É Preciso Saber Viver

16 comentários

Titãs

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!


16 comments on “É Preciso Saber Viver

  1. ELBA disse:

    FALA QUE TEMOS QUE IR À LUTA,BUSCAR O QUE QUEREMOS, O QUE ACREDITAMOS EM ESPERAR DE BRAÇOS CRUZADOS QUE AS COISAS ACONTEÇAM SEM NENHUM ESFORÇO DE NOSSA PARTE,MAS ESTANDO CONSCIENTE DE QUE O QUE FAZEMOS HOJE TERÁ COSEQUÊNCIAS AMANHÃ,SEMPRE.MAS MESMO QUE HAJAM OBSTÁCULOS QUE QUEIRAM IMPEDIR NOSSA REALIZAÇÕES(E SEMPRE HAVERÃO)DEVEMOS LUTAR,SEM DESISTIR SENDO SEMPRE PRUDENTES,NÃO CONFIANDO EM TUDOS E TODOS,POIS A APARÊNCIA ENGANA.E QUE O QUE VIVEMOS DEPENDE DE NOSSAS PRÓPRIA ESCOLHA E QUE DEVEMOS REFLETIR SOBRE O QUE QUEREMOS REALMENTE P/NÓS.

  2. essa musica é pura viadajem fla de prostitudas de gays ela é uma verdadeira merda
    haha!!
    alok

  3. angel disse:

    João pé de feijão, você deve ter se identificado com a musica pra ter certeza de que é pura viadagem…

  4. Alarme disse:

    Música aparentemente fala a verdade…como sempre, aparentemente, tem cara de verdade, mas não passa de mais um engano, buscar o que voce deseja, lutar com as armas que se tem por isso pode não ter o significado de que se terá o que é realmente bom. O que essa música fala é de quem faz coisas, e isso é porque quem as faz, as faz não por se esforçar apenas, mas porque foi condicinado a isso, esse pensamento de falso realismo, quem pode faz, quem não pode não faz, e isso está muito além de esforços! O que o mundo mais faz é se esforçar e danar a fazer coisas por conta própria. E se acha haver realismo nessa sabedoria, mas eis aí os piores dias da história da humanidade sendo vividos hoje enquanto o mundo continua aí sendo guiado por mentirosos, aproveitadores. Será assim até que se chegue a um auge nessas coisas, até que haja decadência por meio delas, assim como vários exemplos do passado que tivemos, impérios cresceram, se fartaram e já gordos, não se aguentaram… o mesmo será nesse tempo.

  5. fernanda disse:

    Não paramos para pensar na profundidade e significância das palavras e principalmente do título desta música. ” É preciso saber viver!” Será que sabemos viver? Será que conduzimos nossa vida da forma que queremos ou da forma que os outros querem? Seremos nós realmente livres?
    Digo que não! Vivemos dentro desta estrutura louca chamada sociedade, mas com o nome mais propriamente dito” sistema”. O sistema tolhe, poda e aprisona. Talvez não tenhamos capacidade de reger nossas vidas e precisamos de quem o faça. Poucas pessoas que conheço sabem realmente viver. Alguns acham que viver é sair por aí fazendo loucuras e se dizendo livre. Outros acham que viver é correr atrás de dinheiro depositando a felicidade na caderneta de poupança. Outros acham que viver é fazer tudo certo, mas, às vezes, precisamos errar para acertar. Dicotomias, perguntas? A vida é cheia delas. Mas o que é saber viver?

    Viver é aproveitar os instantes maravilhosos que nos são ofertados

    É fazer escolhas, mesmo quando não se tem certeza delas

    É acreditar nos sonhos, mesmo aqueles aparentemente distantes

    É não ter medo de errar e aprender com os erros

    É não se render ao orgulho, nem à covardia

    Viver é deixar a mente viajar, mas manter os pés no chão

    É fazer coisas que nos dão real prazer e fazê-las sempre

    É pagar contas, cumprir prazos e compromissos

    É não cruzar os braços diante das dificuldades que sempre vêm, acreditando em dias melhores

    É buscar os sorrisos que foram contidos, dar gargalhadas de si mesmo

    É observar a alegria das crianças, e não deixar que a maturidade nos deixe insensíveis

    É enxergar o outro com os olhos do coração, pois não vivemos sós

    Saber viver é seguir em frente, pois a vida não para.

  6. Manda disse:

    é muito claro o q esta interpretando q ´preciso saber viver , conviver com a nossa sociedade ! E ão esperar vim nada do céu .. pq todos nós sabemos q nada vem assim !

  7. Anônimo disse:

    Vejo que não podemos cair na Ilusão do materialismo onde pensamos que somos felizes mas realmente não somos, nos enganamos muito. Teve muitos sábios que vieram e disseram qual a felicdade. O bem de cada um está no Próximo. Ame o próximo como se fosse você e nisso terá o retorno enorme e Ame Deus sobre todas as coisas.

  8. Luana Cortez disse:

    Bom a musica inteira é um fato e também como um incentivo para as pessoas que estão com algums problemas porque ela diz assim ” Cada pedra no caminho você deve retirar ,Numa flor que tem espinhos você pode se arranhar…” e também serve de exemplo para as pessoas que pensa que tudo é coisa boa que não existe nada ruim e ai talvez ela possa acabar se decepcionando no final antão essa musica pra falar a verdade é um grande fato sinceramente. Bom é isso gente é oque eu acho !

    Beijos

  9. Wilson disse:

    Esta música foi composta no período da ditadura militar. Se liguem nos versos que dizem…

    “Quem espera que a vida
    Seja feita de ilusão
    Pode até ficar maluco
    Ou morrer na solidão
    É preciso ter cuidado
    Pra mais tarde não sofrer
    É preciso saber viver”

    Ilusão = socialismo/comunismo
    Morrer na solidão = prisão
    É preciso ter cuidado = não afronte os militares
    Pra mais tarde não sofrer = se afrontar os militares, vai preso.

  10. fernanda disse:

    Alunos do otaviano pedro de toledo 1 c

  11. Essa música é excelente para trabalhar com adolescente, pois mostra a eles a importância de retirar os tropeços que vão encontrar.

  12. Cida disse:

    Como tudo na vida tem dois lados, esta música também, pois além do que já foi comentado aqui, temos que lembrar que não temos o controle de tudo, portanto o que é “saber viver”? Para ter uma vida feliz não há fórmulas, se houvesse seria muito fácil. O acaso vai nos proteger … ou não? Apesar de todo cuidado pra não sofrer, não existem garantias. A mensagem pode até ser boa, mas um pouco ingênua e tendenciosa.

  13. Mateus1 disse:

    Podemos levar para o lado dos sentimentos.Pois eles são nossa identidade e nos ensinarão a viver.

    “Quem espera que a vida seja feita de ilusão/Pode até ficar maluco e morrer na solidão” explica que fantasiar as coisas ou não encarar a realidade pode nos fazer sofrer muito, porque a verdade é que as dificuldades existem e não existe perfeição.E acaba se limitando nos propio mundo(solidão) porque não aprendeu a viver no mundo real.Então cuidado pra não sofrer depois, comece a encarar a vida como ela é.

    É difícil encarar a vida eu sei,mas, no verso “Toda pedra no caminho você pode retirar” Mostra que você pode vencer seus problemas,aquela pedra que te faz tropeçar você pode retirar da estrada da sua vida.

    “Numa flor que tem espinho você pode se arranhar” Diz pra não levar as coisas pela beleza, porque a beleza é superficial,o que importa é que está por dentro.No propio verso diz isso,uma flor, símbolo de ternura,e beleza existem espinhos que podem arranhar,podemos entender esse arranhar como ferir nossos sentimentos.

    Bom é basicamente isto, aprenda a viver, mesmo com as dificuldade,é isso que a letra pede!

    Obgdo Atenção!

  14. Mateus1(corrigir) disse:

    Podemos levar para o lado dos sentimentos.Pois eles são nossa identidade e nos ensinarão a viver.

    “Quem espera que a vida seja feita de ilusão/Pode até ficar maluco e morrer na solidão” explica que fantasiar as coisas ou não encarar a realidade pode nos fazer sofrer muito, porque a verdade é que as dificuldades existem e não existe perfeição. Acabamos se limitando no propio mundo(solidão) porque não aprendemos a viver no mundo real.Então cuidado pra não sofrer depois, comece a encarar a vida como ela é agora.

    É difícil encarar a vida eu sei,mas, no verso “Toda pedra no caminho você pode retirar” Mostra que você pode vencer seus problemas,aquela pedra que te faz tropeçar você pode retirar da estrada da sua vida.

    “Numa flor que tem espinho você pode se arranhar” Diz pra não levar as coisas pela beleza, porque a beleza é superficial,o que importa é o que está por dentro.No propio verso diz isso,uma flor, símbolo de ternura,e beleza existem espinhos que podem arranhar,podemos entender esse ´´arranhar´´ como ferir nossos sentimentos.

    Se o bem e o mau existem/
    Você pode escolher.
    Entre o bem e o mau,escolha aquilo que te faz bem,e a resposta será óbvia.

    Bom é basicamente isto, aprenda a viver, mesmo com as dificuldade,é isso que a letra pede!

    Obgdo Atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *