Ainda é cedo

Uma menina me ensinou
Quase tudo que eu sei
Era quase escravidão
Mas ela me tratava como um rei
Ela fazia muitos planos
Eu só queria estar ali
Sempre ao lado dela
Eu não tinha aonde ir
Mas, egoísta que eu sou,
Me esqueci de ajudar
A ela como ela me ajudou
E não quis me separar
Ela também estava perdida
E por isso se agarrava a mim também
E eu me agarrava a ela
Porque eu não tinha mais ninguém
E eu dizia: – Ainda é cedo
cedo, cedo, cedo, cedo.

Sei que ela terminou
O que eu não comecei
E o que ela descobriu
Eu aprendi também, eu sei
Ela falou: – Você tem medo.
Aí eu disse: – Quem tem medo é você.
Falamos o que não devia
Nunca ser dito por ninguém
Ela me disse: – Eu não sei mais o que eu
sinto por você.
Vamos dar um tempo, um dia a gente se vê.

E eu dizia: – Ainda é cedo
cedo, cedo, cedo, cedo.


Letra Composta por: Dado Villa-Lobos, Ico Ouro Preto, Marcelo Bonfá, e Renato Russo
Melodia Composta por:
Álbum: Legião Urbana
Ano: 1985
Estilo Musical: Rock Brasileiro

88 comentários em “Ainda é cedo”

  1. Legião Urbana

    Ainda é cedo

    Os sonhos sempre estão do nosso lado.
    Mesmo com as dificuldades o homem nunca pode perder a vontade de VIVER, sonhar, lutar por melhorias
    A mesmice sempre baterá em nossa porta, embora o comodismo sempre queira nos acompanhar temos que sonhar e não basta apenas sonhar temos que correr atrás da realização dos nossos sonhos.
    Agradecer sempre, o mórbido não tem vez, estamos aqui para vencer, a coragem nunca pode parar, mas infelizmente algumas vezes tendemos a estacionar na vida.
    O triste do ser humano é a negatividade, uma alma perdida deixa todos confusos familiares, colegas e inclusive o próprio ego, perdemos o rumo da caminhada. Como acreditar apoiar o incerto.
    O ‘AINDA É CEDO” deixa bem claro o poder de recomeçar, não no ano que vem, mês ou semana mas agora, nesse instante.
    Olhando para trás temos um sentimento de perda, ou na verdade a impressão de não ter ganho nada, temos um plano de melhoria em nossos sonhos as ferramentas nós temos… ainda não usamos mais um dia se passa e as coisas não mudam, ninguém acredita em um pessoa sem sonhos, inclusive ela mesma.
    O conflito gerado por uma pessoa sem sonhos transparece em suas atitudes, pedir a deus só não basta, devemos agir, deus nem sempre dá o peixe, mas ensina a pescar.
    E eu dizia: – Ainda é cedo
    cedo, cedo, cedo, cedo.

    10
    11
  2. Acho que ele deu valor quando perdeu a pessoa, que ele nem sabia o quanto ele gostava, o quanto essa pessoa havia acrescentado na vida dele.

    26
    0
  3. Acho que esta música é sobre um relacionamento em que a menina descobre que o cara é homosexual, saca só a letra:
    “Sei que ela terminou
    O que eu não comecei
    E o que ela descobriu
    Eu aprendi também, eu sei…”(A menina descobre que ele é homosexual e ele aprende com a verdade, até então…)
    “Ela falou: – Você tem medo.(medo de assumir)
    Aí eu disse: – Quem tem medo é você.(o cara não aceitou de primeira e mandou essa resposta pra rebater)”

    26
    3
    1. WAGNER TEIXEIRA STADLER

      Mas foi exatamente o que aconteceu. Ele já falou sobre isso e fez em homenagem a el, Ate a sua morte sempre teve carinho enorme por ela

      3
      0
  4. Renato Russo sempre deixou claro que essa música ele escreveu se referindo à cocaína, não à uma menina…

    5
    17
    1. Rafael Amaral

      Eu nunca vi nada disso, pesquisei e não encontrei nada, muito pelo contrário:
      youtu.be/-AAw7BSWTRE?t=4m16s
      No CD As Quatro Estações – ao vivo, disco 2, logo após a música fala algo que dá a entender que a musica trata de amor.

      4
      1
    2. WAGNER TEIXEIRA STADLER

      Pesquise mais e verás que ele se referiu a um romance com uma menina muito sua amiga, amiga até a morte

      4
      0
  5. Interpreto essa musica simplesmente como um caso de romance q não deu certo.
    Onde um é dependente do outro…mostra bem a necessidade de estar com a pessoa, mas ja naum existe amor e sim simplesmente o relacionamento custumeiro, no ql a pessoa precisa da outra por apenas ter acustumado ao seu lado.
    E qndo um dos dois(ELA) percebem q td se foi por agua abaixo, resolve terminar, fazendo com q o parceiro se sinta perdido por naum ter mais o seu “conforto”.
    Mas ele naum deixava de perceber q o relacionamento “era quase escravidão”, mas como ela o tratava como um rei….ele abria mão de sua liberdade para estar ali e pq naum tinha onde ir, era uma situação conveniente!!!

    24
    1
  6. Deviam ser muito jovens pra iniciar a vida sexual. “Sei que ela terminou o que eu não comecei”. Ela perdeu a virgindade com outro.

    1
    2
  7. cocaína? to escutando uma versão que ele fala que é realmente pra uma garota, ele até fala no final “você está em algum lugar eu sei, e é pra você” e canta algumas músicas do rolling stones e fala que ela gostava delas, então acho que não tem nada a ver com cocaína.

    Acho que a interpretação da Nina é a mais coerente e era a que eu tinha em mente, a dúvida que eu fiquei era em quem era a garota, se já divulgaram quem é ^^.

    Ele fala “Sabe por que não deu certo? por que eu gosto muito de dar ordem” e fala que não pode ter uma relação de força e ele fala que muita gente já foi embora da vida dele por que ele é mandão.

    Mas acho que o último ainda é cedo é mais forte “ainda é cedo” pra terminar, pra acabar.
    O “Sei que ela terminou o que eu nem comecei” vejo como o relacionamento levado mais a sério, com planos, com futuro, ela termina isso sem ele nunca ter começado. Mas quando ela termina ele tem um certo arrependimento de não ter tratado ela bem, algo do tipo, não como ela merecia, até por isso a música é uma consequência desse arrependimento.

    16
    1
  8. camila ellen

    ele era ingrato por fazer-la de otaria ,quando a unica pessoa que tinha ao seu lado era ela,ela tambem nao tinha mais ninguem a nao ser ele e por isso queria algo mais serio e talvez ate o amasse.

    4
    0
  9. Essa letra maravilhosa do Ranato fala esclusivamente de um relacionamento entre um homem e uma melher. porém este homem (renato)não descobriu ainda a sua opção sexual. por isso ainda a sua dúvida em relação a esse relacionamento, apesar da sua garota o tratar tão bem, ele deixa bem claro para ela que ainda é cedo para algo mais sério, até que ela descobre que ele tem tendencias para o homossexualismo, mesmo estanto apaixonada por ele decide que tudo deve terminar.

    3
    0
  10. Minha gente. Que espaço maravilhoso de debate este aqui. Eu queria dizer que a letra dessa música se encaixou perfeitamente com uma história que vivi com uma mulher. Mas eu não sou homossexual e esse detalhe universaliza a letra… Outra hora deixo a história contada. Abraços a todos, parabéns pela iniciativa da criação desse espaço.

    1
    0
  11. Marcelo Luiz

    Engraçado que há pessoas que marcam os artistas com certos filtros. Se é música do Renato Russo necessariamente está falando de homosexualidade velada, se é do Raul Seixas, então é letra de anti-cristo. A música não pode apenas ser vista arte?

    6
    0
  12. Concordo com o comentário de que não se pode simplesmente deixar a arte ser livre? Porém, acredito também que Renato faz uma alusão ao uso de cocaína… Isso fica bem claro na segunda parte da música. É uma letra bem metafórica…

    1
    0
  13. Interpreto que é um casal, não necessariamente tendo o Renato como membro. Afinal, acho que ele sempre quis que cada veja um pouco de si nas letras, então deixa em aberto quem faz parte dessa história. Concordo também de que é apenas um jovem casal onde ele na sua incerteza seja ela qual for (onde podemos colocar nossas incertezas) acaba deixando de levar mais a sério seu relacionamento achando que ainda é cedo para algo mais sério, então a moça termina tudo querendo uma atitude séria do rapaz.

    MiltinhO @1000tinhoneto

    4
    0
  14. acho que ele quis colocar a indecisao de muitos casais que existe por ai, que sempre deixa as coisas pra depois dizendo ser cedo, e no final acabam terrminando.que num namoro os dois aprende muito mais muitas vezes nao e o certo!!!

    0
    0
  15. eu acho que a letra trata de um relacionamento entre jovens. ele não havia tido um relacionamento serio antes dessa menina e foi com ela que ele aprendeu o que era namorar, ter um compromisso serio com alguém.
    quando ele estava aprendendo como ser parte de um relacionamento, ela quis terminar com ele. ela se dedicou ao Maximo pra ser uma boa namorada e ela e o ajudou com seus problemas – alias, os dois tem seus próprios problemas e ele não se ligou que poderia dar apoio a ela também. a parte que eles jogam na cara um do outro que eles tem medo, acho que seja de encarar os próprios problemas e limitações.
    no final, ele percebe que ela era a única em que ele confiava os seus medos e que ela fazia o mesmo com ele. era como se os dois só tivessem um ao outro. e no final, ainda fizeram questão de jogar na cara um do outro esses problemas! mas ele se arrependeu de ter esfregado na cara dela os defeitos que ela tinha.
    no final, ela se magoou e desistiu dele, pois já nem sabia mais que tipo de sentimento que tinha por ele: se era amor, pena, necessidade, apego, amizade, conformidade, comodidade… o certo, pra ela foi se afastar. ele não percebeu a duvida dela antes disso e pra ele o relacionamento estava bom, já que ele tinha se acomodado.

    5
    0
  16. Meu namorado acabou de me ligar e colocou essa música pra mim. Eu o tenho ensinado a viver de forma melhor, diferente, ele não tem pra onde ir e eu sempre um trato como um rei, sempre, eu também estou perdida na vida e por isso me agarro à ele. E quando um dia tudo tiver fim, sei que ele vai achar cedo e eu vou ter me cansado. Nossa é a nossa cara.

    1
    0
  17. Marcio....

    é preciso conhecer um pouco mais sobre a vida de Renato pra poder comentar sobre alguma letra dele. Ele sempre se expunha demais nas letras e ele mesmo explica a historia ainda é cedo, da forma dele, mas explica: (FALADO POR RENATO) Agora vocês vão ver como funciona uma passagem de som. É uma coisa… Squiderré pode ascender as luzes. Funciona assim: – Eu tou aqui no palco, eu não tou ouvindo a Guitarra. Então eu vou pedir para aumentar a Guitarra, por favor. Mas é; porque a gente tá aqui, a gente não ouve o que vocês ouvem. A gente ouve nessas caixinhas. Então eu vou pedir ao nosso técnico aumentar a Guitarra, continuem tocando numa boa. “O Baixo tá alto demais”. Então a gente vai pedir pra abaixar o Baixo aqui do palco. Isso. “A Guitarra aumentou demais”, pode abaixar. Isso. Agora, Fred, Violão, vamos lá(…) (…)Vocês querem saber porque esta história acabou? Por que eu gosto muito de dar ordens. Se as coisas são saem do jeito que eu quero, eu mando aumentar a Guitarra, mando abaixar a Guitarra, mando fazer isso… Mas isso você não pode fazer. Principalmente no amor. Eu nem sei direito o que é o amor. E você não pode ter uma relação de força, de poder. Sabe, tem que ser uma outra coisa. E eu já sofri muito na vida por causa disso, sabia? Tanta gente já foi embora da minha vida por causa disso. Porque eu sou mandão, “com a melhor das intenções”.
    Depois disso ele canta Gimme Shelter / Pretty Vacant / Satisfaction / Jumping Jack Flash / Rock Around The Clock / Blue Suede Shoes. E no fim, quase que despercebido: ELA ADORAVA TODAS ESSAS MUSICAS… Ainda é cedo…
    VOCÊS ESTÁ POR AI EU SEII…
    FOI PRA VOCÊ..

    Escutem na vesão “ainda é cedo, as quatro estações, ao vivo disc 2”

    2
    0
  18. As coisa que Renato não sabia, aprendia com ela. E as coisa que ela não sabia ela aprendia com ele. Já que eles não tinham mais ninguém, resolveram se agarrar um ao outro. Mas ela sentia um sentimento muito forte por ele, e ele apenas amizade. Coisas que ele achava que ainda era muito cedo!

    0
    0
  19. Acho que a letra fala de um rapaz, que teve inexperiente que teve um relacionamento com uma mulher mais velha. Ela lhe ensinou sobre relacionamentos, sexo… e era da forma dela. Eu seja ela conduzia a relação, mas mesmo assim o tratava bem. Ele inexperiente,gostava daquele mundo, mas era temporário, mas ela tinha planos para ele.Talvez o amasse muito. Ele era um menino ainda e gay. Como ele se via ali, sem poder ou com medo de assumir sua condição, sentia-se confortavel em tê-lá como namorada. Ela teve outras decepções e via nele uma saída, já que era um bom rapaz, servia pra ser seu homem. E de fato os dois se ajudaram. Não se completavam, mas preenchiam vazios. Daí, um dia ela terminou com ele porque descobriu que ele era gay. Ela sempre pedindo para ter filhos e casar e ele sempre dizia que ainda era cedo. Planos de futuro eram só delas, porque ele sabia que anão aguentaria aquela situação por muito tempo. Ela depois descobriu que ele era gay e então terminaram.

    1
    0
  20. Em minha opnião,Renato era bem imprevisivel,e suas músicas também são.Se eu tivesse capacidade de escrever as letras que ele escreve,essa música se tratava de um primeiro relacionamento sério…quando ele ainda tinha duvidas sobre sua homossexualidade.E esta moça fazia de tudo por ele mas queria que ele fizesse o mesmo,ele sempre entediado.Só queria ver as coisas como elas estavam,não queria correr riscos.

    1
    0
  21. Pessoal, como disseram no 20º comentário, o Renato Russo mesmo disse que a música de refere ao uso da cocaína, a “era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei”

    1
    0
  22. Não acredito na versão da cocaína. Não se encaixa nessa musica. Pois, em princípio, na musica o narrador gosta de uma entidade (pessoa ou coisa) e entidade apesar de gostar dele deseja largá-lo.
    O fato de haver vontade descarta a possibilidade de a segunda entidade ser uma coisa (a cocaína), dando a idéia de uma pessoa.
    E se Renato (em vício) tentasse personificar a cocaína em um texto, dificilmente faria sentido descreve a vontade dela de se afastar do dependente.
    Pelo contrário ele a descreveria como algo sempre tentador.

    Daí restaria a interpretação do momento de descoberta do homossexualismo e a de um casal jovem em que uma parte (representado por “ela” moça) deseja algo sério e a outra parte (representado pelo narrador) tem medo e diz que é cedo.

    Eu, particularmente, acredito mais na segunda versão. Pois conta uma história comum, que todo mundo ja viveu.

    E faço uma ressalva. Embora ele tenha preferido mencionar a outra pessoa como “ela” não necessariamente deva ser uma mulher. Pode até ser uma maneira de resguardar a si e a pessoa a quem ele fez a cançao.

    Renato era um poeta. E como dizia F. Pessoa: “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente. Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente.”

    0
    0
  23. Gente, ele tem a versão dele na música que pode ser a de um relacionamento com uma mulher e ele sendo gay, não rolou. Ou, ainda, com a droga, cocaína ou sei lá qual. O que importa é qual a mensagem que cada um quer captar pra si. Cada um curtir do seu jeito. A letra, a melodia e a sensibilidade do Renato é o que vale! Beijos

    0
    0
  24. Não concordo com Regiane (Comentário by Regiane — 23 de março de 2012) em seu comentário não, já que há uma versão ao vivo dessa musica que ele explica implicitamente a letra e não tem nada a ver com drogas nem homossexualismo não. Leiam o comentário de Marcio (Comentário by Marcio… — 3 de setembro de 2011) que reproduz o que aconteceu no show e depois escutem a versão. Lá ele fala sobre seu posicionamento na relação, era muito mandão… Escute vocês vão gostar. Escute vocês vão gostar e ter outra visão da letra.

    0
    0
  25. Acredita-se que a música, cuja letra foi feita por Renato, tenha sido dedicada a uma noiva do vocalista pela qual ele havia sido muito apaixonado, mas que o deixou devido ao gênio difícil de Russo, o que o próprio comenta durante essa música no CD ao vivo As Quatro Estações ao Vivo.

    0
    0
  26. Pra mim a música se trata de um jovem em seu primeiro relacionamento sério com uma menina mais esperiente, mas parecia q ele nn gostava mto bem do relacionamento. Ela ajudava ele e ensinava há ele. Ele estava confuso, ela estava perdida enquanto a isso.Quando ela queria a primeira vez deles ele nn queria, ela terminou falando que ele tinha medo e era melhor dar um tempo e ele dizia “Ainda é Cedo”.

    0
    0
  27. Pra mim a musica fala de um relacionamento. Onde o rapaz estava em seu primeiro namoro, ja ela não, era mais experiente. Ela tratava ele bem, porém era exigente; fazia plano a dois, enquanto ele, não. Os dois apesar de se amarem, viviam em conflitos,por terem objetivos e pensamentos diferente. E isso gerava insegurança entre os dois, fazendo com que brigassem continuamente. Então ela terminou com ele, mas no fundo os dois se amavam.

    1
    0
  28. Gente, eu respeito a interpretação que cada um quer dar… se alguns entendem a “menina” como realmente uma pssoa e que a música fala de um relacionamento homosexual ou não; tá tudo bem rsrsrs… mas a “menina” a qual Renato russo se refere é a “menina cocaina”! Isso está claríssimo pois qq usuario de cocaína diz q ainda é cedo… cedo pra ir embora, dá pra esticar a noite um pouco mais ou até mesmo o dia se já clareou, depende se tem mais é da pra continuar e mesmo qdo a “menina” disse pra ele que não sabe mais oq sente por Renato, pois a sensação e efeito da droga ja ficou esquisito depois de tanto uso, ele continua dizendo que ainda é cedo!
    Mas, egoísta (cocaina é uma droga egoista, não se divide) que eu sou,
    Me esqueci de ajudar (ajudar a droga ser consumida por mais pessoas pois é oq ela quer… viciar mais pessoas)
    A ela como ela me ajudou (ela “ajudou” ele)
    E não quis me separar.
    Só quem tem experiencia com a droga pode interpreta-la desta maneira e Renato Russo deixou claro que a letra fala sobre a cocaina. Espero ter ajudado a alguns entenderem a mensagem q Renato quis deixar! Abraços…

    0
    0
    1. Rafael Amaral

      youtu.be/-AAw7BSWTRE?t=4m16s
      No CD As Quatro Estações – ao vivo, disco 2, logo após a música fala algo que dá a entender que a musica trata de amor. :v

      0
      0
  29. Felippo Pedroza

    galileia …Não sei não, mas acho que não foi bem isso o que Renato Russo quis dizer.
    Na verdade ele simplesmente retrata uma situação amorosa e conflituosa com sua suposta “companheira!.
    Na qual também alega em que os dois se encontravam muito perdidos no relacionamento.
    Essa música me lembra muito outra dos titãs:”É cedo ou tarde demais pra dizer adeus, pra dizer jamais!”

    0
    0
  30. Eu acredito sobre um relacionamento, onde sempre acontece, que quando um dos dois sempre toma atitude (Uma menina me ensinou quase tudo que eu sei) o outro acaba se acomodando, mesmo que nao esta tao bom, fica ali porque é confortável (era quase escravidao mas ela me tratava como um rei, ela fazia mtos planos e eu so queria estar ali) só que quem dá tbem quer receber (mas egoista que eu sou me esqueci de ajudar), e quando nao recebe se cansa, e quando o outro percebe pode ser tarde demais… Puro comodismo no relacionamento, bom isso é que sempre penso quando escuto essa musica

    0
    0
  31. gente, a musica não pode estar relacionada com a cocaína!, por que no começo da musica ele diz: “uma MENINA me ensinou, quase tudo que eu sei” . ele deixa claro que se trata de uma pessoa. eu interpreto a musica como um casal cujo ja não se amam mais tanto quanto antes, mais pela comodidade que ele tinha com esse relacionamento ele não quis se separar, talvez ele nem a amasse, talvez ele so esteja com ela por ela o ter ajudado quando ele estava perdido, e quando ela se cansa dele ele diz que ainda é cedo, pois ele é egoísta e quer continuar o relacionamento pela comodidade e segurança

    0
    0
  32. Essa musica e sobe a relação que ele tinha com a mãe dele. Amava a mãe e não queria sair de casa, coisa que hoje em dia eh mais normal.Era uma relação de dependencia mutua.

    0
    0
  33. acredito q nao seja pra outra mulher …e por isso se agarrava a mim tbm e eu me agarrava a ela pq. eu nao tinha mais ninguem … acredito q esse trecho da musica fala de dependencia .. seja d homem para mulher ou algo do tipo …concordo com a opniao da galileia …

    0
    0
  34. Essa música foi feita pra uma grande amiga do Renato, qual ele teve um “casinho”.
    No filme Somos tão jovens, o nome da guria é Ana, mas creio que o nome real da amiga dele seja outro.

    0
    0
  35. Essa música não foi pra amiga Ana como diz no filme.a Ana nunca existiu,essa personagem foi uma das únicas personagens fictícias da trama. Segundo Fontoura, ela representa amigas e namoradas que o cantor teve durante a adolescência, uma fase em que ainda descobria a sexualidade.

    1
    0
  36. Po vocês tão viajando com esse negócio de cocaína. Essa musica foi pra ex noiva dele que terminou acho que ela descobriu q ele era gay.Isso está escrito em vários sites.

    0
    0
  37. Creio que a intenção é o duplo sentido mesmo, seja cocaína ou seja uma pessoa, tem partes que é explicito pra quem conhece o “role” do vicio.

    “era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei”

    (a dependencia se trata disso.. escravos do vicio e fazer de tudo pra conseguir mais)

    “eu so queria estar ali, sempre ao lado dela, eu não tinha onde ir” (voce fica antisocial pra caramba, ate dividir o vicio é dificil)

    “eu me agarrava a ela, porque eu não tinha mais ninguém. (como ele mesmo diz em há tempos, tantos temores nascem do cansaço e da SOLIDÃO).

    “sei que ela terminou o que eu não comecei..” (acabou com a vida dele, de novo o vicio)

    “vamos dar um tempo, um dia a gente se ve”
    (sempre se quer parar, mas…)
    “Eu dizia ainda é cedo”
    (o role da coca sempre é coisa de varar noite, sempre ainda é cedo pra quem usa, porque tira o sono e a fome completamente, sempre se quer mais).

    1
    0
    1. Rafael Amaral

      Não viaja, a minha interpretação alternativa seria a relação de maternidade, encaixa muito bem, mas a mensagem está explicita, além do mais:
      youtu.be/-AAw7BSWTRE?t=4m16s
      No CD As Quatro Estações – ao vivo, disco 2, logo após a música fala algo que dá a entender que a musica trata de amor, especificamente de um relacionamento terminado por um autoritarismo exacerbado vindo do próprio renato :v

      0
      0
  38. Essa letra na minha opnião fala de quando o Renato Russo contou para mãe que estava doente e iria morrer. A mãe é a tal menina, ela não queria aceitar a hipotese de ele não se tratar.
    Vamos dar um tempo, um dia a gente se ve… eles se encontrariam no céu.
    Ainda é cedo, ele tem tempo para morrer… ainda era cedo

    0
    0
  39. Música linda, grande Renato, descreve exatamente uma relação onde eu tinha uma pessoa muito especial o tratava como um rei, dando todo o apoio, amor, carinho,eu terminei uma relação para viver ao lado dele, mas ele não teve a mesma coragem ”não quis se separar”…quando ele decidiu fazer tudo por amor já era tarde… fiquei em dúvidas dos meus sentimentos, ele ficou no ainda é cedo, mas para mim já era tarde!enfim, saí fora amando!

    0
    0
  40. Na boa, eu acho que não existe nada de mensagem subliminar nessa música, ele deveria estar falando simplesmente de uma pessoa proxima, ou melhor, a única pessoa próxima a ele em que ele conhecia, quando ele ainda dizia “ainda é cedo” a outra pessoa se afastou, conseguiu concluir os planos e o outro ainda não.

    0
    0
    1. Rafael Amaral

      youtu.be/-AAw7BSWTRE?t=4m16s
      No CD As Quatro Estações – ao vivo, disco 2, logo após a música fala algo que dá a entender que a musica trata de amor.

      0
      0
  41. gente, no inicio eu acreditava que fosse o renato falando disfarçadamente de um homem, mas ai eu vi o filme somos tão jovens, acreditei que fosse realmente para a aninha, fui procurar mais sobre o assunto e vi que nem a aninha era real, como poderia ser para ela. Agora ha pouco, meu colega estava me falando que foi escrito para a cocaína, quase não acreditei. Primeiramente eu via como uma relação entre casais, mas depois, vendo com outros olhos, faz todo o sentido ser a droga. Nunca tive contato direto com a cocaína, mas curso filosofia em uma universidade pública no rio de janeiro e lá eu vejo todos os dias pessoas se envolvendo com a droga e sua rotina, é realmente doloroso e sempre acham que é cedo, não estão viciados nem nada. Bate exatamente com a cocaína. Fiquei arrasada, pois a história era muito semelhante comigo e meu melhor amigo, mas eu entendo, já desencanei! haha

    0
    0
    1. Rafael Amaral

      youtu.be/-AAw7BSWTRE?t=4m16s
      No CD As Quatro Estações – ao vivo, disco 2, logo após a música fala algo que dá a entender que a musica trata de amor.

      0
      0
  42. Cassius Marcelo

    A letra é muito interessante… mas não sei se interpretar que ele esteja se referindo à cocaína seja plausível… em alguns shows ele menciona sentimento, comportamento, etc… “o relacionamento acabou porque eu sou mandão”…

    Contudo… ao ver o filme… fiquei curioso em saber quem é essa verdadeira ANA (Aninha)… alguém encontrou alguma foto dela que posso me passar o link?

    0
    0
  43. Essa música fala única e exclusivamente sobre um relacionamento qualquer, não necessariamente de algum vivido pelo Renato… Porque essas pessoas paranoicas sempre querem achar uma mensagem subliminar em todas as letras do Legião? g-g

    0
    0
  44. Renato era um homem incomum,sua mente e seus pensamentos eram a frente de seu tempo.E eu, não sei exatamente a interpretação correta dessa letra maravilhosa que ele em sua genialidade escreveu e deu vida e voz…Mas aí está a magia, todos conseguimos encaixá-la em nossa vida e experiências vividas de uma forma ou outra e cada um a sua maneira.Bem, eu vejo uma amizade,um companheirismo no qual menino e menina aprendem e descobrem juntos o sentido de suas vidas,suas opções,preferências e têm dificuldade em se entender em alguns momentos,mas sempre acabam lado a lado,se ajudando,se consolando e se amando.Um amor sem limites e sem barreiras preconceituosas,onde se aceitam cada um como são.

    0
    0
  45. amaral milhomem

    Sempre interpretei essa letra como sendo uma relação entre o eu, no caso a personagem que narra o texto, com um alter ego feminino que acompanhava-o desde a infâcia, manifestado em uma amiga imaginária ou uma personalidade multipla. Provavelmente essa interferência deve-se ao fato de uma infância problemática e de solidão. Com a proximidade da idade adulta se viu em fatos de deixar a personalidade de lado e é aí que ela se manifesta negativamente querwndo continuar a influenciar sua vida, na dúvida a personagem prefere um “até breve” do que um “adeus” por que é mais conveniente. Percebe-se que o personagem tem um certo receio de acabar a “amizade”, mas a vida vai passando o cedo pode se tornar tarde demais. É isso que eu penso.

    0
    0
  46. Segundo o filme somos tão jovens, essa música foi dedicada a sua melhor amiga, após um desentendimento com ela. Na verdade se trata de uma amizade, e não um relacionamento amoroso, já que Renato já havia confessado sua homossexualidade. Se tratava de um pedido de desculpas, com reconhecimento de seu erro com sua melhor amiga.

    0
    0
  47. A letra dessa música retrata a história de um homem que estava confuso, dai encontrou uma menina que se torna melhor amiga dele, porém a menina o tratava muito bem, então ao perceber que as vontades e desejos não seriam os mesmos, ele resolveu dizer que “ainda é cedo”.
    Na minha opinião ele foi um egoísta, a menina fazia muitos planos e ele só queria que aquele tempo passasse pra ele ficar bem sem pensar na menina.

    1
    0
  48. essa musica foi feita para a melhor amiga do renato! eles ficaram algumas vezes juntos,e em uma dessas vezes eles discutiram! ele fez a musica pra ela!! logo no show seguinte ele foi lançar a musica mais se decepcionou ao ver que ela nn estava presente. entao,para substitui-la ele colocou uma rosa branca suporte do mocrofone. mais ela estava presente no show,só que escondida! depois disso o renato sempre colocou uma rosa branca em seu show,principalmente após a moste de sua amiga.

    0
    0
  49. Bem, eu já li umas 4/5 interpretações da música e posso falar: de fato se trata de uma mulher. O próprio Renato afirmou em um show que fez em Porto Alegre que foi para uma ex-namorada. Se liguem só no quote:

    “Agora vocês vão ver como funciona uma passagem de som. É uma coisa… Squiderré pode ascender as luzes. Funciona assim: – Eu tou aqui no palco, eu não tou ouvindo a Guitarra. Então eu vou pedir para aumentar a Guitarra, por favor. Mas é; porque a gente tá aqui, a gente não ouve o que vocês ouvem. A gente ouve nessas caixinhas. Então eu vou pedir ao nosso técnico aumentar a Guitarra, continuem tocando numa boa. “O Baixo tá alto demais”. Então a gente vai pedir pra abaixar o Baixo aqui do palco. Isso. “A Guitarra aumentou demais”, pode abaixar. Isso. Agora, Fred, Violão, vamos lá(…) (…)Vocês querem saber porque esta história acabou? Por que eu gosto muito de dar ordens. Se as coisas são saem do jeito que eu quero, eu mando aumentar a Guitarra, mando abaixar a Guitarra, mando fazer isso… Mas isso você não pode fazer. Principalmente no amor. Eu nem sei direito o que é o amor. E você não pode ter uma relação de força, de poder. Sabe, tem que ser uma outra coisa. E eu já sofri muito na vida por causa disso, sabia? Tanta gente já foi embora da minha vida por causa disso. Porque eu sou mandão, “com a melhor das intenções”.
    Depois disso ele canta Gimme Shelter / Pretty Vacant / Satisfaction / Jumping Jack Flash / Rock Around The Clock / Blue Suede Shoes. Ela adorava todas essas músicas… Ainda é cedo…
    Você está por aí, eu sei…
    Foi pra você…”

    Dizer que se trata da cocaína é uma interpretação interessante, mas eu acho que foi feita para uma “Aninha” da vida do próprio Renato. Mas quem sabe? Renato Russo é quase um da Vinci do rock nacional. Ele também era meio que gozador. Mas eu ainda acho que ele fez essa música para uma Aninha da vida real. Agora, quem será essa? Será que um dia saberemos? Huhuhu….

    0
    0
  50. Blackwater

    Desde 2010 são registrados aqui os mais diversos relatos de opiniões sobre a música “Ainda é Cedo”, alguns simples, complexos, âmbíquos, fantasiosos, conspiratórios, etc. Aproveitando esta celeuma de ideias quero deixar minha opinião pela ótica do princípio científico e filosófico da “Navalha de Occam” onde diz que entre hipóteses formuladas sobre a mesma evidencia, é mais racional acreditar na mais simples onde tende-se ser a mais correta é descarta-se (corta)a hipótese mais complicada. Portanto fico com o comentário nr 7 de Taimá (1 Ago 2013), que diz que Renato apenas falou de um relacionamento ou amizade qualquer.

    0
    0
  51. Pessoal sabe pq ele fez essa musica a história é assim ele tinha uma amiga muito proxima saiam juntos e Renato Russo tinha custume de gravar oq as pessoas falavam pra ele pra fazer musicas e ele gravou uma conversa dele com essa amiga soq dai essa conversa vazou na midia dai ela foi no estudio dele e pegou a gravação e disse nunca + fala cmg dai ele fez uma musica sobre aquela gravação e cantou ela no show em Porto Alegre e antes ele disse q a musica era sobre a aquela amiga entao essa historia é a q eu conheço blz

    1
    0
  52. ahh ta brincando q tem gente q n sabe pra quem o Renato fez essa musica ??
    é só baixar o filme somos tão jovens q descobre rapidinho !!

    0
    0
  53. Gente, na verdade, eu acho que nunca ngm vai descobrir o verdadeiro pensamento do renato nessa e em todas as musicas, mas o cara é tão sensacional e gênio, que deixou musicas que se encaixam perfeitamente na vida das pessoas, basta vc escutar, interpretar do seu modo, e ficar feliz toda vez que ouvir, acho que era exatamente isso q o Renato queria, tocar as pessoas com coisas q aconteceram na vida dele, mas que marcam as pessoas de alguma forma..

    0
    0
  54. luis gustavo

    Pessoal. É o seguinte…sta bem claro na musica que a aninha amiga de Renato russo fazia td por ele mas ele não fazia nada por ela, apesar dele também gostar dela…o que eu achei impressionante nessa musica foi o refrão, pois “Ainda é cedo” é o que todos dizem quando não quer q a outra pessoa vá embora!

    0
    0
  55. tinha uma amiga que ajudava ele em tudo só queria fica com ele e fazer se sentir melhor,porque ela não tinha ninguém além dele pra se depara, porque ela também tava perdida no mundo,só que ela se joga no mundo e termina com ele

    0
    0
  56. Rafael Amaral

    É bem improvável que seja algo relacionado à cocaina :v
    youtu.be/-AAw7BSWTRE?t=4m16s
    No CD As Quatro Estações – ao vivo, disco 2, logo após a música fala algo que dá a entender que a musica trata de amor.

    0
    0
    1. Léa Roberta Ackermann

      Agora tenta trocar a palavra “Uma menina me ensinou” por “a cocaína me ensinou” …isso já muda toda a situação..pois ele era depressivo e viciado..eu amo Renato Russo..meu ícone de personalidade forte e caminhada …

      0
      0
  57. Concordo com a tese de ser um relacionamento, heterossexual, em que uma das partes não se descobriu ainda homossexual, o que considerando o compositor, é algo totalmente plausível, e até retratado no filme “Somos tão Jovens”, em que o Renato e a Ana, levavam uma amizade colorida, e que ela sabia das tendências dele. E depois os dois acabam brigando e ele acaba por cantar essa música, o que confirmaria a tese.

    1
    0
  58. Sobre cocaína: “a menina”. No início do vício, há a ilusão de controle e de ainda ser cedo para parar. Sempre é cedo. É uma escravidão que traz momentos de prazer e que infla o ego, fazendo o usuário ter a ilusão de genialidade, de epifania e, ao mesmo tempo, leva o usuário a deparar-se com situações arriscadas e com a podridão humana: por isso “ensina”.

    0
    0
  59. A letra fala sobre um relacionamento de conveniência onde nenhum dos dois sabe lidar com a própria solidão (ambos estavam perdidos, mas um era o apoio do outro). A menina é controladora, que faz muitos planos, e o outro (Renato) que não sabe o que quer dessa relação e sente egoísta por não retribuir o amor dela da mesma forma. No fim, ela terminou o que ele não começou (ele nunca se entregou na relação porque o sentimento dele não era legítimo).

    0
    0
  60. Matheus Moraes Costa

    No filme Somos tão Jovens, fica claro que Renato fez essa música para uma amiga dele “Aninha”, que sempre pedia pra ele fazer uma música pra ela, mas ela nunca tinha feito. Depois que eles tem uma briga feia os dois rompem, e aí ele faz uma música pra ela.

    1
    0
  61. SIDINEY APARECIDO VERNECK

    Uma menina me ensinou
    Quase tudo que eu sei
    Ela ensinou o sexô pra ele porque ele era virgem

    Era quase escravidão
    Mas ela me tratava como um rei
    Ela queria fazer seco com ele quase todos os dias por iço ele diz que virou escravo dela do sexo
    Ela fazia muitos planos
    Eu só queria estar ali
    Sempre ao lado dela
    Eu não tinha aonde ir
    Ela queria assumir o namoro com ele mas ele não queria queria ficar escondido esse relacionamento
    Mas, egoísta que eu sou,
    Me esqueci de ajudar
    A ela como ela me ajudou
    E não quis me separar
    Ela também estava perdida
    E por isso se agarrava a mim também
    E eu me agarrava a ela
    Porque eu não tinha mais ninguém
    E eu dizia: – Ainda é cedo
    cedo, cedo, cedo, cedo.ele dizia que era cedo pra assumir um relacionaneto

    Sei que ela terminou
    O que eu não comecei
    Ele estava perdendo o prazer no sexô ela se masturbava pra chegar ao orgasmo porque ele não queria mas transar

    E o que ela descobriu
    Eu aprendi também, eu sei
    Ela falou: – Você tem medo.
    Aí eu disse: – Quem tem medo é você.
    Falamos o que não devia
    Nunca ser dito por ninguém
    Ela me disse: – Eu não sei mais o que eu
    sinto por você.
    Vamos dar um tempo, um dia a gente se vê.

    Tá Claro que ela descobriu que ele não gostava mais dela ou do sexô e ela falou se ele era homesexual e que tinha medo de assumir porico deram um tempo e que era cedo pra assumir se gostava de menino ou meninas nessa época ele gostava tbem do guitarrista da banda aborto elétrico

    E eu dizia: – Ainda é cedo
    cedo, cedo, cedo, cedo.

    2
    0
  62. WAGNER TEIXEIRA STADLER

    Não querendo ser arrogante, vcs deveriam procurar saber mais sobre esta música. Já foi relato pelo próprio Renato p motivo desta letra, não há interpretações!!!

    0
    0
  63. WAGNER TEIXEIRA STADLERg

    Não querendo ser arrogante, vcs deveriam procurar saber mais sobre esta música. Já foi relato pelo próprio Renato p motivo desta letra!

    0
    0
  64. Meu ex acabou de me mandar essa música, no caso ele sabe o quanto eu fui incrível pra ele. E hoje ele tá com outra pessoa o pior de tudo que eu ainda gosto dele.

    0
    0
  65. Léa Roberta Ackermann

    E mesmo assim ele nunca deixou de sentir um sentimento forte por ela…mas seu espírito era livre..Renato deixou um legado

    0
    0
  66. Gustavo Coelho

    O que eu sei é que o Renato Russo fala da juventude com tanta propriedade que acabamos nos apropriando das letras, tornando nossas experiências dessa fase uma interpretação das nossas próprias verdades.

    Pra mim, não tem como interpretar o que as músicas de Legião Urbana me fala hoje, do que eu vivi no passado, nessa época.

    As letras deles tem uma forte magia de me remeter a esse tempo.

    Por isso, às vezes, tem letras que eu acho que fez tanto sentido para o Renato em suas experiências, distinto do sentido que fez pra mim naquela época.

    Acaba sendo a impressão pessoal que cada um vivenciou a juventude naquele momento.

    Acho que é o grande efeito que a música deles ainda faz sobre mim.

    Sempre que busco interpretações das músicas do Renato Russo, acabo desassociando minhas expectativas e encontro mais de mim mesmo.

    Essa é a minha opinião!

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *