Epitáfio

73 comentários

Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
Até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar…
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar…
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr


73 comments on “Epitáfio

  1. maria do carmo disse:

    que na vida nunca se desista dos sonhos,ir sempre em busca do saber, que obstacúlos são necessario para nosso crescimento. nunca deixar para amanhã o que se pode ser feito hoje,aceitar e respeitar as diferenças,e não deixar de olhar para o horizonte e ter a certeza que todos temos a proteção divina.

  2. aline disse:

    Melô do morto

  3. Wilson TK disse:

    O mesmo vocalista de flores desta vez virou definitivamente Branco Morto

  4. Marcello Ferreira disse:

    A letra da música epitáfio de Sergio Brito é na verdade totalmente inspirada no poema “instantes” que erroneamente foi creditado ao poeta argentino Jorge Luis Borges.

  5. sara disse:

    alguem sabe a historia dessa musica?

  6. alice disse:

    A música ma minha opnião é direcionada as pessoas que vivem sua vida no limite, numa rotina que não se permite mudança; nem mesmo na aceitação das as outras pessoas que não vivem no mesmo condicionamento quanto ele. Vivendo no meio do previsivel para não arriscare se apasar disso algo de errado acontecer:O acaso vai me proteger. Enquanto eu andar distraído.
    Esse refrão é o mais triste pors define o quanto o medo de viver siginifica para essa pessoa. Não a historia de um morto, é a reflexão de morto vivo que se deu conta que nunca viveu.

  7. Jonathan disse:

    A vida é um sopro, e é bonita. Por isso, diante de algumas encruzilhadas angustiantes, em que a resposta se mostre tênue e escorregadia, e a possibilidade teime em contradizer-se, zombando de nossa ingênua credulidade na lógica da vida. Nestes momentos…, por vezes feche os olhos e caminhe. Viva da melhor forma possível. Da melhor maneira possível para honrar esta dádiva maravilhosa e as pessoas preciosas que me foram ofertadas.

  8. Wilton disse:

    acho esta música muito legal,ela pra mim retrata o arrependimento de não ter vivido de forma intensa e natural. Viver com simplicidade e coragem de realizar aquilo que você realmente quer, ainda que cada um tenha suas limitações.

  9. márcia pinto ribeiro disse:

    é o que eu estou precisando fazer tudo o que a música está dizendo .estou precisando estrapolar sair gritar chingar beijar na boca porque a vida é uma grande ilusão.a gente nasce sem pedir morre sem querer por tanto viva o intervalo.

  10. Chama-se Epitáfio a frase a qual é escrita no túmulo de alguêm quando esse lógicamente morre e é enterrado
    ou seja apenas por seu titúlo já sabemos que a musica nos trará memórias póstumas e assim confirmando seu titúlo a musica traz sim memórias mas não simples memórias no entento arrependimentos póstumos.
    “Devia ter amado mais
    Ter chorado mais
    Ter visto o sol nascer
    Devia ter arriscado mais
    Até errado mais
    Ter feito o que eu queria fazer”

  11. marcos amorim disse:

    não sei ao certo, que essa música foi feita atravez de uma carta que era um desabafo e que logo apos relatar as frustações da vida;se suicidou saltando da janela do predio. o que me chama a atenção amigo leitor é que na bíblia sagrada diz; que devemos andar vigilantes e debaixo da proteção de Deus enquanto que o refrão diz: o acaso vai me protejer enquanto eu andar destraido …o povo sofre por falta de entendimento(oseias 4:14), vc. ja leu de quase tudo mas, e a biblia? conhceres a verdade (Jesus) ela libertara(jo 8:32) .o acaso não protege ninguem como diz a letra .o salmo 91 diz que Ele(Jesus)é refugio e fortaleza… o versiculo 7, complementa: caiam mil ao teu lado e dez mil a tua direita mas tuuuu…não seras atingido. aleluia!

