Bandeira

12 comentários

Zeca Baleiro

Eu não quero ver você cuspindo ódio
Eu não quero ver você fumando ópio para sarar a dor
Eu não quero ver você chorar veneno
Não quero beber o teu café pequeno
Eu não quero isso seja lá o que isso for
Eu não quero aquele
Eu Não quero aquilo
Peixe na boca do crocodilo
Braço da Vênus de Milo acenando tchau

Não quero medir a altura do tombo
Nem passar agosto esperando setembro, se bem me lembro
O melhor futuro este hoje escuro
O maior desejo da boca é o beijo
Eu não quero ter o Tejo escorrendo das mãos
Quero a Guanabara, quero o Rio Nilo
Quero tudo, ter estrela, flor, estilo
Tua língua em meu mamilo água e sal

Nada tenho vez em quando tudo
Tudo quero mais ou menos quanto
Vida vida noves fora zero
Quero viver, quero ouvir, quero ver
(Se é assim quero sim, acho que vim pra te ver)


12 comments on “Bandeira

  1. Álvaro Almeida disse:

    queria saber o significado das expressõies : braço da venus de milo acenando tchau, tejoescorrendo das mãos, agua e sal, noves fora zero . . =/ se alguem souber compartilha ae vlw

  2. Thamires disse:

    ‘ leia isso que talvez vcê entenda, eu consegui entender um pouco mais =)
    http://espacomusicalbrasileiro.blogspot.com/2009/03/bandeira-de-zeca-baleiro.html

  3. Letícia Rojas disse:

    Vênus na verdade não tem braço e assim foi criada para não ter braço mesmo . Braço da Vênus de Milo acenando tchau, pode significar algo que nunca existiu, não querer algo que nunca se teve ou que nunca irá existir .
    Eu não quero ter o Tejo escorrendo das mãos, o rio Tejo é muito extenso,é como não querer que algo tão grande escorra de suas mãos sem nada pode fazer.
    Tua língua em meu mamilo água e sal é o desejo de possuir os dois a água e o sal, porque o sal se extrai da água, mas o sentido que ele deseja é o impossivel, como o sal em composição sólida e água liquida sem que se misture .
    Vida vida noves fora zero, normalmente quando se tira a prova dos nove, quando um numero se iguala a nove ou passa de 9, você diminui por 9 assim se a conta estiver correta o resultado é zero. Mas o sentido aqui é tirar a prova real da vida e ver que seu resultado deu certo .

    Beijos espero ajudar !

    Leettys

  4. Álvaro Almeida disse:

    ah depois de explicado parece tão bobo que agente pensa: como n pensei nisso antes ^^ brigadão ajudou sim

  5. NINA disse:

    bEM EU ENTENDO COMO SE ELE ESTIVESSE REENVINDICANDO O MELHOR,ELE QUER MUITO MAIS, QUANDO ELE DIZ QUE “Quero a Guanabara, quero o Rio Nilo
    Quero tudo, ter estrela, flor, estilo
    Tua língua em meu mamilo água e sal”
    É COMO SE ELE NÃO QUISESSE MENDIGARIA, E QUANDO ELE DIZ:”Tua língua em meu mamilo água e sal, ELE FALA DE CALOR DE PROXIMIDADE, AGUA E SAL= SUOR.

    É ISSO QUE ENTENDO!

  6. alisson disse:

    Eu acho que ele se descepcionou com alguma pretendente e que, por sinal, andava por dar “bandeira” a ele. Se bem observado o sentido da música segue que ele nao quer só o que ela esta lhe dando, digo, bandeira.Ele quer mais, a quer por completo, é tanto que no final da música ele diz “Quero viver, quero ouvir, quero ver.(Se é assim quero sim, acho que vim pra te ver). Ou seja, eu quero você, quero te curtir, quero te ter e se for assim eu vim pra te ver, se não, nao te quero.
    Concluir isso quando li a música toda com as interpretações supra e depois procurei o sentido do título da música, em que só me estou esse sentido.
    Dar bandeira aqui na Bahia mostrar interesse no outro.
    Espero te ajudado.

    • Ale disse:

      Interessante como analisei da mesma forma q vc, Alisson, pois eu já gostava desta música mas só qdo vivi essa situação da pessoa q eu estava ficando não querer se entregar por completo é q pude de fato compreende-la. 😉

  7. Raphael disse:

    ” Noves fora, zero ” é uma intertextualidade com um poema do Manuel bandeira. A expressão faz referência a uma conta para verificação de operações matemáticas.
    No sentido da música ela quer dizer que as o amor dele deu certo, como indicado no último verso “acho que vim pra te ver”.

  8. Adam disse:

    Essa música na minha opinião fala de aproveitar a vida sem ficar esperando algo acontecer, dar mais valor pros sentimentos.

    No início ele está falando pra alguém levar as coisas mais tranquilas, sem insultar ninguém (cuspir ódio), sem chorar por coisas que não fazem bem ou valem a pena (chorar veneno), sem usar de artifícios (ópio) para mudar a vida e suas dores. Depois não estar sempre atrás do inalcançável pra ser feliz (braço da vênus de milo, peixe com o crocodilo).

    A segunda parte, fala que não quer olhar pra trás (medir a altura do tombo) e nem sempre estar a espera do futuro(passar agosto esperando setembro). Depois fala em aproveitar as coisas que se tem na vida (simbolizado por belezas naturais e o sexo).

    Por último ele segue falando que quer é dar valor para o que importa (viver, ouvir, ver) e se a pessoa concorda com tudo isso, quer ficar junto dela. (Se é assim, quero sim, acho que vim pra te ver.)

  9. Savane disse:

    Na minha opinião uma das músicas brasileiras mais lindas, e que combina perfeitamente com o mundo em que vivemos, se refere ao não querer coisas impossíveis, aceitar as coisas como são, e a passar a dar valor para as coisas reais e mais simples… de certa forma uma crítica para a sociedade em que vivemos, e é claro uma homenagem ao poema de Manuel Bandeira “Belo Belo”. Linda demais!

  10. Alexandre Giannini disse:

    “Bandeira” é a obra-prima do Zeca, em minha opinião. Creio que deveria se chamar “pessoa”, pois lembra em muito as antíteses que Fernando Pessoa coloca em seus poemas, especialmente em “Braço da Vênus de Millo acenando tchau” e eu não quero ter o Tejo escorrendo das mãos” (que é o Rio português mais importante) A mensagem é otimista, de aproveiar o tempo, de apostar no amor, quero viver, quero vir, quero ver….Fantástica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *