Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou...
Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor
Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor
Pra qualquer um na rua, Beija-flor
Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador
Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Comentários
Victor Lacerda
09/09/2011
ESTA MÚSICA CAZUZA FEZ PARA NEY MATOGROSSO, POIS O MESMO TINHA UM CERTO "MEDO" DE REVELAR QUE OS DOIS TINHAM UM CASO, POIS, NÃO SABERIA COMO A SOCIEDADE E SEUS FÃS IRIAM REAGIR AO SABER DO FATO MENCIONADO.
Gustavo
31/08/2011
“Você sonhava acordada Um jeito de não sentir dor Prendia o show e aguava o bom do amor Prendia o show e aguava o bom do amor.” (Agora, uma releitura dessa última estrofe que pode ser feita ao se trocar “choro” por “show”, como informou uma outra pessoa anteriormente, é a inversa: se realmente antes existia a palavra “show” ou invés de “choro”, pode-se entender que em um determinado momento do relacionamento, ela passou a “sonhar acordada”, ou seja, provavelmente, passou a pensar e sofrer ao desconfiar ou saber que ele estava tendo um relacionamento ou mesmo amando outra pessoa e, então, um jeito que ela encontrava de não “sentir dor”/sofrer era “prender o show”, ou seja, a discussão/briga com ele e “aguar o bom do amor”, isto é, transar. Assim, outra interpretação que eu tenho é que em função de em um determinado momento passar a existir outra pessoa nos pensamentos dele, ela passou a tentar esquecer do sofrimento interno e velado, transando nesses momentos com ele.) Acho inclusive que essa interpretação com a palavra “show” fica mais coerente com o enredo... mas é só mais uma interpretação... qual será a real interpretação???
Gustavo
31/08/2011
OBS: Vale lembrar que ainda na primeira estrófe, ele dá a entender que ele "errou" com ela, sendo que ela ainda não o perdoou... provavelmente talvez por ele ter tomado a decisão de deixá-la, por entender que, pelo ocorrido, não havia mais paixão/amor entre eles... a "emoção" havia acabado...
Gustavo
31/08/2011
“Pra que mentir Fingir que perdoou Tentar ficar amigos sem rancor A emoção acabou Que coincidência é o amor A nossa música nunca mais tocou” (Uma paixão/relacionamento que terminou, porém ainda há ressentimentos de ambas as partes, ainda há rancor. Entretanto, não há possibilidade de volta, a emoção/paixão acabou.) “Pra que usar de tanta educação Pra destilar terceiras intenções Desperdiçando o meu mel Devagarinho, flor em flor Entre os meus inimigos, beija-flor” (Ressalta que ele está descontente pela hipocrisia em usar “tanta educação”, se ainda há rancor, e haveria outras intenções – “terceiras intenções” - por parte dela que não a de voltar a ter um relacionamento amoroso com ele, já que não acredita que ainda há paixão/amor entre os dois. Segundo ele, ela estaria “desperdiçando o seu mel”, ou seja, brincando com os sentimentos dele, com o que ainda resta de carinho por ela, já que, “devagarinho, flor em flor”, ela estaria saindo com outros homens - “flor” representaria “homem” e “mel” o sentimento de cada um deles – passando a se tornar uma inimiga, ou seja, a estar, agora, entre seus inimigos. “Beija-flor” – o codinome que ele deu para ela, para, em respeito, não divulgar seu nome, escolhendo um nome apropriado, já que ela estaria saindo com vários homens – “galinha” – de “flor em flor”.) “Eu protegi teu nome por amor Em um codinome, Beija-flor Não responda nunca, meu amor (nunca) Pra qualquer um na rua, Beija-flor” (Como já foi dito, ele menciona que protegeu seu nome por amor, ou seja, não divulgou a ninguém o verdadeiro nome de sua amada, já que provavelmente deveria haver um impedimento para isso, talvez por ser um caso extra-conjugal. Além disso, deixa claro que deseja que ela não “responda para qualquer um na rua”, ou seja, não se relacione com qualquer um , como ela – “beija-flor” -- vem fazendo) “Que só eu que podia Dentro da tua orelha fria Dizer segredos de liquidificador” (Segundo ele, só ele que outrora podia dizer para ela segredos “íntimos” ou “domésticos”, ou seja, de “liquidificador” – um aparelho doméstico. “Orelha fria” pode nos remeter a noite fria. Assim, quer deixar claro que só ele era “íntimo” dela em outros tempos, tentando diferenciar o relacionamento mais “íntimo e puro” deles, dos outros que ela vem tendo atualmente). “Você sonhava acordada Um jeito de não sentir dor Prendia o choro e aguava o bom do amor Prendia o choro e aguava o bom do amor.” (Em um determinado momento do relacionamento, ela passou a “sonhar acordada”, ou seja, provavelmente, passou a pensar em outra pessoa, e um jeito que ela encontrava de não “sentir dor” / sofrer era “prender o choro” e “aguar o bom do amor”, isto é, transar. Assim, a interpretação que eu tenho é que em função de em um determinado momento passar a existir outra pessoa nos pensamentos dela, as transas passaram a ser frias, sem paixão, o que pode ter explicado o fim do relacionamento extra-conjugal.)
FERNANDA
10/08/2011
Essa música foi escrita na época que o Cazuza resolveu sair do Barão Vermelho.Essa canção foi feita pra seu amigo Frejat.
Ríller
12/07/2011
Tudo gira em torno do sexo com uma garota virgem que descobre os prazeres e se corrompe com o "mel" que lhe foi dado por um rapaz mais experiente. A traição é descoberta, o amor dele acaba. Numa última conversa ela, arrependida, num misto de educação com pouco de paixão ou desejo faz surgir a possibilidade de uma última transa. Ele não quer. Beija-flor seriam seus segredos, a intimidade sexual entre homem e mulher que o casal tinha e que ela não deveria ter com mais ninguém, pois ele foi seu primeiro. A penúltima estrofe é a traição. "Segredos de liquidificador" seria a língua no ouvido fazendo espirais num momento muito íntimo. A orelha fria sugere uma noite também fria. Já a última estrofe fala da primeira vez do casal: Havia a dor, um pouco de arrependimento por parte dela, pois deveria ser uma garota insegura e inexperiente e, por fim, o orgasmo. (Não me vejam como pervertido, apenas interpretei assim.)
Keila
08/06/2011
"eu protegi teu nome por amor, em um codinome beija-flor.." é um caso entre 2 homens (Música do Cazuza para Ney Matogrosso). O beija-flor em tempos antigos eram chamados de Pica-Flor...só ligar os fatos.
Paulo
20/05/2011
Segredos de liquidificador, o Cazuza definiu uma vez. É simples, são aqueles beijos de lingua na orelha!
Gabriel
17/05/2011
na 1ª estrofe música fala de um relacionamento que acabou, e eles tentam virar só amigos, mas não é uma amizade como a de outrora... é uma amizade abalada pelos acontecimentos do relacionamento. na 2ª estrofe ele reclama desta amizade hipócrita (para que usar de tanta educação?) e a (terceira intenção) se refere a estama amizade pós relacionamento. Nesta estrofe ele também cita o "beija flor" que seria o seu inimigo no ate de desperdiçar mel (saliva) em flor em flor (em boca em boca)... ou seja, o beija flor é um ser "conquistador" na 3ª estrofe, e na minha opinião, a mais bonita, ele protege o nome da garota num código de ética do beija flor "do conquistador"... (ou seja, ele foi respeitador), porém, mesmo assim, ele não quer mais contato com a mulher, pq agora, para qualquer um na rua beija flor, ou seja, para qualquer um na rua "conquista". (ele vai sair muito para conhecer novas pessoas) na 4ª estrofe ele desabafa falando que só ele poderia dizer segredos de liquidificador (que seriam segredos caseiros, já que o liquidificador é um eletrodoméstico caseiro, o cazuza certa vez falou que usou liquidificador só para rimar, mas poderia ser qualquer outro eletrodoméstico). na 5ª estrofe há um erro, a letra original fala "prendia o SHOW e aguava o bom do amor", onde ele evidentemente reclama da mulher (a reclamação fica óbvia com o concerto da frase) onde o SHOW que ela prendia (provavelmente algo sexual) era o bom do amor, que ela aguava (pq ela prendia).. sonhar acordado é um modo de chama-la de inocente.
Paulo
15/04/2011
Na VERDADE um amor desfeito, no qual se perdoaram da boca para fora, mas interiormente não houve o perdão. Isso em algum acontecimento do relacionamento no qual se magoaram e se perdoaram apenas da boca para fora! Na verdade não tem volta nem tem perdão... Mas fingem ser amigos. A emoção acabou e nunca mais entraram em sintonia. Na segunda parte ele fala sobre esse comportamento ser hipocrisia,mostra interesse da outra parte em lucrar aproveitar de algo, talvez do sucesso do artista, amigos... Desperdiçando meu mel, pode ser minha grana meu tempo, devagarinho vai explorando, mas ele mostra respeito ao ser humano ocultando a pessoa, que ele considera hipócrita e o explora, aproveita um pouco dele. Ele diz que ocultou essa pessoa por amor, não que essa pessoa mereça, mas ele respeita pelo amor que sentiu um dia. Então ele diz só eu que podia! Mostra um lado único, de dizer segredos misturados, que para mim considero liquidificador objeto para misturas de massas etc... Esses segredos a deixava sonhando acordada, um jeito de não sentir dor! Prender o choro, ele se refere a algo não fingido, um sentimento verdadeiro o bom do amor. Um lado puro do amor! Porque o resto ele só ver hipocrisia! OU comportamento hipócrate! Esse meu modo de ver e interpletar, pior que não reli hahahahahha boa sorte!
elison
17/03/2011
Que só eu que podia Dentro da tua orelha fria Dizer segredos de liquidificador (SEGREDO DE LIQUIDIFICADOR), QUEM NAO SE INRRITA A NOITE QUANDO ALGUEM LIGA UM LIQUIDIFICADOR? É MAIS OU MENOS ISSO QUE OCORRE QUANDO FAZEMOS AMOR, Nao CONSEQUIMOS FALAR BAIXINHO (SEGREDO) SEMPRE ESCAPA UM GEMIDO MUITO ALTO E TODOS ACABAM ESCUTANDO. (entao se torna segredo de liquidifcador)
Pandora
21/02/2011
Trata-se de um caso que termina, proteger o teu nome por amor, ou seja, não revelar os amantes.
Luiz Wagner
31/01/2011
Segundo o próprio Cazuza, "apud" Lobão, "...da tua orelha fria, dizer segredos de liquidificador" representa os movimentos da língua de uma pessoa dando uma bela lambida na orelha de outra, semelhante a uma hélice de liquidificador... se é que vcs me entendem. Cazuza safadinho...
Karenzynha
24/01/2011
Pra que mentir Fingir que perdoou Tentar ficar amigos sem rancor A emoção acabou Que coincidência é o amor A nossa música nunca mais tocou… (Termino de relacionamento.. Seja lá qual for.. Tentar forçar uma volta quando não há mais "emoção" "... A nossa música nunca mais tocou…" NÃO SERÁ A MESMA COISA!) Eu protegi o teu nome por amor Em um codinome, Beija-flor Não responda nunca, meu amor Pra qualquer um na rua, Beija-flor (EMBORA CHEGOU AO FIM.. CONTINUA A CONSIDERAÇÃO..) Que só eu que podia Dentro da tua orelha fria Dizer segredos de liquidificador (METTÁFORA: LIQUIDIIFFICADOR.. BARULHO.. SEGREDOS QUE NA VERDADE SÃO COISAS TODO MUNDO SABE.. SÓ EU PODIA TE ILUDIR (rsrs) Você sonhava acordada Um jeito de não sentir dor Prendia o choro e aguava o bom do amor Prendia o choro e aguava o bom do amor (VOCÊ SE ILUDIA.. UM JEITO DE NÃO SOFRER... SEGURANNDO O CHORO..."AGUANDO O BOM DO AMOR"! rs MUITO BOA! ;)
Andréia
07/12/2010
Primeira parte -O término de um relacionamento onde eles fingim que está tudo bem,perdoaram e tentaram ficar amigos mas que o relacionamento não tem volta. Segunda parte- ''Pra que usar de tanta educação Pra destilar terceiras intenções'', apesar do termino ainda são educados um com o outro e isso gera esperança ( em terceiros intenções). ''Desperdiçando o meu mel Devagarzinho, flor em flor Entre os meus inimigos, beija-flor''-ficando com outras pessoas,beijando outras pessoas. Terceira Parte - ''Eu protegi o teu nome por amor Em um codinome, Beija-flor Não responda nunca, meu amor Pra qualquer um na rua, Beija-flor''-eles nunca desrepeitou ela,nunca usou seu nome em vão e lhe da um conselho de tentar se proteger durante sua vida,agora sozinha. Quarta Parte- ''Que só eu que podia Dentro da tua orelha fria Dizer segredos de liquidificador''- somente ele podia fazer promessas para ela, em seus ouvidos. Quinta Parte-"Você sonhava acordada Um jeito de não sentir dor Prendia o choro e aguava o bom do amor.''- a maneira como ela fazia para não sofrer.
Silvana
22/11/2010
Um relacinameto terminado com muita dor, que mostra a por parte ferida. tentando se adaptar a separação. E a outra parte tentando fazer entender que tudo o que fizer ou pensar, não tem mais volta.Mas ainda há carinho, porque houve amor.
Micaela
29/10/2010
Essa música pode ter varias interpretações, depende do ponto de vista que você vai atribuir. Pode ser de um lado social que uma amizade foi destruida mas porém ficou o respeito e o segredos em cada um.