Não me convidaram
Prá esta festa pobre
Que os homens armaram
Prá me convencer
Apagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Prá gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Não me convidaram
Prá essa festa pobre
Que os homens armaram
Prá me convencer
Apagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me sortearam
A garôta do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Prá gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Prá gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)
Confia em mim
Brasil!!
Comentários
Isaah
06/09/2012
Gente, adorei mto a música, m preciso rápido de uma interpretação pra ela... é caso d vida ou morte, preciso disso hj pra apresentar segunda. Olha, ta meio difícil d entender a parte q diz: meu cartão de crédito é uma navalha e Brasil, mostra a tua cara (Cada pessoa diz uma coisa...)soh quero q vcs me ajudem, pf!!
Diego
03/09/2012
Nela faz várias críticas ao Brasil, em uma parte que ele fala: “Meu cartão de crédito é uma navalha”, ele quis dizer que o único jeito de pagar suas contas é roubando, por causa do mau governo do Brasil na época e podemos perceber que hoje não é muito diferente. Ele também cita o desprezo do povo diante da corrupção, pela qual até a mídia ajuda. E também na parte que ele fala “Mostra a tua cara”, ele quis dizer para esses políticos corruptos, que roubam sem parar, que estão lá por nada, atoa, ele diz para mostrarem suas caras, para nós vermos quem nos paga, quer diz “fazer” algo por nós, nos ajudar...
Isayas
26/07/2012
Analiso o verso em que claramente a autor fala da manipuladora Rede Globo: "Não me sortearam A garôta do Fantástico", aqui ele mostra que com apelação sexual(mostrando mulheres boazudas que nunca vamos ter) e outros recursos sórdidos, a TV consegue audiência dos alienados. "Não me subornaram Será que é o meu fim?" acusa a TV de subornar autoridades para conseguir favores e dinheiro e lamenta-se(ironicamente) de não ser suboenado tbm. E em: "Ver TV a coresna taba de um índio Programada Prá só dizer "sim, sim"". Finalmente acusa a TV e sua "Aldeia Global" de servir de instrumento de manobra nas mãos dos donos do poder.
bundodnA
13/06/2012
uma musica muito das boas ae povo feio gostaram ,gosto bom se nao gosto que se fuuuuuu.......,quero que vc se fuu te mo antes de ficar quando eu pego eu te esqueço ,cazuza ai se eu te pego....
Nilo Neto
22/05/2012
De todo os comentários o mais notável é o "29", não pela engenhosidade da exegese, mas pela jocosidade aparente hahaha impossível pois os fatos são anacrônicos.
Nosre DNA
28/04/2012
O Cazuza, na letra desta música, demonstra uma consciência incrível da verdadeira história deste país. A letra faz referência ao estado de escravidão ao qual o Brasil foi submetido a partir do momento da nossa suposta independência em 1822. Naquela ocasião a nossa independência da coroa portuguesa foi negociada em troca do pagamento da dívida de Portugal com os banqueiros judeus. Daquele instante em diante, apesar de termos nos tornado independentes da metrópole, nos tornamos totalmente dependentes dos banqueiros e isso se mantém até hoje. Quando Cazuza questiona: "quero ver quem paga pra gente ficar assim" e "o nome do teu sócio", ele faz uma espécie de provocação, afinal, ele sabe muito bem de quem se trata. Ele, sem sombra de dúvida, se refere àqueles que mandam no país através de meios ilícitos, atuando nos bastidores, e que a população, quase na totalidade, desconhece. Esses atores ocultos são os banqueiros internacionais. Sabemos que a navalha é comumente utilizada por suicidas para cortar os pulsos. Quando Cazuza diz "o meu cartão de crédito é uma navalha" ele quer dizer que o uso do cartão de crédito ou de qualquer meio de endividamento é análogo a um suicídio, pois perdemos as nossas vidas a partir de então.
rafael
14/04/2012
a musica fala da reunião do fmi ao qual o brasil estava devendo , o pais foi barrado ( desde a epoca do brasil colonial a divida havia ficado para o brasil pagar)
Janaina
17/03/2012
Gosto mto dessa musica s2
mayara
15/02/2012
TRABALHO DE ESCOLA ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR ;;;;;segundo a visao dos autores e considerando o conteudo geral da letra ,quem estaria reclamando de nao ter sido convidado para a festa ??? e a que festa ele se refere??
Arthur
26/12/2011
Nesta música cazuza quis chamar atenção para a indiferença e a Displicência do povo diante da corrupção, ele tbm cita a mídia como uma ferramenta manipuladora do estado quando cita "ver tv a cores na tabua de um índio programado pra só dizer sim" em seguida ele convoca a todos a tomar partido a se posicionarem diante d tudo que estava acontecendo "Brasil mostra a tua cara"
rodrigo
08/12/2011
regina é a frase apagar sem ver toda essa droga que ja vem malhada antes de eu nascer
Regina Mendes
24/11/2011
Por gentileza, ajudem-me. Que expressão da 1ª estrofe revela que a miséria é uma herança social?
Luciana
27/10/2011
Em "meu cartão de crédito é uma navalha", o poeta coloca que, para a maior parte da população brasileira, o único meio de pagar as contas é roubando. A navalha é uma metonímia do assalto.
marcelo
27/10/2011
meu cartao de credito é uma navalha
leonardo
17/10/2011
gostei da interpretaçao do gerrad mas tenho q lembrar q o ano dessa musica é la pela ditadura
roberto
11/10/2011
qual o significado das apalavrasabaixo de acordocom o txto da poesia? Armaram, malhada e soburnaram. preciso da resposta rapido por favor traalho de escola
emily
04/10/2011
pô nds a ver chamar o cara de viado isso nao disrespeita a ningas axuu ate q os q se incomodam e pq tem cupa no catorio respeito e bom e todo mundo gosta
Biaah
16/09/2011
O que quer dizer quando ele fala: "O meu cartão de crédito é uma navalha" e "Ver TV a cores na taba de um índio/ Programada pra só dizer 'sim, sim'"??? Me ajudem, preciso dessa resposta hj, pra um trabalho de escola! Pf! :(
Rickson
05/09/2011
Eu acho que ele fez uma bem, sendo que a forma de dizer brasil fora boa interpretaçao!!!....
alvaro
02/09/2011
acho q essa musica é o retrato do país! o da corrupcão e medilcridade!
gerrad
29/08/2011
Creio que está música vem falar sobre o problema que vem desde Brasília até norte e nordeste brasileiro, onde os recursos chegam pouco a pouco e qndo chegam, mais da metade cai no bolso daqeles de terno, tantas obras no papel que nao aparecem dentro das cidades... bando de safados que nao tem o minimo de ética.. vamos respeitar a homossexualidade galera, sei que nao é bonito, mas ninguem gostaria de ver um amigo, pai, filho sendo humilhado por este preconceito.
fernanda paiva
16/08/2011
cazuza sempre teve horror de politica,mas tem coisas que voce nao precisa saber, qualquer burro ve."brasil" é uma musica critica, mas nao tem nada a ver com uma fase politica.
PEDRO.
27/05/2011
Obrigado CAZUZA ..port er escritos mais que poemas e sim inos ao nosso povo!Onosso país prcisa de mais cazuzas e não de semi analfabetos como essas pessoas que criticam a homosexualidade,e se acham importantes só por serem eteros.
alexandre augusto
27/02/2011
cazuza retrata a realidade de nosso país em sua música em sua canção ele consegue avaliar para que caminho o nosso país está andando ou seja só vai de mal a pior ,ao invés de progredir o nosso país só consegue regredir em todos os aspectos seja eles políticos econômicos ou sociais
alexandre augusto
27/02/2011
cazuza é foda
frantisca sima
19/02/2011
essa musica ele fez para a seleção brasileira na copa da frança: quando ele diz (Brasil! Mostra a tua cara Quero ver quem paga Prá gente ficar assim Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim…) ele quis dizer que estava muito triste pela derrota do brasil e que nem pagando ele ficaria mais na quele lugar, com o brasil perdendo a copa não ficava mesmo!!!
cristina
03/01/2011
O povo brasileiro se veste nesta música,onde o cantor relata um Brasil envolto na corrupção, de falsas promessas,de falcatruas,um país desimportante,desonesto,hipócrita. Enfim o cantor expressou nesta música a insatisfação e indignação de um povo que apesar de sofrido,ainda acredita no futuro da nação. Em nenhum instante eu vou te trair.....Brasil!!!! Parabens,Cazuza,vc viu,vc realmente olhou e compôs uma música para nós "Povo Brasileiro".
Taynara
04/11/2010
Como já tinham dito acima, acho que a música, além das interpretações sobre a guerra fria, nos dias de hoje, também se refere muito à questão de obter vantagem de algo ilícito. Como a Lei de Gérson que preza pela obtenção da vantagem e quem não a obtêm é um tolo, da mesma forma a música diz sobre isso. “Não me convidaram para essa festa pobre [...], não me subornaram será que é o meu fim [...], não me elegeram chefe de nada[...]” deixa claro essa vantagem que desejamos obter. Muitos dizem que os políticos roubam, mas confessam que se estivessem no mesmo lugar, fariam a mesma coisa. De que adianta então? Esse nosso jeitinho brasileiro de sempre conseguir o que queremos de forma correta ou não Cazuza retrata muito nessa música. O jeitinho brasileiro nada mais é do que obter algo e de certa forma a sociedade não condena, mas que moral seria considerado errado. Como furar a fila, sabemos que é errado, mas se for para nossa vantagem fazemos, sem nos preocupar com ninguém. O que o Cazuza também fala é disso, o brasileiro tem mania de sempre ficar “em cima do muro”, sem se decidir. Isso reflete na política, na vida social e até profissional. É isso que a Lei de Gérson “prega”, se for para si não tem problema ser errado, dá-se um jeitinho. Será que é o nosso fim? PS: para aqueles que não sabem, Lei de Gérson foi uma pseudo-lei criada a partir de uma propaganda de cigarro com um ex-jogador de futebol da seleção brasileira, nela ele dizia a seguinte frase: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também.”. Se quiserem tem o vídeo no youtube.
Drica Fernandes
14/10/2010
Esta música é um relato da desigualdade no Brasil, corrupção. E de uma maneira completamente suve e inteligente.Cazuza você é um gênio!
Lorena
13/10/2010
A letra dessa música é uma análise a Guerra Fria. em ' Brasil, mostra a tua cara" como se diz : Brasil, de que lado você está ? quem é você realmente ? Capitalista ? Socialista ? em " Nao me subornaram, será que é meu fim ?" É que na guerra fria se 'compravam' as ideias , pensamentos, das pessoas...
monique
04/08/2010
da para alguem explicar isso direito ou ta dificil.E a mesma coisa de nada
suzana
03/03/2010
Essa musica tem algo haver cm a ditadura militar???
Angel
14/02/2010
Um Brasil hipócrita e fantasiado onde a pessoa q fica fora da corrupção e das mídias de massa, se sentem excluída, onde ser honesto é ser bobo e todos querem levar vantagem, país maravilhoso? mostra as sua cara! desencombre as corrupções prenda os verdadeiros crimonosos!!!!
Jenyffer
11/02/2010
Essa música faz uma analise literalmente a administraçao brasileira a qual não da o valor minimo a essa nossa patria!Em...(O meu cartão de crédito é uma navalha)ele cita o que na verdade é a nossa realidade brasileira que se tivesemos mais oportunidades,mais estudo e mais interesse pelos pobres não teriamos tanto crime nesse Brasil tão bonito!
andre luiz matias miranda
15/12/2009
a música tem 20 anos e não mudou nada no brasil, o senido da música continua o mesmo. num pais onde se faz oração da propina, não é e nunca foi um pais sério, vamos parar com essa história de país do futuro, cada vez falta moralidade nesse brasil.
flaviane mugnol
28/10/2009
te amo pra sempre ccaazuza
flaviane mugnol
28/10/2009
te amo para todo o sempre cazuza....não importa nada...q vc fez ou faria
thais
18/01/2009
é a nossa realidade ,ela sabia muito bem oq esttava falando qndo compos esta letra......vc sera pra sempre nosso rei ...idolatrado cazuza
simone
18/11/2008
adoro esta musica