Feijoada Completa

Mulher
Você vai gostar
Tô levando uns amigos pra conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
Eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
E vamos botar água no feijão

Mulher
Não vá se afobar
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar
Ponha os pratos no chão, e o chão tá posto
E prepare as lingüiças pro tiragosto
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão

Mulher
Você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja-bahia ou da seleta
Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão

Mulher
Depois de salgar
Faça um bom refogado, que é pra engrossar
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira
Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão


Letra Composta por: Chico Buarque
Melodia Composta por:
Álbum: Chico Buarque
Ano: 1978
Estilo Musical:

19 comentários em “Feijoada Completa”

  1. Uma análise simples feita sobre esta canção é que esta foi feita representando a volta dos amigos do autor exilados pelo regime militar brasileiro.

    4
    3
  2. essa podemos dizer que é ´simples de interpreta ´´ mais essa musica ela sem torquesia nenhuma posso afirmar que ler essa poesia vai se lembra logo de um domingo de sol…e umsamigo fazendo um samba..!!

    2
    4
  3. danilorafaelsr2

    Acredito que seja a comemoração de voltar ao Brasil e ainda para deixar isso claro Chico embaralha as palavras “DIz que TA DURA pendura a fatura no nosso irmão” e vamos botar agua no feijão” O cara é realmente brilhante!

    5
    0
    1. Ha quem diga q nessa frase ele pregou um calote mo Fundo monetario internacional “diz ditatadura pendura fatura do bosso irmão”
      nao sei se é verdade mais ….

      0
      0
  4. Essa música tem um nível de pensamento que explicita o machismo do brasileiro.

    Vê-se em seus versos uma pintura exemplificativa de como é o trato homem/mulher. Chico Buarque buscou atingir de forma brilhante não o pensamento feminino, mas sim o masculino, vez que colocou atos que chamam atenção até mesmo do homem indiferente, que pensa: “Esse infeliz é muito folgado” e assim acaba percebendo que atitudes do seu dia-a-dia assemelham-se a essa cena teatral.

    11
    7
  5. Um certo alguem

    Voyeurismo? Em que parte? Machismo? Também não o vejo! Eu só vejo a alegria de ter de volta amigos que estiveram muito tempo longe. Nada mais é que a representação de uma comemoração a la brasileira, regada a muito samba e a extremamente tradicional feijoada!

    6
    4
    1. Uma vontade de “sair do regime”. Uma fome e sede incontroláveis. A comemoração da volta dos amigos exilados. É tão complexa essa música !

      1
      0
  6. Aducci Correia Néto

    Essa música comemora a volta dos exilados pela ditadura. Quando ele diz “diz que tá dura pendura fartura do nosso irmão”, ele faz uma alusão à ditadura militar.

    0
    0
  7. Gustavo Palma

    Entendo que ela fala sobre três coisas: a volta do exílio, o machismo do homem brasileiro e as condições de vida. O eu lírico comemora sua volta e de seus amigos para o Brasil com uma feijoada. Para fazer a feijoada, ele apenas dá ordens para sua mulher, pois é machista. E quando ele diz “aproveite a gordura da frigideira / para melhor temperar a couve mineira” e “e vamos botar água no feijão”, ele está se referindo à más condições de vida, nas quais a mulher precisa reutilizar a gordura e botar mais água no feijão, devido à falta de dinheiro para comprar mais mantimentos. Essa interpretação das condições de vida é a mais “viajada”, mas o fato de a música ter sido incluída no álbum “O Cronista” me faz crer que ela é uma crônica sobre a péssima vida.

    6
    1
    1. Alisson Mendonça

      A verdade é que não existe essae tal “machismo”, isso tudo é besteira!
      Enquanto a tal “ditadura “, chega a ser piada chamar de ditadura enquanto eles iam para Londres, Paris e etc.

      0
      5
      1. Meu pai amado, espero que ainda não tenha feito o ensino médio ou que seja um personagem, pq a falta de capacidade cognitiva necessária pra comentar algo assim eu sequer consigo imaginar

        0
        0
    1. Eles tomam uma bebedeira, se acabam dançando, dormem e no outro dia a mulher diz “se eu cozinho, não lavo” e coloca o homem para lavar a louça

      1
      1
  8. Ele esta dizendo para mulher dele que ele foi capturado pelo dotador e ele esta tentando falar para sua mulher, “estou trazendo uns amigos pra conversar ,eles tem uma sede de anteontem”

    1
    1
  9. Ele esta dizendo para mulher dele que ele foi capturado pelo ditador e ele esta tentando falar para sua mulher, “estou trazendo uns amigos pra conversar ,eles tem uma sede de anteontem”.ele esta tentando alertar sua mulher.

    2
    1
  10. Em relação ao “machismo”,
    é lamentável. Quanta bobagem e falta de discernimento.

    Primeiramente, em nenhum momento fica explícito que mulher é esposa. Pode ser uma amiga, irmã ou colega. Inclusive pode ser uma mulher falando com outra mulher.

    Os “amigos” podem ser homens e mulheres, o que é bem provável aliás. “Estou levando um casal de amigos” seria dito no português correto.

    A sede pode ser de liberdade ou de cerveja e a fome de comida ou de conversa.

    A multiplicidade da interpretação da arte é uma das coisas que tornam ela maravilhosa. Parem com essa besteira de que tudo é machismo. Do jeito que vocês que comentam essas groselha são, se vocês lerem Shakespeare vão dizer que é machismo também.

    4
    5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *