Uma menina me ensinou
Quase tudo que eu sei
Era quase escravidão
Mas ela me tratava como um rei
Ela fazia muitos planos
Eu só queria estar ali
Sempre ao lado dela
Eu não tinha aonde ir
Mas, egoísta que eu sou,
Me esqueci de ajudar
A ela como ela me ajudou
E não quis me separar
Ela também estava perdida
E por isso se agarrava a mim também
E eu me agarrava a ela
Porque eu não tinha mais ninguém
E eu dizia: - Ainda é cedo
cedo, cedo, cedo, cedo.
Sei que ela terminou
O que eu não comecei
E o que ela descobriu
Eu aprendi também, eu sei
Ela falou: - Você tem medo.
Aí eu disse: - Quem tem medo é você.
Falamos o que não devia
Nunca ser dito por ninguém
Ela me disse: - Eu não sei mais o que eu
sinto por você.
Vamos dar um tempo, um dia a gente se vê.
E eu dizia: - Ainda é cedo
cedo, cedo, cedo, cedo.
Comentários
Evelyn
16/06/2012
Pra mim a música se trata de um jovem em seu primeiro relacionamento sério com uma menina mais esperiente, mas parecia q ele nn gostava mto bem do relacionamento. Ela ajudava ele e ensinava há ele. Ele estava confuso, ela estava perdida enquanto a isso.Quando ela queria a primeira vez deles ele nn queria, ela terminou falando que ele tinha medo e era melhor dar um tempo e ele dizia "Ainda é Cedo".
Erica
05/06/2012
Acredita-se que a música, cuja letra foi feita por Renato, tenha sido dedicada a uma noiva do vocalista pela qual ele havia sido muito apaixonado, mas que o deixou devido ao gênio difícil de Russo, o que o próprio comenta durante essa música no CD ao vivo As Quatro Estações ao Vivo.
edson
03/04/2012
Não concordo com Regiane (Comentário by Regiane — 23 de março de 2012) em seu comentário não, já que há uma versão ao vivo dessa musica que ele explica implicitamente a letra e não tem nada a ver com drogas nem homossexualismo não. Leiam o comentário de Marcio (Comentário by Marcio... — 3 de setembro de 2011) que reproduz o que aconteceu no show e depois escutem a versão. Lá ele fala sobre seu posicionamento na relação, era muito mandão... Escute vocês vão gostar. Escute vocês vão gostar e ter outra visão da letra.
Regiane
23/03/2012
Gente, ele tem a versão dele na música que pode ser a de um relacionamento com uma mulher e ele sendo gay, não rolou. Ou, ainda, com a droga, cocaína ou sei lá qual. O que importa é qual a mensagem que cada um quer captar pra si. Cada um curtir do seu jeito. A letra, a melodia e a sensibilidade do Renato é o que vale! Beijos
Jaqueline
24/01/2012
Não acredito na versão da cocaína. Não se encaixa nessa musica. Pois, em princípio, na musica o narrador gosta de uma entidade (pessoa ou coisa) e entidade apesar de gostar dele deseja largá-lo. O fato de haver vontade descarta a possibilidade de a segunda entidade ser uma coisa (a cocaína), dando a idéia de uma pessoa. E se Renato (em vício) tentasse personificar a cocaína em um texto, dificilmente faria sentido descreve a vontade dela de se afastar do dependente. Pelo contrário ele a descreveria como algo sempre tentador. Daí restaria a interpretação do momento de descoberta do homossexualismo e a de um casal jovem em que uma parte (representado por "ela" moça) deseja algo sério e a outra parte (representado pelo narrador) tem medo e diz que é cedo. Eu, particularmente, acredito mais na segunda versão. Pois conta uma história comum, que todo mundo ja viveu. E faço uma ressalva. Embora ele tenha preferido mencionar a outra pessoa como "ela" não necessariamente deva ser uma mulher. Pode até ser uma maneira de resguardar a si e a pessoa a quem ele fez a cançao. Renato era um poeta. E como dizia F. Pessoa: "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente. Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente."
