Faça o download do App do Análise de Letras para Android! É grátis!

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente ou…tra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada aca…bou, não não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente ou…tra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez



Qual é a sua interpretação?





*



24 Comentários

Com a música tente outra vez quer dizer que você não deve recuar quando os primeiros desafios aparecerem, por que nós enquanto ser humanos precisamos continuar e alcançar os lugares mais alto, ou seja nunca desistir!

Mastodonte, belo comentário, estou cansado de hipócritas que ao invés de interpretarem letras com fundamento, tentam por um mero tiro no escuro esclarecer as letras de Raúl Seixas e Paulo Coelho que dizem muito além do que se imagina…
http://www.youtube.com/watch?v=il8JOiqDIv0

O único comentário sensato que vi foi o de Ausburgo, os demais não entenderam a essência da letra.

Bem, antes de iniciar a análise da letra dessa música, vamos fazer algumas considerações:
A obra de Raul Seixas não deve ser vista isoladamente.
Essa música, por exemplo, apesar de poucos enxergarem isso, tem ligação direta com outra música: “ouro de tolo”.
Isso mesmo, ou seja, quem enxergar na letra dessa música (tente outra vez) uma forma de vencer na vida ou passar em concurso ou obter qualquer outro ganho material estará perdendo o verdadeiro significado dessa música. Terá recebido, no fim de tudo, um ouro de tolo. Terá sido feito de besta pelo sistema. Vai se decepcionar no fim.

Agora prossigamos com a análise da letra:

- Veja
- Não diga que a canção está perdida
- Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
- Tente ou…tra vez

Aqui, podemos logo ver que para chegar a Deus, ou à iluminação, ou à fonte de tudo não podemos ir com os nossos sentidos.
Veja (visão) a canção não está perdida (audição).
Ou seja, a canção divina que se encontra em cada um de nós não deve ser ouvida com os ouvidos e sim com outros sentidos mais elevados.
Esses sentidos mais elevados podem ser desenvolvidos, inicialmente, com a prática de exercícios de alinhamento e ativação dos 7 chackras.
Mas isso é uma prática constante, por isso, tente outra vez, mesmo que seja em outra vida.
Tenha fé em Deus, ele está lá te esperando, basta vc abrir a porta do sétimo chackra que ele penetrará em vc, te enchendo de graça e harmonia com o universo.

- Beba
- Pois a água viva ainda está na fonte
- Você tem dois pés para cruzar a ponte
- Nada aca…bou, não não não não

Beba, ou seja, sinta que Deus quer penetrar no seu ser.
Ele está lá, sempre esteve e sempre estará à sua espera. Basta vc procurar e permitir que ele te ilumine.
Vc tem dois pés para cruzar a ponte, ou seja, só depende de vc e de ninguém mais para que vc consiga sua iluminação. Sem interferência de padre ou de pastor ou de qualquer outro líder religioso.
O seu caminho vc mesmo percorre com as ferramentas que Deus te deu para percorrer e chegar até Ele.
Nada acabou, tudo está lá, te esperando, basta querer, sinceramente, ir até lá.

- Tente
- Levante sua mão sedenta e recomece a andar
- Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
- Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
- Bailando no ar

Tente – não basta ficar sem fazer nada e esperar que as coisas aconteçam. Deve-se tentar alguma coisa, comece com alinhamento e ativação dos chackras, que já é um começo.
Mão sedenta – vontade de chegar à sua origem, à fonte divina.
Comece a andar – com a vontade elevada de chegar à fonte divina, tente algo, desenvolvendo cada vez mais seus sentidos superiores.
Levante sua mão sedenta e comece a andar – desenvolva cada vez mais seus sentidos superiores e deixe de engatinhar, comece a andar em direção à fonte divina.
Não pense que a cabeça aguenta se você parar – Se tentares ir à fonte despreparado, podes enlouquecer, por isso, antes, deves se levantar e começar a andar, ou seja, desenvolver teus sentidos superiores.
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira – há uma música interior que se estiveres com os sentidos superiores preparados, vás conseguir senti-la.
Bailando no ar – está aí na sua presença, só depende de vc senti-la, mas ela está aí com vc o tempo todo.

- Queira
- Basta ser sincero e desejar profundo
- Você será capaz de sacudir o mundo, vai
- Tente ou…tra vez

Queira – deve-se querer chegar à Deus para conseguir chegar lá, na fonte divina.
Basta ser sincero e desejar profundo – aqui, um alerta de que só depende de vc e de mais ninguém, nada de padre, pastor ou líder religioso. Para chegar à fonte, basta ser sincero e desejar profundo, ou seja, realmente querer e ir em busca disso.
Você será capaz de sacudir o mundo, vai – com a iluminação, vc se liberta, é capaz de qualquer coisa. Como os que chegaram à iluminação no passado, como Budha, Jesus, Sócrates, Osho, etc. vc pode sacudir ou não o mundo, vai depender da sua escolha, mas capacidade vc terá.

- Tente
- E não diga que a vitória está perdida
- Se é de batalhas que se vive a vida
- Tente outra vez

Tente – não pare, continue andando, não pense que a cabeça aguenta se vc parar. Continue com sua meditação, basta ser sincero e desejar profundo para atingir a fonte divina.
E não diga que a vitória está perdida – se vc acha que não conseguiu nada, está enganado, pois pelo fato de já estar em busca de algo verdadeiro, já é uma vitória, continue andando, tente outra vez, que vc vai chegar lá na fonte.
Se é de batalhas que se vive a vida – É preciso perder algo para conseguir chegar a fonte, com certeza perderás algo, mas algo que não vale a pena, perderás o teu ego, a tua personalidade, o teu ego perderá a batalha para o teu verdadeiro ser, aquele que sempre fez parte da fonte divina e que agora, com a iluminação, voltou para casa.
Tente outra vez – Continue buscando a verdade, basta ser sincero e desejar profundo.

O Deus que ele se refere nessa música, não é esse que muitos cultuam, cujo mostra o outro lado da face pra baterem.

a parte que ele disse que: POIS A AGUA VIVA ESTA NA FONTE,ele quis dizer q o espirito de deus(jesus) esta aceso dentro de nos mesmo na escoridao ainda resta uma esperanca, entao TENTE OUTRA VEEEEEZZZZ!

alguém que vivia além de seu tempo!!! creio q ainda será fonte de pesquisa para os próximos 500 anos

Hino a exaltação da capacidade humana, somente um maluco, um louco poderia traduzir em 5 estrofes o que milhares de estudiosos tentam em livros enormes, palestras, enfim… não há tradução literal, o que acontece com quem tem alguns problemas, de diversas ordens, é se inspirar, e sentir o que diz essa letra e se puder, divulgar a todos. Raul traduz o que é nossa passagem por aqui, apesar de todas as batalhas de todos os dias, temos que ter fé na vida, não nessa apenas, ela não termina, tenhamos fé, respeito e coragem de fazermos de tudo para conseguir o que queremos, mesmo se não conseguir dessa vez apesar de todos os esforços dispostos, mesmo se vc. se deu inteiro a alguém que não reconhece, olhe pra cima e agradeça a Deus, ele colocará sua vida no caminho certom então: TENTE OUTRA VEZ!!

Todo mundo passa por fases difíceis, todos, na verdade, em algum momento, deseja “chutar o pau da barraca” e sair correndo sem jamais olhar para trás… porém, tivemos que aprender a ousar sermos pessoas “sensatas”, assim, aprendemos ou estamos tentando aprender que sempre devemos persistir, mesmo em meio as adversidades Rauzito nos dá uma lição de ânimo, mesmo em meio a várias perseguições que passou devido a ter mudado de concepção ele disse: “basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo…”. Aê… valeu Raul, precisamos ser mais corajosos como você foi…

Nesta letra o Raul nao esta simplismente cantando, ele esta entregando a chave para o sucesso para aqueles que estao preparados a receber. Preste atencao na letra pois ele fala em pontos muito importantes para voce ficar rico ou melhorar a sua vida. O primeiro ele fala para voce VER: para voce conseguir qualquer coisa voce tem que visualizar oque voce quer. Depois ele fala para voce BEBER: ele esta se referindo a Jesus Cristo pois cristo e a fonte da agua viva, Jesus foi o maior exemplo de fe no mundo, O Raul esta falando que Jesus veio na terra para mostrar que podemos conseguir tudo neste mundo atravez da FE. E nao da religiao. Depois ele fala em TENTAR: Qualquer coisa que tentarmos depois de saber usar o poder da Visao e a Fe dara certo. Depois ele fala para desejar profundo: Tudo que voce desejar do fundo do coracao ira acontecer. O Rual nesta letra ele apenas esta mostrando o segredo de ter tudo que voce quer.

A expressão correta AUTO AJUDA e não alta ajuda, Tadeu Ponte Vasconcelos!!

É de alta ajuda,expressa incentivos para alguém, sempre correr atrás de seus objetivo.Essa música foi dedicada a Paulo Coelho quando estava exilado,durante a Ditadura Militar.Por Tadeu Ponte Vasconcelos “O Nicurí”

Concordo com os comentários de nrs: 04,10,11 e 12. Que por vez, fala de tudo que eu também vejo e sinto em relação à música e ao cantor Raul Seixas.

Acho que todos que gostam de Raul Seixas sabem que ele foi um homem além do seu tempo e que o fato de ele ter vivido na época da ditadura estimulou ainda mais sua mente a desenvolver métodos de falar sobre seus ideiais sem o uso de palavras “proibidas” ou que indiretamente atingissem o governo. Muitas vezes de forma metafórica, ele se expressava de maneira que as pessoas de sua época não o compreendiam ou não totalmente. Ainda hoje suas letras geram polêmica. Nossa compreensão está relacionada a nossa experiência de vida ou a coisas que acreditamos que existam ou que possam existir. Como a mente de Raul era um terreno fértil e complexo e talvez ainda leve algumas década para compreendermos 100% do pensamento “Raulniano”.

|Você sente o que conhece.Se escutar a musica, a qual também adoro,eleva os pensamentos à Deus,então é Deus quem será visto.Dizer que uma pessoa precisa pesquisar para sentir é demonstrar profunda ignorância e eu tenho uma simples pergunta:Quando Raul Seixas disse isso?
A letra fala de fé e pode-se acreditar em quem ou no quiser.Não venha QUERER CALÇAR NAS PESSOAS UM NÚMERO MENOR DE SAPATO,PORQUE VAI APERTAR,MAS ELAS IRÃO APERTAR SEUS PÉS OUTRAS VEZES EM VÁRIOS DIAS SEGUINTES E UM DIA IRÃO PERGUNTAR:POR QUE CARGAS D’ÁGUA VOCÊ ACHA QUE TEM O DIREITO DE AFOGAR TUDO AQUILO QUE SINTO EM MEU PEITO? Sinceramente!

Quanta bobagem, tente outra vez, apenas quer dizer não desista é só isso,pois a agua viva ainda esta na fonte voce tem dois pes para cruzar a ponte, simples mente voce pode conseguir levante e vai não. é só isso

nossa essa musica é linda ,a letra é forte é uma grande alavanca p/quem esta desmotivado ,deprimido abatido , me ajudou muito na minha vida passei por uma fase dificil o qual eu achava que não iria conseguir sair de uma situação dificil ja estava entrando em depressão e ao ouvir essa musica me fez refletir sobre tudo e a não desistir dos meus ideais e a lutar pelos meus sonhos o raul seixas foi um grande homem ,e continua sendo a sua obra e sua memória está mais viva do que nunca!!!

A música é panteista, como de fato o era Raul Seixas(HINDUISTA). Quando diz , tenha fá em Deus tenha fé na Vida fica evidente que não falava do Deus criador(biblico), mas sim das divindades védicas que segundo os hindus foram quem criaram o mundo, tanto é que a letra complementa, tenha fé na vida, é que para os hindus tudo é vida e toda vida é deus. Quando a letra diz tente outra vez está falando de reencarnação, ou retorno vej a crença do hinduista a cerca disto “O nascimento e a morte seriam uma mudança de cenário para a alma. A alma nunca se modifica, é a essência intacta do ser. Apenas a roupa que ela está usando (o escafandro) é quem morre e, após depois da morte, ela recebe um novo corpo para habitar na existência material.
Quando a alma, após muitos nascimentos dentro desta existência material, entra em contato com um santo verdadeiro (Sad-Guru), ela pode desenvolver a fé no caminho da auto-realização e começar seu retorno ao mundo transcendental de Deus. Lá, a alma poderá viver em plena eternidade. Chama-se de Vaikuntha este plano. As crenças e cultos de antigas populações do vale do rio Indo e dos Arianos formaram as bases do Hinduismo.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1802659-hinduismo/#ixzz1dGJnXL8S” então Antonhy e Jesskca Alves, não digam que esta música é um louvor ao Deus único e verdadeiro ou que ale de Jesus, embora fale de uma fonte, mas que fonte é esta, o rio ganges talvez, e que voz é essa que gira; dnça e paira no ar, Deus fala aos corações. Pesquisem um pouco mais se quiserem mais esclarecimentos.

a musica ja fala por si ,nao e necessario opina-la

Pois a água viva ainda está na fonte (Transplante de Médula e Célula Tronco).

Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente ou…tra vez (Movimentar a sociedade para o desenvolvimento da ciência).

Acho que o cara tinha acesso a muito tipo de material. Era um visionário.

Nunca deixar de tentar, e ter fé naquilo que você acredita.

Pois é, eu sou fã de carteirinha do Raul Seixas e suas mais fantásticas composições; sendo que um exemplo delas é essa canção.
Várias partes da canção nos mostram os exemplos clássicos do otimismo, algo que não acontece com a maioria das pessoas que prefere desistir do que persistir. Repetição contínua do otimismo de formas variadas: “TENTE OUTRA VEZ” – não desista até conseguir algo pretendido; “VEJA, NÃO DIGA QUE A CANÇÃO ESTÁ PERDIDA” – essa parte tb nos mostra que sempre há uma luz no final do túnel – nunca diga que para “isso” não se tem saída, basta lutar e correr que conseguimos tudo que queremos….
Se eu fosse fazer uma análise mais complexa de “verso em verso” escreveria por horas incansavelmente.
Obrigada pelo espaço dado……..

Essa música mais parece ser um louvor à Deus!!! Existe nesta letra uma mensagem bíbica abordada de forma simples e penetrante. Parabéns ao Raul, por demostrar que existe uma saída, pela fé em Deus, pela atitude de levantar e beber a água da vida que é Jesus Cristo, o qual está esperando você para lhe dar a vitória.

Esta música fala de fé, determinação e perservança.
Muitos de nós somos pessimistas e nos acorvadamos na primeira barreira que encontramos.
Raul, com esta música, está nos encorajando a não desistir facilmente e sempre tentar outra vez.
Na passagem “Beba,pois a água viva ainda está na fonte” ele se refere a uma ‘Agua Viva’ aberta para todos virem beber. Na Bíblia, Jesus se refere como sendo a Água Viva de que tanto necessitamos.

Para mim essa letra dá um banho em vários livros de auto ajuda. Simples, direta, a força está em nós mesmos. Tudo está em nós mesmos para conseguirmos tudo que queremos. A força para prosseguirmos nas eventuais desventuras da vida está dentro de nós mesmos, na fé, na vida, no “desejar profundo” aquilo que estabelecemos como meta de vida. A letra também nos faz refletir, simplesmente, sobre não desistir nunca dos nossos ideais…. “tente, tente outra vez”, “basta desejar profundo”. Me ajudou quando estava concursando. Aliás, digo que essa letra de música é a do “concurseiro”. São tantos “nãos”, que as vezes dá vontade de desistir, mas é fato que “quem não desiste passa”.

Qual é a sua interpretação?

-->