De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada
O seu corpo é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina
Atrás do tanque, no mato
É a rainha dos detentos
Das loucas, dos lazarentos
Dos moleques do internato
E também vai amiúde
Com os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni
Um dia surgiu, brilhante
Entre as nuvens, flutuante
Um enorme zepelim
Pairou sobre os edifícios
Abriu dois mil orifícios
Com dois mil canhões assim
A cidade apavorada
Se quedou paralisada
Pronta pra virar geléia
Mas do zepelim gigante
Desceu o seu comandante
Dizendo - Mudei de idéia
- Quando vi nesta cidade
- Tanto horror e iniqüidade
- Resolvi tudo explodir
- Mas posso evitar o drama
- Se aquela formosa dama
- Esta noite me servir
Essa dama era Geni
Mas não pode ser Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni
Mas de fato, logo ela
Tão coitada e tão singela
Cativara o forasteiro
O guerreiro tão vistoso
Tão temido e poderoso
Era dela, prisioneiro
Acontece que a donzela
- e isso era segredo dela
Também tinha seus caprichos
E a deitar com homem tão nobre
Tão cheirando a brilho e a cobre
Preferia amar com os bichos
Ao ouvir tal heresia
A cidade em romaria
Foi beijar a sua mão
O prefeito de joelhos
O bispo de olhos vermelhos
E o banqueiro com um milhão
Vai com ele, vai Geni
Vai com ele, vai Geni
Você pode nos salvar
Você vai nos redimir
Você dá pra qualquer um
Bendita Geni
Foram tantos os pedidos
Tão sinceros, tão sentidos
Que ela dominou seu asco
Nessa noite lancinante
Entregou-se a tal amante
Como quem dá-se ao carrasco
Ele fez tanta sujeira
Lambuzou-se a noite inteira
Até ficar saciado
E nem bem amanhecia
Partiu numa nuvem fria
Com seu zepelim prateado
Num suspiro aliviado
Ela se virou de lado
E tentou até sorrir
Mas logo raiou o dia
E a cidade em cantoria
Não deixou ela dormir
Joga pedra na Geni
Joga bosta na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni
Comentários
jao
25/05/2011
e a história do Governo, Estado, Nação, Império?
Vanessa Souza
12/05/2011
Que geni eh uma prostituta que esta nas mãos dela salvar a cidade
Dan
29/04/2011
Gente Geni era uma injustisada, a ideia q o povo tinha sobre ela era equivocada "Acontece que a donzela – e isso era segredo dela"
Edilane
18/03/2011
Não importa quem seja Gini o importante é que ela viveu bem. Não ficou querendo saber o que as pessoas pensavam ao seu respeito. E esse é um bom exemplo a seguir. Viva e deixe os outros viver.
Danielle
09/02/2011
KKKKK quantos comentarios, mais o lindo de se ver entre tantos comentarios alguns sem duvida ignorantes, é como uma obra de arte, pode ser analizada e interpretada de diversas maneiras assim como a letra de uma cancao. Até mesmo seguindo conceitos que acreditamos. A letra da canacao Geni e o Zepelin e da“Ópera do malandro”, baseado na “Ópera dos Três Vinténs” de Bertolt Brecht. A Música narra uma pequena história em que o marginalizado é um homossexual, que durante o dia é Genival, e que de noite se transveste em Geni. A partir das considerações realizadas, concluímos que é necessário criar as condições propícias para a emergência de novos paradigmas, onde o fazer social reflita uma alteridade fundamentada no resgate de uma ética comprometida com o processo de inclusão social das minorias, é também preciso instaurar na sociedade brasileira um sentimento de indignação que gere a denúncia e desbanalize as formas veladas de violência a qualquer segmento social e, nesse caso, ao homossexual. E o pano de fundo da musica tambem narrava sim a invasao dos EUA e os governantes e Sob essa ótica, a desconstrução dos valores religiosos se dá por uma via também “religiosa”. O próprio discurso bíblico é retomado para questionar o moralismo e as convenções que se dizem “cristãs”. Nesse sentido, “Geni e o zepelim” é constituída por uma rede complexa de discursos que se “espelham”. É uma arena em que o próprio discurso acusador (religioso) é rebatido – quando pensamos na retomada do discurso bíblico sobre Cristo –, para sua própria desconstrução. A imagem de Geni é configurada como “(...)um poço de bondade”, na voz autoral. A submissão de Geni é a condição para que se possa fazer esse paralelo – ainda que relativo – com a figura de Cristo e, assim, mais do que uma submissão ingênua, o herói buarqueano ganha voz através da voz autoral que denuncia o crime que a cidade comete ao jogar pedra na Geni. O silêncio da personagem é um silêncio que fala e é a relação com a voz autoral que nos dá a “exata” medida desse falar. Dessa forma Geni, por um lado é marcada pelo silêncio, pela submissão e pela não-voz na medida em que o sistema que a cerceia impede que ela fale. Por outro lado, esse sujeito fala através de uma outra voz, a voz autoral que heroifica sua personagem e derruba os valores de seus inquisidores Chico Buarque, eu passaria a noite aqui tentando analizar. Mais o que vale é colocar as pessoas e uma sociedade a pensar...
Jucapiama
28/01/2011
Essa música é bem anterior ao ano de 1984, lembro bem ela foi muito executadada no ano de 1978 o que indica que era anterior a este ano. Ela retrata a indesejada que serve como uma redenção quando ocorre um desespero. É, segundo o autor, uma crítica aos que apoiaram a revolução de 64, tida como uma redenção.
Liane Schneider
26/01/2011
A música e inspirada em um conto do Gui de maupassant, chamado Bola de Sebo. Interpretem o conto e entenderão.
Hiromi
22/01/2011
Pouco importa se a Geni é mulher, travesti, prostituta ou virgem. Ela é uma pessoa que sofre, e ama verdadeiramente os seus semelhantes. Ela entregou-se na missão de ajudar os seus iguais (os excluidos). Uma pessoa com essa qualidade é sempre odiada pois é como se ela esfregasse na cara das pessoas as próprias hipocrisias. E assim ela é humilhada, castigada, com calúnias para rebaixá-la moralmente, pois ninguém suporta reconhecer a própria hipocrisia.
Carlos Roberto Silva
09/01/2011
o texto demonstra a ingratidão que é inerente ao ser humano. Depois que usaram da boa vontade da moça, voltaqram a agredi-la como é do feitio do ser humano comum. Mas..se a Geni fosse instruída ela ia pedir ao banqueiro metade do dinheiro em sinal e que ele assinasse uma promissoria com o valor restante....ia salvaq a cidade..mas ia ficar bem finanderamente.
erivanbonifacio
06/01/2011
o autor na parte quando ele descreve "Um dia surgiu, brilhante Entre as nuvens, flutuante Um enorme zepelim Pairou sobre os edifícios Abriu dois mil orifícios Com dois mil canhões assim A cidade apavorada Se quedou paralisada Pronta pra virar geléia Mas do zepelim gigante Desceu o seu comandante Dizendo – Mudei de idéia – Quando vi nesta cidade – Tanto horror e iniqüidade – Resolvi tudo explodir – Mas posso evitar o drama – Se aquela formosa dama – Esta noite me servir"ele na concepção a religisidade como sodoguima humorra.
Análise
05/01/2011
Uma dozale, amantes dos loucos, amantes dos medigos, dos bichos, leprozos etc... criticada por toda uma sociedade que quando viu-se acuada por um guerreiro em seu zepelim fazendo tantos orificios e seu freio foi GENI, pediu-lhe em romaria: Padre, Prefeito, Bicheiro, etc... Fazendo a cabeça de quem eles próprios criticava e achavam que era boa de apanhar, cuspir e até jogar bosta, porém quando GENI resolvel o problema da cideda e tentou até sorir, a sociedade ao invés de acolhela, fez o contrário em uma só voz continuou à dizer: Joga pedra na Geni Joga bosta na Geni Ela é feita pra apanhar Ela é boa de cuspir Ela dá pra qualquer um Maldita Geni
Camilo
28/12/2010
O "segredo" de Geni não era ser "donzela". O segredo de Geni era ter seus "caprichos", dentre os quais a repulsa frente a alguém que, no enredo, encontrava-se tão bajulado por todos os outros em razão de seu poder. O termo "donzela" é claramente empregado com viés irônico. Acho que o SERGIO SOEIRO (comentário 51) já esgotou o tema desde março. Ele disse tudo. Para concluir, é impressionante como algumas pessoas desocupadas se dão ao trabalho de postar mensagens tão desprezíveis e chulas num espaço como este.
Guilherme Carneiro
28/12/2010
SÓ P COMPLEMENTAR, A MUSICA FALA SOBRE UMA NAÇAO QUE VENDEU SUA SOBERANIA. OU UMA MENINA SIMPLES QUE VENDEU SUA DIGNIDADE
Guilherme Carneiro
28/12/2010
Venho aqui com a intençao de dar a versao definitiva qto ao sentido da letra. Ela é menos metafórica do que voces estao pensando. O ZEPELLIN REPRESENTA OS ESTADOS UNIDOS. VOCES SABIAM QUE OS ESTADOS UNIDOS SUBSIDIRAM O GOLPE MILITAR E SE JOAO GOULART NAO FOSSE EMBORA, HAVERIA UM CONFRONTO BÉLICO BRASIL E EUA? pra quem duvida, esta tudo documentado nesse endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_do_golpe_militar_de_1964_no_Brasil Geni era a propria nacao Brasileira, que, a pedido da gentalha (elite) abriu as pernas para a politica do big stick norte americano. O golpe foi só uma extensao da guerra fria
Guilherme Carneiro
28/12/2010
Venho aqui com a intençao de dar a versao definitiva qto ao sentido da letra. Ela é menos metafórica do que voces estao pensando. O ZEPELLIN REPRESENTA OS ESTADOS UNIDOS. VOCES SABIAM QUE OS ESTADOS UNIDOS SUBSIDIRAM O GOLPE MILITAR E SE JOAO GOULART NAO FOSSE EMBORA, HAVERIA UM CONFRONTO BÉLICO BRASIL E EUA. pra quem duvida, esta tudo documentado nesse endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_do_golpe_militar_de_1964_no_Brasil Geni era a propria nacao Brasileira, que, a pedido da gentalha (elite) abriu as pernas para a politica do big stick norte americano. O golpe foi só uma extensao da guerra fria
Guilherme Carneiro
28/12/2010
Venho aqui com a intençao de dar a versao definitiva qto ao sentido da letra. Ela é menos metafórica do que voces estao pensando. O ZEPELLIN REPRESENTA OS ESTADOS UNIDOS. VOCES SABIA QUE OS ESTADOS UNIDOS SUNSIDIRAM O GOLPE MILITAR E SE JOAO GOULART NAO FOSSE EMBORA, HAVERIA UM CONFRONTO BÉLICO BRASIL E EUA. pra quem duvida, esta tudo documentado nesse endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_do_golpe_militar_de_1964_no_Brasil Geni era a propria nacao Brasileira, que, a pedido da gentalha (elite) abriu as pernas para a politica do big stick norte americano. O golpe foi só uma extensao da guerra fria
Luciano
27/12/2010
Pessoas como a Amanda não acrescentam nada com o que escrevem. Se texto cheirasse, teria o cheiro daquilo que jogaram em Geni: BOSTA.
Paulo
14/12/2010
Uma contribuição: num contexto de ditadura militar, podemos entender a musica tb do ponto de vista dos militares que "invadem" um país, o prostitui, e a classe média e rica, os burgeses hipócritas se calam diante do massacre a pobres, estudantes, rebeldes e os entregam aos militares sem resistência para se salvarem e após estarem protegidos, ainda adotam o ponto de vista do opressor e aumentam a carga dos pobres e dos que resistiam com críticas e maledicências. A hipocrisia e covardia de uma sociedade acomodada e submissa!
Carol
06/12/2010
Quanta gente empinada tem por aqui, acham que estão fazendo o grande favor para humanidade!rs..Cada um pode interpretar do jeito que quiser, mas sem arrogâncias, por favor!
Liu
05/12/2010
Eu fui criada ouvindo esse tipo de músicas e tbm sempre ouvindo historias políticas do Brasil. minha mãe sempre se referia a Geni como Brasil e o Comandante Zepelim ao Estados Unidos. Os governantes vendendo o país pra um estrangeiro, e quando precisa, da população, bajula e quando não, "joga bosta na Geni!".
Ezel
28/11/2010
A verdade é que apenas aqueles que viveram na época da ditadura militar têm a capacidade de realmente entender boa parte das músicas do Chico Buarque.
Ana Lucia
26/11/2010
Uma das melhores... para mim tem dupla interpretação. Pode ser interpretada como a relação do povo (Geni) poderes político, economico e religioso (prefeito, banqueiro e o bispo) e o governo (comandante num zepelim). Por outro lado pode simbolizar a hipocrisia inerente ao ser humano individualmente.
Amanda
19/11/2010
"De tudo que é nego torto Do mangue e do cais do porto Ela já foi namorada" "O seu corpo é dos errantes Dos cegos, dos retirantes" Geni é um personagem da obra "Ópera do Malandro" e é um travesti. Acho que esse verso do início e outros que seguem a apresentam como alguém que levava uma vida promíscua. No entanto, como a própria música diz, ela também tinha seus caprichos e não quis se deitar com o homem do zepelin. No entanto, ela o fez para salvar cidade que sempre a maltratou e o que recebeu em troca? "Joga pedra na Geni Joga bosta na Geni Ela é feita pra apanhar Ela é boa de cuspir Ela dá pra qualquer um Maldita Geni"
irlana
16/11/2010
Bem muito pode se dizer dessa letra espetacular, "acontece que a donzela e isso era segredo dela" isso nos remete a injustiça do pre julgamento que fazemos do próximo pelo seu comportamento exacerbado. agora analisando o geral concordo com o comentaro que diz _ Injustiça e ingratidão!
Flávio
30/10/2010
O tal de Claudio Luiz acha que achou a pólvora. Pois sim!... Essas suas "dicas" já foram descritas aqui por algumas pessoas. Outros pensam diferente... E daí? No final, todos estão certos e errados ao mesmo tempo. O pensamento é livre, véio!
Claudio Luiz
30/10/2010
Gentalhada, vocês tem que interpretar, não somente ler.A Geni é o Brasil na época da ditadura. Um país novo "donzela", onde todos invadiam "tudo quanto é nego torto" e de tudo levavam. Quando ele fala " O prefeito de joelhos, o bispo de olhos vermelhos e o banqueiro com um milhão", ele está representando a política, o clero(a igreja), e o sistema econômico. Com essas poucas dicas, tirem suas conclusões, infelizmente estou apressado, tenho que sair, mas se quiserem posso explicar mais. Deixo meu e-mail, hardclaudio@gmail.com Abraços a todos. PS. O Chico é um gênio
Lais
28/10/2010
Essa minha mensagem está direcionada para pessoa que escreveu comentário 6. Bosta tem na sua cabeça, que deve esta cheio de titica de galinha, Chico Buarque é um ótimo e maravilhoso Escritor e cantor do Brasilll. Você que não tem capacidade de entender suas letras....
sabino
25/10/2010
Eu acho que o nosso velho CHICÃO quis deixar(e deixou)um recadinho:O ser humano serve "para alguma coisa",indepennedte de ser bandido,assassnio,PROSTITUTA.Basta ser gente,basta ser HUMNAO!!! É isso que acho...
Pablo Mateus
24/10/2010
Eu sempre achei que a música se tratasse de um vilarejo árabe (joga pedra...), e que Chico criticasse a cultura de lá, mas enfocando que não há como mudar o que um povo pensa em coletivo.
Fejao
21/10/2010
Bem, como todos os classicos de chico buarque, essa musica traz uma grande critica. ela faz parte do album "opera do malandro" e conta a historia de um dos personagens que, por ter a caracteristica de tratar igualmente à todos, é julgado pela sociedade como prostituta. Porem, quando a sociedade necessita sua ajuda, fazem uma romaria, onde as maiores autoridades da cidade imploram para ela realizar a tarefa proposta pelo comandante do zepelim, e ela à realiza. Após o acontecimento, a cidade à julga novamente como uma prostituta, por ter feito o que fez.
Janice
11/10/2010
"Acontece que a donzela – e isso era segredo dela", pra mim essa frase deixa claro que Geni não era prostituta, mas a cidade a julgava assim. Ela era bondoza, generosa, e por suas tantas qualidades todos a depreciavam, pois se assim não fizessem ela brilharia e os ofuscariam. Isso ocorreu com Jesus e tantos outros mártirs.
cyntia
08/10/2010
o Velho Chico mostrou claramente nessa música o quanto a nossa sociendade era é e sempre será hipocrita,com seu falso puritanismo. geny era odiada por todos por ser meretriz,mas bem que quando o cara do zepelim apareceu todos se rastejaram aos pés dela pra salva-los.qd o cra foi embora,o povo voltou a maltrata-la. essa musica é hiper profunda.para entende-la corretamente,só pessoas muito intelectuais.eu nao sei se minha interpretação está correta.
Ana Campo
29/09/2010
Olá, independente das analogias e simbologias todas muito coerentes vale lembrar que Geni é a versão brasileira de Chico para a prostituta Janny de "Ascensão e queda da cidade de Mahagony" de Brecht e Kurt Weil. Abraços.
robson veiga
15/09/2010
podemos dizer que a letra da música "Geni e o Zepelin" dialoga com o conto "bola de sebo" de Guy De Maupassant, cuja temática em ambos é ironiza o tom nada nobre da sociedade desde que o homem é homem...
fabio silva
12/09/2010
"nascido da nobreza" esse é o significado do nome geni, zepilim na realidade é um cavalo , mas não um cavalo qualquer e sim um que trasportava reis. e essa musica conta a historia de MARIA MADALENA E O COMANDANTE JESUS. É UMA LETRA QUE FALA DO SANTO GRAU, OU SANGUE REAL.
airam
06/09/2010
Geny é o objeto do preconceito(sexo por sexo) a prostituta, pecadora, usada e abusada por todos, o homosexual q não é gente, é doente, sujo, vulgar, mas na fachada, pra todos é uma estranha, suja, desmerecedora de vida. Todos desejam, todos prevaricam, todos compram, todos se vendem, todos se humilham, mas na fachada,todos julgam, todos são descentes. Todos usam, todos fantasiam, todos querem saber, todos fingem, todos escondem, todos cospem, mas na calada todos se submetem.
patricia
01/09/2010
geni e simplesmente uma mulher facil que fica com qualquer homem para se sastifazer,mas a sociedade ver uma prostituta que vende seu corpo,mas ela acaba ficando com um homem sem prazer so para salvar a cidade,entao ela foi prostituta,e tao eles terminaram de fazer_la prostituta em beneficio da cidade.
Leonardo
01/09/2010
Geni simplesmente é um travesti.
Luis
29/08/2010
Ele já fez mais bonitas
susi mari
19/08/2010
essa música pode ter muitos significados pra cada pessoa, pode ser vista de diversas formas,pois reprensenta multiplos sentidos. entre eles eu pode perceber que em todos os momntos fala de uma mulher q sofria muito preconceito, como até hoje sofrem,o etnocentrismo está vizivel em todas as partes a subcultura,as normas q ela resolvia seguir.
Mariáh
26/07/2010
Geni = Público (representação do proletariado) Zepelin = Privado (representação da sociedade capitalista) Vocês já ouviram falar em Neoliberalismo? O prefeito, o bispo e o baqueiro representam a Elite na sociedade burguesa, que por sua vez, quer a distruição do Estado. Por isso:"Joga pedra na Geni, joga bosta na Geni, ela é feita para apanhar, ela é boa de cuspir..."
Gabriel
25/07/2010
Leiam o conto "Bola de Sebo", de Guy de Maupassant.
Marcos Valter
15/07/2010
Lamentável!!! Não acredito como vcs. poder perder tempo discutindo a "biografia" de GA por favor!!! pior, relacionar as sei lá o q droga ela passou com uma obra tão profunda como a de Chico, francamente.
Bri
15/07/2010
Geisy Arruda não tem nada haver com a Geni.Até porque quem se aproveitou da situação foi ela.(Não que eu concorde com o absurdo que ela passou).
Fernando Passos
09/07/2010
Tivemos recentemente uma Geni: Geisy Arruda. A comparação é perfeita pois, como a Geni, Geisy é tratada como vagabunda até hoje. Você que está lendo isso abomina a Geisy, né? Pois é... Você adora a música do Chico, critica o preconceito e tudo mais, mas quando a coisa é no teu quintal, você age igualzinho aqueles que jogaram pedra na Geni. Pense nisso.
Martins
29/06/2010
A princípio podemos observar que Geni era desprezada pela sociedade, em segundo plano observamos que a mesma sociedade que desprezava, se humilhou perante Geni para alcançar o seu intuito, em terceiro plano, depois de satisfeito o desejo da sociedade, Geni volta a ser desprezada. Apesar de que alguns dizem que essa música faz parte da trilha sonora na peça "Ópera do malandro" que retrata a discriminação hipócrita que a sociedade daquela época tinha por homossexuais, já que nessa peça Geni seria um homossexual, eu gostaria de traçar um paralelo da história de Geni, com a nossa sociedade atual e com os nossos governantes: em relação a sociedade, as pessoas tendem a nos tratar com indiferença, mas quando precisam de um favorzinho, logo nos bajulam, depois, quando satisfeito o seu desejo, volta a nos tratar com indiferença; em relaçao aos governantes é notório a hipócrisia, pois, quando estão exercendo seus cargos, esquecem de quem os elegeu, quando está próximo de expirar o seu mandato, rapidamente começam a se lembrar de quem os elegeu, e logo em seguida vem a bajulação, quando conseguem o que querem, que é se reeleger, volta a esquecer de quem os elegeu.
Izabele - Mossoró-RN
28/06/2010
A inspiração para a composição da música Geni e o Zepelim poderá ter surgido a partir da estória da prostituta francesa, Bola de Sebo. A história de Bola de Sebo se passa na França, no período final da guerra contra a Alemanha. O país estava sendo invadido pelos prussianos. Na cidade de Ruão, um grupo de habitantes resolve partir para o porto de Havre, para fins comerciais. Entre os viajantes havia pessoas da nobreza e outros menos favorecidos, entre eles uma gorda prostituta, apelidada, adivinhem? Bola de Sebo. Com o passar das horas, todos sentiam fome, mas apenas Bola de Sebo havia levado comida. Gentil, ela compartilha com os outros que, desta forma, deixaram de lado o preconceito inicial. No caminho para Havre, fizeram uma parada em Tótes, para descanso. Porém, foram impedidos de sair por um oficial alemão, que impôs a condição de dormir com Bola de Sebo, para que fossem liberados. No início ela recusa, afinal aquele é um homem que faz parte do povo que invadiu sua pátria e aquilo seria antiético para sua profissão, mas com a insistência de seus companheiros, ela acaba cedendo. Assim puderam seguir viagem, mas Bola de Sebo foi ignorada, apesar do sacrifício que fez pelos “amigos”. É um conto pertencente ao Realismo, que presa pela retratação da verdade, a contemporaneidade, busca pela interpretação da vida e o detalhismo nas descrições. Acredito que Chico Buarque tenha tido a intenção de compartilhar com o seu público essa história do significado do valor de um indivíduo para as pessoas. É como a seguinte situação: A sua utilidade (bondade, talento) é valiosa até o favorecimento de outros. Depois a sua utilidade(serventia) não vale mais.
Adriana Di Tore
13/06/2010
Há quem diga, que Geni foi uma menina que veio do interior e ficou gravida do patrão que era artista famoso, sua esposa a obrigou dar-lhe a criança, mas ele colocou a Geni nos palcos e ainda no La Licorne-SP, ele continuara um caso com Geni, mas antes que pudessem ser feliz foi assassinada a paulada pela esposa do artista, que foi internada no Hospital Psiquiatrico, e ele acobertou o crime fazendo o enterro de Geni em sua cidade, disse aos familiares dela que ela trabalhava num convento e queria ser freira.Geni então era santa e prostituta.
Gabriela Costa
29/04/2010
A musica é uma crítica à sociedade que se acha capaz de julgar as pessoas que não se encaixam em seu "padrão" de comportamento mas que não olha para si,como quando o capitão do zepelin disse "Quando vi nesta cidade - Tanto horror e iniqüidade",ou seja,todos eram corruptos,iniquos e ao inves de olhar para si estavam mais preocupados em apedrejar a moça,o fato irônico que eles não esperavam era que exatamente aquela que eles xingavam e apedrejavam teria a vida deles nas mãos,aí começou a "rasgação de seda",a falsidade,de repente ela virou "bendita",e é claro que ela não acreditou que aquelas pessoas subtamente começaram a amá-la mas teve pena e o mínimo esperado por ela e pelo interlocutor é que a partir dai as pessoas começem a enxergá-la com um pouco mais de respeito,porem são todos ingratos e após o perigo passar esquecem que aquele moça salvou a vida deles,uma crítica a todas as pessoas,e acho que um problema universal,uma vida de boas ações não basta para que sejas considerado digno porem basta um pecado para te condenar eternamente.
Fernanda Melani
27/04/2010
Geni é na verdade nossa pátria, tão abusada por todos... o Zeppelin são os estrangeiros, que sempre foram donos do Brasil. Analisando o periodo do regime militar, desde 1964, e a economia do Brasil.
Leila
21/04/2010
Vocês são um bando de retardados... Geni é a mãe de vcs...hahahah
Flávio
11/04/2010
Além de todas as mensagens óbvias que a musica tem gostaria de acrescentar que no livro "O Idiota" de Dostoiéviskl tem uma passagem muito parecida com esta história o que me faz crer de onde ele tirou inspiração para esta musica.Não me surpreende pois antes dos 16 anos Chico já havia lido todos os autores russos.
jefferson
08/04/2010
As pessoas deveriam tomar isso como exemplo, pois isso é o nosso cotidiano nú e cru......pare e pense antes de faar ou fazer algo contra o seu proximo.... Desde já agradeço.............
janaina
28/03/2010
A música retrata a discrimição q até hoje existe em nosso pais... Muiitos de nós escondemos q temos preconceitos
Mateus
27/03/2010
Geni não se trata de uma mulher, mas de um homem, por isso que na Ópera do Malandro, um personagem homossexual que conta a história de Geni. A música mostra como a sociedade sente repulsa por homossexuais, mesmo que um homossexual tenha salvado essa sociedade, ou seja, o preconceito nunca muda.
THAIS TOZO
20/03/2010
...UM PONTO DE VISTA DIFERENTE,APARTIR DE UM ATO LIBERTADOR,FAZ UMA MUDANÇA NA SOCIEDADE MAS NAO MUDA SEUS MODO DE AGIR....BOM,PRA MIM,ESTA É UMA QUESTAO MUITO CRITICA.TUDO NA VIDA TEM SUA REPOSTA!
Ricardo
15/03/2010
ela nao é uma prostituta, e sim um homosexual masculino (um traveco sic), esta claro que ela dormia com varios homens, e tambem com mulheres, ("...Com os velhinhos sem saúde. E as viúvas sem porvir...")... mesmo sendo escurraçado pela sociedade hipocrita, se vê disposta a ajudar quando solicitado, pelo bem geral, na esperança de ser visto tambem como alguem que faz parte da mesma sociedade ...
DALILA
15/03/2010
GENI E O ZEPELIM é um típico caso de corrupção muito bem entrelaçado com o preconceito e a índole de cada pessoa. GENI: moça simples que "servia" aos menos favorecidos com o seu prazer ("dava" aos pobres). Ela não era prostituta, pois não cobrava nada pelo serviço nem se entregava a pessoas "nobres" Há sim uma conotação política, nas três instâncias: política, financeira e religiosa, e todas se rendem ao que sempre condenaram em troca da própria vida. O prefeito, o banqueiro e o bispo representam a sociedade como um todo. Eles nos representam. E GENI, é, na verdade, a redentora.
Sérgio Soeiro
08/03/2010
Joel, não ficou claro que "Geni" é um homossexual masculino?
joel
06/03/2010
rapaz geni e uma puto ou e o que mermo pelo amor de deus?
Sérgio Soeiro
03/03/2010
"Geni e o Zepelim" faz parte da trilha sonora da peça “A Ópera do Malandro”, de 1977. A história da peça retrata os anos 40, em plena II Guerra Mundial, na Lapa, antigo bairro boêmio e reduto da malandragem do Rio de Janeiro naquela época. Max é um malandro elegante e sem escrúpulos que explora Margot, cantora de um cabaré dirigido por Otto Strudell, chefe da espionagem nazista da região. Margot é ex-mulher de “Tigrão”, chefe da polícia, que finge ser inimigo de Max, mas na verdade é amigo deste e acoberta-o, quando este comete suas contravenções. Através de Geni, um travesti apaixonado por ele, Max fica sabendo da chegada ao Rio de Ludmila, filha de Strudell, uma moça que apesar da aparência ingênua, na verdade é muito esperta e tem como plano enriquecer fazendo contrabando, usando as facilidades de transporte na guerra. A música em questão é cantada na peça pelo próprio personagem. Não creio que haja alguma conotação de protesto político-ideológico na letra. Por fazer parte de uma trilha sonora, creio que o Chico elaborou a letra pensando somente no personagem (assim como outras músicas da peça como “O Malandro”; “Pedaço de mim”; Etc). Entretanto, seguramente, Chico faz uma crítica social, principalmente à hipocrisia dos membros da entidade conhecida como TFP (Tradição, Família e Propriedade) que se organizou na década de 60 para fazer frente aos ideais revolucionários dos estudantes, artistas, etc. Chico usa uma estória surreal, intencionalmente exagerada de fantasia, para mostrar que a sociedade pode ser muito hipócrita com um de seus membros, somente pelo fato deste ser “diferente” do que prega os costumes vigentes e tradicionais. Desta forma, somente por ser homossexual Geni é escorraçado por aquela sociedade, que não reconhece nenhum de seus valores, mas não se furta em bajulá-lo, quando ele se torna conveniente e “útil”, para, em seguida, após satisfeita em seus interesses, voltar a humilhá-lo, numa espécie de moto-contínuo eterno. No texto da música Chico endereça sua crítica a instituições específicas, que ele considera como sendo poços de hipocrisia, tais como: as autoridades (“o prefeito de joelhos”), a Igreja (“O bispo de olhos vermelhos”) e os Burgueses (“O banqueiro com um milhão”).
Sônia Katherine
03/03/2010
Eu gostaria de saber do próprio Chico se a Geni que ele idealizou é uma mulher ou um travesti. Será que alguém sabe a resposta ou ele mesmo pode responder?
Anne
13/01/2010
Salve Chico Buarque!
jairo moreira moraes
09/01/2010
mostra a realidade a que pessoas são subjulgadas e que nun momento o mundo pode presisar dela virar heroina e ao mesmo tempo lhes virarem as costas, isso é muito comnun inclusive nos nossos dias julgar uma pessoa numa escala de trabalho, achar que a mesma não tem sentimentos; sempre pensei que esta melodia seria capaz de elucidar um musical auxiliados por outras musicas deste genero, com relação ao meu pensamento pode publicar
Victor Garces
06/01/2010
Bem, dizem as más linguas q esta letra é uma metafora da ditadura. Qdo ele diz joga pedra na Geni seria ele mesmo fazendo o ato da critica subescrita. Mas...falando-se em Chico Buarque, todo mundo qer fazer uma analise inteligente e generaliza dizendo q toda musik do malandro tem alguma referencia ao periodo da dita-dura so pra depois qerer falar "bonito" como eu disse no inicio. Metafora...srsrsr
Erika Valente
07/12/2009
Chico Buarque conta a história de uma mulher que é vista como uma prostituta e é julgada e humilhada pela sociedade que a mesma não ajuda. Trata-se de uma mulher simples e com 'respeito' por ser donsela e boa, o suficiente, para auxiliar as pessoas como os idosos. Porém, quando a comunidade necessita dela para os salvar, se ajoelham a seus pés - O padre, o banqueiro e o prefeito- O poder religioso, financeiro e político se cegam para enxergar os princípios, ou seja, só pensam nos seus interesses próprios. O compositor reputa a hipocrisia das pessoas e a ingratidão. Após Geni salvar a cidade, ela volta ao patamar baixo no qual a sociedade a colocou e no, no fundo, sempre a enxergou.
paulo Ricardo Bitencourt
05/12/2009
Acredito que esta musica faz um paralelo, uma analogia...com o brasil da epoca que foi escrita..um brasil de todos , que se vende facil, que é enganado, onde nos fazem promessas e tal e depois continuam anos cuspir, a nos usar...
Tânia Barros
09/10/2009
nesse texto observa-se que Chico faz uma analogia há Maria Madalena a quem Jesus Cristo salvou de ser apedrejada, ou seja a discriminação pelo fato dela já haver tido vários namorados apontando-na assim como se ela fosse uma prostituta mais quando o autor cita que ela era uma donzela e que tinha isto em segredo quis nos precaver de que as aparências enganam e que muitas vezes quem apedrejamos pode ser de quem precisaremos nos futuro e ainda depois de satisfazermos nossas necessidades através da mesma podemos não reconhecer o que foi feito e continuarmos a descriminar Tânia Barros 16 anos...
elaine
18/06/2009
hipocrisia e ingratidão de um povo
Washington
13/06/2009
Na verdade, é uma das músicas da peça "Ópera do Malandro". Na cena, é cantada por um personagem homossexual (na montagem original de 1978, interpretado pelo grande ator Emiliano Queiroz - mais conhecido como o "Dirceu Borboleta" da novela e seriado "O Bem Amado") que narra uma história de discriminação.
leandro
03/03/2009
conta a história de uma vagabunda que salva um povo. nas entrelinhas, toda a hipocrisia que vivemos todos os dias e uma história muito interessante.