Análise de Letras

Núcleo Base

Meu amor eu sinto muito, muito, muito, mas vou indo
Pois é tarde, muito tarde e eu preciso ir embora
Sinto muito meu amor mas acho que já vou andando
Amanhã acordo cedo e preciso ir embora
Eu queria ter você mas acho que já vou andando
Outro dia pode ser mas não vai dar pra ser agora...la lala lalalala

Eu tentei fugir não queria me alistar
Eu quero lutar mas não com essa farda
Eu tentei fugir não queria me alistar
Eu quero lutar mas não com essa farda

E já está ficando tarde e eu estou muito cansado

Minha mente está tão cheia e estou me transbordando
Você pensa que sou louco mas estou só delirando
Você pensa que sou tolo mas estou só te olhando la lala lalalala

Eu tentei fugir não queria me alistar
Eu quero lutar mas não com essa farda
Eu tentei fugir não queria me alistar
Eu quero lutar mas não com essa farda
Mas não com essa farda. Mas não com essa farda

Mas não ...

Comentários

Jaime

07/06/2013

O foco da letra é o alistamento militar obrigatório. Podemos entender que a referência é sempre sobre a obrigação, o dever: "Meu amor eu sinto muito, muito, muito, mas vou indo Pois é tarde, muito tarde e eu preciso ir embora Sinto muito meu amor mas acho que já vou andando Amanhã acordo cedo e preciso ir embora Eu queria ter você mas acho que já vou andando Outro dia pode ser mas não vai dar pra ser agora…" Observa-se que em todas as frases existe a preocupação em relação ao horário. O poeta se refere aí aos horários de chegada no quartel, não pode atrasar pois será punido. "Eu tentei fugir não queria me alistar, eu quero lutar mas não com essa farda". Ele afirma que não queria servir o exército. Quer lutar mas de outra forma, sem fardas e sem armas. Lutar "não" como um soldado do exército, mas por seus ideais, por exemplo.

0
0

Davi Patez

12/03/2013

Meu deus... Eu estou com 17 anos, este mês vou me alistar, quando escutei essa música, na hora me veio a idéia de saber mais sobre essa letra. Diz muita coisa sobre o que estou vivendo agora. A garota, e o exército kkk Maldito alistamento obrigatório.

0
0

Ricardo Barbosa

11/01/2013

Quando ele diz que quer lutar, mas, nao com essa farda, o "Lutar" e "Farda" podem ser diversas coisas, pode ser no sentido romântico!

0
0

Jason Cassiano

07/10/2012

Acho que essa música não se tem muito para análisar, no sentido de "viajar" e descobrir coisas diferentes do que o óbvio, como alguns tentaram fazer ai, falando que se trata de amor por SP ou até mesmo de sexo!? Essa música foi escrita pelo Edgar, quando ele estava no exercito (Inclusive ele fala sobre isso no show acústivo MTV). A história é simples, é uma crítica ao alistamento obrigatório militar. Eu quero lutar, mas não com essa farda" é para mostrar que existem outras maneiras de se lutar pelo seu país, sem necessariamente precisar utilizar armas.

0
0

Amanda

29/08/2012

Essa música foi feita sim para a namorada dele, porque eu a conheço!

0
0

Lislane

09/05/2012

Muito bom a análise do Alexandre.... Depois do interpretação dele eu li a musica novamente e vi que tudo o que ele disse se encaixou muito bem.... Fala sobre um rapaz que obrigado se alista no exercito, "Eu tentei fugir não queria me alistar. Eu quero lutar mas não com essa farda" eu quero lutar, podemos lutar de varias maneiras em nosso mundo, e não precisa ser exatamente em um exercito, por isso ele diz: "Eu quero lutar mais não com essa farda". E a questão da pessoa que ele chama de "Meu amor", "meu" significa posse e "amor" é uma forma carinhosa de chamar quem você ama, aqui dá a entender que é sua namorada, e como todos os amantes querem sempre estar ao lado de quem mais ama, eu por exemplo odeio quando chega a hora do meu namorado ir embora... Valeu gente.... Ótima musica ^^

0
0

Regis

17/02/2012

Nucleo Base (NB) ou Segunda-baixa, são um termos utilizados pelo exército brasileiro. Referem-se ao contigente que permanece no quartel durante o treinamento dos conscritos (recrutas) até se tornarem soldados e poderem executar os trabalhos relacionados ao Quartel. São normalmente os soldados mais alterados/indisciplinados. Sei disso porque na década de 80, mais exatamente em 87, tive que tirar serviço de guarda (puxar hora) no Posto 6 da Policia do Exército do São Paulo, ao lado do ginásio do Ibirapuera, na noite do Show da Banda! Acreditem se quiser, fiquei ouvindo e vivendo Núcleo Base! E a garota que ele se refere na música é apenas um adorno/adereço utilizado em qualquer poesia, para tornar a realidade suportável, para um adolescente de 18/19 anos. É uma crítica a obrigatoriedade do serviço militar. Provavelmente a mulher seja uma (Maria Batalhão). Garotas que rondam as portas dos quartéis, e aliviam o Estresse da rapaziada. É isso..

0
0

Klérik

15/06/2011

Não quero pagar de sacana mas essa música também pode muito bem gerar uma linha de raciocínio relacionada ao sexo. Pode acontecer do eu lírico estar sem preservativos na hora H e está tentando ir embora para evitar consequências. Quando diz que quer lutar ele pode estar dizendo que quer se relacionar, mas não com a farda dos inconsequentes e irresponsáveis.

0
0

Marcelo

15/06/2011

Muito interessante os outros três comentários. Mas vou um pouco além. Acredito que ele faz menção sim ao exército, mas o principal ponto é sua namorada. Ele queria terminar tudo(fugir) mas tinha pedido ela em namoro(alistado). Ele quer lutar(batalhar) mas não com essa farda(não com essa garota). Acredito nisso pela outra frase: vc pensa que sou tolo mas estou soh te olhando

0
0

Denise

14/01/2010

Acredito tb que a parte "Eu quero lutar mas não com essa farda" refere-se o ao sentimento de amor à São Paulo que o Ira!, incansavelmente, demonstra por pela cidade, pelo Estado de SP e pelo povo paulista/paulistano. O orgulho é em ser paulista, e não em ser brasileiro. (vide "Pobre São Paulo/Pobre Paulista/(...)Eu quero ver gente da minha terra/(...) do meu sangue). Também pode dizer respeito à luta sem a farda, a luta pelo que se acredita, pelos ideais.

0
0

Thiago

13/11/2009

Muito bem analisado bem colega Alexandre ! Tem também a questão do terror dos adolescentes nesse país, o alistamento militar obrigatório ! Acordei as 04:00 pra fazer o meu !

0
0

Alexandre

06/08/2009

Pooo... Ninguém comenta as músicas do IRA! Esse mundo tá perdido. Comento sozinho não tem problema! Essa música todo mundo sabe, né? Ele a escreveu quando estava servindo ao exército. Alternando a poesia com problemas de relacionamento e o problema exército". Amigos! Uma música é composta por quem a viveu! Quem canta pode vivé-la também! Eu, quando servi ao exército, aquele inferno, vivi isso! E ao mesmo tempo namorava uma garota louca! Ciúme era pouca perto do que ela sentia! REFRÃO: Eu tentei fugir não queria me alistar Eu quero lutar mas não com essa farda Eu tentei fugir não queria me alistar Eu quero lutar mas não com essa farda Mas não com essa farda. Mas não com essa farda Aplico esse refrão ao exército ou a Raphaelle! Época que não volta mais! Colégio Militar do Rio de Janeiro e Raphaelle... Show é IRA! Alexandre Barcellos - sdbarcellos@oi.com.br

0
0