você for

(Lá realmente existe um amor verdadeiro e inquestionável, que ao meu ver seria o amor de Deus por todos nós)

11

A visão que tenho da música e o lugar alguns irão após a morte. O lugar que cada um vai construindo enquanto está encarnado aqui na Terra, ou seja, as atitudes que temos e nos tornamos merecedores desse paraíso. O verdadeiro amor é aquele sem interesses materiais, pois já não temos mais o corpo carnal. Toda gente cabe lá. Todos um dia evoluirão o suficiente para sentir esse amor, essa paz, etc.

9
1

O vilarejo retrato na música seria a idealização de um lugar perfeito onde não houvesse guerra e violência, fome, desamor e desigualdade. Seria um lugar distante que ela realmente queria transformar em realidade concretizando isso em música.

2
1

reflete o “desejo”( estar em um paraiso) de muitos um lugar onde todos desejam estar um dia (e vamos estar tenha certeza),mas esta musica creio eu que se refere a um cemitério “vê o horizonte deitar no chão” deitado estás, “terra de herois lares de mãe paraiso mudou pra lá” pessoas especiais que se foram e todos nós acreditamos que foram para o paraiso, “portas e janelas estão sempre abertas” nunca deixam este lugar fechado, “lá é sempre primavera” flores levadas aos entes que se foram, “em cima das casas cal” o cal colocado nas lapides, “Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá” lá não tem cor, religião ou classe social, são todos iguais…
acredito que se refere a um cemiterio.

1
2

A letra reflete o desejo que cada ser humano tem de um lugar ideal, perfeito, sem pressa, é a idéia do Paraíso, onde tudo é maravilhoso, onde há calma, saúde, paz, felicidade, amor, onde “o tempo espera”, onde não há essa pressa do dia a dia, enfim, cada um tem uma concepção própria do Paraíso, mas a Marisa, através de letras, conseguiu sintetizar toda essa idéia nessa música lindíssima, que, para mim, é P-E-R-F-E-I-T-A.

1
2

que cabeca maravilhosa, escrever sobre um mundo ideal.so uma mente brilhante poderia desejar um mundo assim pra nosso povo sofrido………………………..obrigada. querida marisa monte

Pra mim a música fala de socialismo puro. Uma sociedade perfeita e igualitária, livre do capitalismo. Utopia? quem dera não fosse…

Bom, na realidade Palestina é um a pequena cidade no interior de São Paulo com ares de vilarejo, com sua população humilde, naquela época sem a violência que hoje assombra todas as cidades, independente do seu tamanho.

Ela, Carlinhos Browm e Arnaldo ficaram chapados e viram poesia na simplicidade e humildade da rotina daquela gente.

A forma acolhedora de receber os visitantes, flores nas praças e quintais, mães, isentas de podores, amamentando seus filhos em praça pública, um convite para um farto café, com pães e bolos à mesa, clima ameno enfim…coisas do interior que a rotina da cidade grande nos privou.

No meu entender, o melhor comentário foi o de nº 11, by Lorena. Ela capta exatamente a mensagem da letra. Um lugar utópico q provavelmente so alcançaremos apos a morte.

1
3

Ela fala claramente de uma colônia espiritual que alguns vão pós-morte, porque insinua um lugar igualitário para todos, ou seja a verdadeira Pátria.

4
2

Bom… Há uma cidade no Interior de Minas Gerais chamada Santo Antônio do Aventureiro, que tem um Hotel Fazenda Chamado Fazenda do Serrote. Neste Lugar a Marisa Monte quase sempre esta lá para descansar e recobrar suas energias. Contam que a inspiração vem da cidade que retrata exatamente como ela conta na musica.

