Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim
Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim
Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim
Letra Composta por: Cartola
Melodia Composta por:
Álbum: CARTOLA II
Ano: 1976
Estilo Musical:
Acredito que essa música Cartola esta falando com sua primeira mulher, pois após sua morte Cartola adoeceu e sumil do senário musical, voltou a mídia após ser redescoberto por um jornalista, por isso ele fala “bate outra vez com esperanças o meo coração…”, e o jardim que ele diz voltar seria o cemitério.
Essa é minha interpretação.
O perfume que roubam de ti. Perfeito, mais romântico impossível, imagine, que toda a beleza, delicadeza, perfume da rosa são roubados do ser amado. Maravilhoso.
JA ouvi a historia que foi quando a mulher do cartola estava cuidando do jardim, quando perguntou ao cartola o que as rosas devem estar achando do jardim que ela cuidava…Quando Cartola respondeu:
-não sei…As rosas não falam…
Genial!
O que ouvi sobre esta composição diz que:
Certa vez no jardim,D Zica,chegou p Cartola e falou,que ele fez musicas para todas ex,menos p ela,daí ,saiu esta preciosidade
Não importa a quem Mestre Cartola queria homenagear.O que importa, é que esta poesia (letra e música) e a obra mais refinada do cancioneiro brasileiro. Nos eleva aos altos céus.Linda !Linda!Linda. A sutileza da obra, nos é mostrada na íntegra da sutileza flôr comcheiro magistral.
Não importa a quem Mestre Cartola queria homenagear.O que importa é que esta poesia (letra e música) é a obra mais refinada do cancioneiro brasileiro. Nos eleva aos altos céus.Linda !Linda!Linda. A sutileza da obra nos é mostrada na íntegra da sutileza flôr com seu cheiro magistral.
Esta música me remete ao tempo de menina,quando minha mãe viajava, meu escrevia lindas cartas para ela e um vez mencionou esta poesia, ele bem quis dizer o que ela significava para ele. Eu hoje tenho 71 anos e relembro com saudades. Não me resta nada mais a homenagear tão grande poeta. O que está faltando hoje em dia.
sou doida e loka
oh jonni tudo bem amor
Gostaria de saber se na letra da música “As rosas não falam”
Devias VIR para ver os meus olhos tristonhos, VIR significa VIR ou do verbo VER?
Olá, Paulo! O verbo ao qual você se refere é o verbo “vir”, que está conjugado no futuro do subjuntivo e não o verbo “ver”. Ou seja, a pessoa deveria ir ao encontro do eu-lírico e ver os seus olhos tristonhos.
Vale perceber as distinções dos verbos no verso em seguida: “Para VER os meus olhos tristonhos.”
Abraço!
Muita boa tarde Paulo.
Ele se refere ao verbo chegar,
Dona Zica, o grande amor de Cartola, ganhou umas mudas de roseiras e as plantou no jardim tão logo chegou em casa. Tempos depois, numa manhã, ela ficou extasiada diante da quantidade de rosas desabrochadas e na hora ela chamou e perguntou ao marido “porque é que nasceu tanta rosa assim Cartola? ele responeu “Não sei Zica, as rosas não falam…”.
Cartola ficou com a frase na cabeça, romoendo… quando a inspiração apareceu a música brotou, inteira. Faltam três dias para o compositor completar 67 anos. segundo o próprio Cartola a música então se tornou um presente que ele deu a si mesmo, naquele aniversário.
Acredito que ele conta a história de um amor viuvi, onde terminando o verão ele vai ao cemitério onde sua amada está sepultada e com esperanças de falar com ela, não consegue. Volta ao jardim, com a certeza de chorar de saudade, porque sabendo que não mais voltará sua amada, queixa-se as rosas no jardim da sepultura. Que bobagem, as rosas não falam, simplesmente exalam o perfume que roubam do túmulo da amada. Lastima ele que ela deveria vir a ele, para ver a tristeza dos olhos e quem sabe sonhar o sonho de tê-la novamente. Muito romântico.
Gostei da interpretação! Acho que é a que mais condiz com relato, grande senso poético ao analisar essa obra de Cartola.!
FALSO: Rosas para Dona Zica…
VERDADE: Cartola lamenta por sua filha que após uma briga, deixa o lar para se prostituir!
Versos reveladores:
“Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim”
“Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim”
🌷
Um pai sabe muito bem a dor de perder um filho no “jardim” do mundo.
Mas,
“Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim”…