Hey mãe!
Eu tenho uma guitarra elétrica
Durante muito tempo isso foi tudo
Que eu queria ter
Mas, hey mãe!
Alguma coisa ficou pra trás
Antigamente eu sabia exatamente o que fazer
Hey mãe!
Tenho uns amigos tocando comigo
Eles são legais, além do mais,
Não querem nem saber
Mas agora, lá fora,
Todo mundo é uma ilha
A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar
Nessa terra de gigantes
(eu sei, já ouvimos tudo isso antes)
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
As revistas
As revoltas
As conquistas da juventude
São heranças
São motivos
Pr'as mudanças de atitude
Os discos
As danças
Os riscos da juventude
A cara limpa
A roupa suja
Esperando que o tempo mude
Nessa terra de gigantes
(tudo isso já foi dito antes)
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
Hey mãe!
Já não esquento a cabeça
Durante muito tempo isso foi
Só o que eu podia fazer
Mas, hey mãe!
Por mais que a gente cresça
Há sempre coisas que a gente
Não pode entender
Por isso mãe!
Só me acorda quando o sol tiver se posto
Eu não quero ver meu rosto
Antes de anoitecer
Pois agora lá fora
O mundo todo é uma ilha
A milhas e milhas e milhas...
Nessa terra de gigantes
Que trocam vidas por diamantes
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
Comentários
joão henrique lo
25/10/2011
Mãe é nossa pátria amada A guitarra demonstra a conquista limitada já que ''tudo'' se resume a esse sonho desprezando a imensidão de conquistas necessárias para o crescimento do seu filho a partir dessa mãe.
marcelo corsam
16/09/2011
eu acho q a música fala do fato de uma pessoa quando cresce(mentalmente).. enxerga o mundo de uma outra forma ..enxerga o capitalismo barato ..enxerga as diferenças econômicas e tbm o surgimento de novos valores no trecho(durante muito tempo isso era tudo q eu queria ter..)
Narcisio
07/09/2011
Foi mau gente... mandei o mesmo comentário pela segunda vez...putz...
Narcisio
07/09/2011
A musica, quando fala em terra de gigantes, faz referencia à elite que domina o Brasil, pois o país ainda não vive numa democracia. Entretanto a juventude está “esperando que o tempo mude”, mesmo sem lutar, na visão do autor. Então ele sugere que devemos deixar de sermos “ilhas, a milhas e milhas de qualquer lugar”. Afinal de contas “as conquistas da juventude” são provas de que vale a pena lutar, elas “são motivos pras mudanças de atitude”. O trecho ainda obscuro pra mim está depois da segunda vez em que o refrão é cantado. O eu-lirico parece demonstra pessimismo quando diz “Há sempre coisas que a gente não pode entender”. Desse modo, existem verdades das quais nunca saberemos; se não tem uma resposta, é melhor iludir-se; assim entendo o trecho “só me acorda quando o sol tiver se posto”; talvez ele não consiga entender porque todos são ilhas...
Livia
05/09/2011
Além do já falado, o trecho: "Hey mãe! Eu tenho uma guitarra elétrica Durante muito tempo isso foi tudo Que eu queria ter" Contem uma crítica aos EUA, uma vez que "guitarra elétrica" é um símbolo do país.
Narcisio
19/08/2011
A musica quando fala em terra de gigantes, faz referencia à elite que domina o Brasil, pois o país ainda não vive numa democracia. Entretanto a juventude está “esperando que o tempo mude”, mesmo sem lutar, na visão do autor. Então ele sugere que devemos deixar de sermos “ilhas, a milhas e milhas de qualquer lugar”. Afinal de contas “as conquistas da juventude” são provas de que vale a pena lutar, elas “são motivos pras mudanças de atitude” O trecho ainda obscuro pra mim está depois da segunda vez em que o refrão é cantado. O eu-lirico parece demonstrar pessimismo quando diz “Há sempre coisas que a gente não pode entender”. Desse modo, existem verdades das quais nunca saberemos; se não temos uma resposta, é melhor a ilusão; assim entendo o trecho “só me acorda quando o sol tiver se posto”; talvez ele não consiga entender porque todos são ilhas...
elisangela
01/04/2011
quando ele relata que o mundo todo e uma ilha a milhas e milhas eu acho que ele quer dizer que as pessoas estao muito focadas no EU e esquecendo que nos vivemos em sociedade e que mais cedo ou mais tarde nós precisaremos dos outros,ele tambem retrata a questao do capitalismo exagerado e que nao nos leva a lugar algum.
Sandro
31/03/2011
A interpretação do Gabriel me parece mais próxima do que o Gessinger quis dizer. Tudo em toda a sua obra tem um cunho existencialista, anti-americanista, e por consequencia anti-individualista. Terra de Gigantes nos convoca a sair da alienação perante a propaganda, o consumismo, e a ignorância sócio política.
Lucas
02/02/2011
No meu parecer a musica fala sobre a nossa grande e estupida atração pelo material, que a gente forma um mundo que nem nos podemos suportar ex Por isso mãe! Só me acorda quando o sol tiver se posto Eu não quero ver meu rosto Antes de anoitecer fala tambem da dificuldade que é se viver nesse mundo onde as pessoas se importam mais com seus filetes de ouro do que com seus filhos isso é claro no trecho: Nessa terra de gigantes Que trocam vidas por diamantes A juventude é uma banda Numa propaganda de refrigerantes
Raysa
11/10/2010
E acredito que além de tudo isso, a música também mostra o amadurescimento do individuo de: "Hey mãe! Eu tenho uma guitarra elétrica Durante muito tempo isso foi tudo Que eu queria ter" PARA: "Hey mãe! Já não esquento a cabeça Durante muito tempo isso foi Só o que eu podia fazer Mas, hey mãe! Por mais que a gente cresça Há sempre coisas que a gente Não pode entender" Essa foi minha analise =)
gabriel
13/09/2010
De início creio q ele fale da questao do existencialismo, desta juventude perdida que nao tem grandes interesses e se contenta com td q conseguiu, por exe as conquistas das antigas gerações q sao aproveitadas por nos, tais como a liberdade q era um sonho e hj se vê perdida. junto com o fato dos jovens nao almejarem mais mudar o mundo e perderem a esperança em um determinismo sordido e sem nhma vontade de mudança ."Eu tenho uma guitarra elétrica Durante muito tempo isso foi tudo Que eu queria ter", pois podemos ver q ao conseguir ele apenas se contenta e nao demonstra interesses novo, novos sonhos e perspectivas "Mas, hey mãe! Alguma coisa ficou pra trás Antigamente eu sabia exatamente o que fazer". junto com "As revistas As revoltas As conquistas da juventude São heranças São motivos Pr'as mudanças de atitude Os discos As danças Os riscos da juventude A cara limpa A roupa suja Esperando que o tempo mude." outras partes da musica parecem conter criticas sagases contra o sistema capitalista , q em seu primor se encontra o individualismo, o qual vê o mundo apenas como uma forma de ganhar dinheiro e a vida nao possui tanto valor quanto o de um objeto. "que trocam vidas por diamante"e ainda mais, mas axo q estas ideias q expus ja sao o bastante para mim...XD
Vitor Pacheco
08/07/2010
eu creio que a música retrate o individualismo "Todo mundo é uma ilha" presenciado na atualidade, nessa nova geração, dando muito valor as coisas materiais "Nessa terra de gigantes Que trocam vidas por diamantes". Outra parte que eu acho bem interessando é "A juventude é uma banda Numa propaganda de refrigerantes" eu interpreto como uma critica ao capitalismo selvagem que acabou infectando todo o mundo da música, creio que ele critica a forma das jovens bandas se venderem aos interesses alheios, deixando os próprios de lado, esquecendo todas as suas raízes, re-moldando seu estilo para um estilo mais poularizado, ao meu ver isso é uma coisa bem fútil e feia, mas fazer oque né . . . infelizmente a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes!
Wilk Nobre
09/06/2010
Na verdade, acho que é uma crítica à essa nova geração de pessoas isoladas, egoístas, que não vivem mais em comunidade, mas sim adorando o EU, o preciosismo de cada homem de sempre procurar o melhor pra si e nunca pensar em ninguém além de si. Como diz: "Mas agora, lá fora, Todo mundo é uma ilha A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar" E também: "Nessa terra de gigantes Que trocam vidas por diamantes" O fato de homens valorizarem mais as coisas do que o próximo. e pra finalizar, ele vê que nada disso é real, apenas uma ilusão, porém não entende o motivo das coisas se tornarem assim quando se cresce. "Mas, hey mãe! Por mais que a gente cresça Há sempre coisas que a gente Não pode entender" Então quando se é adulto e tem tudo, ninguém se importa de verdade com a sua situação, mas só com aparencias e a vida superficial, como uma apresentação, todos cercados como ilhas, sem espaço para relacionamento.
Orleans Branco
12/04/2010
Ilusão, saudades, decepção e principalmente solidão. "pois agora lá fora todo mundo é uma ilha há milhas e milhas..." Um delírio talvez por drogas.
Jeferson
16/03/2010
Eu imagino que o compositor narra a história dele, e ou de várias outras pessoas que ingressam no mundo da música ou do rock, mostrando que até mesmo com o sucesso alcançado, é uma dura trilha a se percorrer, passando por frustrações, solidão, drogas e principalmente ISUSÕES, que fica claro no trecho "a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes"