Skank


História do artista


Skank é uma banda brasileira de Belo Horizonte que começou em 1991. Inicialmente com a intenção era misturar o dancehall com os estilos tradicionais brasileiros, mas depois de um tempo a banda mudou sua sonoridade para uma música mais próxima do Britpop e do movimento local Clube da Esquina.

Em 1983, Samuel Rosa (guitarra e voz) e Henrique Portugal (teclados) começaram a tocar em uma banda de reggae chamada “Pouso Alto”, ao lado de Dinho Mourão (bateria) e do irmão Alexandre (baixo). 

Em 1991, “Pouso Alto” conseguiu um show em São Paulo, mas devido aos irmãos Mourão não estarem em Belo Horizonte, o baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti foram chamados para o show. 

A banda estreou em 5 de junho de 1991, e devido à atuação na disputa da final do Campeonato Paulista, o público foi de 37 pessoas. Após o show, o grupo mudou seu nome para Skank, inspirado na música “Easy skanking” de Bob Marley, e começou a se apresentar regularmente na churrascaria em Belo Horizonte.

Depois de tocar por algum tempo em churrascarias, bares e clubes, a banda gastou R$ 10.000 em seu primeiro álbum, Skank, lançado como um CD independente no final de 1992 com 3.000 cópias, totalmente pago pelos próprios membros da banda. 

Em 45 dias, 1.200 foram vendidos e a Sony Music contratou a banda como a primeira banda brasileira em seu selo Chaos. Skank foi relançado em abril de 1993. Os singles “O Homem Que Sabia Demais”, “Tanto” e “In (Dig) Nação” levaram o grupo a uma turnê de 120 shows. 

O Samba Poconé foi lançado em 1996. O álbum teve três grandes sucessos, “Tão Seu“, “É Uma Partida de Futebol“, incluída pela FIFA na trilha sonora oficial da Copa do Mundo FIFA de 1998. “Garota Nacional“, venceu nas paradas espanholas por três meses e foi a única canção em língua portuguesa na compilação Soundtrack for a Century da Sony Music, lançada em 1997 para comemorar o centenário da empresa. O sucesso levou o grupo em tour pela Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Suíça e Portugal. 

Em 2001, Skank gravou o primeiro álbum ao vivo em Ouro Preto, como parte da série da MTV Brasil MTV Ao Vivo. O álbum MTV Ao Vivo vendeu milhares de cópias, além de conter uma lista de sucessos escolhidos pelos fãs, o álbum contou com a nova música “Acima do Sol“, sucesso nacional. Em 2002 Samuel Rosa tocou violão em “É Proibido Fumar”, do Acústico MTV (MTV Unplugged) de Roberto Carlos.

No dia 19 de junho de 2010, o Skank realizou show gratuito no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Foi o último evento antes do local ser fechado para reforma a fim de acomodar a Copa do Mundo FIFA 2014. O show foi gravado para o álbum e DVD ao vivo Multishow Ao Vivo – Skank no Mineirão, que contou com duas novas músicas, “De Repente” e “Fotos na Estante”. 

Algumas músicas premiadas da banda incluem o MTV Video Music Brasil: Escolha do Telespectador em 1996 (“Garota Nacional“), 1997 (“É Uma Partida de Futebol“) e 2004 (“Vou Deixar”).



Letras das músicas