Análise de Letras

A Via Láctea

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Mas não me diga isso
Hoje a tristeza não é passageira
Hoje fiquei com febre a tarde inteira
e quando chegar a noite
cada estrela parecerá uma lágrima
queria ser como os outros
e rir das desgraças da vida
ou fingir estar sempre bem
ver a leveza das coisas com humor
mas não me diga isso
e só hoje e isso passa
só me deixe aqui quieto
isso passa
amanha é um outro dia não é
eu nem sei porque me sinto assim
vem de repente um anjo triste perto de mim
e essa febre que não passa
e meu sorriso sem graça
não me dê atenção
mas obrigado por pensar em mim
quando tudo está perdido
sempre existe uma luz
quando tudo está perdido
sempre existe um caminho
quando tudo está perdido
eu me sinto tão sozinho
quando tudo está perdido
não quero mais ser quem eu sou
mas não me diga isso
não me dê atenção
e obrigado por pensar em mim
não me diga isso
não me de atenção
e obrigado por pensar em mim.

Comentários

Luiz Oscar Filho

04/05/2011

esta musica mostra a grandeza do Renato como compositor, que até com a sua tristeza escreve uma obra linda dessa

0
0

fernanda

13/02/2011

Sem dúvidas essa é a música mais triste e ao mesmo tempo mais linda que Renato Russo já fez, ela mostra a dor, e o sofrimento que ele tinha no seu peito, é muito linda !!!!

0
0

iago roberto

11/02/2011

e incrivel como um compositor consegue com tanta espiritualidade descrever a sua dor assim com tanta clareza e paixao salve renato russo onde estiver!!!

0
0

giovanni

27/12/2010

Essa música é linda, profunda, poética, como quase tudo dessa banda. Quando ouvi os trechos "Hoje a tristeza não é passageria" e "quando tudo está perdido, não quero mais ser quem eu sou...", isso no dia em que ela foi lançada no rádio, eu senti que Renato Russo iria morrer. Ninguém faz uma música tão triste, falando de febre, dizendo que não quer mais ser quem é. Sério, imagino o que o cara de ter sofrido, e, o pior, quantas vezes nos sentimos assim? "Vem de repente um anjo triste perto de mim..."

0
0

Nina

04/12/2010

Via lactea, realmente é o caminho para o céu, de acordo com os gragos, porém,ela passa a mensagem fiel, dos momentos difíceis que renato passava, esses momentos eram de extrema tristeza, relacionados com a depressão e a descoberta da doença, convenhamos não era na da fácil naquela época descobrir-se portador era praticamente atestado de óbito!...Ele fala "Queria ser como os outros, e rir das desgraças de vida, ou fingir estar sempre bem, ver a leveza das coisas com humor"...E é assim que nos tambpem gostarúiamos de nos sentir!!!... Febre...Sintomas da doença, que agride o sistema imunológico, faz com que a pessoa se torne susceptível a várias infecções secundárias, que podem matá-lo, imaginem morrer de gripe, de resfriado...Essa situação fazia com que ele se sentisse numa produnda fossa...Mas ele sabe que quando tudo está perdido...sempre existe um caminho..uma luz...Mas momento ele não consegue pensar em mais nada além de sua dor, Renato era assim, conseguia trascrever a tristeza em sua alma através das letras de suas músicas, todas são pedacinhos de sua vida, seus momentos!!..Ele é o que a música deveria ser, verdadeira, ter sentido, um fundamento...Nos ensinar a pensar tantar descobrir o que o compositor quer nos dizer!!..

0
0

Luciana lima

18/11/2010

*(argumentava)

0
0

Luciana lima

18/11/2010

Penso que REnato sempre foi um crítico de bom gosto que sabia expressar exatamente o que queria com muita coesão e coerencia o que fez de sua carreira um sucesso ele ironizava, agurmentava e transformava tudo em poesia e atingia seu público desejado acho que Via lactea nada mais é do que um desabafo uma maneira de mostrar a todos como ele estava se sentindo e deixando bem claro que o que menos queria era a piedade das pessoas,

0
0

ANGELA

26/10/2010

Quando tudo está perdido Sempre existe um caminho Quando tudo está perdido Sempre existe uma luz NESSE INICIO DE MUSICA ELE FAZ UMA ALUSAO AS FRASES PRONTAS QUE A GENTE OUVE QUANDO ESTAMOS PASSANDO POR UM MOMENTO DIFICIL NA VIDA. Mas não me diga isso Hoje a tristeza não é passageira Hoje fiquei com febre a tarde inteira ESSA FRASE JA E DELE, COMO QUE CONTRADIZENDO O QUE ACABOU DE FALAR ACIMA, ELE RESPONDE QUE A SUA DOR É REAL E NÃO ACREDITA QUE VAI MELHORAR e quando chegar a noite cada estrela parecerá uma lágrima ESSA É MAIS UMA FRASE DEPRIMIDA queria ser como os outros e rir das desgraças da vida ou fingir estar sempre bem ver a leveza das coisas com humor mas não me diga isso e só hoje e isso passa só me deixe aqui quieto isso passa amanha é um outro dia não é eu nem sei porque me sinto assim MAIS UMA VEZ ELE DESACREDITA NAS PALAVRAS DE OTIMISMO QUE PROVAVELMENTE RECEBEU. ELE QUERIA ACREDITAR, MAS NÃO CONSEGUE vem de repente um anjo triste perto de mim ANTIGAMENTE SE DIZIA QUE QUANDO FICAMOS TRISTES DE REPENTE, É POR CAUSA DE UM ANJO TRISTE QUE SE APROXIMA DE NOS. e essa febre que não passa e meu sorriso sem graça CITANDO OS SINTOMAS DA DOENÇA E O ATO DE RIR AS VEZES SEM VONTADE não me dê atenção mas obrigado por pensar em mim ELE PEDE QUE NÃO LIGUEM PRA O QUE DIZ, MAS AGRADECE A INTENÇÃO. E ASSIM QUE SEMPRE AGIMOS: DEIXA PRA LÁ!! DIZEMOS MAS NÃO E ISSO QUE SENTIMOS quando tudo está perdido sempre existe uma luz quando tudo está perdido sempre existe um caminho quando tudo está perdido eu me sinto tão sozinho quando tudo está perdido não quero mais ser quem eu sou A SOLIDAO ELE MESMO SE IMPOS PRA NÃO TER QUE MORRER AOS POUCOS ASSISTIDOS PELOS AMIGOS E FAMILIARES, COMO SE FOSSE UM TEATRO DE DRAMA. ESSA MUSICA FAZ PARTE DO ULTIMO CD DO LEGIAO EM QUE RENATO RUSSO AINDA ESTAVA VIVO. FOI UM CD DE DESPEDIDA ONDE ELE RELATAVA TODO O DRAMA E DOR DIÁRIA, SENDO DEVORADO (COMO ELE MESMO DISSE EM ENTREVISTA) PELA AIDS E SEU TRATAMENTO.

0
0

Roberto

05/10/2010

E impressionante como ese " desabafo" dele toca quem conhece pelo menos um pouco da história , ele fala da solidão que ele mesmo escolheu nos ultimos meses de vida , quando ele percebeu que tudo já estava perdido , e quis acreditar q mesmo asim ainda existia uma luz , ele chegou a conclusão que talvez fose tarde demais , talvez não fosse !"amanhã é um outro dia , não é" ele diz , porque embora se passassem varios dias , meses , anos , ele teria que conviver com aquilo o resto dos dias , tornando todos os dias iguais , no final agradece pelo carinho e atenção dos amigos , que ele mesmo preferiu "ignorar" para sofrer sofrer sozinho e avitar o sofrimento dos amigos , acredito que tenha a ver com isso .

0
0

Lorena

17/08/2010

Isso mesmo Karl, e se olharmos bem, veremos nitidamente que é um desabafo dele com relação a doença, as reações e a tristeza de saber que o tempo não é mais tão aliado... Vi a música Eduardo e Mônica nas opções, mas não tem análise... achei rídiculo um outro site postar chamando o Renato Russo de Hipócrita e dizendo que a Mônica nada mais era na música do que uma alcoolatra... :S

0
0

Karl Marx

09/08/2010

Olá Pessoal,que saiba essa música se refere quando ele descubriu que estava com o Virus da AIDS.

0
0

poético

27/07/2010

Temos aqui uma das musicas com um dos maiores sentimentos poéticos, porém infelismente inspirada em um momento de tristeza do renato no qual muitas vezes passamos. É importante lembra que todas as vezes que passarmos esses momentos de tristeza devemos orar a Deus e entrgar tudo a Ele, pois ele diz em sua palavra(bíblia)que ele enxugaria toda as nossas lágrimas. Um grande abraço a todos!!

0
0

Luã

11/07/2010

Acredito eu que renato russo criou essa musica em um momento de depressão e de forma muito pessimista ele acredita que a morte é uma saida para esse sofrimento todo que ele estava passando.Pois,o nome da musica se chama VIA LACTEA e na cultura grega a via lactea é o caminho que os deuses pegavam para ir ao palacios do céu,ou seja, quando ele fala na musica ´´Quando tudo está perdido Sempre existe um caminho´´ esse caminho que ele fala é a via lactea que por suas vez é o caminho para o céu, ou seja, a morte!

0
0

Yan

14/06/2010

O que estou sentindo no momento é exatamente a letra dessa música, obrigado por tê-la criado +1

0
0

Rosangela

28/11/2009

Essa canção trás de forma extremamente melancólica, a dor que uma pessoa sente quando está desacreditado de que haverá uma solução para o problema dele quando alguém tenta reanima-lo, ele não quer saber se quando tudo está perdido haverá um caminho, tudo o que ele quer e precisa é ficar sozinho com a sua dor pois ele não sabe fingir que está bem não estando, por esse motivo ele prefere se isolar mas sabe ser grato pela preocupação que o outro sente em querer ajuda-lo.Alimentando a expectativa de que no outro dia ele podera ficar melhor quando informa "amanhã é um outro dia não é?. Acho que ele não fez essa canção quando estava em fase terminal e sim em um momento ruim que ele estava tendo que é o que muito de nós sentimos algumas vezes, é uma letra muito bem feita e interpretada.Renato Russo o eterno poeta.O que estou sentindo no momento é exatamente a letra dessa música, obrigado por tê-la criado, para que as pessoas podem expressar sua dor através de uma letra maravilhosa.

0
0

Maria

18/09/2009

...quando tudo está perdido sempre existe uma saída.... Renato, já terminal, e muito inteligentemente descobre que a morte também é uma solução.

0
0

Jean Antonio

15/09/2009

Essa música tem um forte poder de resgatar as amarguras da nossa alma. Pra mim ela traz uma angústia, uma conformação com a debilidade de alguém diante de seus próprios problemas. Ele revela com muita beleza poética o significado sombrio da noite; alguém que ver uma via láctea de lágrimas. Ele chega a não saber ate mesmo o porquê de tanta angústia, quando "vem um anjo triste" perto dele. O realismo da música é revelado quando, de forma pessimista, ele pede pra não ser consolado por ninguém, ao querer ficar a sós com a sua melancolia, e mesmo assim agradece a preoculpação de alguém que quer consolá-lo. Pra mim refere-se ao momento de quando Renato estava desenganado da doença q o consumia, antagonicamente uma de suas épocas mais intimistas, na minha opinião, essa eh umas das músicas mais belas que ja foram feitas, apesar de que, na mesma medida, triste.

0
0

Pryscylla

01/09/2009

essa música meu namorado sempre canta pra mim eu gosto muito dela

0
0