Marcelo
26/11/2011
Pessoal, como disseram no 20º comentário, o Renato Russo mesmo disse que a música de refere ao uso da cocaína, a "era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei"
Bruna
19/11/2011
Em minha opnião,Renato era bem imprevisivel,e suas músicas também são.Se eu tivesse capacidade de escrever as letras que ele escreve,essa música se tratava de um primeiro relacionamento sério...quando ele ainda tinha duvidas sobre sua homossexualidade.E esta moça fazia de tudo por ele mas queria que ele fizesse o mesmo,ele sempre entediado.Só queria ver as coisas como elas estavam,não queria correr riscos.
Luiz
17/10/2011
Acho que a letra fala de um rapaz, que teve inexperiente que teve um relacionamento com uma mulher mais velha. Ela lhe ensinou sobre relacionamentos, sexo... e era da forma dela. Eu seja ela conduzia a relação, mas mesmo assim o tratava bem. Ele inexperiente,gostava daquele mundo, mas era temporário, mas ela tinha planos para ele.Talvez o amasse muito. Ele era um menino ainda e gay. Como ele se via ali, sem poder ou com medo de assumir sua condição, sentia-se confortavel em tê-lá como namorada. Ela teve outras decepções e via nele uma saída, já que era um bom rapaz, servia pra ser seu homem. E de fato os dois se ajudaram. Não se completavam, mas preenchiam vazios. Daí, um dia ela terminou com ele porque descobriu que ele era gay. Ela sempre pedindo para ter filhos e casar e ele sempre dizia que ainda era cedo. Planos de futuro eram só delas, porque ele sabia que anão aguentaria aquela situação por muito tempo. Ela depois descobriu que ele era gay e então terminaram.
Jordana
04/10/2011
As coisa que Renato não sabia, aprendia com ela. E as coisa que ela não sabia ela aprendia com ele. Já que eles não tinham mais ninguém, resolveram se agarrar um ao outro. Mas ela sentia um sentimento muito forte por ele, e ele apenas amizade. Coisas que ele achava que ainda era muito cedo!
Marcio....
03/09/2011
é preciso conhecer um pouco mais sobre a vida de Renato pra poder comentar sobre alguma letra dele. Ele sempre se expunha demais nas letras e ele mesmo explica a historia ainda é cedo, da forma dele, mas explica: (FALADO POR RENATO) Agora vocês vão ver como funciona uma passagem de som. É uma coisa... Squiderré pode ascender as luzes. Funciona assim: - Eu tou aqui no palco, eu não tou ouvindo a Guitarra. Então eu vou pedir para aumentar a Guitarra, por favor. Mas é; porque a gente tá aqui, a gente não ouve o que vocês ouvem. A gente ouve nessas caixinhas. Então eu vou pedir ao nosso técnico aumentar a Guitarra, continuem tocando numa boa. "O Baixo tá alto demais". Então a gente vai pedir pra abaixar o Baixo aqui do palco. Isso. "A Guitarra aumentou demais", pode abaixar. Isso. Agora, Fred, Violão, vamos lá(...) (...)Vocês querem saber porque esta história acabou? Por que eu gosto muito de dar ordens. Se as coisas são saem do jeito que eu quero, eu mando aumentar a Guitarra, mando abaixar a Guitarra, mando fazer isso... Mas isso você não pode fazer. Principalmente no amor. Eu nem sei direito o que é o amor. E você não pode ter uma relação de força, de poder. Sabe, tem que ser uma outra coisa. E eu já sofri muito na vida por causa disso, sabia? Tanta gente já foi embora da minha vida por causa disso. Porque eu sou mandão, "com a melhor das intenções". Depois disso ele canta Gimme Shelter / Pretty Vacant / Satisfaction / Jumping Jack Flash / Rock Around The Clock / Blue Suede Shoes. E no fim, quase que despercebido: ELA ADORAVA TODAS ESSAS MUSICAS... Ainda é cedo... VOCÊS ESTÁ POR AI EU SEII... FOI PRA VOCÊ.. Escutem na vesão "ainda é cedo, as quatro estações, ao vivo disc 2"
luciana
18/08/2011
Meu namorado acabou de me ligar e colocou essa música pra mim. Eu o tenho ensinado a viver de forma melhor, diferente, ele não tem pra onde ir e eu sempre um trato como um rei, sempre, eu também estou perdida na vida e por isso me agarro à ele. E quando um dia tudo tiver fim, sei que ele vai achar cedo e eu vou ter me cansado. Nossa é a nossa cara.
isaa
05/08/2011
eu acho que a letra trata de um relacionamento entre jovens. ele não havia tido um relacionamento serio antes dessa menina e foi com ela que ele aprendeu o que era namorar, ter um compromisso serio com alguém. quando ele estava aprendendo como ser parte de um relacionamento, ela quis terminar com ele. ela se dedicou ao Maximo pra ser uma boa namorada e ela e o ajudou com seus problemas - alias, os dois tem seus próprios problemas e ele não se ligou que poderia dar apoio a ela também. a parte que eles jogam na cara um do outro que eles tem medo, acho que seja de encarar os próprios problemas e limitações. no final, ele percebe que ela era a única em que ele confiava os seus medos e que ela fazia o mesmo com ele. era como se os dois só tivessem um ao outro. e no final, ainda fizeram questão de jogar na cara um do outro esses problemas! mas ele se arrependeu de ter esfregado na cara dela os defeitos que ela tinha. no final, ela se magoou e desistiu dele, pois já nem sabia mais que tipo de sentimento que tinha por ele: se era amor, pena, necessidade, apego, amizade, conformidade, comodidade... o certo, pra ela foi se afastar. ele não percebeu a duvida dela antes disso e pra ele o relacionamento estava bom, já que ele tinha se acomodado.
Igor
25/07/2011
Na parte final desse vídeo ele dá uma pista após cantar músicas de outras pessoas/grupos. http://www.youtube.com/watch?v=Fq6hoS2RpOE&feature=player_embedded#at=587 o que vocês acham, ele dá uma pista mesmo?
junior
12/07/2011
acho que ele quis colocar a indecisao de muitos casais que existe por ai, que sempre deixa as coisas pra depois dizendo ser cedo, e no final acabam terrminando.que num namoro os dois aprende muito mais muitas vezes nao e o certo!!!
MiltinhO
04/07/2011
Interpreto que é um casal, não necessariamente tendo o Renato como membro. Afinal, acho que ele sempre quis que cada veja um pouco de si nas letras, então deixa em aberto quem faz parte dessa história. Concordo também de que é apenas um jovem casal onde ele na sua incerteza seja ela qual for (onde podemos colocar nossas incertezas) acaba deixando de levar mais a sério seu relacionamento achando que ainda é cedo para algo mais sério, então a moça termina tudo querendo uma atitude séria do rapaz. MiltinhO @1000tinhoneto
Fabio
28/06/2011
Concordo com o comentário de que não se pode simplesmente deixar a arte ser livre? Porém, acredito também que Renato faz uma alusão ao uso de cocaína... Isso fica bem claro na segunda parte da música. É uma letra bem metafórica...
Marcelo Luiz
18/06/2011
Engraçado que há pessoas que marcam os artistas com certos filtros. Se é música do Renato Russo necessariamente está falando de homosexualidade velada, se é do Raul Seixas, então é letra de anti-cristo. A música não pode apenas ser vista arte?
Tobruck
15/06/2011
Minha gente. Que espaço maravilhoso de debate este aqui. Eu queria dizer que a letra dessa música se encaixou perfeitamente com uma história que vivi com uma mulher. Mas eu não sou homossexual e esse detalhe universaliza a letra... Outra hora deixo a história contada. Abraços a todos, parabéns pela iniciativa da criação desse espaço.
devans
25/04/2011
Essa letra maravilhosa do Ranato fala esclusivamente de um relacionamento entre um homem e uma melher. porém este homem (renato)não descobriu ainda a sua opção sexual. por isso ainda a sua dúvida em relação a esse relacionamento, apesar da sua garota o tratar tão bem, ele deixa bem claro para ela que ainda é cedo para algo mais sério, até que ela descobre que ele tem tendencias para o homossexualismo, mesmo estanto apaixonada por ele decide que tudo deve terminar.
camila ellen
25/03/2011
ele era ingrato por fazer-la de otaria ,quando a unica pessoa que tinha ao seu lado era ela,ela tambem nao tinha mais ninguem a nao ser ele e por isso queria algo mais serio e talvez ate o amasse.
Lucas
15/03/2011
cocaína? to escutando uma versão que ele fala que é realmente pra uma garota, ele até fala no final "você está em algum lugar eu sei, e é pra você" e canta algumas músicas do rolling stones e fala que ela gostava delas, então acho que não tem nada a ver com cocaína. Acho que a interpretação da Nina é a mais coerente e era a que eu tinha em mente, a dúvida que eu fiquei era em quem era a garota, se já divulgaram quem é ^^. Ele fala "Sabe por que não deu certo? por que eu gosto muito de dar ordem" e fala que não pode ter uma relação de força e ele fala que muita gente já foi embora da vida dele por que ele é mandão. Mas acho que o último ainda é cedo é mais forte "ainda é cedo" pra terminar, pra acabar. O "Sei que ela terminou o que eu nem comecei" vejo como o relacionamento levado mais a sério, com planos, com futuro, ela termina isso sem ele nunca ter começado. Mas quando ela termina ele tem um certo arrependimento de não ter tratado ela bem, algo do tipo, não como ela merecia, até por isso a música é uma consequência desse arrependimento.
Karenzynha
24/01/2011
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@LisboaSoccer
12/11/2010
Renato Russo era tão inteligente nas suas letras que deixa um posto de interrogação na cabeça de cada um que passa adiante suas poesias. Viva Renato Russo!
Mattos
12/11/2010
Deviam ser muito jovens pra iniciar a vida sexual. "Sei que ela terminou o que eu não comecei". Ela perdeu a virgindade com outro.
Nina*
05/11/2010
Interpreto essa musica simplesmente como um caso de romance q não deu certo. Onde um é dependente do outro...mostra bem a necessidade de estar com a pessoa, mas ja naum existe amor e sim simplesmente o relacionamento custumeiro, no ql a pessoa precisa da outra por apenas ter acustumado ao seu lado. E qndo um dos dois(ELA) percebem q td se foi por agua abaixo, resolve terminar, fazendo com q o parceiro se sinta perdido por naum ter mais o seu "conforto". Mas ele naum deixava de perceber q o relacionamento "era quase escravidão", mas como ela o tratava como um rei....ele abria mão de sua liberdade para estar ali e pq naum tinha onde ir, era uma situação conveniente!!!
Clara
09/09/2010
Renato Russo sempre deixou claro que essa música ele escreveu se referindo à cocaína, não à uma menina...
Guilhos
09/09/2010
Acho que esta música é sobre um relacionamento em que a menina descobre que o cara é homosexual, saca só a letra: "Sei que ela terminou O que eu não comecei E o que ela descobriu Eu aprendi também, eu sei..."(A menina descobre que ele é homosexual e ele aprende com a verdade, até então...) "Ela falou: – Você tem medo.(medo de assumir) Aí eu disse: – Quem tem medo é você.(o cara não aceitou de primeira e mandou essa resposta pra rebater)"
Ray
23/07/2010
Acho que ele deu valor quando perdeu a pessoa, que ele nem sabia o quanto ele gostava, o quanto essa pessoa havia acrescentado na vida dele.
Natanael
04/04/2010
Legião Urbana Ainda é cedo Os sonhos sempre estão do nosso lado. Mesmo com as dificuldades o homem nunca pode perder a vontade de VIVER, sonhar, lutar por melhorias A mesmice sempre baterá em nossa porta, embora o comodismo sempre queira nos acompanhar temos que sonhar e não basta apenas sonhar temos que correr atrás da realização dos nossos sonhos. Agradecer sempre, o mórbido não tem vez, estamos aqui para vencer, a coragem nunca pode parar, mas infelizmente algumas vezes tendemos a estacionar na vida. O triste do ser humano é a negatividade, uma alma perdida deixa todos confusos familiares, colegas e inclusive o próprio ego, perdemos o rumo da caminhada. Como acreditar apoiar o incerto. O ‘AINDA É CEDO” deixa bem claro o poder de recomeçar, não no ano que vem, mês ou semana mas agora, nesse instante. Olhando para trás temos um sentimento de perda, ou na verdade a impressão de não ter ganho nada, temos um plano de melhoria em nossos sonhos as ferramentas nós temos... ainda não usamos mais um dia se passa e as coisas não mudam, ninguém acredita em um pessoa sem sonhos, inclusive ela mesma. O conflito gerado por uma pessoa sem sonhos transparece em suas atitudes, pedir a deus só não basta, devemos agir, deus nem sempre dá o peixe, mas ensina a pescar. E eu dizia: - Ainda é cedo cedo, cedo, cedo, cedo.