Compositores como Marisa Monte escrevem letras sobre temas e desejos universais. Tentar limitar a sua inspiração a uma fazenda conhecida ou à Palestina/Israel é bobagem. Ela descreve a terra ideal, presente no imaginário coletivo de todos nós, com sua maneira peculiar de composição, aproximando o local quimérico de nosso anseio a partir das portas, janelas, enfim, dos enfeites que ela atribui ao lugar. Me chamou a atenção
especialmente quando ela excede o básico de fartura e felicidade para todos e nos acalma dizendo que lá o tempo espera. Ufa. (rs) Imagino o tempo esperando que amadureçamos, que vivamos nossas experiências sem a pressa de se adaptar a idade. Enfim, a genialidade de Marisa é expressa nessa letra porque ela nos apresenta esse local maravilhosamente utópico como se ele existisse e nos atiça o desejo de encontrar o paraíso – um local bem-aventurado. Ela quase nos convida para lá; é um encanto. Parabéns para a artista.

ela ja disse sobre a inspiraçao no Senhor dos aneis… e o condado!!! la e primavera como eles sempre esperam…. e so assistir e prestar atençao

A musica é perfeita e este lugar existe, retrata a vida das cidades pequenas que ainda são reais, eu moro em uma delas no sul de Minas Gerais Chama da Alagoa, o paraíso.

Essa música deve ser ouvida assistindo-se ao clipe. Para mim, a mensagem é irônica ao retratar um lugar perfeito exibindo-se imagens da nossa realidade imperfeita (guerras, fome, miséria e etc). Então a esperança cantada pelo eu-lírico é alcançar o vilarejo onde a paz e o amor imperam e que, portanto, não é aqui nesse nosso planeta de sofrimento. Então o que é vilarejo? É a Morte. A Morte e o lugar para onde vamos depois dela (Paraíso, Nirvana, Nosso Lar, Orum ou lugar nenhum né!? Chamem como quiser). É a esperança na Morte.

A letra fala sobre a vida e a morte. O vilarejo, metaforicamente falando, é o cemitério, onde todos cabem, ricos e pobres, anônimos e heróis, da Palestina ou de Shangrilá…

Ao analisar a música junto com o clipe percebo que a cantora deseja provocar um choque de realidade, citando Shangri-lá (o lugar dos sonhos na obra de James Hilton, “Horizonte Perdido”) e Palestina (lugar não muito agradável de habitar),e assim como aqueles “memes” que trata da expectativa/realidade. Analisando somente a música, realmente é um lugar dos sonhos onde as pessoas não passam fome, onde a natureza é abundante e quem chega se sente em casa, por se “Lares de mães” , imagino eu, uma comida feita no fogão a lenha sendo servida quentinha, um lugar receptivo e acolhedor, onde a paz está nos quatro cantos e o tempo não passa. O mais interessante é que a música começa com “Há um vilarejo ali” isso significa que é perto de onde o eu lirico está, e no trecho “Pra acalmar o coração” dá entender que o coração de quem canta não anda tão calmo, deve ser pelas aflições do dia a dia e as gurras constantes.

Por vezes nos tornamos tão reais e factíveis no dia a dia que esquecemos de ver a beleza dos pequenos atos humanos que ainda existem. Entorpecidos e viciados nas coisas banais nos abandonamos na ideia de que é isso mesmo ou as coisas são assim quando grita dentro de nós o desejo de que ” e se tudo fosse diferente”. Se Deus existir mesmo, se existisse de fato uma civilização extra… Se e se…

Cemitério. “Por cima das casas cal”.(sepulcros caiados).” Ver o Horizonte deitar no chão “…o importante nem é entender a letra mas sentir o bem que ela faz a quem a ouve.

É um convite. Homens são convidados a acreditar em tantas possibilidades para se alcançar uma felicidade plena que embarcam em sonhos. São encorajados a lutar por esse desejo despertado. Palestina e Shangri-lá são metáforas e uma grande ironia. Voz e a letra doce confundem aqueles que ouvem uma proposta. E uma forma de despertar. Faz parte do convite. Mesmo que a realidade demonstre o contrário. O refrão: “Vem andar e voa” pode ser entendido como um chamado e uma espécie de libertação, além de uma sequência de bombardeios em casas típicas de vários andares.

Essa letra é da Marisa… Ela fez essa música para a cidade de Santo Antônio do Aventureiro MG, onde ela se hospeda com frequência no hotel do serrote…

Em minha opinião essa musica fala do Brasil, como se alguém estivesse contado que está fora de sua terra. Enquanto nos países do norte é frio no Brasil é verão ao contrário do resto do mundo.

Essa letra trata-se de um lugar onde não haverá tristeza, tudo será lindo, as mesas sempre serão fartas e você chegar chegar neste lugar quando morrer. Onde no final da música diz “para quando você for” traduzindo, morte.

Vamos lá, ao meu ver a canção tem um cunho espiritual, quem assistiu ao filme espírita nosso lar deve lembrar de algumas cenas em que falam sobre ( oque se ver no munto carnal, ou seja em nossa realidade, e tudo fruto de coisas e idéias do plano espiritual.
Esclarecendo um pouco mais, na parte da canção que diz. ( sonhos semeando um mundo real) . Ao meu entender quando uma pessoa tem uma ideia de inventar ou fazer alguma coisa no nosso plano carnal. Essa ideia ou pensamentos foram inseridos na mente dessa pessoa, através de sonhos ou de visões oriundas do mundo espiritual.
Outra parte da musica em que deixa claro a minha opinião é ( vem andar e voa) . No plano espiritual quando vc chega a um certo grau de clareza vc pode se mover de um lugar a outro como se estivesse voando ou flutuando. Dai vem a ideia de fantasmas que flutuam no ar.
Na parte que diz ( toda gente cabe lá, palesrina , shangrila) . Esta querendo dizer que independente da origem ou situação política ou religiosa, lá tem espaço para todos.
Na parte final da canção onde se exalta todas as coisas boas que existe nesse vilarejo por fim fala que lá tem: ( o verdadeiro amor, para quando você for) quer deixar claro que um dia todos iremos para esse lugar, independente de nosso atos e de nossa posição social no plano carnal.
De modo geral, a letra da musica toda exalta um lugar perfeito, sem miséria, sem dor, sem maldades., onde as pessoas podem viver plenamente a felidade em todos os sentidos.

Acabei de interpretar esse vilarejo como um cemitério…onde tem cal sobre as casa e flores..e onde tem heróis e sonhos… Um lugar para todos sem nenhum tipo de preconceito…
Bom acho q é isso

Eu entendi como uma metafora de um mundo sem maldade de bem comum, acho que tem algumas menções em referência a o hino nacional como ” seios fartos, filhos fortes” nao sei posso estar enganado mas eu entendi a musica a partir desse ponto e tbm mas parece como se ela quisesse se referir a o seu país!

Ouvindo a canção e vendo o clipe, vilarejo seria um lugar onde não haveria dor, tanta morte, tanta destruição e tanta maldade como vemos nesse mundo

Essa musica me emocionou e emociona muito, porque realmente essa esperança e maravilhosa e mantem viva a nossa alma, nossa vida neste tempo de agora de tanta destruição…..e bem opotuno analisarmos com um coração sincero …..o Criador que nos fez tudo belo….com certeza tem a capacidade e força dinamica para resgatar nosso planeta terra e seus meros seres humanos que aqui habita, esse tempo chegará …este desejo latente que Ele colocou em nosso coração diz muito sobre sua vontade.Apoc 21:4.
Repetindo o comentario do amigo abaixo que se colocou muito bem ;
“o paraíso” , como a própria música diz. Um local aonde o tempo “flui” sem cobranças, o clima é agradável, as pessoas são fortes, sadias, sonhadoras, esperançosas. Nas casas não faltam pães, as flores enfeitam os caminhos, e o melhor tem “um verdadeiro amor” para quem ainda não possui.

Realmente é uma belíssima letra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *