Quando, seu moço, nasceu meu rebento
Não era o momento dele rebentar
Já foi nascendo com cara de fome
E eu não tinha nem nome pra lhe dar
Como fui levando, não sei lhe explicar
Fui assim, levando, ele a me levar
E na sua meninice
Ele um dia me disse que chegava lá
Olha aí!
Olha aí!
Olha aí!
Ai, o meu guri, olha aí!
Olha aí!
É o meu guri e ele chega
Chega suado e veloz do batente
Traz sempre um presente pra me encabular
Tanta corrente de ouro, seu moço
Que haja pescoço pra enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro
Chave, caderneta, terço e patuá
Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha aí!
Olha aí!
Ai, o meu guri, olha aí!
Olha aí!
É o meu guri e ele chega
Chega no morro com carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador
Rezo até ele chegar cá no alto
Essa onda de assalto está um horror
Eu consolo ele, ele me consola
Boto ele no colo pra ele me ninar
De repente, acordo, olho pro lado
E o danado já foi trabalhar, olha aí!
Olha aí! (Ah, olha aí)
Ai, o meu guri, olha aí! (Ah, olha aí meu guri)
Olha aí! (Ah, meu guri)
É o meu guri e ele chega (olha aí meu guri)
Chega estampado, manchete, retrato
Com venda nos olhos, legenda e as iniciais
Eu não entendo essa gente, seu moço
Fazendo alvoroço demais
O guri no mato, acho que tá rindo
Acho que tá lindo de papo pro ar
Desde o começo, eu não disse, seu moço
Ele disse que chegava lá
Olha aí!
Olha aí!
Olha aí! (Ah, olha aí)
Ai, o meu guri, olha aí! (Ah, olha aí meu guri)
Olha aí! (Ah, meu guri)
É o meu guri (olha aí meu guri)
Olha aí! (Ah, olha aí)
Ai, o meu guri, olha aí! (Ah, olha aí meu guri)
Olha aí! (Ah, meu guri)
É o meu guri (olha aí meu guri)
Olha aí! (Ah, olha aí)
Ai, o meu guri, olha aí! (Ah, olha aí meu guri)
Olha aí! (Ah, meu guri)
É o meu guri (olha aí meu guri)
Olha aí! (Ah, olha aí)
Ai, o meu guri
Comentários
João Oliveira
07/02/2013
Quando, seu moço Nasceu meu rebento Não era o momento Dele rebentar… Já foi nascendo Com cara de fome E eu não tinha nem nome Prá lhe dar… Como fui levando Não sei lhe explicar… Fui assim levando Ele a me levar… E na sua meninice Ele um dia me disse Que chegava lá… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega suado E veloz do batente E traz sempre um presente Prá me encabular… Tanta corrente de ouro Seu moço Que haja pescoço Prá enfiar… Me trouxe uma bolsa Já com tudo dentro Chave, caderneta Terço e patuá… Um lenço e uma penca De documentos Prá finalmente Eu me identificar… Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega no morro Com o carregamento Pulseira, cimento Relógio, pneu, gravador… Rezo até ele chegar Cá no alto Essa onda de assaltos Está um horror… Eu consolo ele Ele me consola… Boto ele no colo Prá ele me ninar.. De repente acordo Olho pro lado E o danado Já foi trabalhar Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Eu não entendo essa gente Seu moço Fazendo alvoroço Demais… O guri no mato Acho que tá rindo Acho que tá lindo De papo pro ar Desde o começo Eu não disse Seu moço Ele disse que chegava lá… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí É o meu guri…(3x)
Weslley
14/01/2013
É óbvio que a mãe não sabia que seu filho era um delinquente mirim. "Rezo pra ele chegar cá no alto, essa onda de assalto tá um horror" esse trecho diz tudo.
Felipe Moreira
10/01/2013
Acredito que esta musica mostre que o ser humano não nasce estereotipado, mas que as condições de vida e as oportunidades o levam a determinados atos e a um determinado fim. O início da música mostra a realidade em que vive esta mãe, solteira, pobre, sem condições financeiras e psicológicas pra conceber e criar um filho, mas que em momento algum, renega seu rebento ou o abandona. No decorrer da primeira estrofe, o menino vai crescendo, e pelo que se percebe, sendo muito amado por sua mãe. Sua vida não é das melhores mas não lhe falta amor e carinho. A promessa de "chegar lá", ou seja, dar uma vida mais digna a mulher que lhe deu a vida, neste momento ainda não está associado ao crime, e nos seus sonhos de criança, sem mácula, creio que ele realmente acredite que possa "ser alguém". Mas, aqui entra a crítica existente nesta música, a falta de oportunidades, de estudo, o preconceito pela sua classe social e pelo lugar onde ele vive, faz com que, agora sim, ele seja renegado. A partir dessa realidade, ele busca outras maneiras de cumprir a promessa feita à mãe, e assim, parte para uma vida de crimes que leva à sua morte. Não acredito na total ingenuidade desta mãe. Ao contrário, acho que neste quesito é o amor maternal, incondicional, falando alto. Mesmo sendo bandido ele é seu filho, e o amor de mãe não se extingue pelas ações do seu filho.
Murilo
08/01/2013
A ambição do filho quando pequeno é tirar a família da pobreza “E na sua meninice ele um dia me disse que chegava lá...” Retrato cruel da classe baixa que acaba entrando para o mundo do crime. Essa música arrepia e revolta!
Um certo alguém
28/12/2012
Desculpa, Juliana, mas na verdade é um pouco evidente que essa mãe não compreende que seu filho é "bandido". Quando ela diz "como fui levando não sei lhe explicar" ela não quer dizer que não conseguia mudar a situação, mas retrata a dificuldade que ela passou para criar o filho, tanto é que nem sabe de onde reuniu forças para 'vencer'. É muito clara a ingenuidade da mãe, tanto é que ela nem reconhece que a foto de seu filho no jornal não demonstra seu êxito na vida, mas sim sua prisão, e não compreende que seu filho no mato, na TV, de papo pra o ar está morto!
Juliana
28/12/2012
Uma realidade bem atual, o amor de uma mãe que sabe do seu filho bandido , mas não consegue mudar essa história"Como fui levando Não sei lhe explicar… Fui assim levando Ele a me levar…" Mas um filho é sempre amado, não importam os erros , amor de mãe está além... Uma mãe chega a perder a própria identidade moral para aceitar o filho...
igor carvalho
28/11/2012
"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são" Nietzsche ‘Eu fiz isso’, diz minha memória. ‘Eu não posso ter feito isso’, diz meu orgulho,e permanece inflexível. Por fim a memória cede." Nietzsche A própria dor e o contato com a perda é que a poderiam levar à superação, à sublimação. Com isso ela entraria no território da alteridade e poderia começar a enxergar o filho como ele era, e ainda assim amá-lo. "A bondade que vem do cansaço de sofrer é um horror pior que o próprio sofrimento" Cesare Pavese "O verdadeiro amor é fruto de uma produtividade interna" Eric Fromm "A alegria pode ser salutar para o corpo, mas somente o sofrimento robustece o espírito" Proust "A união traz sempre também a separação, e a separação o sacrifício, e o sacrifício o contato com o arquétipo da morte(...) a dor do sacrifício de deixar aquilo que passou (...) e essa relação da alteridade com a morte/perda/sacrifício/ausência é um mistério profundo da transformação do ser." Carlos Byington "Uma dor só é superada após ser sentida toda" Proust "Você não pode vencer uma coisa evitando-a, apenas atravessando-a" "A todos com quem me realmente me importo, desejo sofrimento, desolação, doença, maus-tratos, indignidades(...)" Nietzsche João Gilberto sobre quando voltou ao Rio de Janeiro na década de 50: "Os sofrimentos haviam me dado a experiência necessária" "Se eu te amo, o que você tem a ver com isso" Goethe "Você é o que você ama, não o que ama você" Charlie Kauffman
Felipe
10/11/2012
Como o Comentário de Rubens no 14 de junho de 2010, essa música retrata o amor de uma mãe pelo filho, toda temática que vem junto desse tema principal é coadjuvante. É claro que há uma crítica social por trás, mas a temática principal é o amor que a mãe sente pelo filho.
Rafael
23/09/2012
Não considero a música preconceituosa. Ele não diz que ela (a mãe)é assim por ser negra e pobre. O que eu vejo é que ele faz uma denúncia/crítica a desigualdade social, onde é uma verdade triste que nas favelas a grande maioria das pessoas são negras, pobres e analfabetas ou semi-analfabetas. A música não é patética, mas ele mostra uma situação patética e triste. A crítica para mim não é contra as pessoas, mas contra a sociedade que exclui essas pessoas.
Ana
04/09/2012
É tudo isso mesmo. O menino bandido, a mãe ingênua, simplória, sem estudo e que não exerga o que o filho faz de verdade. Sobre o comentário 11, ele morreu mesmo. Ela vê a legenda com as iniciais do filho e a venda nos olhos (colocada na foto do jornal, por ser menor) e vê a foto dele caído no mato morto de papo pro ar(de barriga pra cima). A mãe, na sua ingenuidade, ainda acha que o filho ficou bem na foto, acha que ele está rindo, lindo e que chegou lá, sem considerar a gravidade do que estava acontecendo. Continuou olhando o filho pelo lado bom.
lorrana
24/08/2012
Trata-se de uma linda e critica letra que no caso, o guri, se trata de um ladrao da sociedade. ”Chega no morro Com o carregamento Pulseira, cimento Relógio, pneu, gravador…”
Matheus Barbosa
10/07/2012
Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Eu não entendo essa gente Seu moço Fazendo alvoroço Demais…’ Eu não vejo a mãe como analfabeta neste trecho, a questão das vendas nos olhos faz referência a proibição de divulgação em mídia de nomes e rostos de menores, hoje em dia é assim, não sei se erá assim na década de 80, mas hoje é. E a questão do alvoroço que a mãe diz refere-se a banalização do crime nas periferias das metrópoles brasileiras na década de 80, lembrando que nesta década as mesmas metrópoles passaram por uma intensa decadência que resultou na formação disforme das periferias e favelas, sendo até hoje sentida as carências de infraestrutura nestas cidades.
Denny
06/07/2012
Eu acho essa música tão racista. É obvio que se trata de uma mulher negra, de favela e analfabeta - ou semi-analfabeta. Pra mim, fica claro que é assim que o autor vê os indivíduos da raça negra. E pra uma sociedade de mentalidade tão retrógrada como a nossa, essa é uma formação de opinião muito infeliz. Mas Chico Buarque, independente dessa composição, é o cara!
Gondim
30/03/2012
Olha gente, como sabemos Chico é demais pro nosso tempo, embora eu ache que a mãe é "semi-analfabeta! pois ela sabe das legendas e iniciais - e talvez o mais provável é que o filho esteja morto mesmo - pois bandido não manda foto pra o jornal de "papo pro ar" mas essa música vai bem mais longe (se quisermos que ela vá) o ideal seria que o próprio Chico um diz dissesse do que realmente ele estava falando.
debora
27/03/2012
OLHA AI O MEU GURI!!!! Análise de Letras de Músicas + Comentadas Twitter RSS Quer postar ocorrências, acontecimentos e analisar projetos de lei relacionados à cidade de São Paulo? Acesse o Complicitat! . O Meu Guri Subscribe Chico Buarque Quando, seu moço Nasceu meu rebento Não era o momento Dele rebentar… Já foi nascendo Com cara de fome E eu não tinha nem nome Prá lhe dar… Como fui levando Não sei lhe explicar… Fui assim levando Ele a me levar… E na sua meninice Ele um dia me disse Que chegava lá… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega suado E veloz do batente E traz sempre um presente Prá me encabular… Tanta corrente de ouro Seu moço Que haja pescoço Prá enfiar… Me trouxe uma bolsa Já com tudo dentro Chave, caderneta Terço e patuá… Um lenço e uma penca De documentos Prá finalmente Eu me identificar… Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega no morro Com o carregamento Pulseira, cimento Relógio, pneu, gravador… Rezo até ele chegar Cá no alto Essa onda de assaltos Está um horror… Eu consolo ele Ele me consola… Boto ele no colo Prá ele me ninar.. De repente acordo Olho pro lado E o danado Já foi trabalhar Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Eu não entendo essa gente Seu moço Fazendo alvoroço Demais… O guri no mato Acho que tá rindo Acho que tá lindo De papo pro ar Desde o começo Eu não disse Seu moço Ele disse que chegava lá… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí É o meu guri…(3x) 79 Comentários » 1. obrigado por me ajudar ! esse site é muito legal tenho apenas 12 anos e me enteresei Comentário by debora— 27 de março de 2012 2. otima musica de chico, eu fiz um trabalho sobre essa musica, tão bonita e me ajudou a ver a realidade do mundo.parabéns chico!!! Comentário by Henrique — 12 de março de 2012 3. eu adorei muito essa musica nossa q linda sou legal te daoro te doro te doro te tetetettete doro Comentário by veronica — 8 de fevereiro de 2012 4. q coisa linda nossa ess a musica nunca vou me esquecer deus te abencoe chico te adoro muito de lila Comentário by lila— 8 de fevereiro de 2012 5. Pessoal, esta letra é de uma interpretação bem simples. Não é uma mãe cega porque o rapaz é seu filho. É uma mãe ingênua pelas condições sociais precárias da vida. ‘Quando, seu moço Nasceu meu rebento Não era o momento Dele rebentar…’ (Uma criança que como tantas outras, nasceu em condições precárias, provavelmente prematuro e não planejado.) ‘Já foi nascendo Com cara de fome E eu não tinha nem nome Prá lhe dar…’ (Mais uma vez fica nítida a condição social da ‘família’, sem nenhuma estrutura e planejamento) ‘Como fui levando Não sei lhe explicar… Fui assim levando Ele a me levar…’ (Como a criança ‘vingou’ nem ‘ela’ sabe devido as condições precárias. Mas o ‘guri’ desde cedo aprendeu a ‘se virar’ como pôde.) ‘E na sua meninice Ele um dia me disse Que chegava lá… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega…’ (Toda criança apegada a mãe e família faz planos e sonhos, às vezes sem nem saber exatamente quais são esses…) ‘Chega suado E veloz do batente E traz sempre um presente Prá me encabular… Tanta corrente de ouro Seu moço Que haja pescoço Prá enfiar…’ (A real inocência da mãe. Ela não ‘finge não ver’ ela REALMENTE não vê. A repetição das palavras ‘seu moço’ mostram também a simplicidade e ‘ignorância’ desta mãe) ‘Me trouxe uma bolsa Já com tudo dentro Chave, caderneta Terço e patuá… Um lenço e uma penca De documentos Prá finalmente Eu me identificar… Olha aí!’ (Neste trecho fica claro que a situação não é de alguém em situação de vida boa. Provavelmente um retirante, alguém que veio do sertão/roça e afins (regiões MUITO afastadas ou esquecidas pelo governo) sem acesso nem a cartórios para documentação ou abandonada… Um ‘povo esquecido’) ‘Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega no morro Com o carregamento Pulseira, cimento Relógio, pneu, gravador… Rezo até ele chegar Cá no alto Essa onda de assaltos Está um horror…’ (A mãe realmente não sabia que o próprio assaltante é seu filho. Para ela ele é um trabalhador digno) ‘Eu consolo ele Ele me consola… Boto ele no colo Prá ele me ninar.. De repente acordo Olho pro lado E o danado Já foi trabalhar Olha aí!’ (Uma mãe carente e inocente pelas situações da sua vida que merece tanta atenção quanto o ‘guri’e encontra isto somente no filho) ‘Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Eu não entendo essa gente Seu moço Fazendo alvoroço Demais…’ (Também fica claro o analfabetismo da mãe. Impossibilitando que ela leia todas as informações sobre seu filho e não entendendo o ‘alvoroço’ feito pelas ‘manchetes’ e o porquê de somente ‘as iniciais’) ‘O guri no mato Acho que tá rindo Acho que tá lindo De papo pro ar Desde o começo Eu não disse Seu moço Ele disse que chegava lá…’ (Ela não consegue nem perceber que o filho foi morto. Ela acha que ele está ‘se divertindo’ e que alcançou algo ‘maior’/ que faz sucesso/ que é bem sucedido) ‘Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí É o meu guri ‘ (espero que tenham gostado porque há muito venho estudando várias letras de chico e essa é uma das que já foi estudada) BJUS! Comentário by Vanessa— 7 de fevereiro de 2012 6. Trata-se de um garoto favelado e uma mãe analfabeta e sem nenhuma condições de criá-lo. Como uma grande parte dos nascidos na favela, acaba entrando pra criminalidade e quando foi preso a primeira vez ainda era menor de idade. Triste realidade. Comentário by Jairo — 19 de outubro de 2011 7. Acho fantástica a capacidade de todos afirmarem o obvio. Sim, de fato é uma forma de retratar a cegueira que o amor fraterno causa, e sim, também pode ser visto como uma certa omissão da mãe em não querer aceitar os atos errados dos filhos. Vi que poucas pessoas aceitaram os comentários de que a classe social retratada é mesmo a mais baixa, mas que essa cena é comum em nossa sociedade em todas as classes sociais. E o cenário se repete independente se o guri mora na favela e faz pequenos furtos ou mora naquele condomínio fechado traficando drogas pra playboyzada. E ele chegou lá, se foi chefe do morro, político, banqueiro ou um lider comunitário eu não sei, mas chegou lá. Comentário by Rodolpho — 13 de outubro de 2011 8. Linda melodia, o Chico é bom nisso… Letra que mostra a visão do pai com relação ao filho, claro que com várias ‘dicas’ de que o filho é bandido… aliás, a visão dos pais geralmente é esta mesmo, já vi alguns casos deste onde o pai não ‘conhece’ o filho. Ama, mas não conhece. Comentário by Rodrigo — 12 de outubro de 2011 9. Que interessante, sempre ouvi essa música imaginando que era um pai, que embebido de tanto amor pelo filho, via em cada gesto seu um motivo para admirá-lo cada vez mais… Comentário by AZ — 5 de outubro de 2011 10. Sua música retrata bem o que é o viver das familias de hoje em dia. MAs alias vc teve a consiencia de pensar nas palavras a serem usadas. Muitas mulheres sao abandonadas pelos seus maridos e tem que criarem seu filhoss sozinhas. Mas o dinhero nao e suficiente e elas acabam soltando seus filhosn as ruas e semafaros do brasil Comentário by Heitor Machado Tobias — 5 de outubro de 2011 11. concordo com todos os comentarios, mas, em parte. as analises em que colocam o guri como morto estâo erradas. pois quando chico escreve , eu nao aguento essa gente seu moço fazendo alvoroço demais. ele já sabe que o sonho do guri era ser bandido mesmo, e ele conseguiu, porque saiu no jornal..sabe que o guri figiu pro mato está lindo, esta rindo de papo pro ar. quer dizer esta na boa. como diz a cançâo, eu me vingo dela tocando viola de papo pro ar… ou vcs conhecem alguem que toca viola depois de morrer? Comentário by hewerton s oliva — 11 de setembro de 2011 12. a musica é muito interessante por que fala a realidade de hoje em dia Comentário by gustavo — 23 de agosto de 2011 13. penso que aletra desta musica retrata bem a relidade de muitas familias que sonha com o futuro de seus filhos educaçao, trabalho e etc, mas que a desigualdade em suas diversas faces dificulta a acessao da familia por nao lhe garantir a materializaçao dos direitos fundamentas. Comentário by ana — 20 de agosto de 2011 14. “Como fui levando Não sei lhe explicar…Fui assim levando Ele a me levar…” será que essa mãe era ingênua mesmo? muitas mãe hoje, como antigamente tmb fecham os olhos para o que os filhos fazem. “Eu consolo ele Ele me consola…” e eles se consolam, como se perante a desigaldade essa fosse a unica forma de sobrevivencia! Comentário by Carool — 29 de julho de 2011 15. O excesso de sentimentalismo de muitos pais, que nem sempre enxergam os defeitos dos filhos. Acham que desgraça só acontece com os outros. Comentário by Lina— 12 de julho de 2011 16. O excesso de sentimentalismo dos pais,que nem sempre enxergam os defeitos dos filhos. Acham que desgraça só acontece com os outros. Comentário by Lina — 12 de julho de 2011 17. A música tem um tom de crítica em relação à vida do crime que envolve a família , a qual por sua vez ou não sabe da vida do filho ou sabe e é conivente, já que a vida nada lhe traz de melhor nesta vida.É a mãe que acredita no filho ou finje.A vida da periferia retratado com olhos de denúncia aos representantes do povo. Comentário by erica — 10 de julho de 2011 18. essa musica me inspirou no meu irmão que nasceu ,ja faz 1 mes e 23 dia,mais ou menos isto,em poucas palavras e inspiraora!!!!!!!!! Comentário by gabriela— 23 de maio de 2011 19. retratando-me tratse do autor do item 17, conforme copiado Comentário by claudio bernardo — 19 de fevereiro de 2011 Comentário by marcelo — 17 de maio de 2011 20. na certa, a pessoa que rspondeu no item 16 mora em outro país. existem sim vária mães iguais a essas. varios filhos até tem acesso a internet etc… mas muitas mães sequer sabem ler. aconselho ao mesmo a assistir um vídos de aproximadamente 13 minutos que se chama ilha das flores. quem sabe essa pessoa possa analisar melhor a realidade do nosso país. Comentário by marcelo — 17 de maio de 2011 21. essa musica retrata de uma saga de um garoto que nasce em péssimas condições (prematuro).sua mãe sem nenhuma condição de cria-lo não rejeita o filho, onde a cada dia se apaixona mais e mais com “guri”. devido sua classe social ser muita baixa o guri cresce e entra no mundo do crime prometendo dar uma vida melhor para a a sua mãe. o guri sempre que voltava do “trabalho”, trazia presentes sofisticados(pulseiras de ouro, relógios) para a sua mãe que ficava encabulada com os presentes q nunca iria poder comprar. O guri com vários assaltos feitos , não deu “Sorte” em uns dos seus ataques e acabou sendo baleado durante o assalto . Comentário by David Sousa de Oliveira — 11 de maio de 2011 22. comi o “s”, desculpe Comentário by tetsuo takita— 6 de maio de 2011 23. a sociedade precisa de mais Chicos, artistas inteligentes e acima de tudo sensíveis e com alteridade para entrar na mente dos outro e sentir a dor do próximo. essa letra me faz sentir a alegria e desespero dessa mãe. sublime! Comentário by tetsuo takita— 6 de maio de 2011 24. Eu queria sabeer ‘ oque acontecee com a moça no finaal ? Comentário by Jéssica— 1 de maio de 2011 25. quem seria o “seu moço” da música?? Comentário by autista — 25 de abril de 2011 26. eh bonito ver a elite analisando que a pobre e analfabeta mae nao enxerga o que realmente o Guri faz. A elite tb tem filhos e muitas vezes nao querem acreditar que algo esta errado e tb pode descobrir pelos jornais o resultado de seus atos. A unica diferenca eh que vao conseguir ler a materia inteira. Muito alem da exclusao social, Chico aborda a cegueira sentimental de todas as maes e pais Comentário by @ZeLuizK9 — 5 de abril de 2011 27. Quanto tá o cordão, guri? Tem toca-fita? Comentário by Pedro Machado — 29 de março de 2011 28. eu gostei muito pq fala da situação do mundo de hoje!!! e isso tem aver muito com os jovens de hoje… Comentário by stefanny — 28 de março de 2011 29. é muito bom pois esta musica fala sobre um sentimento que eu nunca disse mais é muinto bom oooooooooooooolllllllhhhhaaaaaaaa….. Comentário by laryssa— 26 de março de 2011 30. acho uma letra bonita… fala que o menino nasceu na hora errada com cara de fome etc e quem nem tia nome pra lhe dar mas ja parecia fala que o guri nao fazia a coisa certa roubava Comentário by Kaely — 22 de março de 2011 31. Essa ta no meu TCC. Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Gênio… Comentário by Cezar Henrique — 22 de março de 2011 32. nossa essa letra é d + gostei muito dela copiei eu vou tirar um 10 nessa avaliação de portugues Chico Boarke é um poeta muito bom Comentário by juliana— 12 de março de 2011 33. Uma letra muito bonita. Acho algumas partes da letra bem interessante: “quando seu moço, nasceu meu rebanho, nao era o momento, dele rebentar” Nesse trecho podemos observar uma gravidez indesejada que na sua maioria das vezes trz conflitos para a familia. “Já foi nascendo, com cara de fome, e eu nao tinha nem nome, pra lhe dar” Esse trecho tem como foco os jovens marginalizados do centros urbanos. “Chega no morro, com carregamento, pulseira,cimento,relógio, pneu, gravador” Esse trecho aborda a questão do roubo,que por mais absurdo que seja dizer, já estar virando moda aontecer. Observem que é um texto antigo,e mesmo depois de tanto tempo o que ele nos passa continua deflagrando uma realidade.Mas tambem pudera, chico Buarque é chico Buarque. Comentário by thais — 10 de março de 2011 34. Realmente a letra da musica é muito bonita, e ela retrata a realidade de muitas familias hoje em dia, que sofre devido a limites imposta, na verdade mostra as consequencias da deigualdade social. Comentário by leandra — 10 de março de 2011 35. A canção mostra o despreparo da mãe, ainda criança, com um rebento que não foi programado, como ter pelo menos um nome para lhe dar? O tema traz a inocência de uma mãe que na verdade é pouco mais velha que o filho. Só que o filho saiu para resolver os “problemas” da família. É um retrato de uma grande parte das nossas crianças. Uma música tão triste quanto a realidade. Comentário by Ernani Maller— 21 de fevereiro de 2011 36. esta ingenuidade da mae nao existe mais, agora quase todos os lares tem televisao, temos a internet, temos o celular, agora qualquer criança sabe que se apanhar dos pais pode reclamar com o conselho tutelar que nao existia em 82. Temos ainda maes que deixam seus filho dominar a casa, filhos e filhas menores saem e chegam a hora que quer sem precisar dizer onde foi ou com quem. já ví criança batendo forte na cara da mãe e a mãe fazia inumeras ameaças e apanhava de novo e fazia ameaças durante todo o tempo que estavam no mercado, por que a mãe nao tinha dinheiro pra comprar o que a criança de 5 anos queria. Já ví tambem criança que fora apanhado para ser criado por madrinha, pois os pais ja haviam morrido, e eram tratada como escravo, se mijasse na cama era exposta na rua, com o short na cabeça para que todo mundo que a visse zombasse ou rezasse. No brasil temos muitas historias que poderiam ser trasformadas em música ou peças teatrais na categoria de “baseado e fatos reais”. Comentário by claudio bernardo — 19 de fevereiro de 2011 37. desculpa pelos ultimos comentarios Comentário by kamille— 15 de fevereiro de 2011 38. avida é dura Comentário by kamille— 15 de fevereiro de 2011 39. eu sei q a vida é dura Comentário by kamille— 15 de fevereiro de 2011 40. eu sei que essa letra é linda pois conta a realidade da desigualdade brasileira mostrando os excluidos e dizendo que a mae nao tinha outra soluçao se nao aceitar os roubos q o filho faz para sustentar-los Comentário by kamille — 15 de fevereiro de 2011 41. De tudo o que foi publicado, podemos resumir e enfatizar o que um dos colegas anunciou, a letra não faz distinçao de mãe e filho , mas sim de uma sociedade injusta e uma politica hipocrita que ao invés de lutar pelos menos favorecidos, buscam seus proprios interesses . E se uma gama da sociedade inteligente e instruida não quer ver e tão pouco contestar sobre os politicos do país , porque uma mae como a protagonista da musica seria capaz de fazer contra seu proprio filho? Os direitos humanos não são aplicados na integra e quando será? Pois essa cançao é de 1981 e em tudo se vive o que se canta do meu guri . Comentário by Queli— 8 de fevereiro de 2011 42. É interessante perceber como podemos ler de várias maneiras e em épocas diferentes o mesmo texto. Nós leitores e ledores fazemos reflexões da letra em nossas realidades.Lendo ora mãe e filho como vítimas sociais,ora mãe que esconde a realidade e o guri que é menor infrator. Resumindo, ver as interpretações cheias de inferências (paticulares) na análise do hipertexto aqui colocado. Comentário by vinicius gonçalves rodrigues — 27 de janeiro de 2011 43. O interessante de tudo é que o protagonista dessa letra tão lindo realmente existiu por volta do início da década de 80 promovia alguns assaltos pelo subúrbio do Rio, mas chegando no final dessa mesma década o guri veio e falecer.Depois dessa notícia fiquei meio impressionado, e tive que admitir pela milésima vez que a letra dessa música é do c… Comentário by Nanderson — 18 de janeiro de 2011 44. A musica faz referencia a exclusão social e o mais interessanete que os protagonistas não são colocados como vilões, pois é assim q a maioria da população vê as pessoas excluidas socialmente. As fala da mãe, mostra a inocência com qeue ela conta a sua historia e a do seu filho, q vê no roubo uma saida para sobreviver. Comentário by erica — 26 de dezembro de 2010 45. obrigado vcs me ajudaram marcus Comentário by guri— 2 de dezembro de 2010 46. yasmin arraes Comentário by fica evidente que quando o governo não se coloca presente com políticas para erradicar acontecimentos como de uma mãe ver seu filho com fome logo ao nascer, de na musica "brasis" a população pedindo que o governo faça sua parte em relação a saúde — 28 de novembro de 2010 47. Gente, estou incorformada com a prova da 1ª fase da UEPA (parte de português). Caiu um trecho desta lindíssima música do Chico… o trecho era: “Quando, seu moço, nasceu meu rebento. Não era o momento dele rebentar. Já foi nascendo com cara de fome. E eu não tinha nem nome para lhe dar…”, daí a mesma pediu que marcássemos a alternativa que expressasse melhor este trecho do texto, fazendo analogia com um outro trecho de música: “Pede paz, saúde, trabalho e dinheiro. Pede pelas crianças do país inteiro. Lararará!…”. Então, a resposta supostamente correta é a ausência de políticas públicas. Como assim, a música de Chico retrata a desigualdade social??! ESTOU INCONFORMADA!!! Comentário by Stéfany Martins — 28 de novembro de 2010 48. O presente poema trata claramente da discriminação social que infelizmente é muito comum. A realidade destas pessoas são impostas a ela pelo fato de viverem à margem da sociedade. O que são direitos quando se está alienado???? Comentário by Henrique Cassalho — 1 de novembro de 2010 49. A situação retratada na música é sim de pura exclusão social e suas as drásticas consequencias. Essa mãe, sem muitas escolhas, acaba por escolhe ver sua “realidade” assim; e como toda mãe, ela tb sonha com o melhor pro seu rebento. “Eu não disse que ele chagava lá…” a foto estampada no jornal como se fosse celebridade é uma forma de reconhecer isso. Comentário by Celi Scaramelli de Lima — 16 de outubro de 2010 50. acho que o foco principal da música é justamente a posição da mãe ante os atos do filho. ela sabe que o filho é bandido e que aqueles objetos são roubados e fica calada porque é cômodo pra ela?! ou será que ela é ingênua mesmo?! Comentário by Leo — 8 de outubro de 2010 51. a bolsa ja com tudo dentro seria uma bolsa roubada.a mae de tao inocente que acha que o documento dentro desta bolsa pode ser usado pra sua identificaçao. Comentário by jeanyne — 29 de agosto de 2010 52. Olha linda música que relata perfeitamente uma situação de exclusão social tão comum ainda no Brasil de hoje tantos anos após a composição desta música, tanto mãe como o filho são vitimas deste sistema social excludente, uma jovem despreparada que engravida, provavelmente, mãe solteira(Quando, seu moço Nasceu meu rebento Não era o momento Dele rebentar…), sem experiência vai cuidando do filho sem saber direito o que tava fazendo (Como fui levando Não sei lhe explicar…), o ciclo vai ficando vicioso ela nem sabia ser mãe não estava nos dados oficiais(me identificar), socialmente não existe, assim como a mãe nunca foi mãe por que não sabia como ser o filho nunca foi criança desde cedo teve que aprender a se virar ( eu o consolo, ele me consola, boto ele no colo pra ele poder ME NINAR/ SER MENINO, ja que a vida o negou isto), a infância roubada, não sei até que ponto a mãe não sabe da atividade do filho, eu acredito que é mais comodo pra ela fingir que não sabe, porque também o que ela podia oferecer a ele de diferente, nem nome ela podia oferecer, a fama desejada, o vencer na vida chega nas páginas de um jornal, menor morto(de papo pro ar) no mato, mas ele está lindo, pois descansou desta vida difícil e violenta, a notícia chega a mãe pelo jornal trazido por um policial ou autoridade “seu moço” Comentário by Randerson — 9 de agosto de 2010 53. A letra além de estar pautada no amor incondicional da mãe,que prefere enxergar o filho, mesmo que esse seja um bandido, como seu Guri,seu filhinho,(talvez ela não soubesse mesmo que seu filho era bandido, ou então estava pintando ele de forma melhor pro “seu moço” da letra) ainda aponta pra um desfecho onde parece que no fim da letra a mãe foge da realidade e prefere não acreditar que seu filho morreu(isso pq a dor é muito grande e não pq ela é pobre e sem estudos) distorcendo os fatos,fantasiando algo que lhe desse mais conforto num momento tão difícil.Talvez, depois de algum tempo, passado o trauma, ela caísse na realidade novamente. Comentário by carlos ferreira viana — 4 de agosto de 2010 54. Esplêndido! A forma como Chico retrata o sentimento de orgulho da mãe é linda. Comentário by Ildo— 12 de julho de 2010 55. Esse “guri”, são nossos alunos de hoje que por conta de um sistema acabam entrando na criminalidade, e a escola acaba excluindo por conta de preconceitos . A sensibilidade do Chico nessa musica e primorosa e retrata a sociedade atual. Comentário by Elaine Perossi — 9 de julho de 2010 56. Bom na minha opinião tanto a mãe quanto o Guri (filho) são vitimas e frutos de nossa sociedade, Já foi nascendo Com cara de fome E eu não tinha nem nome Prá lhe dar… Essa parte da musica ja traz um retrato da triste e cruel ralidade, a pessoa ja tem um filho sem a minima espectativa de futuro, o mesmo ja nasce com cara de fome E na sua meninice Ele um dia me disse Que chegava lá… Quando ele diz “Que chegava lá” de alguma forma ele traduz o desejo de toda criança pobre poder conquistar tudo aquilo que ele não tem e que seus pais não conseguiram proporcionar, é complicado para um garoto pobre assistir programas infantis na televisão com propagandas de brinquedos carissimos, tenis super na moda, etc… mas na realidade nem o pão de manhã cedo o menino tem para mastigar Chega suado E veloz do batente E traz sempre um presente Prá me encabular… Tanta corrente de ouro Seu moço Que haja pescoço Prá enfiar… Me trouxe uma bolsa Já com tudo dentro Chave, caderneta Terço e patuá… Final e infelizmente o garoto cai no crime, sua realidade é dura, o governo não olha para os pobres, bandidos e traficantes fazem o papel de “paizão” e o moleque acaba cedendo ao caminho mais rapido, De repente acordo Olho pro lado E o danado Já foi trabalhar A mãe ainda se ilude que ele é um trabalhador, mesmo talvez no fundo sabendo a verdade ela se ilude, é provavel que esse garoto não tenha nem pai, ou então o mesmo fuigiu quando ele nasceu, é a mão e o garoto na vida de pobreza e ela não pode se dar ao luxo de evitar que o garoto trabalhe de alguma forma, toda moeda é bem vinda para quem passa dificuldades Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Eu não entendo essa gente Seu moço Fazendo alvoroço Demais… O guri no mato Acho que tá rindo Acho que tá lindo De papo pro ar Desde o começo Eu não disse Seu moço Ele disse que chegava lá… E então o triste desfecho, o garoto finalmente é morto prematuramente, a letra não diz se os assassinos são policiais, bandidos rivais ou os próprios amigos que o mataram, mas isso pouco importa, o Guri é mais um nas estatisticas, assim como ele muitos ja se foram e muitos estão chegando para uma vida e morte semelhante. Parabéns Chico por essa obra prime !!! Comentário by Ricardo de Macedo — 7 de julho de 2010 57. Não se trata da inocência ou não da mãe, e sim do descaso social, das diferenças de classe e oportunidades que a sociedade impõem, as rejeições que a pessoa muitas vezes sofre por morar em morro, a falta de oportunidade, viver o dia pensando no amanhã deixando claro no trecho” já foi nascendo com cara de fome. eu não tinha nem nome pra lhe dar” imagine uma mãe que nem nome tem a dar ao filho imagine o resto.Com sonhos,mesmo que impossíveis, como mãe acreditamos em nossos filhos quando ainda ”E na sua meninice. Ele um dia me disse Que chegava lá…”, o que deixa claro também que o guri morre jovem. Comentário by monique — 28 de junho de 2010 58. Muitas letras do Chico são de cunho político. Porém esta em especial não retrata política e sim a supremacia do AMOR INCONDICIONAL. Que é o que todos sentem por um filho, principalmente uma mãe. Agora trata-se não de uma simples mãe, mas de uma mãe ignorante e exclusa da sociedade pela condição social, que acredita que pode se identificar com RG trazido pelo filho na bolsa roubada. Quando foi reconhecer o corpo ficou satisfeita em saber que o filho agora descansa depois que “chegou lá”. Mas a letra é pautada no AMOR INCONDICIONAL! Comentário by Rubens — 14 de junho de 2010 59. Só tratam ele de coronel… Foi ele que mandou dinheiro pra gente vim… Vamos trabaiá em terra dele… Diz que só pé de café tem tanto que nem se pode contar… Então riam e afastavam para longe, como improcedentes e falsas, as afirmações dos que voltavam. Também nem todo mundo pode se dar bem e ser feliz, prosperar e enricar. Alguns hão de ser pobres a vida toda. Esse era o raciocínio das mulheres, mas cada uma se colocava entre os prováveis ricos e felizes. Era assim que esperavam o navio em Juazeiro. Comentário by Cristovão Torres — 10 de junho de 2010 60. Gente, eu me formo esse ano em jornalismo e sou apaixonada por duas coisas: Fotografia e as canções de Chico, então resolvi fazer um ensaio fotografico sobre a obra dele. Estou fazendo uma releitura de 20 canções dele e interpretando cada letra em uma única imagem. Como resultado nasceu o livro: A poesia de Chico Buarque em foto e verso. Tava procurando interpretações sobre as letras dele e achei vocês aqui. Sei que esse espaço é reservado para interpretação das letras, mas só queria dizer que a análise de vocês tem ajudado à beça. Obrigada! Comentário by Morisa Menezes — 1 de junho de 2010 61. Afinal, a mãe é inocente?? Comentário by marcos — 19 de maio de 2010 62. Só mesmo o Chico com a sua genialidade poderia compor uma música assim, apesar de ter sido composta há quase trinta anos continua atualíssima. A sociedade continua produzindo guris, e ela mesma com os seus policiais continua matando o maior número possível inda mais quando eles são favelados e pretos, ou “quase pretos” como diz Caetano Veloso. Guris continuam presentes mais do que nunca. Comentário by Ailton — 7 de abril de 2010 63. Mesmo não sendo alfabetizada – ela é capaz de identificar as iniciais do filho… – , não é provável que a mãe desconheça o significado do “retrato com venda nos olhos” ou que o associe a algum tipo de prestígio social. Também ela alega não entender “essa gente fazendo alvoroço”. Ora, ninguém estranha o alvoroço das pessoas em torno de alguém famoso, bem sucedido, o que nos leva a crer que esse estranhamento da mãe com relação à reação das pessoas soe mais como uma forma de atenuar a gravidade dos feitos do guri, feitos esses que justificariam tanto o retrato com venda nos olhos como o “alvoroço dessa gente”. O mais provável, creio, seja identificar na suposta ingenuidade da mãe uma metáfora do fechar de olhos da sociedade para a situação da infância brasileira. Comentário by Helena — 7 de abril de 2010 64. Mais uma música genial que eu desconhecia a análise. Aliás, genial como todas as músicas de Chico. Graças a esse site, podemos ter noção da qualidade deste e de vários autores. Parabéns aos apreciadores de boa música. Comentário by Jeferson — 29 de março de 2010 65. Sim, o Guri é um bandido. Mas, a música termina sem que a mãe descubra isso. Ela acha que seu filho está no jornal por ter ficado famoso mesmo. Nota-se que ela é analfabeta quando fala da penca de documentos que recebeu do filho, obviamente documentos roubados, que ela ia usar pra se identificar. Comentário by Mateus — 27 de março de 2010 66. O que me intriga é a parte em que ela fala “O guri no mato acho que tá rindo” como pode ele morto e a mãe achar que ele está rindo? Comentário by Danilo Agusto — 26 de março de 2010 67. Exatamente, Chico que expressar o pouco caso que a sociedade faz com as crianças desse país, as quais encaramos todos os dias nos faróis, perambulando nas ruas e já aceitamos e assumimos o fim delas: “eu não disse que ele chegava lá”. Já sabemos que serão futuros marginais e nos mantemos inertes: “olha aí”. Só olhamos mesmo, não fazemos nada. Comentário by Regina Schmitz — 16 de dezembro de 2009 68. A mãe representa a sociedade que fecha os olhos para os seus problemas. Comentário by Livia — 10 de dezembro de 2009 69. Simplesmente Chico Buarque, o maior letrista do Brasil, junto com Noel Rosa, interpreta de forma brilhante um momento atual (sempre atual) de uma realizade brasileira. Atentem que a canção é de 1981 e decorridos 28 anos, parece que fala de um momento de 2009. Somente um gênio criativo como Chico pode eternizar numa canção (dentre tantas canções de sua lavra) um momento como esse. Chico, parabéns por nos encantar nos últimos 40 anos de nossas vidas. Esiopoeta@gmail.com Comentário by www.esiopoeta.blogspot.com— 24 de novembro de 2009 70. O que deveria estar em questão aqui não é a mãe do guri, mas o descaso social e político a que estão expostas as pessoas de baixa renda. A figura mãe iludida representa a própria sociedade que finge não ver um problema tão explícito e se exime de qualquer responsabilidade, por crianças que adentram ao mundo do crime, adolescentes viciados em drogras e jovens mortos em consequencia de tudo isso. Não está em questão julgar a mãe, mas a própria sociedade omissa, iludida e que não se sente responsável por tantas vidas que são ROUBADAS do nosso convívio. Não se julga no caso a Mãe do Guri, mas a cada um de nós que prefere desviar o assunto e culpar “as mães” à assumir sua própria culpa. Comentário by BEHH — 11 de novembro de 2009 71. como senpre as maes nao enchergao a verdade Comentário by mara— 28 de outubro de 2009 72. Na minha opinião a mãe cria uma imagem falsa do filho, pois não quer crer que seja um bandido… Comentário by Lucas Salles — 3 de outubro de 2009 73. A letra também relata mto o valor que as pessoas dão à busca diária da realização pessoal, explicito na letra qdo diz, – Ele um dia me disse que chegava lá. E acredito que essa inocência da mãe tbm é aparente qdo ela acredita que o sucesso está em aparecer nos jornais, ou seja, estar na mídia, na boca do povo. Acredito que a censura da época da ditadura obrigava os compositores a terem que se esforçar muito para poderem divulgar sem problemas suas obras, o resultado foram músicas incríveis, como esta. Comentário by Orestes — 11 de julho de 2009 74. a mãe é inocente. veja a precoupação dela em ele ser assaltado. e quando vê o guri morto, ela pensa que ele finalmente encontrou descando depois de uma vida de tanto trabalho. Veja que ela fala orgulhosa que ele chegaria lá. Comentário by elaine — 18 de junho de 2009 75. Ele apareceu no jornal mas talvez a mãe não saiba nem ler. Entendo que ela seja iludida justamente por acreditar ser o filho um trabalhador, coisa que ele não é. A “bolsa já com tudo dentro” seria uma bolsa roubada. A mãe, de tão inocente, que acha que o documento dentro desta bolsa pode ser usado pra sua identificação. Comentário by Pedro — 5 de junho de 2009 76. Retificando uma afirmação apenas. A mãe do “Guri” não é inocente ou iludida quanto a atividade do filho. Ela cria em sua mente um filho trabalhador, sabendo esta não ser a verdade. Isso fica claro na reportagem de jornal em que ele é identificado com venda nos olhos, legendas e iniciais. O que indica ser um menor incluso na vida do crime. E é a mãe que, relata tal coisa. Ela não se espanta ao vê-lo morto, no mato, visto que era de seu conhecimento que, mais dia, menos dia, esse seria o destino de seu filho. Comentário by Daniele Souza — 30 de maio de 2009 77. Complementando a análise da Giovanna. O ponto de vista relatado é o da inocente mãe de um bandido. Ela enxerga o filho como um trabalhador que sempre leva “compras” pra casa… Iludida, ela ainda se preocupa com o trajeto do filho, com medo que ele seja assaltado. No fim ele aparece nos jornais, mas não pelo sucesso como empresário, político, ou qualquer outra coisa que orgulhasse a mãe. E sim como um criminoso. Ela parece aliviada com sua morte: “Acho que está lindo de papo pro ar”. Comentário by Pedro — 15 de maio de 2009 78. Trata-se de uma linda e critica letra que no caso, o guri, se trata de um ladrao da sociedade. ”Chega no morro Com o carregamento Pulseira, cimento Relógio, pneu, gravador…” Comentário by Giovanna — 8 de maio de 2009 79. nao sei queria saber Comentário by claudia lanes — 5 de maio de 2009 Qual é a sua interpretação? Nome (obrigatório) Mail (não será publicado) (obrigatório) Website OLHA AI O MEU GURI!!!! BJS CAPTCHA Code * © 2003-2010 analisedeletras.com.br RSS Feeds Links Úteis •Poços Artesianos •Material de Construção •Joomla Loompas •Gols do Corinthians •Pérolas do Yahoo! Respostas BJS
Henrique
12/03/2012
otima musica de chico, eu fiz um trabalho sobre essa musica, tão bonita e me ajudou a ver a realidade do mundo.parabéns chico!!!
veronica
08/02/2012
eu adorei muito essa musica nossa q linda sou legal te daoro te doro te doro te tetetettete doro
lila
08/02/2012
q coisa linda nossa ess a musica nunca vou me esquecer deus te abencoe chico te adoro muito de lila
Vanessa
07/02/2012
Pessoal, esta letra é de uma interpretação bem simples. Não é uma mãe cega porque o rapaz é seu filho. É uma mãe ingênua pelas condições sociais precárias da vida. ‘Quando, seu moço Nasceu meu rebento Não era o momento Dele rebentar…’ (Uma criança que como tantas outras, nasceu em condições precárias, provavelmente prematuro e não planejado.) 'Já foi nascendo Com cara de fome E eu não tinha nem nome Prá lhe dar…' (Mais uma vez fica nítida a condição social da ‘família’, sem nenhuma estrutura e planejamento) 'Como fui levando Não sei lhe explicar… Fui assim levando Ele a me levar…' (Como a criança ‘vingou’ nem ‘ela’ sabe devido as condições precárias. Mas o ‘guri’ desde cedo aprendeu a ‘se virar’ como pôde.) 'E na sua meninice Ele um dia me disse Que chegava lá… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega…' (Toda criança apegada a mãe e família faz planos e sonhos, às vezes sem nem saber exatamente quais são esses...) 'Chega suado E veloz do batente E traz sempre um presente Prá me encabular… Tanta corrente de ouro Seu moço Que haja pescoço Prá enfiar…' (A real inocência da mãe. Ela não ‘finge não ver’ ela REALMENTE não vê. A repetição das palavras ‘seu moço’ mostram também a simplicidade e ‘ignorância’ desta mãe) 'Me trouxe uma bolsa Já com tudo dentro Chave, caderneta Terço e patuá… Um lenço e uma penca De documentos Prá finalmente Eu me identificar… Olha aí!' (Neste trecho fica claro que a situação não é de alguém em situação de vida boa. Provavelmente um retirante, alguém que veio do sertão/roça e afins (regiões MUITO afastadas ou esquecidas pelo governo) sem acesso nem a cartórios para documentação ou abandonada... Um 'povo esquecido') 'Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega no morro Com o carregamento Pulseira, cimento Relógio, pneu, gravador… Rezo até ele chegar Cá no alto Essa onda de assaltos Está um horror…' (A mãe realmente não sabia que o próprio assaltante é seu filho. Para ela ele é um trabalhador digno) 'Eu consolo ele Ele me consola… Boto ele no colo Prá ele me ninar.. De repente acordo Olho pro lado E o danado Já foi trabalhar Olha aí!' (Uma mãe carente e inocente pelas situações da sua vida que merece tanta atenção quanto o 'guri'e encontra isto somente no filho) 'Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí! É o meu guri E ele chega… Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Eu não entendo essa gente Seu moço Fazendo alvoroço Demais…' (Também fica claro o analfabetismo da mãe. Impossibilitando que ela leia todas as informações sobre seu filho e não entendendo o ‘alvoroço’ feito pelas ‘manchetes’ e o porquê de somente ‘as iniciais’) 'O guri no mato Acho que tá rindo Acho que tá lindo De papo pro ar Desde o começo Eu não disse Seu moço Ele disse que chegava lá…' (Ela não consegue nem perceber que o filho foi morto. Ela acha que ele está ‘se divertindo’ e que alcançou algo ‘maior’/ que faz sucesso/ que é bem sucedido) 'Olha aí! Olha aí! Olha aí! Aí o meu guri Olha aí! Olha aí É o meu guri ' (espero que tenham gostado ;) porque há muito venho estudando várias letras de chico e essa é uma das que já foi estudada) BJUS!
Jairo
19/10/2011
Trata-se de um garoto favelado e uma mãe analfabeta e sem nenhuma condições de criá-lo. Como uma grande parte dos nascidos na favela, acaba entrando pra criminalidade e quando foi preso a primeira vez ainda era menor de idade. Triste realidade.
Rodolpho
13/10/2011
Acho fantástica a capacidade de todos afirmarem o obvio. Sim, de fato é uma forma de retratar a cegueira que o amor fraterno causa, e sim, também pode ser visto como uma certa omissão da mãe em não querer aceitar os atos errados dos filhos. Vi que poucas pessoas aceitaram os comentários de que a classe social retratada é mesmo a mais baixa, mas que essa cena é comum em nossa sociedade em todas as classes sociais. E o cenário se repete independente se o guri mora na favela e faz pequenos furtos ou mora naquele condomínio fechado traficando drogas pra playboyzada. E ele chegou lá, se foi chefe do morro, político, banqueiro ou um lider comunitário eu não sei, mas chegou lá.
Rodrigo
12/10/2011
Linda melodia, o Chico é bom nisso... Letra que mostra a visão do pai com relação ao filho, claro que com várias 'dicas' de que o filho é bandido... aliás, a visão dos pais geralmente é esta mesmo, já vi alguns casos deste onde o pai não 'conhece' o filho. Ama, mas não conhece.
AZ
05/10/2011
Que interessante, sempre ouvi essa música imaginando que era um pai, que embebido de tanto amor pelo filho, via em cada gesto seu um motivo para admirá-lo cada vez mais...
Heitor Machado Tobias
05/10/2011
Sua música retrata bem o que é o viver das familias de hoje em dia. MAs alias vc teve a consiencia de pensar nas palavras a serem usadas. Muitas mulheres sao abandonadas pelos seus maridos e tem que criarem seu filhoss sozinhas. Mas o dinhero nao e suficiente e elas acabam soltando seus filhosn as ruas e semafaros do brasil
hewerton s oliva
11/09/2011
concordo com todos os comentarios, mas, em parte. as analises em que colocam o guri como morto estâo erradas. pois quando chico escreve , eu nao aguento essa gente seu moço fazendo alvoroço demais. ele já sabe que o sonho do guri era ser bandido mesmo, e ele conseguiu, porque saiu no jornal..sabe que o guri figiu pro mato está lindo, esta rindo de papo pro ar. quer dizer esta na boa. como diz a cançâo, eu me vingo dela tocando viola de papo pro ar... ou vcs conhecem alguem que toca viola depois de morrer?
gustavo
23/08/2011
a musica é muito interessante por que fala a realidade de hoje em dia
ana
20/08/2011
penso que aletra desta musica retrata bem a relidade de muitas familias que sonha com o futuro de seus filhos educaçao, trabalho e etc, mas que a desigualdade em suas diversas faces dificulta a acessao da familia por nao lhe garantir a materializaçao dos direitos fundamentas.
Carool
29/07/2011
"Como fui levando Não sei lhe explicar…Fui assim levando Ele a me levar…" será que essa mãe era ingênua mesmo? muitas mãe hoje, como antigamente tmb fecham os olhos para o que os filhos fazem. "Eu consolo ele Ele me consola…" e eles se consolam, como se perante a desigaldade essa fosse a unica forma de sobrevivencia!
Lina
12/07/2011
O excesso de sentimentalismo de muitos pais, que nem sempre enxergam os defeitos dos filhos. Acham que desgraça só acontece com os outros.
erica
10/07/2011
A música tem um tom de crítica em relação à vida do crime que envolve a família , a qual por sua vez ou não sabe da vida do filho ou sabe e é conivente, já que a vida nada lhe traz de melhor nesta vida.É a mãe que acredita no filho ou finje.A vida da periferia retratado com olhos de denúncia aos representantes do povo.
marcelo
17/05/2011
retratando-me tratse do autor do item 17, conforme copiado Comentário by claudio bernardo — 19 de fevereiro de 2011
marcelo
17/05/2011
na certa, a pessoa que rspondeu no item 16 mora em outro país. existem sim vária mães iguais a essas. varios filhos até tem acesso a internet etc... mas muitas mães sequer sabem ler. aconselho ao mesmo a assistir um vídos de aproximadamente 13 minutos que se chama ilha das flores. quem sabe essa pessoa possa analisar melhor a realidade do nosso país.
David Sousa de Oliveira
11/05/2011
essa musica retrata de uma saga de um garoto que nasce em péssimas condições (prematuro).sua mãe sem nenhuma condição de cria-lo não rejeita o filho, onde a cada dia se apaixona mais e mais com "guri". devido sua classe social ser muita baixa o guri cresce e entra no mundo do crime prometendo dar uma vida melhor para a a sua mãe. o guri sempre que voltava do "trabalho", trazia presentes sofisticados(pulseiras de ouro, relógios) para a sua mãe que ficava encabulada com os presentes q nunca iria poder comprar. O guri com vários assaltos feitos , não deu "Sorte" em uns dos seus ataques e acabou sendo baleado durante o assalto .
tetsuo takita
06/05/2011
comi o "s", desculpe
tetsuo takita
06/05/2011
a sociedade precisa de mais Chicos, artistas inteligentes e acima de tudo sensíveis e com alteridade para entrar na mente dos outro e sentir a dor do próximo. essa letra me faz sentir a alegria e desespero dessa mãe. sublime!
Jéssica
01/05/2011
Eu queria sabeer ' oque acontecee com a moça no finaal ?
autista
25/04/2011
quem seria o "seu moço" da música??
@ZeLuizK9
05/04/2011
eh bonito ver a elite analisando que a pobre e analfabeta mae nao enxerga o que realmente o Guri faz. A elite tb tem filhos e muitas vezes nao querem acreditar que algo esta errado e tb pode descobrir pelos jornais o resultado de seus atos. A unica diferenca eh que vao conseguir ler a materia inteira. Muito alem da exclusao social, Chico aborda a cegueira sentimental de todas as maes e pais
Pedro Machado
29/03/2011
Quanto tá o cordão, guri? Tem toca-fita?
stefanny
28/03/2011
eu gostei muito pq fala da situação do mundo de hoje!!! e isso tem aver muito com os jovens de hoje...
laryssa
26/03/2011
é muito bom pois esta musica fala sobre um sentimento que eu nunca disse mais é muinto bom oooooooooooooolllllllhhhhaaaaaaaa.....
Kaely
22/03/2011
acho uma letra bonita... fala que o menino nasceu na hora errada com cara de fome etc e quem nem tia nome pra lhe dar mas ja parecia fala que o guri nao fazia a coisa certa roubava
Cezar Henrique
22/03/2011
Essa ta no meu TCC. Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Gênio...
juliana
12/03/2011
nossa essa letra é d + gostei muito dela copiei eu vou tirar um 10 nessa avaliação de portugues Chico Boarke é um poeta muito bom
thais
10/03/2011
Uma letra muito bonita. Acho algumas partes da letra bem interessante: "quando seu moço, nasceu meu rebanho, nao era o momento, dele rebentar" Nesse trecho podemos observar uma gravidez indesejada que na sua maioria das vezes trz conflitos para a familia. "Já foi nascendo, com cara de fome, e eu nao tinha nem nome, pra lhe dar" Esse trecho tem como foco os jovens marginalizados do centros urbanos. "Chega no morro, com carregamento, pulseira,cimento,relógio, pneu, gravador" Esse trecho aborda a questão do roubo,que por mais absurdo que seja dizer, já estar virando moda aontecer. Observem que é um texto antigo,e mesmo depois de tanto tempo o que ele nos passa continua deflagrando uma realidade.Mas tambem pudera, chico Buarque é chico Buarque.
leandra
10/03/2011
Realmente a letra da musica é muito bonita, e ela retrata a realidade de muitas familias hoje em dia, que sofre devido a limites imposta, na verdade mostra as consequencias da deigualdade social.
Ernani Maller
21/02/2011
A canção mostra o despreparo da mãe, ainda criança, com um rebento que não foi programado, como ter pelo menos um nome para lhe dar? O tema traz a inocência de uma mãe que na verdade é pouco mais velha que o filho. Só que o filho saiu para resolver os “problemas” da família. É um retrato de uma grande parte das nossas crianças. Uma música tão triste quanto a realidade.
claudio bernardo
19/02/2011
esta ingenuidade da mae nao existe mais, agora quase todos os lares tem televisao, temos a internet, temos o celular, agora qualquer criança sabe que se apanhar dos pais pode reclamar com o conselho tutelar que nao existia em 82. Temos ainda maes que deixam seus filho dominar a casa, filhos e filhas menores saem e chegam a hora que quer sem precisar dizer onde foi ou com quem. já ví criança batendo forte na cara da mãe e a mãe fazia inumeras ameaças e apanhava de novo e fazia ameaças durante todo o tempo que estavam no mercado, por que a mãe nao tinha dinheiro pra comprar o que a criança de 5 anos queria. Já ví tambem criança que fora apanhado para ser criado por madrinha, pois os pais ja haviam morrido, e eram tratada como escravo, se mijasse na cama era exposta na rua, com o short na cabeça para que todo mundo que a visse zombasse ou rezasse. No brasil temos muitas historias que poderiam ser trasformadas em música ou peças teatrais na categoria de "baseado e fatos reais".
kamille
15/02/2011
eu sei que essa letra é linda pois conta a realidade da desigualdade brasileira mostrando os excluidos e dizendo que a mae nao tinha outra soluçao se nao aceitar os roubos q o filho faz para sustentar-los
Queli
08/02/2011
De tudo o que foi publicado, podemos resumir e enfatizar o que um dos colegas anunciou, a letra não faz distinçao de mãe e filho , mas sim de uma sociedade injusta e uma politica hipocrita que ao invés de lutar pelos menos favorecidos, buscam seus proprios interesses . E se uma gama da sociedade inteligente e instruida não quer ver e tão pouco contestar sobre os politicos do país , porque uma mae como a protagonista da musica seria capaz de fazer contra seu proprio filho? Os direitos humanos não são aplicados na integra e quando será? Pois essa cançao é de 1981 e em tudo se vive o que se canta do meu guri .
vinicius gonçalves rodrigues
27/01/2011
É interessante perceber como podemos ler de várias maneiras e em épocas diferentes o mesmo texto. Nós leitores e ledores fazemos reflexões da letra em nossas realidades.Lendo ora mãe e filho como vítimas sociais,ora mãe que esconde a realidade e o guri que é menor infrator. Resumindo, ver as interpretações cheias de inferências (paticulares) na análise do hipertexto aqui colocado.
Nanderson
18/01/2011
O interessante de tudo é que o protagonista dessa letra tão lindo realmente existiu por volta do início da década de 80 promovia alguns assaltos pelo subúrbio do Rio, mas chegando no final dessa mesma década o guri veio e falecer.Depois dessa notícia fiquei meio impressionado, e tive que admitir pela milésima vez que a letra dessa música é do c...
erica
26/12/2010
A musica faz referencia a exclusão social e o mais interessanete que os protagonistas não são colocados como vilões, pois é assim q a maioria da população vê as pessoas excluidas socialmente. As fala da mãe, mostra a inocência com qeue ela conta a sua historia e a do seu filho, q vê no roubo uma saida para sobreviver.
guri
02/12/2010
obrigado vcs me ajudaram marcus
Stéfany Martins
28/11/2010
Gente, estou incorformada com a prova da 1ª fase da UEPA (parte de português). Caiu um trecho desta lindíssima música do Chico... o trecho era: "Quando, seu moço, nasceu meu rebento. Não era o momento dele rebentar. Já foi nascendo com cara de fome. E eu não tinha nem nome para lhe dar...", daí a mesma pediu que marcássemos a alternativa que expressasse melhor este trecho do texto, fazendo analogia com um outro trecho de música: "Pede paz, saúde, trabalho e dinheiro. Pede pelas crianças do país inteiro. Lararará!...". Então, a resposta supostamente correta é a ausência de políticas públicas. Como assim, a música de Chico retrata a desigualdade social??! ESTOU INCONFORMADA!!!
Henrique Cassalho
01/11/2010
O presente poema trata claramente da discriminação social que infelizmente é muito comum. A realidade destas pessoas são impostas a ela pelo fato de viverem à margem da sociedade. O que são direitos quando se está alienado????
Celi Scaramelli de Lima
16/10/2010
A situação retratada na música é sim de pura exclusão social e suas as drásticas consequencias. Essa mãe, sem muitas escolhas, acaba por escolhe ver sua "realidade" assim; e como toda mãe, ela tb sonha com o melhor pro seu rebento. "Eu não disse que ele chagava lá..." a foto estampada no jornal como se fosse celebridade é uma forma de reconhecer isso.
Leo
08/10/2010
acho que o foco principal da música é justamente a posição da mãe ante os atos do filho. ela sabe que o filho é bandido e que aqueles objetos são roubados e fica calada porque é cômodo pra ela?! ou será que ela é ingênua mesmo?!
jeanyne
29/08/2010
a bolsa ja com tudo dentro seria uma bolsa roubada.a mae de tao inocente que acha que o documento dentro desta bolsa pode ser usado pra sua identificaçao.
Randerson
09/08/2010
Olha linda música que relata perfeitamente uma situação de exclusão social tão comum ainda no Brasil de hoje tantos anos após a composição desta música, tanto mãe como o filho são vitimas deste sistema social excludente, uma jovem despreparada que engravida, provavelmente, mãe solteira(Quando, seu moço Nasceu meu rebento Não era o momento Dele rebentar…), sem experiência vai cuidando do filho sem saber direito o que tava fazendo (Como fui levando Não sei lhe explicar…), o ciclo vai ficando vicioso ela nem sabia ser mãe não estava nos dados oficiais(me identificar), socialmente não existe, assim como a mãe nunca foi mãe por que não sabia como ser o filho nunca foi criança desde cedo teve que aprender a se virar ( eu o consolo, ele me consola, boto ele no colo pra ele poder ME NINAR/ SER MENINO, ja que a vida o negou isto), a infância roubada, não sei até que ponto a mãe não sabe da atividade do filho, eu acredito que é mais comodo pra ela fingir que não sabe, porque também o que ela podia oferecer a ele de diferente, nem nome ela podia oferecer, a fama desejada, o vencer na vida chega nas páginas de um jornal, menor morto(de papo pro ar) no mato, mas ele está lindo, pois descansou desta vida difícil e violenta, a notícia chega a mãe pelo jornal trazido por um policial ou autoridade "seu moço"
carlos ferreira viana
04/08/2010
A letra além de estar pautada no amor incondicional da mãe,que prefere enxergar o filho, mesmo que esse seja um bandido, como seu Guri,seu filhinho,(talvez ela não soubesse mesmo que seu filho era bandido, ou então estava pintando ele de forma melhor pro "seu moço" da letra) ainda aponta pra um desfecho onde parece que no fim da letra a mãe foge da realidade e prefere não acreditar que seu filho morreu(isso pq a dor é muito grande e não pq ela é pobre e sem estudos) distorcendo os fatos,fantasiando algo que lhe desse mais conforto num momento tão difícil.Talvez, depois de algum tempo, passado o trauma, ela caísse na realidade novamente.
Ildo
12/07/2010
Esplêndido! A forma como Chico retrata o sentimento de orgulho da mãe é linda.
Elaine Perossi
09/07/2010
Esse "guri", são nossos alunos de hoje que por conta de um sistema acabam entrando na criminalidade, e a escola acaba excluindo por conta de preconceitos . A sensibilidade do Chico nessa musica e primorosa e retrata a sociedade atual.
Ricardo de Macedo
07/07/2010
Bom na minha opinião tanto a mãe quanto o Guri (filho) são vitimas e frutos de nossa sociedade, Já foi nascendo Com cara de fome E eu não tinha nem nome Prá lhe dar… Essa parte da musica ja traz um retrato da triste e cruel ralidade, a pessoa ja tem um filho sem a minima espectativa de futuro, o mesmo ja nasce com cara de fome E na sua meninice Ele um dia me disse Que chegava lá… Quando ele diz "Que chegava lá" de alguma forma ele traduz o desejo de toda criança pobre poder conquistar tudo aquilo que ele não tem e que seus pais não conseguiram proporcionar, é complicado para um garoto pobre assistir programas infantis na televisão com propagandas de brinquedos carissimos, tenis super na moda, etc... mas na realidade nem o pão de manhã cedo o menino tem para mastigar Chega suado E veloz do batente E traz sempre um presente Prá me encabular… Tanta corrente de ouro Seu moço Que haja pescoço Prá enfiar… Me trouxe uma bolsa Já com tudo dentro Chave, caderneta Terço e patuá… Final e infelizmente o garoto cai no crime, sua realidade é dura, o governo não olha para os pobres, bandidos e traficantes fazem o papel de "paizão" e o moleque acaba cedendo ao caminho mais rapido, De repente acordo Olho pro lado E o danado Já foi trabalhar A mãe ainda se ilude que ele é um trabalhador, mesmo talvez no fundo sabendo a verdade ela se ilude, é provavel que esse garoto não tenha nem pai, ou então o mesmo fuigiu quando ele nasceu, é a mão e o garoto na vida de pobreza e ela não pode se dar ao luxo de evitar que o garoto trabalhe de alguma forma, toda moeda é bem vinda para quem passa dificuldades Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais… Eu não entendo essa gente Seu moço Fazendo alvoroço Demais… O guri no mato Acho que tá rindo Acho que tá lindo De papo pro ar Desde o começo Eu não disse Seu moço Ele disse que chegava lá… E então o triste desfecho, o garoto finalmente é morto prematuramente, a letra não diz se os assassinos são policiais, bandidos rivais ou os próprios amigos que o mataram, mas isso pouco importa, o Guri é mais um nas estatisticas, assim como ele muitos ja se foram e muitos estão chegando para uma vida e morte semelhante. Parabéns Chico por essa obra prime !!!
monique
28/06/2010
Não se trata da inocência ou não da mãe, e sim do descaso social, das diferenças de classe e oportunidades que a sociedade impõem, as rejeições que a pessoa muitas vezes sofre por morar em morro, a falta de oportunidade, viver o dia pensando no amanhã deixando claro no trecho'' já foi nascendo com cara de fome. eu não tinha nem nome pra lhe dar'' imagine uma mãe que nem nome tem a dar ao filho imagine o resto.Com sonhos,mesmo que impossíveis, como mãe acreditamos em nossos filhos quando ainda ''E na sua meninice. Ele um dia me disse Que chegava lá…'', o que deixa claro também que o guri morre jovem.
Rubens
14/06/2010
Muitas letras do Chico são de cunho político. Porém esta em especial não retrata política e sim a supremacia do AMOR INCONDICIONAL. Que é o que todos sentem por um filho, principalmente uma mãe. Agora trata-se não de uma simples mãe, mas de uma mãe ignorante e exclusa da sociedade pela condição social, que acredita que pode se identificar com RG trazido pelo filho na bolsa roubada. Quando foi reconhecer o corpo ficou satisfeita em saber que o filho agora descansa depois que "chegou lá". Mas a letra é pautada no AMOR INCONDICIONAL!
Cristovão Torres
10/06/2010
Só tratam ele de coronel... Foi ele que mandou dinheiro pra gente vim... Vamos trabaiá em terra dele... Diz que só pé de café tem tanto que nem se pode contar... Então riam e afastavam para longe, como improcedentes e falsas, as afirmações dos que voltavam. Também nem todo mundo pode se dar bem e ser feliz, prosperar e enricar. Alguns hão de ser pobres a vida toda. Esse era o raciocínio das mulheres, mas cada uma se colocava entre os prováveis ricos e felizes. Era assim que esperavam o navio em Juazeiro.
Morisa Menezes
01/06/2010
Gente, eu me formo esse ano em jornalismo e sou apaixonada por duas coisas: Fotografia e as canções de Chico, então resolvi fazer um ensaio fotografico sobre a obra dele. Estou fazendo uma releitura de 20 canções dele e interpretando cada letra em uma única imagem. Como resultado nasceu o livro: A poesia de Chico Buarque em foto e verso. Tava procurando interpretações sobre as letras dele e achei vocês aqui. Sei que esse espaço é reservado para interpretação das letras, mas só queria dizer que a análise de vocês tem ajudado à beça. Obrigada!
marcos
19/05/2010
Afinal, a mãe é inocente??
Ailton
07/04/2010
Só mesmo o Chico com a sua genialidade poderia compor uma música assim, apesar de ter sido composta há quase trinta anos continua atualíssima. A sociedade continua produzindo guris, e ela mesma com os seus policiais continua matando o maior número possível inda mais quando eles são favelados e pretos, ou "quase pretos" como diz Caetano Veloso. Guris continuam presentes mais do que nunca.
Helena
07/04/2010
Mesmo não sendo alfabetizada - ela é capaz de identificar as iniciais do filho... - , não é provável que a mãe desconheça o significado do "retrato com venda nos olhos" ou que o associe a algum tipo de prestígio social. Também ela alega não entender "essa gente fazendo alvoroço". Ora, ninguém estranha o alvoroço das pessoas em torno de alguém famoso, bem sucedido, o que nos leva a crer que esse estranhamento da mãe com relação à reação das pessoas soe mais como uma forma de atenuar a gravidade dos feitos do guri, feitos esses que justificariam tanto o retrato com venda nos olhos como o "alvoroço dessa gente". O mais provável, creio, seja identificar na suposta ingenuidade da mãe uma metáfora do fechar de olhos da sociedade para a situação da infância brasileira.
Jeferson
29/03/2010
Mais uma música genial que eu desconhecia a análise. Aliás, genial como todas as músicas de Chico. Graças a esse site, podemos ter noção da qualidade deste e de vários autores. Parabéns aos apreciadores de boa música.
Mateus
27/03/2010
Sim, o Guri é um bandido. Mas, a música termina sem que a mãe descubra isso. Ela acha que seu filho está no jornal por ter ficado famoso mesmo. Nota-se que ela é analfabeta quando fala da penca de documentos que recebeu do filho, obviamente documentos roubados, que ela ia usar pra se identificar.
Danilo Agusto
26/03/2010
O que me intriga é a parte em que ela fala "O guri no mato acho que tá rindo" como pode ele morto e a mãe achar que ele está rindo?
Regina Schmitz
16/12/2009
Exatamente, Chico que expressar o pouco caso que a sociedade faz com as crianças desse país, as quais encaramos todos os dias nos faróis, perambulando nas ruas e já aceitamos e assumimos o fim delas: "eu não disse que ele chegava lá". Já sabemos que serão futuros marginais e nos mantemos inertes: "olha aí". Só olhamos mesmo, não fazemos nada.
Livia
10/12/2009
A mãe representa a sociedade que fecha os olhos para os seus problemas.
www.esiopoeta.blogspot.com
24/11/2009
Simplesmente Chico Buarque, o maior letrista do Brasil, junto com Noel Rosa, interpreta de forma brilhante um momento atual (sempre atual) de uma realizade brasileira. Atentem que a canção é de 1981 e decorridos 28 anos, parece que fala de um momento de 2009. Somente um gênio criativo como Chico pode eternizar numa canção (dentre tantas canções de sua lavra) um momento como esse. Chico, parabéns por nos encantar nos últimos 40 anos de nossas vidas. Esiopoeta@gmail.com
BEHH
11/11/2009
O que deveria estar em questão aqui não é a mãe do guri, mas o descaso social e político a que estão expostas as pessoas de baixa renda. A figura mãe iludida representa a própria sociedade que finge não ver um problema tão explícito e se exime de qualquer responsabilidade, por crianças que adentram ao mundo do crime, adolescentes viciados em drogras e jovens mortos em consequencia de tudo isso. Não está em questão julgar a mãe, mas a própria sociedade omissa, iludida e que não se sente responsável por tantas vidas que são ROUBADAS do nosso convívio. Não se julga no caso a Mãe do Guri, mas a cada um de nós que prefere desviar o assunto e culpar "as mães" à assumir sua própria culpa.
mara
28/10/2009
como senpre as maes nao enchergao a verdade
Lucas Salles
03/10/2009
Na minha opinião a mãe cria uma imagem falsa do filho, pois não quer crer que seja um bandido...
Orestes
11/07/2009
A letra também relata mto o valor que as pessoas dão à busca diária da realização pessoal, explicito na letra qdo diz, - Ele um dia me disse que chegava lá. E acredito que essa inocência da mãe tbm é aparente qdo ela acredita que o sucesso está em aparecer nos jornais, ou seja, estar na mídia, na boca do povo. Acredito que a censura da época da ditadura obrigava os compositores a terem que se esforçar muito para poderem divulgar sem problemas suas obras, o resultado foram músicas incríveis, como esta.
elaine
18/06/2009
a mãe é inocente. veja a precoupação dela em ele ser assaltado. e quando vê o guri morto, ela pensa que ele finalmente encontrou descando depois de uma vida de tanto trabalho. Veja que ela fala orgulhosa que ele chegaria lá.
Pedro
05/06/2009
Ele apareceu no jornal mas talvez a mãe não saiba nem ler. Entendo que ela seja iludida justamente por acreditar ser o filho um trabalhador, coisa que ele não é. A "bolsa já com tudo dentro" seria uma bolsa roubada. A mãe, de tão inocente, que acha que o documento dentro desta bolsa pode ser usado pra sua identificação.
Daniele Souza
30/05/2009
Retificando uma afirmação apenas. A mãe do "Guri" não é inocente ou iludida quanto a atividade do filho. Ela cria em sua mente um filho trabalhador, sabendo esta não ser a verdade. Isso fica claro na reportagem de jornal em que ele é identificado com venda nos olhos, legendas e iniciais. O que indica ser um menor incluso na vida do crime. E é a mãe que, relata tal coisa. Ela não se espanta ao vê-lo morto, no mato, visto que era de seu conhecimento que, mais dia, menos dia, esse seria o destino de seu filho.
Pedro
15/05/2009
Complementando a análise da Giovanna. O ponto de vista relatado é o da inocente mãe de um bandido. Ela enxerga o filho como um trabalhador que sempre leva "compras" pra casa... Iludida, ela ainda se preocupa com o trajeto do filho, com medo que ele seja assaltado. No fim ele aparece nos jornais, mas não pelo sucesso como empresário, político, ou qualquer outra coisa que orgulhasse a mãe. E sim como um criminoso. Ela parece aliviada com sua morte: "Acho que está lindo de papo pro ar".
Giovanna
08/05/2009
Trata-se de uma linda e critica letra que no caso, o guri, se trata de um ladrao da sociedade. ''Chega no morro Com o carregamento Pulseira, cimento Relógio, pneu, gravador…''
claudia lanes
05/05/2009
nao sei queria saber