Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver
Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher
Comentários
Evandro
17/06/2011
Durante o regime militar, Caetano Veloso foi para os EUA e assistiu o filme Superman. Uma semana depois, Gilberto Gil tambem foi para lá e o Caetano comentou sobre o filme em que o Superman faz a terra voltar no tempo para salvar a Lois Lane. Ai o Gilberto Gil ficou impressionado com a história e fez a canção.
Sergio
22/02/2011
Não imagino essa música como uma Ode à mulher da maneira como foi colocada. A mim me parece muito claramente que, exaltando a mulher, ele coloca toda a sensibilidade que um homem pode e deve ter... a porção mulher de um HOMEM
Osmar Filho
28/01/2011
Sem dúvida é a mulher a grande homenageada desta música. Se quando um super-homem ao nos restituir a glória, tal seja feito por causa da mulher, e se o verão é o apogeu da primavera, pois das flores se farão os frutos, e dos frutos saem as sementes de onde brotam as vidas, nada poderia ser mais representativo da fecundidade e da condição feminina de gerar. Não é uma comparação, é uma constatação, o homem não se basta. Esta música é uma ode à mulher.
EDILSON VELOSO
22/11/2010
ENTENDO QUE ESTA LETRA SOA COMO UMA EXALTAÇÃO À MULHER. VEJAMOS: "vivi a ilusão de que ser homem bastaria/que o mundo masculino tudo me daria..." ELE EXPLICA AÍ, QUE O HOMEM, SOZINHO, NÃO É TÃO CAPAZ COMO SE PENSA.
Jeferson
18/03/2010
Na minha modesta opinião, me passa a impressão de que ele tenta expressar que tem orgulho do seu lado feminino, se referindo a sensibilidade que pode mudar muitos contextos.