Análise de Letras

Monte Castelo

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua do anjos
Sem amor, eu nada seria...

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja
Ou se envaidece...

O amor é o fogo
Que arde sem se ver
É ferida que dói
E não se sente
É um contentamento
Descontente
É dor que desatina sem doer...

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...

É um não querer
Mais que bem querer
É solitário andar
Por entre a gente
É um não contentar-se
De contente
É cuidar que se ganha
Em se perder...

É um estar-se preso
Por vontade
É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor...

Estou acordado
E todos dormem, todos dormem
Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade...

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua do anjos
Sem amor, eu nada seria...

Comentários

Enilson

22/11/2012

Renato Russo foi o maior compositor de nosso país. De uma capacidade poétiva invejável. Os dois panacas de baixo estão no lugar errado. Monte Castelo é müsica de gay, bi e hétero basta gostar de müsica boa.

0
0

Gerusa

19/11/2012

Essa canção foi retirada de trechos da Bíblia e de Luis de Camões (poeta português). Retrata o amor em suas diversas formas. O nome, Monte Castelo, é antagônico em relaçao a canção uma vez que Monte Castelo foi o nome de uma batalha da 2ª guerra mundial o qual supostamente o avô de Renato teria lutado.

0
0

luciana

30/05/2012

Essa música fala da perfeição do amor... Deus é amor, na Bíblia Paulo resume o que vê em partes e diz que verá face a face... É a esperança deste amor divido grandioso Deus!

0
0

edson

09/04/2012

Bem recitado o trecho biblico que inspiraram os autores Rodrigo Ramos (Comentário by Rodrigo Ramos — 8 de abril de 2012) mas vc poderia dizer a essencia da mensagem para nós leitores? grato...

0
0

Rodrigo Ramos

08/04/2012

Ao pesquisar a origem dos textos, pude concluir que na verdade tanto Camões quanto Renato Russo, se inspiraram no texto Bíblico de I-Corintios 13:1,12 Eles apenas complementaram e remontaram poéticamente e com o Dom que Deus lhes deu! vejamos o testa retirado da bíblia: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:1-12

0
0

Edson

27/03/2012

Mary silva, esculte novamente a musica. A letra é linda, ja que reproduz de forma magistral o poema de Camoes e um trecho da biblia. Alem do mais tem um teor de paradoxo "meio tipo" barroco muito interessante e muitas coisas mais que voce ira sentir, vivenciar, quando escultar mais algumas vezes. "Ainda que eu falasse a língua dos homens E falasse a língua do anjos Sem amor, eu nada seria"…

0
0

mary silva

26/03/2012

e a primeira vez que vejo essa musica, e prefiro pais e filhos

0
0

Daniela da silva matias

02/03/2012

eu achei legal por que é inspirada da blibia e tem versoos legais

0
0

jeniffer santos oliveira borges

02/03/2012

eu achei essa letra de musica muito bonita e linda entendi muitas coisas que ela diz...

0
0

Dina

01/03/2012

qual a temática dessa musica?

0
0

alldacir

29/02/2012

foi muito bem pensado essa junçao de textos...só de ver que quem nunca leu a bíblia está diante de um texto fantástico já valeu a pena...

0
0

bya rodrigues

16/02/2012

amo essa musica demais da contaaaaaaa,adoro essa bandaaaa!

0
0

Glauco Duarte

13/02/2012

Ele quer mostrar que o amor está acima de todas as coisas, nos aproxima dos nossos semelhantes e do amor que Jesus teve para com a humanidade.

0
0

Mariana

04/12/2011

Essa musica é super fácil de entender ,o amor é o mais importante , é oq as pessoas precisam !

0
0

eduardo lopes

29/11/2011

Prá resumir a vida através desta canção : é só o amor

0
0

anna thaislly

22/11/2011

eu acho essa música d+d+d+

0
0

eduardo lopes

07/10/2011

sou cristão e acho que com esse gênio, DEUS quis que ele transmitisse o verdadeiro sentido da vida.É uma pena que a cada dia nos esquecemos que o AMOR se revelou em CRISTO , nos amando até o fim.

0
0

PITICO

11/09/2011

Acredito que o Renato Russo estava lendo a biblia ou camoes quando teve a inspiração da junçao de trechos de duas grandes obras,e certamente tinha profundo conhecimento tanto de um quanto o outro, onde nos faz refletir da importancia do conhecimento e do aprendizado. Homens que viveram em tres epocas completamente destintas escrevendo e tentando mostrar a humanidade o valor deste que e o mais puro e importante de todos os sentimento, o AMOR. Obrigado apostolo Paulo, obrigado Camões, obrigado Renato Russo.

0
0

bella oliveira

26/08/2011

A musica é belissíma,assim como outras várias composiçoes do Renato Russo.Esta especificamente agora falando é uma juncao da poesia de Luis Vaz De Camoes com a primeira epistola de Sao Paulo aos Corintios,e um pequeno trecho de sua propia autoria. A musica esta presente no CD Leguiao Urbana-AS QUATO ESTACOES

0
0

maria rossaneis

22/08/2011

gostaria q me explicassem essa palavra.

0
0

Walter

06/08/2011

Sobre o trecho "Estou acordado e todos dormem", ele também poderia se referir ao momento em que Jesus está no jardim do Getsêmani, instantes antes de ser preso, torturado e morto. Cristo pediu que todos os apóstolos estivessem acordados, mas eles dormiram. Mesmo assim, Ele continuou a amá-los.

0
0

Linda

27/07/2011

é linda demais essa música! pura poesia! é tudo o que o amor é, realmente.

0
0

Alan

26/05/2011

Quando Renato Russo diz: "Estou acordado E todos dormem", provavelmente ele se refere à Verdade que ele descobriu sobre a natureza do verdadeiro amor (como citado, ele utilizou Camões e 1 Co 13) e, enquaqnto ele acordou para a verdade, as outras pessoas ainda dormem na ignorância sobre o amor. Ele cita novamente de Coríntios no final, confirmando essa visão: "Agora vejo em parte Mas então veremos face a face"

0
0

emilda guimarães

25/05/2011

ele não entende a humanidade,é impossível conhecer,a variedade de línguas é imensa, e se conhecesse o que adiantaria se não há amor entre todos,a vontade dele seria colocar amor nos coraçôes, através da musica ele envia mensagem a todos afirmando que só com amor tudo vale a pena,que o amor sabe que não precisa haver guerra,que quem o tem são pessoas de paz que não faz mal a ninguem, que não tem inveja, e nem ambição, com a vaidade de querer tudo pra si.Para que usar bomba se o amor é fogo, e suas feridas é bem melhor poque arde, queima e provoca feridas que dói e não se sente.É uma loucura que não faz mau,é um cuidado especial,luta sozinho,e consegue tudo com tranquilidade sem machucar ninguém,melhor que uma bomba e mais potente que ela, pois atinje a humanidade em cheio, usando de justiça, lealdade e diálogo até mesmo a quem quer nos matar, mesmo que nos odeiem é necessário provar que o amor é mais forte e que sem ele nada vale apena.Que nós humanos devemos despertar do sono que nos prende a injustiça a ambição e o egoísmo precisamos dedicarmos mais ao próximo e deixarmos de pensar só em nós.Que ele já acordou pra vida e percebe se que as lutas sem amor não leva a um bom fim que na vitória não há goso porque com destruição tudo se torna em vão, que sómente o amor encherga essa verdade.

0
0

Anderson Moreira

28/04/2011

Ele usou Corintios 13 e também Camões lírico, essa música é demais, ele realmente conhece bastante sobre a bíblia sagrada, e de literatura portuguesa, muito lida.

0
0

RATIMAM

07/04/2011

Renato nao criou nada dessa musica, ele copiou. mais a letra é verdadeira. sem amor é melhor ser do lado frio. pois deus conhece o coração. ;)

0
0

Roberto

05/04/2011

Ele juntou partes do texto biblico escrito pelo apostolo Paulo , com umdos mais Belos sonetos que já foram feitos se tornando uma musica incrivelmente linda , mas a questão do nome ( Monte Castelo) não tem nada a ver com o fato de ser contemporaneo e sim a falta de bom senso dos humanos fazendo guerras , que não nos levam a nada , e alem disso o nome " monte castelo " é uma homenagem a um tio de Renato Russo que "lutou" na batalha de monte castelo , na italia .

0
0

gabriel vieira

06/02/2011

Concordo com todos!! Estao de parabens

0
0

Liah

05/09/2010

Ele fez uma inteligente junção entre o sagrado (trechos da Bíblia e o profano (o poema de Camões), mostrando serem válidas todas as representações do amor.

0
0

Rodrigo

19/08/2010

Caro Luciano, eu acredito que o principal motivo ao qual ele juntou esses fragmentos de textos tão famosos, é simples: há tantos anos, tantos momentos ao longo da história da humanidade muitos homens falaram, escrevram e cantaram sobre o amor, mas jamais chegaram a vivê-lo em plenitude, de uma maneira geral. Por isso juntar um texto do começo da era cristã, a um texto da Idade Média, junto com o fato do Monte Castelo, na Itália (2ª Guerra) que foi na contemporaneidade. Acho que foi isso.

0
0

luciano de souza

14/06/2010

Gostaria de saber a opinião dos caros internaltas, no que diz respeito as associações, feitas por Renato Russo para esta composição, a saber: Monte Castelo ( uma batalha sangrenta), termo bíblico sobre o amor ( por apóstolo Paulo), e por fim o mais ilustre dos poetas portugueses ( Luiz Vaz de Camões). Qual o motivo de tão controvertida associação ?

0
0

Tatiana

04/03/2010

Renato Russo incorporou a essa música versos de Camões (cujo poema fala do amor entre amantes), modificando o sentido de amor (na música, seria entre os seres humanos em geral), e trechos da Bíblia (1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios), só que no caso desta última, trocou a palavra "caridade" da Bíblia por "amor".Ele se refere à falta de amor entre os homens, numa espécie de crítica às guerras, à falta de amor entre a humanidade em si, como ocorreu no caso da Batalha de Monte Castelo, na Itália, a qual os soldados brasileiros invadiram e tomaram no final da 2ª Guerra Mundial.

0
0

Rodinei Vilela

24/11/2009

A primeira parte da musica talvez ele queira mostrar toda a indignação de tentar falar e mostrar a verdade para as pessoas . Ele fala muito na musica em verdade e amor talvez ele queira dizer que enquanto o amor for só algo artificial as pessoas não saberam o é verdade . E quando ele diz estou acordado e todos dormem justifica mais a indignaçao que eu citei no começo do comentario .

0
0

Ana Hévilla

09/11/2009

A mãe do Renato declarou em no programa da Luciana Gimenez em uma homenagem a ele, que essa música foi feita em homenagem ao tio do Renato que lutou na batalha de Monte Castelo, na Itália, na 2° guerra Mundial.

0
0

sergio

03/12/2008

da uma olhada

0
0