O Mundo é Um Moinho

Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que iras tomar

Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem amor
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões à pó

Preste atenção querida
Em cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés


Letra Composta por: Cartola
Melodia Composta por:
Álbum: CARTOLA II
Ano: 1976
Estilo Musical:

62 comentários em “O Mundo é Um Moinho”

  1. Reza a lenda que o Cartola escreveu essa música para sua filha, que decidiu – segundo ele muito jovem – sair de casa para viver com um namorado. É uma obra prima da música popular brasileira.

    13
    0
  2. NA VERDADE ELE FEZ PARA A FILHA, MAS QUANDO DESCOBRIU QUE ELA ERA PROSTITUTA:

    “Sem saber mesmo o rumo que iras tomar”
    “Em cada esquina cai um pouco tua vida”
    “Em pouco tempo não serás mais o que és”

    E POR AI VAI,

    ABRAÇO

    16
    6
      1. Porque vc não esclarece ao invés de tentar ridicularizar ? Quando vc ridiculariza, vc faz com que vc a importância da sua ignorância tente ser diminuída.

        31
        2
      2. Porque vc não esclarece ao invés de tentar ridicularizar ? Quando vc ridiculariza, vc faz com que a importância da sua ignorância tente ser diminuída.

        5
        2
    1. LUCIANO AUGUSTO RIBEIRO

      E ainda assim, não perde a beleza, a profundidade.. e uma obra, sem sombra de dúvidas, e com todo o glamour que a tragédia propicia.

      3
      1
    2. Fake news!!!!! Cartola era estéril, portanto não podia ter filhos. A filha – Creusa – que ele se refere na música foi uma menina de 5 anos que fora adotada, filha biológica de uma amiga que havia falecido. Na época Cartola vivia com a esposa Deolinda que era madrinha da menina. A música foi composta em 1943, gravada só em 1970.

      0
      2
  3. Thyago Magalhães

    Queridos, vc’s estão num tanto equivocados…
    Não se trata da filha do Cartola + sim de sua enteada – a filha de sua última esposa Dona Zica.
    De acordo com fontes confiáveis, Zica estava um pouco que atordoada c/ a possibilidade de ver sua filha sair ainda muito jovem de casa motivada por uma ilusão amorosa…
    Cartola percebendo a aflição de sua cônjuge compôe essa pérola da música brasileira tantas vezes regravada; inclusive por artistas do estirpe do Cazuza!
    e é isso…

    15
    2
    1. Príscila de Fátima Martins

      Ele escreveu uma linda música para a filha da sua esposa que ele criou, que com certeza ele a sentia como filha e o que de fato ela era… sua filha…

      11
      2
    2. Errado!!!! Cartola era estéril. A filha não era da Zica e nem da 1a esposa dele Deolinda. Era adotada, Deolinda era madrinha da menina, a mãe havia falecido e eles resolveram adotá-la.

      0
      1
  4. Berckmans Junior

    Acredito que as duas opniões acabam se convergindo se imaginarmos o cenário da época. Década de 50… 60… uma mulher sair de casa sem estar casada e ir viver com o namorado… com certeza seria sim comparado com prostituição. Por mais que a menina não estivesse se prostituindo de verdade, mas são os conceitos da época…

    “Preste atenção querida
    Embora eu saiba que estás resolvida
    Em cada esquina cai um pouco tua vida
    Em pouco tempo não serás mais o que és”

    Dessa forma, ele reforça nesse trecho da musica dizendo que embora ela esteja resoluta na decisão dela, isso não quer dizer que toda essa aventura irá dar certo. E se não der…? Como a sociedade vai vê-la? Como ela irá encarar o mundo sabendo que o mundo sabe que ela é uma mulher que saiu de casa para viver uma aventura?

    Minha opnião. Valews!!

    34
    1
  5. Orleans Branco

    são comentários acertados, porém esqueceram do detalhe mais importante. Na verdade a saída da filha de casa vem da razão dos pais não aceitarem seu envolvimento com um homem mais velho que tinha fama de seduzir meninas (típo velho rico), inaceitável na época. Daí “o mundo é um moinho” ele tritura, mas dá volta. Um dia ela vai cair na real. Pensou Cartola.

    3
    0
  6. mazo athayde junior

    O moinho é uma metáfora utilizada para alertar
    quem nele quer se aventurar sem estar prepara
    da para isso. Ele tritura, reduz a pó, derrota
    especilamente as pessoas inexperientes, que mal
    começaram a conhecer a vida. Interessante notar
    o caráter inusitado do verso (abismo que cavaste
    com teus pés), já que cavar é uma ação praticada
    com as mãos. O que se explica pelo fato de que
    a queda nesse abismo ocorreria em função da par
    tida, da caminhada pelo mundo, feita com os pés.

    20
    0
  7. Emanoel Messias

    Eu confeço nunca se passou pela minha cabeça, que cartola poderia estar se referindo a uma prostituta! enteressante essa tese.

    1
    1
  8. Imagino que “a cada esquina cai um pouco a tua vida” não precise ser levado ao pé da letra! Sempre imaginei que “a cada esquina” pois ela está caminhando, passando por ruas e esquinas, se distanciando de casa.

    13
    1
  9. EDILSON VELOSO

    CONCORDO COM ALEXANDRE. ESSA MUSICA FOI FEITA PARA A SUA FILHA, QUANDO ELE DESCOBRIU QUE A MESMA SE PROSTITUIA. ELA ANUNCIOU QUE SAIRIA DE CASA QUANDO TINHA APENAS 17 ANOS.

    0
    2
    1. Errado!!! Cartola era estéril, nunca teve filhos. A menina era adotada e nunca se prostituiu, a esposa de Cartola Deolinda era madrinha da menina, cuja mãe havia falecido, então eles decidiram adotá-la.

      1
      1
  10. Diego Rogério Goetten

    Há uma polemica sobre a composição de “O mundo é um moinho” que Cartola compôs para a filha adotiva Creusa, já que não teve filhos biológicos, e que, de acordo com relatos anteriores, teria sido composta pelo fato da mesma ser prostituta. Mas, segundo relato da filha mais velha de Creusa, Irinéa dos Santos, Cartola compôs essa música baseado na passagem de Creuza pela adolescência, e com a curiosidade normal de uma púbere de 16 anos por namoros. O compositor então expressou sua preocupação como qualquer pai em relação a uma menina adolescente, e resolveu assim fazê-lo através desta composição, que é uma das mais importantes dentre seu acervo.

    2
    2
  11. Pra mim, faz muito mais sentido a hipótese desta canção tratar de uma enteada que pretende sair de casa pra viver um grande amor do que mesmo a ideia de prostituição!

    “Já anuncias a hora de partida”

    Esse trecho soa melhor com a história da filha de D. Zica!

    2
    0
  12. Amigos, tenho trabalhado esta letra na escola e, nessas pesquisas surgem interrogações várias. Penso que o eu-lirico dedica essas palavras a alguém que seja filha,adotiva ou não, mas que anda no caminho da prosituição (em cada esquin cai um pouco a sua vida). Todavia me pergunto: por que o trato em 2ª pessoa?seria uma maneria de mostrar indignação com a atitude da pessoa que parte? Uso comum da época?Outro dado interessante que, mesmo se opondo a idéia da partida, ele aceita-a; e ainda guarda uma ponta de carinho com os vocativos (amor, querida).
    Abraços!

    1
    0
  13. Estava em meu carro, num daqueles trânsitos normais do dia a dia, aguardando o sinal abrir, parou ao lado um outro carro, e alguém escutava uma música (que tempo depois pesquisando descobrir ser de autoria de Cartola, um compositor brasileiro muito conhecido), a letra da música, ao menos os trechos que ouvi, foram tão impactantes, tão reais, tão verdadeiros que como já é de costume, me impulsionou a pesquisar na internet ao chegar em casa, nas entrelinhas desta canção, resolvi, humildemente fazer uma “exegese” ou tentar interpretar cada verso. O trecho da canções que me chamou bastante atenção foi:

    “Preste atenção, o mundo é um moinho vai triturar teus sonhos tão mesquinhos vai reduzir as ilusões à pó”

    Nossa!! Que bárbaro, é exatamente isso que o mundo faz, disse eu! E existem crentes que ainda acham que todas as músicas ditas “mundanas” seculares são do “diabo”, mas sem entrar nesta discussão pelo menos neste post, ainda que assim as fossem, elas trouxeram uma reflexão tão profunda que hoje estou trazendo como edificação para a realidade de muitas garotas que vejo por aí vivendo numa ilusão absurda frutos de um mundo sistematicamente nocivo, leviano e maquiavélico.

    A canção começa assim:

    Ainda é cedo amor mal começaste a conhecer a vida…

    o que dar a entender que a personagem da qual Cartola está falando ainda é jovem e do sexo feminino, talvez adolescente, destas dos dias de hoje, que já se percebe o quanto é atraente e que por quase toda totalidade os homens a vêem apenas pelo que ela tem a oferecer, e não pelo que ela é, e nesta sutil vontade de se achar , fica vulnerável e cede as demais ações levianas dos homens sedentos por mais uma “transa”.

    Já anuncias a hora da partida…

    Mal tinha começado a andar, e saber como o mundo é de fato, e já está completamente envolvida e tão cega que se perde a cada caminho, caminhos estes de desilusões, falsas promessas, deixando escapar em cada olhar de vizinhos, parentes e familiares alguém com um futuro nada agradável.

    Sem saber mesmo o rumo que irás tomar…

    Não se sabe nem mais se tem futuro, quais as perspectivas de vida, os planos, as metas, se terá oportunidade de cursar a faculdade, desfrutar de um bom casamento, constituição de família e gozar da alegria de dar a luz a um filho “planejado”, mas na vida louca, na louca vida qualquer rumo é rumo, dará no mesmo lugar.

    Preste atenção querida embora saiba que estás resolvida…

    Chega um momento em que ela acha que já sabe de tudo, de que já chegou ao nível de maturidade suficiente para decidir sobre o que quis, ou quer, e nestas horas percebemos a fragilidades dos pais, isso quando presentes, que sofrem sem saber como lidar com toda esta situação, “aperta”, chama atenção, impõe disciplina, ou simplesmente compreende, apóia, abraça e se prepara para o sofrimento, vergonha e dor, ainda mais se for dos pais que sempre falavam mal das filhas dos outros, das “fofocas” dos bastidores de uma vizinhança, mas entre a vizinha e a “igreja” (risos), na vizinhança soará como elogios, terá menos hostilidade do que se pensa. que por mais que as conseqüências de suas decisões pareçam mostrar decadência, ela continua achando que está bem na fita.
    Em cada esquina cai um pouco a tua vida…

    Seu corpo ainda é lindo, ainda é chamada de “boazuda” ou de alguma fruta qualquer, contanto que sempre lhe vejam pelo lado do apetite carnal, sexual, onde você é usada e desfrutada como alimento de “saciar” fome e sede, dos homens desnaturados, e consumidores de “carne”.

    Em pouco tempo não serás mais o que és…

    Mas como todo o inicio, existe também o seu fim, as diversas sedações, e contaminações das drogas já transformaram seu rosto e tiraram o brilho da ingenuidade de menina, seus olhos sempre roxos, de tanto baterem, nem se comparam com os carinhosos beijos de sua mãe como nino para dormir.

    Ouça-me bem amor preste atenção, o mundo é um moinho vai triturar teus sonhos tão mesquinhos vai reduzir as ilusões à pó….

    Que palavras fortes, diria você não é? Mas bem, são verdades, a expressão transmite a idéia de uma chamada de atenção, é despertar acorde, fique atenta, diz o compositor, para as palavras que vou declarar: o mundo é um moinho, um moinho que tritura, estraga, mata, rouba e escraviza, retira de sua vida: luz, paz, e felicidade, em troca de noites mal dormidas, toques indesejados, imagem retaliada, fama corrompida, vida dúbia, num jogo de mentiras, que se reduzem ao pó, ao resto do resto, de onde a bíblia faz alusão que irão todos que morrerem, do inicio ao fim, do pó viestes, ao pó voltará.

    Preste atenção querida de cada amor tu herdarás só o cinismo..

    talvez a palavra aí não seria amor, e sim paixão, de cada paixão encontrada, de cada disfarce de algum “comilão” com declarações de vida a dois, após traição de esposas, ele cinicamente diz que terminará tudo, deixará a esposa, com seus filhos e se unirá a você, sob alegação de que “faz gostoso” e você consegue cegamente acreditar, que ele vai mesmo fazer, mas ele não é o primeiro, e você também passa a se viciar em fazer o mesmo, enganando e sendo enganada de todas as formas, herdando o cinismos do qual antes era vitima.
    Quando notares estás a beira do abismo…

    Sempre existe um momento em que a “ficha cai”, mas antes, na maioria das vezes sem nem perceber, já estas a beira de um abismo, não exatamente aquele que foi criado exclusivamente para o diabo e seus anjos, mas aquele abismo, buraco negro, caminho mal, cova que você mesmo cavou.

    Abismo que cavastes com teus pés…

    Não foi cavada pelo diabo, não foi cavada pelos demônios, não foi cavada pelos publicitários de bebidas, de festas, dos shows, de novelas nocivas, filmes nocivos, foi cavada por você! O interessante é que o autor da música, não quer atribuir a terceiros, as conseqüências de que rumo tomou a sua vida,foi cavada com os pés, ou seja, sua trilha, seu caminho, suas ações, e de fato é assim que encaramos todos nós somos indesculpáveis em relação a ser vitima, você é hoje fruto do que você decidiu ser ontem, seja por uma boa ou má ação, você sempre decidirá em continuar ou não, porem o abismo é abismo, é fundo, e sem chances de volta, mas enquanto há vida há esperança.

    Conclusão

    Esta canção ficou em minha cabeça por longos dias, boa musica uma reflexão, para você menina, menino, que caminha por aí a fora sem rumo, sem direção, sem normas, regras, sem alguém para orientar no caminho que deves seguir, imagino que você tem passado grandes provações, e que em diversos momentos percebe um vazio, e a tristeza toma o seu ser, e não sabes o que fazer, e às vezes já caída, sem forças para se erguer. Talvez eu esteja falando agora para alguém que foi ferida com palavras e que estas palavras entraram como “facadas” ao coração, as lágrimas de seus olhos molham seu rosto, e tudo é sofrimento, mas existe um alguém que está sempre pronto a te ajudar, este alguém se chama JESUS, e só a Ele neste momento você pode confiar, basta somente clamar, e com certeza Ele te ouvirá, talvez o que tenha faltado na canção para que ela tornasse completa no recado, é justamente mostrar a solução do problema que ele detectou e neste momento eu te apresento alguém (JESUS) que de fato pode ser o solucionador de seu problema, e que conhece muito bem, Ele te fará feliz como ninguém, pois é Senhor da VIDA, Ele te dará amor como ninguém, pois Ele já deu Sua própria vida, sei que talvez você ainda não O conheça, mas Ele já a conhece , te ama e quer te ajudar e salvar, entregue sua vida, confie nEle e Ele tudo fará, e porque não fazer isso agora ?

    Beijo em seu coração, fica com o Pai de amor!

    Um forte habacuque ;

    Sds

    Em Cristo, Fernando Macedo

    O servo menor

    Fernando Macedo, é Pastor do ministério IBCP, Ativista GreenPeace, Gestor de Segurança Empresarial Formado pela FIB, Consultor de Segurança, e ministra palestras em igrejas, colegios e eventos.

    6
    4
    1. Estava com a essa música na cabeça… Resolvi ler mais sobre a interpretação dela. Depois de algumas pesquisas e ler os comentários, achei que o seu se enquadra na letra, é exatamente o que entendi. Atentei p tudo, cada palavra e acabou que no final, li tudo o que eu precisava no momento. Obrigada! Por mais pessoas assim no mundo. 💖🙏

      0
      0
    2. Ester Oliveira

      Gostaria de dizer que esta música me impactou muito no dia de hoje, e resolvi procurar na internet comentários sobre ela.
      Ao me deparar com sua reflexão a respeito, peço licença para fazer também minhas as suas palavras.

      0
      0
    3. André Luiz

      Olá Fernando Macedo, tudo bem!

      Parabéns melo malabarismo de palavras para tentar fazer com que a música do Noel Rosa seja analisada através de uma perspectiva religiosa do Protestantismo. No entanto, mesmo parecendo ter uma certa lógica em seu raciocínio, sua explicação é muita forçação de barra. Tal música foi feita para a filha adotiva de Noel Rosa, e ainda existe muitas divergências quanto a menina ter se prostituído ou não.

      2
      0
  14. Existem várias análises sobre a letra maravilhosa do saudoso Cartola. Para mim não importa se a letra fala sobre a suposta descoberta da prostiuição da filha. O que vale é a inspiração que fez com que o grande poeta nos deixasse essa obra eterna, sensível e delicada. Cartola foi e sempre será apaixonante.

    0
    0
  15. Hoje ouvi essa música e resolvi aplicar a mais um dos casos que trato com jovens iludidas e apaixonadas e que deixam os pais e vão embora

    0
    0
  16. Roney Pimenta

    Creio que o Mestre Cartola, teve a intenção de fazer um ALERTA de como e realmente a vida, para os sonhadores.

    0
    0
  17. Cesar Lopes Ramos

    Não vou dizer minha interpretação e sim o que ocorreu de verdade. Esta musica Cartola escreveu para sua “filha” no dia que descobriu que ela era prostituta. Nesta noite não dormiu , passou a noit em claro e o resultado foi esta linda musica.

    0
    0
  18. Não era a filha dele, pois ele não podia ter fihos apenas os de criação de suas esposas, mas mesmo se fosse da enteada não é apenas pra ela mas para as pessoa que saem de casa pro mundo cedo sem saberem ao certo das coisas, sem a maturidade necessária

    0
    0
  19. juliana santos

    não conhecia as teorias apresentadas sobre a musica ter sido criada após cartola descobrir a possível prostituição da sua “filha”. Por isso antes de ver essas interpretações eu acreditava que a musica falava de uma mulher que teria escolhido uma vida ou um homem que ostentasse seu luxo enquanto ela ainda era jovem e bonita ao inves do homem que canta, que não deveria ter posses ou riqueza para oferecê-la, contudo havia o alerta sobre como tudo isso era efemero e superficial. Era o que eu pensava ao menos

    1
    0
  20. Jobson Gadelha (bob)

    Acredito que todos que disseram que a música foi criada com base na partida de uma jovem ao mundo desconhecido e sonhado como belo. tb foi evidenciado na própria vida do compositor Cartola, onde o mesmo foi expulso de casa aos 17 anos de idade. e quando via ou ouvia comentários sobre os jovens e suas escolhas , pensava nas escolhas que ele não pode optar.
    abraços

    1
    0
  21. José Valcir

    Não entrarei em debate sobre o quê ou quem inspirou Cartola a escrever tão lindo, delicado, real e atemporal poema. Vou falar, sim, sobre que olhares devemos ter sobre nossos filhos e os jovens que se perdem no meio do caminho. Devido, sei lá, diversidades de coisas. Eu tenho um casal de 10 e 13 anos, e esta música me inspirar em falar com meus filhos e sobre e as escolhas que terão que fazer a fim de evitar que sucumbam nesse mundo cruel. Entretanto, será cruel dependendo de nossas escolhas e das orientações que nossos pais os dão.
    Um abraço a todos.

    0
    0
  22. Silvio Alexandre

    Ao que consta essa musica foi feita para uma filha dele que havia se tornado prostituta ainda muito nova.

    0
    0
  23. Resumidamente a musica fala sobre sua enteada, que muito jovem saiu de casa sem casar,iludida por uma paixão. O que na época era tratado como prostituição.

    1
    0
  24. Denise Camargos

    Concordo com o que Diego Rogério Goetten colocou.
    Cartola não teve filhos com Deolinda e nem com Dona Zica. Não sabia sobre uma enteada ou filha adotiva. A letra expressa de forma magistral a relação de preocupação e cuidados de um pai por uma filha ou mesmo uma irmã.

    0
    0
  25. marcia maria

    Essa musica mostra um jeito de adverti alguem que amamos com poesia e nao com julgamentos e apontamentos.CONCORDO FOI FEITA PARA FILHA.

    0
    0
  26. ilusão do mundo das drogas “Preste atenção o mundo é um moinho
    Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
    Vai reduzir as ilusões à pó” “Abismo que cavastes com teus pés” …

    0
    0
  27. A música e maravilhosa, clara, precisa, poética. Somente un genio tem a imensa capacidades de retratar una situacao inusitada, onde podemos interpretar de varias formas. Gostei da avaliacao educativa. E una música eterna.

    0
    0
  28. Ainda é cedo amor
    Mal começaste a conhecer a vida
    Já anuncias a hora de partida
    Sem saber mesmo o rumo que iras tomar
    (para mim a primeira parte fala de alguém que perdeu as ilusões com o mundo e como conseguencias fez com que toma-se medidas trágicas como tentativa de suicídio)

    Preste atenção querida
    Embora eu saiba que estás resolvida
    Em cada esquina cai um pouco tua vida
    Em pouco tempo não serás mais o que és
    ( ele retrata o motivo da desilusão da pessoa citada a acima por amor ou algo mais profundo ela ficou falada e se entregou a coisas do mundo , ou seja pode ser prostituta ou passou a usar drogas mas a ultima frase sai como uma gota de esperança de q em pouco tempo tudo pode mudar todos esqueceram do que aconteceu e ela não sera mas tão desvirtuada quanto parece)

    Ouça-me bem amor
    Preste atenção o mundo é um moinho
    Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
    Vai reduzir as ilusões à pó
    ( o mundo gira e o tempo passar por mais que ela não desista da vida agora terá q ser forte pois essa não sera nem a primeira nem a ultima vez q iram destruir seus sonhos e fazer com q desista)

    Preste atenção querida
    Em cada amor tu herdarás só o cinismo
    Quando notares estás à beira do abismo
    Abismo que cavastes com teus pés
    (no fim vem a confirmação de que a desilusão foi de amor porque no final de cada relacionamento ela ira aprender a ser mais cinica fria e passara a intender tudo que ele tentou explicar e que mais uma fez terá que ter muita força pois ao fim de cada ilusão de amor ela percebera que na hora da partida( ou fim do relacionamento ) estava na beira do abismo (depressão) que a levara ao começo da musica onde de uma forma desesperada tenta acabar com a morte)

    0
    2
  29. Luis Fernando

    Me desculpe mas estã todos enganados, o Cartola fez essa música para sua filha que estava saindo de casa para se prostituir.

    0
    2
  30. Emerson Vinícius

    Sim, Cartola nunca teve filhos… isso é fato.
    Quanto a inspiração da música ter sido à partir de drama familiar, (com a enteada), ou não, acho que não importa muito.

    O mais importante aqui é a apropriação que todos tomamos por tão preciosas letra e melodia.

    Gostaria de salientar, entretanto, importante detalhe destacado aqui pelos gestores do site.

    No trecho “… o mundo é um moinho. Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho…”, foi regatado o sentido original da letra onde, Cartola concorda o verbo “mesquinho” (no singular), com o sujeito (mundo).

    Gravação de Ney Matogrosso, Cazuza e outros sempre concordam “mesquinhos” (no plural), com sonhos.

    Ora, enteada ou não, Cartola jamais diria que os sonhos da moça inspiradora fossem mesquinhos. Mesquinho é mundo, que reduz ilusões a pó.

    É possível comprovar o que relato em videos e gravações com o próprio Cartola.

    Bom debate a todos e parabéns ao site.

    0
    0
  31. Apesar de alguns interpretarem esta letra como sendo conselhos do compositor para uma enteada que estaria saindo de casa para se prostituir, na verdade são sim conselhos atemporais, para todos nós, acerca da implacabilidade do tempo e do eterno vazio que permeia nossa existência. A letra é um lembrete, de alguém que pôde compreender a transitoriedade da vida, do fracasso inevitável de todos os nossos objetivos, sonhos da vaidade pulverizados no abismo do tempo, no qual fatalmente cairemos.

    1
    0
  32. WALLACE BITTENCOURT

    Boa Tarde Críticos!!!
    Lembrando que Cartola, nunc teve filhos, como mostra o Documentário e 2006 Musica para os Olhos!
    Pois est música foi feita para a enteada dele, que sairia de casa na ilusão e intenção de se prostituir, por descrença pessoal, e não para a filha que usava drogas.
    Ela tomou essa decisão depois de ter novamente uma decepção amorosa, e ele compôs esse linda declaração cantada.

    0
    1
  33. Ivanildo Gomes de Oliveira

    O mundo é um Moinho é uma das música mais linda e maravilhosa que já vi em toda minha vida

    0
    0
  34. Olá!
    Essa música foi composta para Creusa, que não era filha de Cartola e nem enteada, e sim afilhada de Deolinda, primeira mulher de Cartola. Os dois passaram a cuidar de Creusa como se ela fosse “filha” deles após a morte de sua mãe. O resto confere, a menina saiu SIM um dia de casa para se prostituir e então Cartola fez esta música em sua homenagem.

    0
    0
    1. Júlio Fragoso

      SIM????
      Não, senhor.
      Sair de casa, ainda jovem, NÃO quer dizer “prostituição”. Informe-se com seus avós o que era a vida de uma mulher nos anos 30/40/50. Verás que atrizes de teatro tb eram chamadas de prostitutas e documentadas por órgãos de segurança no msm nível. Precisa-se entender o contexto histórico assim como o mal afamado conceito de “racista” de Monteiro Lobato!

      2
      0
  35. Zilma Negrão

    O que acontece é que ainda na flor da idade a filha do já referido estava se desguiando do que a sociedade impõe como certo, como conduta que norteia nossas vidas. Em vendo isso dando conselhos pra jovem de como se deve comportar diante da vida, o compositor acabou por transformar o dilema em versos

    0
    0
  36. FERNANDA PEREIRA DA SILVA

    Por mais que falem que foi para a filha//enteada que saiu de casa para se prostituir, na minha cabeça é para uma possivel suicida.

    0
    0
  37. ANA MARIA VASCONCELOS MOREIRA

    A letra da música “O mundo é um moinho” é muito bonita e Cartola traz com muita sutileza uma questão social do feminismo no Brasil com a descoberta do anticoncepcional, nos anos 60,
    Numa sociedade patriarcal e marcada pelo conservadorismo machista a vida sexual da mulher foi colocada em versos, pois a automia da mulher em fazer sexo sem engravidar deu o que falar.
    Leiam a opinião de um médico que tem um olhar crítico sobre o social:
    Como a invenção da pílula acabou por influenciar a vida social das mulheres?

    Jairo Bouer: Ela revolucionou a vida da mulher moderna, que passou a exercer um controle sobre a sua sexualidade. Isso significa que agora ela poderia fazer sexo, decidindo quando gostaria de engravidar. Isso mudou toda a relação entre homens e mulheres nos anos 60 e, ainda, quebrou uma das peças centrais que sustentavam o machismo e o poder masculino.

    2
    1
  38. Karla Cordeiro

    Claro que a interpretação ou intenção do autor pode ter sido outra, mas ao meu ver a letra retrata uma jovem que quer cometer suicidio

    0
    0
  39. Alan Sousa

    A canção é auto explicativa… Quando ele se refere a “Em cada esquina cai um pouco a tua vida” ele quis se referir ao tempo” pela moça ser jovem, logo adiante ele continua “Em pouco. tempo não serás mais o o que és” no caso,jovem com vigor

    0
    0
  40. Marcello Silva

    A verdade é a seguinte… Cartola fez essa música para sua enteada de 13 anos que decidiu ir morar com o namorado também jovem, se não me engano de 17 anos. Apenas isso e nada mais.

    0
    0
  41. EUNICE DE SOUSA SILVA

    Cartola compôs a música para a filha Creusa, que ele adotara de uma amiga da família que havia falecido. Ele morava com Deolinda, que era madrinha da criança, então com cinco anos. A menina tomou gosto e acabou fazendo uma carreira discreta como cantora. Cantava com o pai adotivo e chegou a se apresentar com Herivelto Martins
    Muito antes, aos 16 anos, Creusa começava a demonstrar interesse em usufruir das belezas da vida. Namorar, passear com os amigos, enfim, desfrutar de sua juventude. Zeloso, Cartola teria composto essa canção pensando nela, em tom de conselho. Consta que Creusa casou-se aos 17.

    1
    0
  42. Valmir Marciano

    Não entendo que artistas como Ney Matogrosso cantam “tão mesquinhos” , referindo-se a sonhos e não o correto “tão mesquinho”, claro, referindo-se a mundo, como postou o Vinícius aí pra cima.
    O mundo é mesquinho. Jamais os sonhos de uma adolescente seriam “mesquinhos” . Grande Cartola!

    0
    0
  43. Denise Lopes

    O ato de cavar se faz com as mãos, mas quando se troca “as mãos pelos pés” … Abismo que cavastes com teus pés. Pura poesia. Genial

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *