Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou um cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara
Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não pára
Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára
Eu não tenho data pra comemorar
Às vezes os meus dias são de par em par
Procurando uma agulha num palheiro
Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára
Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta
A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára
Comentários
Ronaldo Moreira
23/04/2011
Essa música pra mim significa o fluxo da vida,tudo se transforma...ao menos na teoria. Quando ele diz que vê o futuro repetir o passado,que vê um museu de grandes novidades,se refere que o significado de futuro só existe no dicionario,pois as coisas continuam da mesma maneira "um museu de grandes novidades". Em suma,seria uma critica a sociedade estagnada de nosso país,onde muito se fala sobre transformaçoes,renovaçoes,porém essas "idéias não correspondem aos fatos"...tudo na MESMA.."eu vejo um museu de GRANDES novidades"..
Anne Jullya
29/03/2011
a musica vai mostrar como o Brasil é um país hipócrita. Como "eu vejo o futuro repetir o passado" o que ele quis dizer que após a ditadura militar o povo escolheu os mesmo representantes que teve forte participação como o nosso queridíssimo José Sarney e que por causa do carnaval,das mulatinhas ... o Brasil teve fama de puteiro como ele disse "transforma um país inteiro num puteiro pois assim nos tornamos brasileiros"
Marccelo
21/02/2011
Faz crítica a imagem do país no exterior,um lugar desorganizado,um "puteiro",um país corrupto!!!
Vitor Palermo
15/02/2011
Essa musica tem um conteúdo incrivel ! Podemos tirar delas coisas que servem como algo que Cazuza queria nos dizer , ou coisas que servem para serem ditas em muitas situações que vivenciamos em nosso país , em nosso dia-a-dia . 1° estrofe Cazuza se refere a ele , o transgressor burguês , que disparava contra o caminho que seria normal seguir . Cheio de mágoas por tanta caretice e babaquice na nossa sociedade que vive de padrões fúteis . Diz que já está cansado , cansado da mídia que o condenava , da hipocrisia do país na política , na sociedade . Na 2° estrofe ele diz algo que serve de lição para auto-estima : embora todos achem que você está derrotado , os dados ainda rolam , porque o tempo não para de passar nunca . Logo após diz que dias sim , dias não ele sobrevive sem mágoa nenhuma por isso ... e a parte "da caridade de quem me detesta" , creio que ele se referia a mídia , ao governo , a simplismente todos que o pintaram como um burguesinho rebelde drogado , ou coisas do tipo . O refrão é clássico ! A piscina cheia de ratos serve para as pessoas que dizem e mostram viver a vida corretamente , mas que escondem seus podres . Ou aos governantes que lucram em cima do povo trabalhador desonestamente , e a piscina de suas mansões na verdade está cheia de ratos , de podres . As idéias moralistas e a imagem do "ser correto" já não correspondem aos fatos acontecidos , por que não faz sentido levar adiante idéias que apoiam o que há de errado em nosso país . O futuro nada tem de original , mas quando paramos para olhar o passado descobrimos coisas incríveis , grandes novidades .
PINHO
10/11/2010
Fala da ditadura. Quando ele dis que suas idéias não correspondem aos fatos seu acho que ele quer dizer que os fatos que estavam ocorrendo naquela época não condiziam com as nossas idéias.
Rose
08/11/2010
eu concordo com essa musica o tempo nao para so se para quando a pilha acaba
Micaela
29/10/2010
essa musica fala nada mais nada menos que a ditadura militar!
Raphaela
26/09/2010
essa musica é perfeita e fala o q estou estudando q é a ditadura militar
EdEr FeRrEiRa
20/09/2010
cantor e compositor de qualidade, que apesar de tudo, escrevia com sentimento, por tudo aquilo que passou e passava, e por tudo que ele sabiamente conseguia perceber no mundo.
Jessika
11/08/2010
bom , eu estou trabalhando com essa musica , na escola ! , por mais idiota que pareça , é a primeira vez , que eu estou prestando mais atenção na letra dessa musica ! , realmente , esse cara fez hidtoria , e escrevia musicas maravilhosas *-* , musicas que realmente , passam a realidade em que vivemos até hoje ! infelismente .
Cibele
28/06/2010
"consertando" ... vivemos infelizes....
Cibele
28/06/2010
Estou trabalhando esta música com meus alunos e estamos fazendo uma comparação com um artigo de opinião que trata sobre raciscmo. Aliás, segundo o autor não somos racistas (apenas), mas sim, fazedores de preconceitos, pois "estranhamos" tudo que é diferente de nós e qu a sociedade prega como regra. Vejo em muitas partes a questão da denúncia social (mesmo sendo burgues ele sempre foi contrário às diferenças sociais, lutou contra todo o tipo de preconceito, viveu pouco, mas foi feliz! Muitas vezes, nós, hipócritas, seguimos regras impostas e não vivemos felizes por nos importarmos com o que os outros acham! "Eu vejo o futuro repetir o passado" - estamos repetindo os mesmos preconceitos feitos por nossos antepassados. "Tuas ideias não correspondem aos fatos" : Pensamos muito, mas na prática, agimos mal!!!
bárbara
06/06/2010
Eu posso estar errada, mas acho que essa musica fala sobre a AIDS: Cansado de correr/Na direção contrária/Sem pódio de chegada ou beijo de namorada - está cansado de lutar contra essa doença e não conseguir vencê-la. Mas se você achar/Que eu tô derrotado/Saiba que ainda estão rolando os dados - ele ainda tem esperanças de se recuperar
Jéssica
02/06/2010
Comentarios ridiculos esses de qm nao sabe apreciar uma boa musica, de um cantor e compositor de qualidade, que apesar de tudo, escrevia com sentimento, por tudo aquilo que passou e passava, e por tudo que ele sabiamente conseguia perceber no mundo.
Paula
21/05/2010
quem somos nós pra julgar o caráter de alguém? pelo o que eu entendi, o que se faz aqui é analisar as MUSICAS. vá despejar todo esse ódio em outro lugar
Luana
20/01/2010
Ouvi dizer que um dia o Cazuza foi tentar entrar numa piscina pública (de um clube, talvez) e uma pessoa o impediu porque ele tinha aids. Daí o porquê de "tua piscina tá cheia de ratos, tuas ideias nao correspondem aos fatos, o tempo nao para". Até porque, era ele quem tava com aids naquele dia, sofrendo o preconceito, mas aamnha poderia ser essa pessoa.
Erika Valente
07/12/2009
A música fala sobre a ditadura militar 'Disparo contra o sol Sou forte, sou por acaso Minha metralhadora cheia de mágoas Eu sou um cara' Ele é mais um cara no meio de muitos qe estão submetidos, é como se ele não fizesse a diferça para as autoridades.. Qnd o letrista diz: eu vejo um futuro repetir o passado, eu vejo um museu d grandes novidades', ele retoma a revolução socialista ocorrida na Rússia e tem esperanças que ocorra, também, uma revolução comunista no Brasil.
jair
03/10/2009
o tempo não para é a mostra da força poetica que o cazuza coloca em suas musicas,o tempo não para mostra a anaise de um cara determinado,que nunca desiste,essa musica deixa uma grande mensagem para nós,onde nunca devemos desistir