Brasil

Não me convidaram
Prá esta festa pobre
Que os homens armaram
Prá me convencer
Apagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer…

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha…

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Prá gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim…

Não me convidaram
Prá essa festa pobre
Que os homens armaram
Prá me convencer
Apagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer…

Não me sortearam
A garôta do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer “sim, sim”

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Prá gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim…

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair…

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Prá gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim…(2x)

Confia em mim
Brasil!!


Letra Composta por: Cazuza, George Israel, e Nilo Romero
Melodia Composta por:
Álbum: IDEOLOGIA
Ano: 1988
Estilo Musical:

78 comentários em “Brasil”

  1. é a nossa realidade ,ela sabia muito bem oq esttava falando qndo compos esta letra……vc sera pra sempre nosso rei …idolatrado cazuza

    2
    3
  2. andre luiz matias miranda

    a música tem 20 anos e não mudou nada no brasil, o senido da música continua o mesmo. num pais onde se faz oração da propina, não é e nunca foi um pais sério, vamos parar com essa história de país do futuro, cada vez falta moralidade nesse brasil.

    3
    3
  3. Essa música faz uma analise literalmente a administraçao brasileira a qual não da o valor minimo a essa nossa patria!Em…(O meu cartão de crédito é uma navalha)ele cita o que na verdade é a nossa realidade brasileira que se tivesemos mais oportunidades,mais estudo e mais interesse pelos pobres não teriamos tanto crime nesse Brasil tão bonito!

    2
    1
  4. Um Brasil hipócrita e fantasiado onde a pessoa q fica fora da corrupção e das mídias de massa, se sentem excluída, onde ser honesto é ser bobo e todos querem levar vantagem, país maravilhoso? mostra as sua cara! desencombre as corrupções prenda os verdadeiros crimonosos!!!!

    0
    1
    1. Jaini Barbosa

      simmm. essa música foi justamente composta no período da ditadura militar. se quiser saber mais é só pesquisar sobre ela.

      1
      2
  5. A letra dessa música é uma análise a Guerra Fria.
    em ‘ Brasil, mostra a tua cara” como se diz : Brasil, de que lado você está ? quem é você realmente ? Capitalista ? Socialista ?

    em ” Nao me subornaram, será que é meu fim ?” É que na guerra fria se ‘compravam’ as ideias , pensamentos, das pessoas…

    1
    3
  6. Drica Fernandes

    Esta música é um relato da desigualdade no Brasil, corrupção. E de uma maneira completamente suve e inteligente.Cazuza você é um gênio!

    2
    0
  7. Como já tinham dito acima, acho que a música, além das interpretações sobre a guerra fria, nos dias de hoje, também se refere muito à questão de obter vantagem de algo ilícito. Como a Lei de Gérson que preza pela obtenção da vantagem e quem não a obtêm é um tolo, da mesma forma a música diz sobre isso. “Não me convidaram para essa festa pobre […], não me subornaram será que é o meu fim […], não me elegeram chefe de nada[…]” deixa claro essa vantagem que desejamos obter. Muitos dizem que os políticos roubam, mas confessam que se estivessem no mesmo lugar, fariam a mesma coisa. De que adianta então? Esse nosso jeitinho brasileiro de sempre conseguir o que queremos de forma correta ou não Cazuza retrata muito nessa música. O jeitinho brasileiro nada mais é do que obter algo e de certa forma a sociedade não condena, mas que moral seria considerado errado. Como furar a fila, sabemos que é errado, mas se for para nossa vantagem fazemos, sem nos preocupar com ninguém. O que o Cazuza também fala é disso, o brasileiro tem mania de sempre ficar “em cima do muro”, sem se decidir. Isso reflete na política, na vida social e até profissional. É isso que a Lei de Gérson “prega”, se for para si não tem problema ser errado, dá-se um jeitinho. Será que é o nosso fim?
    PS: para aqueles que não sabem, Lei de Gérson foi uma pseudo-lei criada a partir de uma propaganda de cigarro com um ex-jogador de futebol da seleção brasileira, nela ele dizia a seguinte frase: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também.”. Se quiserem tem o vídeo no youtube.

    0
    2
  8. O povo brasileiro se veste nesta música,onde o cantor relata um Brasil envolto na corrupção, de falsas promessas,de falcatruas,um país desimportante,desonesto,hipócrita.
    Enfim o cantor expressou nesta música a insatisfação e indignação de um povo que apesar de sofrido,ainda acredita no futuro da nação.
    Em nenhum instante eu vou te trair…..Brasil!!!!
    Parabens,Cazuza,vc viu,vc realmente olhou e compôs uma música para nós “Povo Brasileiro”.

    1
    0
  9. frantisca sima

    essa musica ele fez para a seleção brasileira na copa da frança:
    quando ele diz (Brasil!
    Mostra a tua cara
    Quero ver quem paga
    Prá gente ficar assim
    Brasil!
    Qual é o teu negócio?
    O nome do teu sócio?
    Confia em mim…)
    ele quis dizer que estava muito triste pela derrota do brasil e que nem pagando ele ficaria mais na quele lugar, com o brasil perdendo a copa não ficava mesmo!!!

    0
    7
  10. cazuza retrata a realidade de nosso país em sua música em sua canção ele consegue avaliar para que caminho o nosso país está andando ou seja só vai de mal a pior ,ao invés de progredir o nosso país só consegue regredir em todos os aspectos seja eles políticos econômicos ou sociais

    0
    0
  11. Obrigado CAZUZA ..port er escritos mais que poemas e sim inos ao nosso povo!Onosso país prcisa de mais cazuzas e não de semi analfabetos como essas pessoas que criticam a homosexualidade,e se acham importantes só por serem eteros.

    1
    0
  12. fernanda paiva

    cazuza sempre teve horror de politica,mas tem coisas que voce nao precisa saber, qualquer burro ve.”brasil” é uma musica critica, mas nao tem nada a ver com uma fase politica.

    0
    0
  13. Creio que está música vem falar sobre o problema que vem desde Brasília até norte e nordeste brasileiro, onde os recursos chegam pouco a pouco e qndo chegam, mais da metade cai no bolso daqeles de terno, tantas obras no papel que nao aparecem dentro das cidades… bando de safados que nao tem o minimo de ética.. vamos respeitar a homossexualidade galera, sei que nao é bonito, mas ninguem gostaria de ver um amigo, pai, filho sendo humilhado por este preconceito.

    1
    0
  14. O que quer dizer quando ele fala: “O meu cartão de crédito é uma navalha” e “Ver TV a cores na taba de um índio/ Programada pra só dizer ‘sim, sim'”???
    Me ajudem, preciso dessa resposta hj, pra um trabalho de escola!
    Pf! 🙁

    0
    0
  15. pô nds a ver chamar o cara de viado isso nao disrespeita a ningas axuu ate q os q se incomodam e pq tem cupa no catorio respeito e bom e todo mundo gosta

    1
    0
  16. qual o significado das apalavrasabaixo de acordocom o txto da poesia?
    Armaram, malhada e soburnaram.

    preciso da resposta rapido por favor
    traalho de escola

    0
    0
  17. Em “meu cartão de crédito é uma navalha”, o poeta coloca que, para a maior parte da população brasileira, o único meio de pagar as contas é roubando. A navalha é uma metonímia do assalto.

    0
    0
  18. Regina Mendes

    Por gentileza, ajudem-me.
    Que expressão da 1ª estrofe revela que a miséria é uma herança social?

    0
    0
  19. Nesta música cazuza quis chamar atenção para a indiferença e a Displicência do povo diante da corrupção, ele tbm cita a mídia como uma ferramenta manipuladora do estado quando cita “ver tv a cores na tabua de um índio programado pra só dizer sim” em seguida ele convoca a todos a tomar partido a se posicionarem diante d tudo que estava acontecendo “Brasil mostra a tua cara”

    0
    0
  20. TRABALHO DE ESCOLA ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR ;;;;;segundo a visao dos autores e considerando o conteudo geral da letra ,quem estaria reclamando de nao ter sido convidado para a festa ??? e a que festa ele se refere??

    0
    0
  21. a musica fala da reunião do fmi ao qual o brasil estava devendo , o pais foi barrado ( desde a epoca do brasil colonial a divida havia ficado para o brasil pagar)

    0
    0
  22. O Cazuza, na letra desta música, demonstra uma consciência incrível da verdadeira história deste país.

    A letra faz referência ao estado de escravidão ao qual o Brasil foi submetido a partir do momento da nossa suposta independência em 1822. Naquela ocasião a nossa independência da coroa portuguesa foi negociada em troca do pagamento da dívida de Portugal com os banqueiros judeus.

    Daquele instante em diante, apesar de termos nos tornado independentes da metrópole, nos tornamos totalmente dependentes dos banqueiros e isso se mantém até hoje.

    Quando Cazuza questiona: “quero ver quem paga pra gente ficar assim” e “o nome do teu sócio”, ele faz uma espécie de provocação, afinal, ele sabe muito bem de quem se trata. Ele, sem sombra de dúvida, se refere àqueles que mandam no país através de meios ilícitos, atuando nos bastidores, e que a população, quase na totalidade, desconhece. Esses atores ocultos são os banqueiros internacionais.

    Sabemos que a navalha é comumente utilizada por suicidas para cortar os pulsos. Quando Cazuza diz “o meu cartão de crédito é uma navalha” ele quer dizer que o uso do cartão de crédito ou de qualquer meio de endividamento é análogo a um suicídio, pois perdemos as nossas vidas a partir de então.

    0
    0
  23. De todo os comentários o mais notável é o “29”, não pela engenhosidade da exegese, mas pela jocosidade aparente hahaha impossível pois os fatos são anacrônicos.

    0
    0
  24. uma musica muito das boas ae povo feio gostaram ,gosto bom se nao gosto que se fuuuuuu…….,quero que vc se fuu te mo antes de ficar quando eu pego eu te esqueço ,cazuza ai se eu te pego….

    0
    0
  25. Analiso o verso em que claramente a autor fala da manipuladora Rede Globo: “Não me sortearam
    A garôta do Fantástico”, aqui ele mostra que com apelação sexual(mostrando mulheres boazudas que nunca vamos ter) e outros recursos sórdidos, a TV consegue audiência dos alienados. “Não me subornaram
    Será que é o meu fim?” acusa a TV de subornar autoridades para conseguir favores e dinheiro e lamenta-se(ironicamente) de não ser suboenado tbm. E em: “Ver TV a coresna taba de um índio
    Programada Prá só dizer “sim, sim””. Finalmente acusa a TV e sua “Aldeia Global” de servir de instrumento de manobra nas mãos dos donos do poder.

    0
    0
  26. Nela faz várias críticas ao Brasil, em uma parte que ele fala: “Meu cartão de crédito é uma navalha”, ele quis dizer que o único jeito de pagar suas contas é roubando, por causa do mau governo do Brasil na época e podemos perceber que hoje não é muito diferente.
    Ele também cita o desprezo do povo diante da corrupção, pela qual até a mídia ajuda.
    E também na parte que ele fala “Mostra a tua cara”, ele quis dizer para esses políticos corruptos, que roubam sem parar, que estão lá por nada, atoa, ele diz para mostrarem suas caras, para nós vermos quem nos paga, quer diz “fazer” algo por nós, nos ajudar…

    0
    0
  27. Gente, adorei mto a música, m preciso rápido de uma interpretação pra ela… é caso d vida ou morte, preciso disso hj pra apresentar segunda. Olha, ta meio difícil d entender a parte q diz: meu cartão de crédito é uma navalha e Brasil, mostra a tua cara (Cada pessoa diz uma coisa…)soh quero q vcs me ajudem, pf!!

    0
    0
  28. Por favor me ajudem tenho um trabalho para entregar segunda, estou estudando figuras de linguagem, como metáfora, antítese.. enfim, preciso saber aonde tem metonímia nessa musica.
    É urgente!
    Obrigado.

    0
    0
  29. Olá Katherine. A metonímia consiste na substituição de um termo por outro, tendo estes afinidade semântica – ‘mesmo significado’; Cazuza a utiliza com objetivo poético de chamar a atenção mesmo. Ao dizer “Brasil! Mostra tua cara”, na verdade, ele se refere aos brasileiros. Trata-se portanto de uma metonímia que troca o singular pelo plural, ou do todo (brasil) pela parte (os brasileiros).

    Ao tentar encontrar a metonímia procure sempre por essa troca de termos com mesmo significado. Conhecendo os tipos possíveis a identificação fica mais fácil; Pode ser da marca pelo produto, da causa pelo efeito, do autor pela obra, entre outros. Sugiro que procure por outros exemplos.

    Por fim, apenas desejo te lembrar que o agradecimento deve concordar em gênero e número, dependendo da pessoa que diz ‘obrigado’. Assim, o homem, ao agradecer, usa obrigado, e a mulher, obrigada;

    Por nada, foi um prazer.

    0
    0
  30. preciso fazer um trabalho do trecho dessa musica (brasil mostra tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim) fazer em 6 funçoes de linguagem alguem da uma ideia?

    2
    0
  31. Com relação à música Brasil de Cazuza por favor me reponda as seguintes perguntas:
    1)A música fala, metaforicamente, de uma “festa pobre”.
    a)Que festa seria essa?
    b)Quem são os homens que a armaram?
    c)O poeta não foi convidado para a festa. Por quê?
    d)Fora da festa, que papel restou ao poeta?

    2)A música mostra a coexistência, no Brasil, de duas realidades. Quais são elas? Justifique a resposta com trechos da música.

    3)Qual o significado da segunda estrofe da música? Justifique a resposta, baseando-se em fatos da atualidade.

    4)A música apresenta uma visão pessimista sobre o país? Por quê?

    5)O texto revela descrença no futuro do país? Use trechos da música que comprovem a resposta.

    Ficarei muito grata se você me responder às essas perguntas. Obrigada.

    1
    0
  32. tenho q fazer um texto dissertativo com o seguinte trecho “brasil qual o teu negocio?o nome do teu socio confia em mim”!!! mas preciso entender!!alguem pode mim ajudar??

    1
    0
  33. Sérgio Soeiro

    Kassia, boa tarde.
    Segue a minha contribuição ao seu pedido:

    A música Brasil foi composta exatamente no período de transição da ditadura para o regime democrático, com a eleição do presidente Tancredo Neves pela via indireta. Como Cazuza era contra o colégio eleitoral, ele faz uma crítica ao congresso e à mídia, que dava sustentação e legalidade àquele processo de “cala boca” ao povo, já que este não teve nenhuma participação na escolha do presidente. A “festa pobre” a que ele se refere é aquilo que a mídia batizou de “festa da democracia”, ou melhor, à eleição que aconteceu com o povo pedindo “Diretas já!”.
    Sem me estender muito, e indo apenas ao trecho solicitado, segue a minha análise:

    “Brasil, mostra a tua cara”:
    O poeta demonstra seu desejo de que a conjuntura seja transparente, desnuda e a nação brasileira mostre a sua verdadeira identidade, ou talvez “mostrar a cara” signifique mostrar quem está dominando, quem está mandando reprimir e criar a recessão.

    “Quero ver quem paga para a gente ficar assim”:
    Sabemos que os países imperialistas (especialmente os Estados Unidos) financiam a miséria do terceiro mundo, seja no fomento de guerras, influenciando na escolha ou derrubando presidentes, etc.

    “Qual é o teu negócio? o nome do teu sócio?”:
    Essa relação NEGÓCIO X SÓCIO sinaliza para uma “construção”, uma simulação, que gera lucros e que causa a pobreza do povo, porque isso é bom para um grupo ou para as facções.

    “Confia em mim”:
    O poeta almeja que a nação constituída e organizada confie em seu povo para resolver os seus problemas.

    Um abraço.

    2
    0
  34. BRASIL- Essa letra emblemática e histórica do poeta Cazuza, continua mais atual do que nunca, pois retrara o Brasil como ele é. Com suas riquezas e suas mazelas. Sempre quando ouço tal música automaticamente me recordo da histórica novela VALE TUDO – A MELHOR NOVELA DE TODOS OS TEMPOS. O tema de abertura de vale tudo era Brasil na entoada todas as noites pela magna cantora Gal Costa, e se me recordo ela cantou essa música no show do álbum: “O Sorriso do gato de Alice”.
    Brasil!
    Mostra a tua cara
    Quero ver quem paga
    Prá gente ficar assim
    Brasil!
    Qual é o teu negócio?
    O nome do teu sócio?
    Confia em mim…(2x)

    Confia em mim
    Brasil!!

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *