A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela
Meu assunto
Levou junto com ela
O que me é de direito
E Arrancou-me do peito
E tem mais
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel!
Uma imagem de são Francisco
E um bom disco de Noel
A Rita matou nosso amor
De vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
Um violão
Comentários
alexandrino alves
14/03/2014
a primeira resposta está mais de acordo com a teoria de chico , a ditadura quis e calou muita gente , pois deixou pra ele , um violão pra cantar , não só para ele , vários cantores .
Thiago Nogueira
26/05/2013
Já estamos quase que induzidos a ouvir uma música do Chico e tentar logo forçar alguma associação com o período dos milicos no poder. Muito bem! Algumas das interpretações que fiz sobre a música: *A primeira foi a de que "Rita" seria uma espécie de "apelido carinhoso" para a Ritalina.(ou qualquer outro subtipo da substância - cocaína, em exemplo) Tomando como premissa que Rita seria uma droga, então passamos a ter a descrição do estrago que essa dependência fez em 20 longos anos e que, por fim, causou sua morte. O locutor então, supostamente, estaria morto.. *Em uma segunda linha de pensamento, Rita seria uma mulher(uma ex mulher, atual mulher ou até a amante), que por por vingança,seja ela qual seja, assassina o narrador. Então nessa linha, ele também estaria morto. *Em em terceiro a ideia de que Rita, simplesmente, foi embora e levou todo a razão de viver do pobre coitado. Em um terceiro viés,
Felipe
17/11/2012
Acredito que o Chico tenha falado, ao mesmo tempo, de uma relação e da ditadura. Nada difícil pra ele.
Gisele
26/09/2012
O INTERESSANTE NA OBRA É JUSTAMENTE ISSO, AS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES QUE PODEMOS TER PELO OLHAR DE CADA UM, ACREDITO QUE O OBJETIVO DO SITE SEJA ESSE, COMPARTILHARMOS NOSSO PONTO DE VISTA E NÃO FICARMOS JULGANDO CERTOS E ERRADOS.
Nilo Neto
16/05/2012
Os pseudo-intelectuais, sugestionados, enxergam 20% da música como tendo alguma possível relação a ditadura e inventam as teses mais surreais. A música fala de amor e só.
Vanessa
16/02/2012
Concordo com quase todas as opiniões que a música fala SIM sobre a ditadura de forma camuflada, como inúmeras outras letras de Chico. Josy nenhum fã de Chico interpreta as músicas à ditadura ou política somente para 'parecer culto'. A grande maioria das canções de Chico que falam de amor (e só de amor) NÃO foram lançadas na época da ditadura (como o novo e romântico álbum dele). Como você mesmo citou, Chico é malandro e usou de vários métodos para que não fosse barrado pela censura. O trecho que fala dos 20 anos não tem como estar se referindo a duração da ditadura se a letra da música foi escrita em 1966. Acredito que refira-se mesmo a idade do cantor (em 66 com 22 anos). Acredito que ele quis dizer que a Ditadura (Rita) não o permitiu viver a vida toda de forma livre (uma vez que na fase infantil ele ainda era dependente e quando cresceu a ditadura começava).
JOSY
15/02/2012
NÃO ACHO QUE A MÚSICA FALE DA DITADURA, 80% DOS COMENTÁRIOS QUE VEJO NAS MÚSICAS DO CHICO FALAM A MESMA COISA! TUDO BEM QUE ELE ESCREVEU BASTANTE SOBRE A DITADURA, A CENSURA, MAS QUASE TODAS AS SUAS MÚSICAS RELACIONADAS À DITADURA, TB É DEMAIS! ESSA MÚSICA PODE SER INTERPRETADA COMO UM CASAL QUE SE SEPAROU... PAASOU A JUVENTUDE CASADO E NÃO DEU CERTO, POR ISSO ELE DIZ: LEVOU OS MEUS PLANOS, MEUS POBRES ENGANOS, OS MEUS VINTE ANOS.... SUA JUVENTUDE Q SE FOI DURANTE O CASAMENTO, E AGORA ELE ESTÁ TRISTE E NEM TEM VONTADE DE TOCAR O VIOLÃO! nA MINHA INTERPRETAÇÃO É SIMPLES ASSIM! AS PESSOAS QUE GOSTAM DE CHICO TEM MANIA DE QUERER SE MOSTRAREM CULTAS E POR ISSO SEMPRE FALAM EM POLÍTICA, DITADURA.... MAS CHICO TB É ROMÂNTICO, MALANDRO, POETA....
Fernando Martinelli
01/02/2012
Se tem uma coisa que o Chico não fala nessa música é da ditadura. Essa música é de 1966, a ditadura estava só começando. Considerando que o Chico não seja vidente, ele nunca saberia que a ditadura duraria os 20 anos que são descritos na canção.
Vinicius Minardi
08/09/2011
eu concordo com a primeira interpretaçao, os referidos 20 anos no meu entendimento sao os 20 anos das ditaduras
Camila Daher
23/08/2011
Na verdade, essa música o Chico fala da ditadura militar, se você olhar por um certo ponto de vista. A começar pelo nome "A Rita" que pode ser associado com "A Dita". Versos como "... levou meu sorriso/ No sorriso dela/ Meu assunto.", "... matou nossa amor/ De vingança", "Levou os meus planos/ Meus pobres enganos/ Os meus vinte anos/ O meu coração", e principalmente a última parte: "E ALÉM DE TUDO/ ME DEIXOU MUDO/ UM VIOLÃO" nos fazem pensar por esse lado.
Mariana Cantarim
03/05/2011
Outro sambinha pra gente ser feliz! Chico retrata uma separação depois de anos juntos... "os meus 20 anos" demonstra as perdas de "bens" do casal, mas todo como todo bom sambista que se preze... "E além de tudo me deixou mudo um violão", a pior perda foi a inspiração de tocar seu violão!