Eu te vejo sair por aí
Te avisei que a cidade era um vão
- Dá tua mão
- Olha pra mim
- Não faz assim
- Não vai lá não
Os letreiros a te colorir
Embaraçam a minha visão
Eu te vi suspirar de aflição
E sair da sessão, frouxa de rir
Já te vejo brincando, gostando de ser
Tua sombra a se multiplicar
Nos teus olhos também posso ver
As vitrines te vendo passar
Na galeria, cada clarão
É como um dia depois de outro dia
Abrindo um salão
Passas em exposição
Passas sem ver teu vigia
Catando a poesia
Que entornas no chão
Comentários
Asdrubal
23/06/2014
O protagonista está com a filha pequena em um shopping, perde ela de vista e segue procurando.
Aline
19/06/2014
Parece que ele se apaixonou por uma prostituta em Amsterdã ele fala sobre vitrine, galeria, sessão...
JUNIOR GUERREIRO
12/01/2014
A IMPRESSÃO QUE DÁ É QUE O PROTAGONISTA AMA (DIFÍCIL NOTAR QUE TIPO DE AMOR: DE PAI OU ADMIRADOR) DESESPERADAMENTE UMA PESSOA QUE ENVEREDOU PELA BUSCA DE "VIDA FÁCIL", ("...Eu te vejo sumir por aí Te avisei que a cidade era um vão Dá tua mão, olha prá mim Não faz assim, não vá lá, não...") E QUE APESAR DA AFLIÇÃO COM AS INCERTEZAS DE PRINCIPIANTE NO RAMO, A MESMA, AO SE DEPARAR COM O SUCESSO DOS "PASSEIOS", LIBERTA ALÍVIO NO SEMBLANTE COM O FINAL FELIZ DOS PROGRAMAS. "...Os letreiros a te colorir Embaraçam a minha visão Eu te vi suspirar de aflição E sair da sessão frouxa de rir Já te vejo brincando gostando de ser Tua sombra se multiplicar..."
Cesar Barbosa
06/01/2014
A impressão que tenho é que o protagonista ama a moça, a tem, mas não tem controle sobre ela. É um caso. Ela é deusa para ele. A imaginação do que sofre por amor atua fortemente, e supõe um brilho da moça que lhe causa perigo e aflição. A canção é belíssima. Não seu como Chico consegue fazer isto. Suas músicas tem tanto talento quanto seu mau gosto político. Impressionante!
Ana
16/06/2013
O que faz da música uma obra-prima é a sensibilidade com a qual Chico Buarque conseguiu captar a imagem e pensamento do eu lírico. Trata-se do cego pela paixão e a 'exposição' de sua musa, mas é a visita ao seu ponto de vista que impressiona quem interpreta a canção. Que ao ouvir, eu acompanho a passagem dela, e os olhos dele que não piscam e seguem seus passos. Que para ele o mundo a colore e também a vê andar. Incita-me a vontade de sentar a seu lado e também observar a aflição do vigia que poetiza o trocar de pernas da mulher.
Ricardo
17/05/2013
Puro Ghost
Alan Scipião
18/10/2012
Prezados, Fiz uma análise dessa música em meu blog. Abaixo o link: http://decifrandoamusica.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html
Café das quartro
22/06/2012
Concordo com os amigos que mostraram a sua interpretação. o diálogo em que o protagonista da historia não é respondido, é como se estivesse falando sozinho, suspirando por ela, sem que ela imagine! – Dá tua mão... – Olha pra mim... – Não faz assim... – Não vai lá não...
Renan B. Costa
21/12/2011
O eu lírico é o admirador da moça que não o conhece, caso conheça, não sabe que é amada. Chico utiliza sua abilidade inigulável com as palavras para caracterizar os espaços e as acções da moça. Como o eu-lírico diz nos últimos 3 versos, o vigia é apenas o poeta, quem o insipira é sua amada.
ana paim
06/10/2011
Ele é um observador... (teu vigia) Ela é amada sem saber que o é... Ela é simples e autêntica (frouxa de rir) E ele é encantado...