  12. Maria Lima disse:

    O “eu lírico” escreve seu “Epitáfio” utilizando um tempo verbal em que não há mais o que fazer…”devia ter …” No entanto, no refrão, usa um tempo verbal no futuro “O acaso vai me proteger…”. Como todo texto pressupõe uma intencionalidade do seu autor, supõe-se que ele queira alertar àqueles que não conduzem as rédeas de sua própria vida e se deixam proteger pelo acaso. Mas sinaliza pra uma mudanças, a partir do instante em que eu me aproprie de minha vida…amando mais…chorando mais…trabalhando menos…, isto é, vivendo plenamente a vida.

  13. Caio disse:

    O refrão mostra que enquanto se vive distraído… somente o acaso´será o seu protetor

  14. edileuza disse:

    Que deixamos de viver um grande amor com medo de sofrer,deixamos de viajar para não sofrer acidentes,deixamos de cuirtir as maravilhas da vida para não perder lucros,trabalhamos até tarde para ter mais dinheiro,deixamos de fazer companhia a quem amamos para não voltarmos atrás na palavra dada.Não acreditamos no grande amor que Deus tem por nós e na sua proteção,por isso temos que ficarmos atentos o tempo todo para nada dar errado; aí deixamos de viver as coisas melhores que a vida tem pra nos oferecer, só que quando a idade ou a doença chega olhamos para trás,não há mais tempo então vemos que poderíamos ter feito diferente…

  15. SILVANIA disse:

    ESSA MÚSICA FOI FEITA EM HOMENAGEM A UM INTEGRANTE DA BANDA QUE AO SAIR DECASA PARA CAMINHAR FOI ATROPELADO E MORREU.

  16. Isaac disse:

    A música procura, pela visão de póstuma do eu lírico, passar para o leitor que ele deve aproveitar as coisas pequenas da vida: o sol se nascer e se pôr, amar e chorar, fazer as coisas que se quer fazer, não se preocupar com os erros…. O arrependimento do eu lírico mostra também que não devemos sempre pensar no futuro nem perder tempo com os problemas.

    É interessante observar os versos: Queria ter aceitado as pessoas como elas são – mostra ao leitor o seu arrependimento ao ter julgado as pessoas; “Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração” e “A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier” – intensifica seu arrependimento pelo julgamento alheio além de revelar também que todos nós temos problemas defeitos e estamos sujeito a julgamento.

    Em fim, o poema tenta convencer o leitor a aproveitar a todos os instantes da vida da melhor maneira. A felicidade está nos pequenos detalhes da vida.

    Com relação aos versos:
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar…

    Eu acredito que o eu lírico tenta mostrar ao leitor a transitoriedade da vida: não adianta viver pensando na morte, planejando o futuro, pois as coisas acontecem mesmo que você esteja “distraído” ou simplesmente “andando…”.

    Essa é a minha visão do poema, é o que eu percebo quando o leio. Mas, como é um poema, não existe interpretação correta; só a do autor. {risos}

  17. Iole disse:

    muito linda essa musica dis tudo o que devemoas faser agoraaa e nao deixaar pra depois..

  18. Gisela Lima disse:

    “O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído”é de uma ironia dramática: ele morreu!!!!

  19. Ivie disse:

    O pessoal aí em baixo já disse tudo,Epitáfio é uma música que nos faz refletir sobre como estamos levando nossas vidas,as pessoas andam tão distraídos com os problemas rotineiros que esquecem do mais importante que é viver,apesar de…
    Mesmo porque a vida não é para sempre.

  20. Mara disse:

    que tipo fisico a personagem tinha
    ?

  21. kamila nunes torres disse:

    eu acredito que essa música foi feita com a inspiração na vida de uma pessoa que passou a vida toda tornando o que era simples em uma coisa complicada.e no final das contas se arrependeu de não ter aproveitado a vida que tinha e se arrepende disso.

  22. Viviane disse:

    Povo burrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
    Aah e por falar nisso, alguém sabe o que eh tianolografia??????

  23. Igor disse:

    Nóis e burro então estuda Retardada Buuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  24. nana disse:

    eh a música da minha vida

  25. camila disse:

    viva o hoje,não deixe para depois,pois pode ser tarde demais!

  26. Bernardo disse:

    é o cara que complicou o que não era complicado, e perdeu tudo o que há de melhor nessa vida.

    ”…ver o sol se pôr…”

  27. roberto disse:

    A letra, analisando bem, foi feita em homenagem a Marcelo Fromer, ex-guitarrista do Titãs que faleceu. Daí o Sérgio Britto fez em homenagem a ele. A letra é linda!!!

  28. rafael disse:

    a resposta da pergunta 26 nao sei obrigado por perguntar comtinue na linha

  29. rafael disse:

    voce da resposta 31 que nome mais feio esse dai maria do carmo ou maria da carma

  30. rafael disse:

    você da resposta 33 onde seus pais arrumaram esse nome feio que vergonha maria da carma carma thê

  31. amy disse:

    tem que aproveitar a vida, não ficar reclamando de que sua vida é ruim. nunca deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, aceitar as diferenças, nao ter preconceito.

  32. Michely disse:

    Que a música retrata a vida de uma pessoa que se arrepende de tudo o que fez, e de que poderia ter feito mas por um acaso deixou isso ser paasado..

  33. Laisa disse:

    Acho que a música retrata a vida de um cara que já morreu e lamenta o que não fez.

  34. Cibele disse:

    Ao meu ver, esta musica reflete um realismo magico como no livro “Memorias Postumas de Bras Cubas” o qual faz vc refletir sobre a vida após ela.Como nesta musica,mostra q damos valor “as coisas” so depois que a perdemos e nao podemos mais voltar atras.

  35. Yuri disse:

    Meu a letra é totalmente dirigida ae ex-guitarrista da banda Marcelo Fromer, o qual foi atropelado, enquanto atravessava a rua.

    A letra da musica inteira refere-se a aproveitar a vida ao maximo pois não sabemos quando iremos morrer.

    O Refrão refere-se ao atropelamento, que se o acaso irá nos proteger enquanto eue stiver destraído.

  36. nanah disse:

    carambaa vey esse povo é sentimental de mais… é um tédio ter que ficar lendo isso!!!

  37. Paabs disse:

    O nome Epitáfio quer dizer que o próprio morto escreveu na sua lapide o que queria ter feito a mais em sua vida e os arrependimentos que já não podem mais ser mudados.

    Devia ter amado mais sem querer saber quem ou porque.
    Devia ter chorado mais e não segurar as lagrimas.
    Ter acordado pelo menos uma veis para ver o sol nascer.
    Ter arriscado sem medo das consequências e apenas pensar que ia valer a pena.
    Ter errado mais para aprender mais.
    Ter feito o que eu queria fazer não o que os outros queriam que eu fizesse.
    Queria ter aceitado as pessoas como elas são, sem preconceitos, descriminações e sem tentar muda-las.
    Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração, afinal ninguém pode saber o que se passa dentro de outra pessoa além dela mesma.
    E quando eu andar distraído sem me preocupar, o acaso vai me proteger enquanto eu deixar apenas a vida me levar.
    Devia ter feito das coisas mais simples.
    Ter passado um dia com as pessoas que amo e deixado o trabalho de lado.
    Ter parado para ver uma coisa tão simples e linda que é o por do sol.
    Não devia ter dado tanta importância aos problemas pequenos e sem valor.
    Devia ter amado intensamente só para ter o prazer de poder gostar de alguém mais do que a si mesmo.
    Ter aceitado a vida, sem querer intende-la sem querer mudar o futuro das coisas ou as recordações do passado, sem querer mudar o sentido de tudo.
    Cabe a cada um escolher se quer fazer valer a pena e ter uma vida alegre, ou se preocupar tanto com as coisas a ponto de fazer com que exista tristeza dentro de si mesmo.

  38. vinicus disse:

    No meu entendimento a musica quer dizer arrependimento, de ter feito algo e agora nao poder fazer mais nada eu provo isso com a frase “devia ter” ele devia e agora ano pode e nao deve

  39. Letícia Neri disse:

    Muitas vezes a gente esquece que pode não existir o amanhã, e muitas vezes deixamos o que queremos, o que gostamos – abrimos mão da nossa felicidade – para o amanhã. Deixamos para fazer depois e esquecemos que amanhã pode ser tarde de mais.

    Não quer dizer que você tem que fazer tudo agora, mas você tem que aproveitar a sua vida, viver cada momento que te faria realmente feliz.

    Se você morresse agora, você morreria feliz? – as pessoas deveriam sempre se perguntar isso.

    Bom, como muitas pessoas aqui disseram, a música foi feita após a morte do ex-guitarrista da banda por atropelamento – o que é tudo muito de repente, imprevisto. O que quer dizer que ‘imprevistos’ podem acontecer com qualquer um, em qualquer lugar, não podemos ignorar isso.

  40. Henrique disse:

    Plágio escancarado (e mal feito) do poema “Instantes”…

  41. MACIEL disse:

    Pode ser plágio, mais ficou muito lindo a música na voz deles. É sem dúvida uma forma bem legal de refletir sobre nossas atitudes e sobre a vida. As vezes achamos que para aproveitar a vida assim como diz a música precisamos deixar de trabalhar mais não é verdade, trata-se apenas de separar as coisas e colocá-las no seu devido tempo e lugar. Fazendo isso até mesmo o trabalho fica mais prazeroso e consequentemente menos entediante….

  42. luiz carlos maldonado disse:

    nossa nossa quanta bobagem pode ser plagio afinal a letra é completamente fiel, só trocando a palavra Jesus por acaso, para que não se tornasse hino evangelico e cumprisse seu papel de comercialização.

  43. Vera disse:

    Quanta abobrinha.. essa música é a releitura do poema “Instantes”…

  44. mari disse:

    é nitido que esse som foi feito para o Marcelo. povo ignorante

  45. andré ferrero disse:

    Essa letra é dita por um cara em crise de meia idade que se arrependeu do rumo que sua vida tomou. Ele usa a palavra epitáfio no título pra demonstrar seu sentimento em relação a sua propria vida(como se não houvesse tempo pra mudar). Essa explicação foi dada pelo proprio autor. não é uma homenagem ao Marcelo.

  46. Rosberg disse:

    A música pode até ser inspirada no poema Instantes, mas claramente trata-se de uma homenagem ao ex-guitarrista Marcelo Fromer, que morreu atropelado em 2001.
    O eu-lírico alerta sobre a brevidade da vida… que devemos vivê-la de forma plena e intensa, pois estamos sujeitos a qualquer fatalidade.
    Pode-se perceber a referência ao atropelamento no refrão:


    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído

  47. Mirela disse:

    A musica fala sobre um homem que vivia apenas pro trabalho, e esqueceu de cuidar da sua propria vida e morreu sem ter aproveitado a vida, depois de morto escreveu uma musica do que ele queria ter aproveitado na vida, mais já é tarde…

  48. Sérgio Soeiro disse:

    Rosberg, no documentário “Titãs – A vida até parece uma festa” o Marcelo aparece dando umas dicas ao Britto de como poderia ser a linha melódica de “Epitáfio”. A morte do Marcelo no mesmo ano de lançamento da composição não passa de coincidência, ok?

  49. L disse:

    Essa música se baseia na entrevista por parte do compositor às famílias que perderam entes queridos cujas lápides continham frases de diversos temas como arrependimento, tristeza, por exemplo: “devia ter trabalhado menos, me importado menos com problemas pequenos” e aí vai.

  50. L disse:

    Essa música se baseia na entrevista por parte do compositor às famílias que perderam entes queridos cujas lápides continham frases de diversos temas como arrependimento, tristeza, por exemplo: “devia ter trabalhado menos, me importado menos com problemas pequenos” e aí vai. Ou seja, a música é formada por frases de lápides de diversas pessoas, simples assim.

  51. Janio Wagnr disse:

    O acaso é simplesmente um modo de dizer que ninguem nos protege em qualquer momento da vida.A vida é única, simplesmente única. Voce ganhou uma chance de viver, de saber que voce é voce! Então no final, percebe que já que era única, porque não te-la vivido intensamente? Repleta de amor, de paixão , de prazeres (normais) e não apenas para ajuntar dinheiro para não poder levar no caixão.O arrependimento pior de todos, é o de não ter tentado ser feliz!Trabalhar sim, se matar por ele , nunca!!

  52. Marli Batista disse:

    Quem inventou a AMBIÇÃO? Deve ter sido algum caseiro de chácara/sítio/casa de praia.
    Por isso que não curtimos nada (ou quase nada) da vida. Só nos “ferramos” atrás de conquistar coisas que não podemos usufruir: de um simples carro a casas de praia. O carro às vezes fica na garagem pq vc não tem dinheiro para a gasolina. Se tem para o gás não tem para o teatro, o cinema, viajar…
    Que família não tem uma casa de praia onde se vai no máximo uma vez por ano? Casa esta que às vezes vc vai lá só para pagar ao caseiro. Aquele cara q curte sua casa, tudo o q vc colocou lá dentro, sua piscina, a praia, e vc ainda paga a ele.
    Vivemos para estudar, trabalhar, fazer horas extras, enquanto o tempo passa. O sol nasce, brilha, mas não temos tempo de ver; a chuva cai, mas não brincamos nela; a lua cheia sai e não temos tempo de namorar (claro, estamos estressados e sem “saco”).
    O vestido lindo está no armário, mas estamos cansados para ir à festa (ah! tem o engarrafamento, a falta de estacionamento, vou não…); os pés estão inchados por causa do dia inteiro de trabalho e não vai caber naquele sapato caríssimo. Os brincos, as joias, os relógios, tudo, tudo, tudo nos cofres dos bancos ou lá no fundo do guarda-roupa. Ninguém vê, ninguém nunca viu.
    As crianças crescem sozinhas, loucas para brincarem com os pais e até com os irmãos, ao menos com eles, ou com os amigos, quem sabe… Mas ninguém tem tempo, ninguém confia em sair do “quadrado” para não sofrer um ataque de um pithomem, do pitbulling.
    É época de feriado. Vc vai fazer o q? Não sei, vou ver…
    Passou o feriado. Fez o q? “Eu? Ahn… fiquei no quarto, no meu PC.”. E lá se foi mais uma oportunidade… Quando se está numa cama de hospital: “Ah, como eu gostaria de ver o mar, de brincar com meu filho, fazer um carinho no meu amor. Fazer como Titãs: “Devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr…”.”.
    Parafraseando Drummond: “Êta vida besta, meu Deus!”

  53. bruna disse:

    Na verdade, a música foi escrita por um integrante da banda Titãs. Dois dias antes de sua morte, ele escreveu essas palavras em seu diário. Deduziu-se então que ele pressentiu sua morte. Algum tempo depois da morte do mesmo, seus colegas de trabalho e amigos estavam vasculhando suas coisas e encontraram o diário com essas palavras, então decidiram tranformá-la numa música. Então, a música se chama “Epitáfio” justamente porque epitáfio são as últimas palavras de alguém antes de morrer, o que foi o caso desse integrante da banda.

  54. Fábio disse:

    A letra fala de tudo que ele poderia ter feito na vida, mas agora que morreu não dá mais.

  55. iraildes disse:

    Ainda não me convenci sobre o significado do refrão;O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído.Penso que se você estiver distraído, desligado das coisas verdadeiramente importantes, como já foi elencada na própria letra, só mesmo o acaso, a sorte, um milagre, poderá te proteger, mas a letra não coloca isso na condicional, ela afirma, o que me deixa confusa.A não ser que o acaso seja Deus, que a todos protege, mas obviamente que isso também não pode ser uma afirmativa, do contrário não aconteceria nada de ruim para quem ficasse distraído, já que a letra afirma, que o acaso vai proteger, não é uma pergunta, será que o acaso vai me proteger se eu continuar distraída ?, no mundo da lua, desligada das coisas significativas, ou agindo demais, trabalhando muito por exemplo, ou de menos, não dando amor aos nossos entes . Não entendi ainda, pois não concordo com uma afirmativa, mas sim com uma interrogação.

  56. Bruna Ewald da Silva disse:

    Para quem foi homenageada essa musica EPITÁFIO ????
    Quem escreveu esta letra???

  57. vitinho disse:

    A Musica Reflete a Um titã Que andava Na rua Com um fone de ouvido Ele atravessou a rua e uma moto O Buzinou a musica era muito alta E A Moto passou por cima
    A Musica fala o acaso VAI ME PROTEGER
    Alerta: O Acaso nao vai te Proteger Essa musica foi gravada no 19 de janeiro

  58. Ren disse:

    Olá,
    Venho aqui expor meu ponto de vista sobre o refrão.
    É de fundamental importância levarmos em conta que quando o autor cita a proteção do acaso ele remete isso a um período que é o de distração e não o tempo todo. Quando ele diz “enquanto eu andar…” e não conclui, ele encena a distração na prática. O acaso é algo não planejado, não queira controlar tudo. Ele é consequência de nossas ações e pensamentos, relaxe. Acredite tenha fé.

    Vide o livro de Mateus, capítulo 6, principalmente a partir do versículo 26.

  59. Gerlucia disse:

    O ACASO HOJE POSSO FALAR QUE E O DESTINO OU SEJA DEUS

  60. Arnaldo disse:

    O mais significativo é a frase:
    “Devia ter complicado menos” e o mais a realmente lamentar é : “Devia ter amado mais”. O resto o acaso vai me proteger…

  61. Eduardo Roque disse:

    Um dos significados de “acaso” é sorte…

  62. joão karlos r.monteiro disse:

    essa musica faz parte de mim…………

  63. Anderson Nascimento disse:

    Bem como já virou debate o fato do acaso proteger isso tem sentido sim… Por exemplo na letra o protegerá enquanto ele andar distraído… Ou seja o acaso lhe tira a culpa de algo que aconteça ou que deixou de acontecer pelo fato de estar distraído… Diferente de quando estamos atento e mesmo assim perdemos de quem será a culpa ? Então assim o acaso não condena quem esta distraído…

  64. HELOISA disse:

    Amo demais!!!!

  65. Lizia Marcia disse:

    EPITÁFIO –>é a mensagem que se deixa gravado sobre a sepultura ,falando algo sobre a pessoa que morreu. ***Na música EPITÁFIO (dos Titãs) foi a própria pessoa ,que escreveu seu Epitáfio .Ela conta ,lamentando,sobre tudo que ele deixou de fazer na sua vida; por estar preso a preconceitos,a dinheiro ,problemas familiares. Ele deixou a FELICIDADE passar nas procura dos bens materiais e quando descobriu que a Felicidade estava nas coisas simples da vida ,como o sol ,as amizades ,o amor ; já era tarde ,a vida passou e ele não viveu ,morreu .

  66. Marconde disse:

    “TUDO QUE VIER A TUA MÃO PARA FAZER…FAÇA!”

    • Marconde disse:

      ” Tudo quanto te vier a mão para fazeres, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.”
      (ECLESIASTES CAPÍTULO 9:10)

  67. Eduardo Villa disse:

    Esta letra não é dos Titãs.
    É cópia não autorizada do poema Instantes de Don Herold de 1953 inclusive a viúva de J. L. Borges (a quem a autoria do texto original foi creditado) sempre se negou a receber os direitos autorias da obra.
    A lei permite estas cópias descaradas sob codinomes de paráfrases, paródias ou o diabo-a-quatro por isso os Titãs são apontados como autores.
    Eu adoro os Titãs mas chamo isto de oportunismo.

  68. Eduardo Villa disse:

    Quando meu avô faleceu, coube a mim (a meu pedido) os livros que ele possuía. Uma inestimável mini biblioteca e que hoje ocupa 7 enormes caixas de papelão inertes no forro da minha casa (por causa do ácaro e da rinite familiar). Li este poema há muito tempo e sei que foi em algum destes livros. Vou encontrá-lo e postar o registro em foto para mandar a quem interessar. Quando encontrar, aviso por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *