Análise de Letras

W/Brasil (Chama o síndico)

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...

Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!...

O trem corre no trilho
Da Central do Brasil
O trem corre no trilho
Da Central do Brasil..

Incluindo paixão antiga
E aquele beijo quente
Que eu ganhei da sua amiga
E o que é que deu?
Funk na cabeça
E o que é que deu?
Funk na cabeça...

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...

Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!...

E o que é que deu?
Funk na cabeça
E o que é que deu?
Funk na cabeça
Deu no New York Time
Fernando, o Belo
Não sabe se vai
Participar
Do próximo campeonato
De surf ferroviário...

Surfista de trem
Surfista de trem
Deu no New York Time
A Feira de Acari
É um sucesso...

Tem de tudo
É um mistério
Deu no New York Times
Dizem que Cabral 1
Descobriu a filial
Dizem que Cabral 2
Tentou e se deu mal
Dizem que Cabral 1
Descobriu a filial
Dizem que Cabral 2
Tentou e se deu mal...

Amor! Dor! Dor!
Lá da rampa mandaram avisar
Que todo dinheiro será devolvido
Quando setembro chegar
Num envelope azul indigo
Num envelope azul indigo
Chama o síndico,
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!...

Alô, Alô W o Brasil
Alô, Alô W o Brasil...

Da Central passando
Pela Mangueira
Dando uma volta na Pavuna
E chegando em Madureira
É lá!
Que o samba rola de primeira
É lá!
Que o samba rola de primeira...

Alô, Alô tia Léia
Se tiver ventando muito
Não venha de helicóptero
Alô, Alô tia Léia
Se tiver ventando muito
Não venha de helicóptero...

Alô Alô, W o Brasil
Alô Alô, W o Brasil...

-Alô telefonista
Me desperte às 7:15 por favor
Rádio táxi 9 e meia
Senão o bicho pega
Eu também quero graves
Médios e agudos...

Eu vou chamar:
Jacarezinho! Avião!
Jacarezinho! Avião!
Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é prá ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia! Tim Maia!
Tim Maia!...

Comentários

BERNARDO

10/04/2011

A Tia Léa a que se refere Jorge Benjor em W/Brasil é outra Léa, a Penteado, que, em 1992, como secretária de eventos da cidade do Rio de Janeiro, o escalou para um show de aniversário da cidade. Ao saber que Léa Penteado teria que percorrer cinco bairros de helicóptero (fato), Jorge Benjor a citou na música, conforme matéria dele sobre a letra de W/Brasil na revista CAPRICHO.

0
0

Flavio

22/01/2011

cabral 1, obvio, era o pedro álvares cabral que descobriu o brasil, a filial de portugal. o cabral 2 era bernardo cabral, ex-ministro da justiça do governo collor. na época que a música foi escrita, esse cabral tinha recém renunciado ao cargo de ministro, devido a um escândalo. ele era casado, descobriram que ele e a ministra zélia eram amantes, rolou muita polêmica, um rolo danado e ele se deu mal no final.

0
0

Ricardo

07/01/2011

O Bruno disse que "setembro vem antes de agosto"... Em qual calendário isso acontece? Hahah

0
0

Ednei Diadema

29/11/2010

Pqp!!! Como uma pecinha pode escrever tanta besteira e ainda me esreve Brasil iniciando com letra minúscula!!! pqp de novo viu!!!

0
0

Daniel

12/10/2010

Quando o Jorge Ben fala em "chamar o síndico Tim Maia" ele não está falando algo sem sentido, como acabaram por supor em um dos comentários. Tim Maia foi um cantor famoso não só por suas músicas de suíngue único. Tim faltava muitos shows, atrasava outros, desistia de entrar no palco quando estava no camarim e isso já era algo bastante conhecido por parte grande público. Lá pela década de 90, quando comprou um apartamento na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Tim surpreendeu a todos quando candidatou-se a síndico e surpreendeu mais ainda quando não entendeu a recusa dos inquilinos.

0
0

eniogomiddi

12/09/2010

Cara na parte que ele canta -"Alô, Alô tia Léia Se tiver ventando muito Não venha de helicóptero Alô, Alô tia Léia..." a segunda vez que ele fala não é tia léia - é piauiense (quem é natural do Estado do Píaui) - Não achei uma letra na net que estivesse certa.

0
0

Igor Lott

26/08/2010

"Deu no New York Time A Feira de Acari É um sucesso… Tem de tudo É um mistério Deu no New York Times" A feira de Acari(ou o robalto da pavuna) sempre foram considerados um lugar onde encontra de tudo (roubado, logico)

0
0

Felipe Pedroso

22/08/2010

Meu, 50 % dos que falaram o que realmente sabiam está certo.Portanto só falta a explicação. vamos lá: Tem bastante ligação com a Urbanização e os problemas que ela carrega com ela. como favelas ( a do jacarezinho ) "Alô jacarezinho, avião (nomes adotados pelos moradores para saber como anda a ronda )cuidado com o disco voador ( tudo que é de fora, é estranho, é estra-terrestre, ou seja, policia. ) Tira essa escada daí, essa escada é pra ficar aqui fora ( Jorge está falando sobre o traficante escadinha que teve uma das maiores e mais famosas fugas da cadeia que foi quando um helicóptero o pegou em cima da cadeia. E ele ajudava a comunidade, por isso " tira essa escada daí, ela é pra ficar aqui fora " por que ela faz pela comunidade) Eu vou chamar o síndico ( todo mundo que conhece o Tim sabe que sua vida foi muito intensa, ele se drogava de mais e era muito ausênte em seus shows por isso o verso " eu vou chamar o síndico, TIM MAIA ( que representa ai, o estado, sempre ausente. obs: por acaso o Tim morou no mesmo prédio que jorge e realmente foi síndico ) Meu e por ai vai.. essa música é muito boa.. foda mesmo. Pura critica. Agora o resto fica pra imaginação mesmo. por que a análise é longa!

0
0

José

12/07/2010

Esta música foi composta para a festa de aniversário de 10 anos da W/BRASIL, comemorada no ginásio do Corinthians. Já li que o Benjor explicou que são frases pinçadas do seu dia-a-dia. Por exemplo o episódio da escada ocorreu quando Benjor foi visitar Tim em seu apto, este estava pintando o recinto e havia uma escada no meio da sala; como Tim era mesmo o síndico do prédio saiu a brincadeira de chamar o síndico. Já a parte "Lá da rampa mandaram avisar que todo dinheiro será devolvido..." tem a ver com o plano Collor e o Fernando mencionado no Newu York Times é o mesmo Collor e etc.

0
0

Julio

04/07/2010

eu nao sei toda a explicaçao da musica, mas lendo a biografia do tim maia descobri algumas coisas: Alo alo W/brasil: Maia era muito famoso em nao aparecer nos seus shows, entao a w/brasil iria fazer uma festa e quem iria cantar seria no tim, mas no convite da empresa dizia o seguinte "Espero que vc compareça a festa, e o Tim Maia tambem." no hora q ele leu isso, ligou rpa empresa e cancelou o show. Jacarezinho: Bairro onde morou. Aviao: Tim maia tinha medo de voar. Cuidado com o disco voador: Tim acreditava muito em Ufologia, acreditava q realmente existe seres de outros planetas. Tira essa escada dae: Uma vez tim maia em um hotel, viu uma pessoa trabalhando no poste de luz e ele entrou na paranoia dele achando que o cara iria assaltar o hotel e começou a atirar nele. so isso que entendi. Tim Maia era muito loco, so lendo a biografia para entender mesmo. kkkkkk

0
0

Bruno

28/04/2010

Quem disse que a letra dessa música não tem nada a ver não tem o menor senso de percepção. Tudo o que o Levi disse tá corretíssimo, ainda acrescentaria mais algumas coisas: Pra começar, a música foi encomendada pelo publicitário Washington Olivetto. "E aquele beijo quente,Que eu ganhei da sua amiga, E o que é que deu? Funk na cabeça" = SEXO. hahaha Uma leve crítica ao crítico sistema ferroviário carioca. Dizem que Cabral 1 (Pedro Álvares Cabral - Desc. do Brasil) Descobriu a filial Dizem que Cabral 2 (Regime Militar) Tentou e se deu mal "Todo dinheiro sera devolvido quando setembro chegar" setembro vem antes de agosto = A Gosto de Deus. hahaha adora essa piada.

0
0

levi

25/04/2010

essa musica ao contrario de que todos pensam ser sem sentido ou tão inocente é uma alusão clara as drogas jacarzinho é uma favela famosa pelo trafico de drogas avião é o cara que entrega as drogas disco voador pode ser tanto a policia como um sinalizador escada é uma alusão ao famoso traficante escadinha tim maia foi um explicito usuario de drogas o resto fica pela imaginação de voces...

0
0

Jeferson

26/03/2010

Olá, Rafael. Eu, você e milhares de pessoas, realmente nunca entederíamos essa história, sem ouvir a explicação de quem sabe da verdadeira história. Descobri que a música tem sentido sim...A história da escada, é que certa vez, Tim Maia viu uma escada da janela do prédio dele e apontou uma arma e quis atirar pensando que eram bandidos. Depois descobriu-se que eram apenas pintores trabalhando. E quanto a chamar o síndico, sim, Tim Maia foi síndico do prédio em que morou por uma época. Mas sabendo o mínimo a vida do cantor, sabe-se que não foi dos melhores. Abraço.

0
0

Rafael

12/03/2010

Essa música, não pode ser interpretada ! Não faz o menor sentido... "Essa escada é pra ficar aqui fora, Eu vou chamar o síndico",ok,vamos chamar o sindico, que por ventura quem é? Tim Maia! Sim..Ele mesmo,o querido Tim Maia.. oq ele faz na musica? sinceramente,acho q escreveram diversas frases em vários papéis e sortearam aleatóriamente, até chegar nesta bela música.

0
0