Lava roupa todo dia, que agonia
Na quebrada da soleira, que chovia
Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar
Eu entendo a juventude transviada
E o auxílio luxuoso de um pandeiro
Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar
Cada cara representa uma mentira
Nascimento, vida e morte, quem diria
Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar
Hoje pode transformar, e o que diria a juventude
Um dia você vai chorar, vejo clara as fantasias
Letra Composta por:
Melodia Composta por:
Álbum:
Ano:
Estilo Musical:
PRIMEIRO Q POUCOS SÃO OS HOMENS Q SABEM O Q É LAVAR ROUPA E Q MACHISMO É ESSE DE DIZER Q A MULHER NÃO DEVE VACILAR , O HOMEM PODE ?
Concordo com você Adriana. E se vacilar, o que acontece? E porque um dia vai chorar, vejo clara as fantasias?
Cara Adriana Maiolino, dizer que a mulher não deve vacilar não tem nada de machismo. É apenas um lembrete de que para a mulher pode sobrar a pior parte.
No meu entendimento ele quer dizer para ficarmos atentas aos preconceitos machistas Essa parte onde diz: Uma mulher não deve vacilar é no sentido figurado. Tipo não se desliga se não o machismo impera.
Ele tá nos dando uma moral.
A letra de JUVENTUDE TRANSVIADA é um show de nonsense proposital, algo que acontece em outras canções de Luiz Melodia. Tentar “explicar” a letra é uma grande bobagem. É nonsense mesmo, explícito e reiterado, com preocupação exclusivamente formal, na combinação entre as sonoridades melódico/harmônicas e as sonoridades da letra. Grande Luiz Melodia! Um gênio, capaz de driblar todo mundo, como um Garrincha da nossa música popular.
ate que enfim , alguém falou algo sábio e correto, tem um pessoal idiota que tudo é preconceito, machismo, o mundo esta a beira do abismo com gente doente assim
Essa obra prima foi tema de personagem de novela, talvez isso explique alguma estranheza que alguém possa ter.
Ou não? É só genialidade em estado puro do maravilhoso Melodia?
1975-Ditadura, gov Geisel. Neste contexto historico, Já nesta música, um homem, negro, com delicadeza e olhar à frente do seu tempo, retratou qual era a vida (engessada) das mulheres, também a cultura machista ha muito encrustada… Só lhes restava sonhar… Hoje, pode transformar… Essa leitura cabe dentro da música sendo ele este artista, homem e dentro do contexto geral da época. Ainda bem que a luta continua, é contínua e obrigada Luis!
Concordo contigo,, Luís Felipe Oiticica, mas discordando. A letra de “ Juventude Transviada” é um “nonsense”, sem sentido, cheio de sentido.
É uma letra feminista que as “feministas rasteirinhas de plantão” ficam apedrejando sem ir na origem da situação histórica da mulher.
Ele, o autor, apresenta o que sempre foi esperado da mulher para que fosse considerada “direita” e casasse, objetivo esperado para a mulher:
lavar roupa todo dia, geralmente sem um lugar apropriado pra isso (na quebrada da soleira que não abriga nem do sol, nem da chuva: chovia);
que fosse uma “moça sem mancada”, porque “uma mulher não deve vacilar”… Estas são teclas batidas e repetidas, por milênios na formação das meninas, sempre culminando com a frase fatídica: “um dia você vai chorar” (destino que se esperava para as meninas que “vacilavam”, isto é, deixavam avançar o sinal nas relações com os homens, eram namoradeiras …).
O que restava era “sonhar de madrugada”.
Ele entende a “juventude transviada”, isto é, a juventude inconformada com o que lhe era destinado, e vê “claras fantasias”, com o “auxílio luxuoso de um pandeiro”.
O pandeiro representa o tradicional que ele quer que acompanhe as fantasias, a evolução da juventude dita transviada, porque se rebelava contra todo esse “status quo”.
Grande Luís Melodia!
Muito obrigado pelos esclarecimentos de vcs quanto a genialidade e o cunho politico-social da letra. Estava analisando para gravar um cover no meu canal e quase desisti em função de possíveis interpretações que pudessem me julgar mal.
Se puderem, visitem o canal. A publicação sairá amanhã.
DomWagnerCosta