Hey mãe!
Eu tenho uma guitarra elétrica
Durante muito tempo isso foi tudo
Que eu queria ter
Mas, hey mãe!
Alguma coisa ficou pra trás
Antigamente eu sabia exatamente o que fazer
Hey mãe!
Tenho uns amigos tocando comigo
Eles são legais, além do mais,
Não querem nem saber
Mas agora, lá fora,
Todo mundo é uma ilha
A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar
Nessa terra de gigantes
(eu sei, já ouvimos tudo isso antes)
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
As revistas
As revoltas
As conquistas da juventude
São heranças
São motivos
Pr'as mudanças de atitude
Os discos
As danças
Os riscos da juventude
A cara limpa
A roupa suja
Esperando que o tempo mude
Nessa terra de gigantes
(tudo isso já foi dito antes)
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
Hey mãe!
Já não esquento a cabeça
Durante muito tempo isso foi
Só o que eu podia fazer
Mas, hey mãe!
Por mais que a gente cresça
Há sempre coisas que a gente
Não pode entender
Por isso mãe!
Só me acorda quando o sol tiver se posto
Eu não quero ver meu rosto
Antes de anoitecer
Pois agora lá fora
O mundo todo é uma ilha
A milhas e milhas e milhas...
Nessa terra de gigantes
Que trocam vidas por diamantes
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
Comentários
murilo
31/05/2012
Pra mim, é uma critica ao capitalismo mesmo, Claro que ele fez isso de forma poética ao contrario de outros compositores que são mais diretos, mas basta compreender a música bem, fala de um rapaz que está desiludido com a humanidade e a juventude, porque ele achava que o rock era sinal de liberdade, revolução e etc, mas veja que a juventude está completamente alienada devido ao consumismo do mundo, isso fica claro em duas partes, quando ele cita trocar vidas por diamantes, que pode ser dinheiro, mas também pode se referir aos diamantes mesmo, afinal varias pessoas principalmente na África morrem para produzir essas joias, e também quando ele fala da ilha, fazendo uma referencia a frase de John Donne
LF
17/04/2012
A letra fala sobre um cara que cresceu, que assim como eu, durante muito tempo quis ter uma guitarra elétrica, sonhava em ter uma banda, mas depois que cresceu já não sabia mais o que fazer com aquilo, já não tinha mais o espírito rebelde de jovem, "eu já não esquento a cabeça" - depois que o cara cresce ele percebe que não há a necessidade de brigar toda hora e se irritar facilmente como normalmente são os adolescentes. Agora ele pode perceber que "todo mundo é uma ilha" - no mundo lá fora é cada um por si, "nessa terra de gigantes que trocam vidas por diamantes" - um mundo onde as pessoas não sabem dar valor à vida que é o bem mais precioso que pode existir, as pessoas só pensam em dinheiro e não se importam com o que têm que fazer para consegui-lo.
KLEBER
14/04/2012
Que nada!!! Os caras estavam muito doidos e acharam inspiração pro surreal. Nem pensaram nesse bla-bla-bla, é loucura que mexe com agente, muito legal!!!!!!
Matheus
11/03/2012
Humberto Gessinger quer mostrar nessa música que o mundo está um caos, que os gigantes capitalistas estão dominando todos no mundo, nos controlando. acaba que os jovens que eram para estar mudando a realidade acabam se limitando a uma banda que toca numa propaganda de refrigerantes(refrigerantes os quais são dos gigantes dominadores. Ele fala no inicio que um jovem ganha uma guitarra. Antes ele ja pensava em tocar pro mundo e mostrar a sua expressão sobre os tais gigantes. mas agora ele está limitado e não consegue cumprir o que pensava("Antigamente eu sabia exatamente o que fazer") Ele cita depois "Tem uns amigos tocando comigo, eles são legai e além do mais não querem nem saber que agora lá fora todo mundo é uma ilha há milhas e milhas...". Nessa parte ele quer dizer que agora que ele tem uma guitarra, ele formou uma banda e os seus companheiros também não querem ajudar o mundo, não querem ajudar as pessoas que são ilhas dominadas pelos gigantes. Mais tarde ele diz "a cara limpa, a roupa suja, esperando que o tempo mude". ele quer dizer que os jovens se preocupam com a beleza, deixam roupa suja jogada e não fazem nada, só esperando que alguem faça alguma coisa para reverter o mundo. Na última parte antes do último refrão ele cita:"por isso mãe só me acorde quando o sol tiver se posto, eu não quero ver meu rosto antes de anoitecer". ele quer dizer que o jovem passa o dia dormindo porque não quer ver a realidade la fora, acordando apenas a noite. Espero que eu tenha colaborado. Obrigado!
Rebeca
30/01/2012
A música em si é simplesmente uma crítica a nossa sociedade. Pessoas que preferem trocar suas vidas por dinheiro, mas sempre querem mostrar que as suas vidas são como propagandas de refrigerante. Todos sorrindo e aproveitando a vida, mas não passa disso, falsidade.
Jaderson Cassiano
16/01/2012
A minha visão é que H. Gessinger faz uma Crítica ao capitalismo, iniciando a música, "cutucando" um dos maiores responsáveis por ele, (EUA = Guitarra elétrica). Ele fala também da mudança que os jovens sofreram com essa mudança que foi ocorrendo na sociedade, essa modernização: "Antigamente eu sabia exatamente o que fazer", "a cara limpa, a roupa suja, esperando que o tempo mude", são frases que mostram que cada vez mais os jovens são menos responsáveis do que antigamente. O refrão "Uma banda numa propaganda de refrigerantes" é mais uma das maneiras de Gessinger dizer o quão contra ele era em relação as propagandas, ele faz esse tipo de alusão em diversas músicas e sempre deixou claro essa posição.
Valdir
02/01/2012
O termo terra gigantes faz referência ao nosso mundo capitalista horrível, onde se troca "vida por diamantes", de forma alguma ele fala mal da juventudade, pelo contrário, muito pelo contrário. para ele a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes, importante (traduzi para isso). A juventude não é conservadora, ela tem um comportamento mais transformador que pode mudar nossa realidade, lutar, já os mais velhos tendem a ser mais conservadores. Quando ele fala "Todo mundo é uma ilha" fala sobre o individualismo que deixa o mundo tão frio, tão pobre. (...)
Davi Figueirêdo
10/12/2011
Essa música fala sobre as mudanças na vida de um jovem,como querer uma guitarra que a maioria querem,também tá tocando com uns amigos,todo jovem que quer uma guitarra sonha em montar uma banda com amigos de infância e fazer sucesso.Também ele percebeu que com a chegada da juventude ele não sabe mais o que fazer,era bem mas fácil quando era criança fazia o que fazer pois tudo era mandado.Mostrou uma mudança positiva que é não esquentar a cabeça com tudo,isso é muito bom,ser mais calmo.E a frase mais perfeita da música "Mas, hey mãe! Por mais que a gente cresça Há sempre coisas que a gente Não pode entender". Nunca e nem ninguém vai entender tudo,ISSO É IMPOSSIVEL.Retoma também o capitalismo.
Marcelo
02/12/2011
esse cara foi passar uma semana de julho na casa da mãe dele e escreveu essa música, claro que algumas partes se referem ao capitalismo, contudo, outras partes da música dizem respeito à nova fase que ele tava vivendo, daí sentiu saudades da epoca de criança, pois não estava acostumado com essa 'terra de gigantes', até pq não estava adaptado ao mundo, então qual a melhor forma de relembrar tudo o que você é? no caso dele, indo morar com a mãe.
joão henrique lo
25/10/2011
Mãe é nossa pátria amada A guitarra demonstra a conquista limitada já que ''tudo'' se resume a esse sonho desprezando a imensidão de conquistas necessárias para o crescimento do seu filho a partir dessa mãe.
marcelo corsam
16/09/2011
eu acho q a música fala do fato de uma pessoa quando cresce(mentalmente).. enxerga o mundo de uma outra forma ..enxerga o capitalismo barato ..enxerga as diferenças econômicas e tbm o surgimento de novos valores no trecho(durante muito tempo isso era tudo q eu queria ter..)
Narcisio
07/09/2011
Foi mau gente... mandei o mesmo comentário pela segunda vez...putz...
Narcisio
07/09/2011
A musica, quando fala em terra de gigantes, faz referencia à elite que domina o Brasil, pois o país ainda não vive numa democracia. Entretanto a juventude está “esperando que o tempo mude”, mesmo sem lutar, na visão do autor. Então ele sugere que devemos deixar de sermos “ilhas, a milhas e milhas de qualquer lugar”. Afinal de contas “as conquistas da juventude” são provas de que vale a pena lutar, elas “são motivos pras mudanças de atitude”. O trecho ainda obscuro pra mim está depois da segunda vez em que o refrão é cantado. O eu-lirico parece demonstra pessimismo quando diz “Há sempre coisas que a gente não pode entender”. Desse modo, existem verdades das quais nunca saberemos; se não tem uma resposta, é melhor iludir-se; assim entendo o trecho “só me acorda quando o sol tiver se posto”; talvez ele não consiga entender porque todos são ilhas...
Livia
05/09/2011
Além do já falado, o trecho: "Hey mãe! Eu tenho uma guitarra elétrica Durante muito tempo isso foi tudo Que eu queria ter" Contem uma crítica aos EUA, uma vez que "guitarra elétrica" é um símbolo do país.
Narcisio
19/08/2011
A musica quando fala em terra de gigantes, faz referencia à elite que domina o Brasil, pois o país ainda não vive numa democracia. Entretanto a juventude está “esperando que o tempo mude”, mesmo sem lutar, na visão do autor. Então ele sugere que devemos deixar de sermos “ilhas, a milhas e milhas de qualquer lugar”. Afinal de contas “as conquistas da juventude” são provas de que vale a pena lutar, elas “são motivos pras mudanças de atitude” O trecho ainda obscuro pra mim está depois da segunda vez em que o refrão é cantado. O eu-lirico parece demonstrar pessimismo quando diz “Há sempre coisas que a gente não pode entender”. Desse modo, existem verdades das quais nunca saberemos; se não temos uma resposta, é melhor a ilusão; assim entendo o trecho “só me acorda quando o sol tiver se posto”; talvez ele não consiga entender porque todos são ilhas...
elisangela
01/04/2011
quando ele relata que o mundo todo e uma ilha a milhas e milhas eu acho que ele quer dizer que as pessoas estao muito focadas no EU e esquecendo que nos vivemos em sociedade e que mais cedo ou mais tarde nós precisaremos dos outros,ele tambem retrata a questao do capitalismo exagerado e que nao nos leva a lugar algum.
Sandro
31/03/2011
A interpretação do Gabriel me parece mais próxima do que o Gessinger quis dizer. Tudo em toda a sua obra tem um cunho existencialista, anti-americanista, e por consequencia anti-individualista. Terra de Gigantes nos convoca a sair da alienação perante a propaganda, o consumismo, e a ignorância sócio política.
Lucas
02/02/2011
No meu parecer a musica fala sobre a nossa grande e estupida atração pelo material, que a gente forma um mundo que nem nos podemos suportar ex Por isso mãe! Só me acorda quando o sol tiver se posto Eu não quero ver meu rosto Antes de anoitecer fala tambem da dificuldade que é se viver nesse mundo onde as pessoas se importam mais com seus filetes de ouro do que com seus filhos isso é claro no trecho: Nessa terra de gigantes Que trocam vidas por diamantes A juventude é uma banda Numa propaganda de refrigerantes
Raysa
11/10/2010
E acredito que além de tudo isso, a música também mostra o amadurescimento do individuo de: "Hey mãe! Eu tenho uma guitarra elétrica Durante muito tempo isso foi tudo Que eu queria ter" PARA: "Hey mãe! Já não esquento a cabeça Durante muito tempo isso foi Só o que eu podia fazer Mas, hey mãe! Por mais que a gente cresça Há sempre coisas que a gente Não pode entender" Essa foi minha analise =)
gabriel
13/09/2010
De início creio q ele fale da questao do existencialismo, desta juventude perdida que nao tem grandes interesses e se contenta com td q conseguiu, por exe as conquistas das antigas gerações q sao aproveitadas por nos, tais como a liberdade q era um sonho e hj se vê perdida. junto com o fato dos jovens nao almejarem mais mudar o mundo e perderem a esperança em um determinismo sordido e sem nhma vontade de mudança ."Eu tenho uma guitarra elétrica Durante muito tempo isso foi tudo Que eu queria ter", pois podemos ver q ao conseguir ele apenas se contenta e nao demonstra interesses novo, novos sonhos e perspectivas "Mas, hey mãe! Alguma coisa ficou pra trás Antigamente eu sabia exatamente o que fazer". junto com "As revistas As revoltas As conquistas da juventude São heranças São motivos Pr'as mudanças de atitude Os discos As danças Os riscos da juventude A cara limpa A roupa suja Esperando que o tempo mude." outras partes da musica parecem conter criticas sagases contra o sistema capitalista , q em seu primor se encontra o individualismo, o qual vê o mundo apenas como uma forma de ganhar dinheiro e a vida nao possui tanto valor quanto o de um objeto. "que trocam vidas por diamante"e ainda mais, mas axo q estas ideias q expus ja sao o bastante para mim...XD
Vitor Pacheco
08/07/2010
eu creio que a música retrate o individualismo "Todo mundo é uma ilha" presenciado na atualidade, nessa nova geração, dando muito valor as coisas materiais "Nessa terra de gigantes Que trocam vidas por diamantes". Outra parte que eu acho bem interessando é "A juventude é uma banda Numa propaganda de refrigerantes" eu interpreto como uma critica ao capitalismo selvagem que acabou infectando todo o mundo da música, creio que ele critica a forma das jovens bandas se venderem aos interesses alheios, deixando os próprios de lado, esquecendo todas as suas raízes, re-moldando seu estilo para um estilo mais poularizado, ao meu ver isso é uma coisa bem fútil e feia, mas fazer oque né . . . infelizmente a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes!
Wilk Nobre
09/06/2010
Na verdade, acho que é uma crítica à essa nova geração de pessoas isoladas, egoístas, que não vivem mais em comunidade, mas sim adorando o EU, o preciosismo de cada homem de sempre procurar o melhor pra si e nunca pensar em ninguém além de si. Como diz: "Mas agora, lá fora, Todo mundo é uma ilha A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar" E também: "Nessa terra de gigantes Que trocam vidas por diamantes" O fato de homens valorizarem mais as coisas do que o próximo. e pra finalizar, ele vê que nada disso é real, apenas uma ilusão, porém não entende o motivo das coisas se tornarem assim quando se cresce. "Mas, hey mãe! Por mais que a gente cresça Há sempre coisas que a gente Não pode entender" Então quando se é adulto e tem tudo, ninguém se importa de verdade com a sua situação, mas só com aparencias e a vida superficial, como uma apresentação, todos cercados como ilhas, sem espaço para relacionamento.
Orleans Branco
12/04/2010
Ilusão, saudades, decepção e principalmente solidão. "pois agora lá fora todo mundo é uma ilha há milhas e milhas..." Um delírio talvez por drogas.
Jeferson
16/03/2010
Eu imagino que o compositor narra a história dele, e ou de várias outras pessoas que ingressam no mundo da música ou do rock, mostrando que até mesmo com o sucesso alcançado, é uma dura trilha a se percorrer, passando por frustrações, solidão, drogas e principalmente ISUSÕES, que fica claro no trecho "a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes"