Faça o download do App do Análise de Letras para Android! É grátis!

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua do anjos
Sem amor, eu nada seria…

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja
Ou se envaidece…

O amor é o fogo
Que arde sem se ver
É ferida que dói
E não se sente
É um contentamento
Descontente
É dor que desatina sem doer…

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria…

É um não querer
Mais que bem querer
É solitário andar
Por entre a gente
É um não contentar-se
De contente
É cuidar que se ganha
Em se perder…

É um estar-se preso
Por vontade
É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor…

Estou acordado
E todos dormem, todos dormem
Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade…

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua do anjos
Sem amor, eu nada seria…



Qual é a sua interpretação?





*



46 Comentários

legal

Vivendo em um mundo tão preconceituoso enrustido, é claro, o eu lírico de Renato Russo misturava-se com seu eu. O verdadeiro poeta precisa ter um conhecimento amplo de tudo e de todos e, muitas vezes, não consegue conhecer seu próprio eu. Então, inexplicavelmente conseguem ter e/ou ser mais sensíveis e, portanto atingem direto os corações daqueles que de uma forma ou de outra estão com os pensamentos interligados. As duas primeiras estrofes é do amor falado na Bíblia e a 3ª, 5ª, 6ª e 7ª, ele vem com Camões explicando que amor é esse. Incondicional! Ardente! Dolorido, mas necessário a vida do ser humano! Solitário, mas tão desejado por todos! É abrir mão de muitas coisas por ele! É querer estar preso, mesmo sendo livre! É ser leal, ainda que ele não seja – o AMOR!
O amor transforma, por isso não importa quem sejamos ou o que sejamos, mas “É só o amor, é só o amor (…)”. Sem amor, nada seríamos… (grifo meu)

Ele não entende a humanidade,é impossível conhecer,a variedade de línguas é imensa, e se conhecesse o que adiantaria se não há amor entre todos,a vontade dele seria colocar amor nos coraçôes, através da musica ele envia mensagem a todos afirmando que só com amor tudo vale a pena,que o amor sabe que não precisa haver guerra,que quem o tem são pessoas de paz que não faz mal a ninguem, que não tem inveja, e nem ambição, com a vaidade de querer tudo pra si.Para que usar bomba se o amor é fogo, e suas feridas é bem melhor poque arde, queima e provoca feridas que dói e não se sente.É uma loucura que não faz mau,é um cuidado especial,luta sozinho,e consegue tudo com tranquilidade sem machucar ninguém,melhor que uma bomba e mais potente que ela, pois atinje a humanidade em cheio, usando de justiça, lealdade e diálogo até mesmo a quem quer nos matar, mesmo que nos odeiem é necessário provar que o amor é mais forte e que sem ele nada vale apena.Que nós humanos devemos despertar do sono que nos prende a injustiça a ambição e o egoísmo precisamos dedicarmos mais ao próximo e deixarmos de pensar só em nós.Que ele já acordou pra vida e percebe se que as lutas sem amor não leva a um bom fim que na vitória não há goso porque com destruição tudo se torna em vão, que sómente o amor encherga essa verdade.

dahora

Renato Russo estudava muito, lia muito. Era um erudito. A música não veio ao acaso. Podemos dizer que ele captou a vontade do mundo espiritual superior para fazer conhecido e cantada uma Verdade Universal, que é o AMOR. Muitas pessoas que nunca leram a Bíblia e nunca leram Camões cantaram e cantam a música refletindo sobre o seu conteúdo. O trecho bíblico é conhecido como HINO AO AMOR ou HINO À CARIDADE. Já o trecho de Camões é considerado o poema mais bonito na língua portuguesa sobre o amor. Renato Russo soube juntar as duas formas mais belas de expressar o amor – espiritual e carnal – em uma música só. Era um gênio na arte. E como todos gênios artistas foi embora cedo. O trabalho dele marcou uma geração. É uma pena que hoje tenhamos tão poucos artistas com a qualidade que ele tinha. Hoje o que faz sucesso com o povo é LEPU LEPU, LEK LEK e coisa do tipo. uma pena.

É um estar-se preso
Por vontade
É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor…”
Acho que nessa parte ele se refere a conquista do territorio de monte castelo, que deu o titulo da musica, dando apoio aos eua na segunda guerra mundial, a lealdade pra alguem contrario a si

Pra mim ele tentou mostrar o amor em suas diversas formas e que é ele que estar acima detudo!!
*MESMO ASSIMEU AINDA QUERIA ENTENDER MAIS SOBRE ESSA MUSICA*

Renato Russo foi o maior compositor de nosso país. De uma capacidade poétiva invejável. Os dois panacas de baixo estão no lugar errado. Monte Castelo é müsica de gay, bi e hétero basta gostar de müsica boa.

Essa canção foi retirada de trechos da Bíblia e de Luis de Camões (poeta português).
Retrata o amor em suas diversas formas.
O nome, Monte Castelo, é antagônico em relaçao a canção uma vez que Monte Castelo foi o nome de uma batalha da 2ª guerra mundial o qual supostamente o avô de Renato teria lutado.

musicas de viados,gays(concordo com o primeiro e o segundo comemtario

sao um bando de cuzao fia da politica

eu acho isso uma musica de viado e gay

Essa música fala da perfeição do amor… Deus é amor, na Bíblia Paulo resume o que vê em partes e diz que verá face a face…
É a esperança deste amor divido grandioso Deus!

Bem recitado o trecho biblico que inspiraram os autores Rodrigo Ramos (Comentário by Rodrigo Ramos — 8 de abril de 2012) mas vc poderia dizer a essencia da mensagem para nós leitores? grato…

Ao pesquisar a origem dos textos, pude concluir que na verdade tanto Camões quanto Renato Russo, se inspiraram no texto Bíblico de I-Corintios 13:1,12
Eles apenas complementaram e remontaram poéticamente e com o Dom que Deus lhes deu! vejamos o testa retirado da bíblia:
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
1 Coríntios 13:1-12

Mary silva, esculte novamente a musica. A letra é linda, ja que reproduz de forma magistral o poema de Camoes e um trecho da biblia. Alem do mais tem um teor de paradoxo “meio tipo” barroco muito interessante e muitas coisas mais que voce ira sentir, vivenciar, quando escultar mais algumas vezes. “Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua do anjos Sem amor, eu nada seria”…

e a primeira vez que vejo essa musica, e prefiro pais e filhos

eu achei legal por que é inspirada da blibia e tem versoos legais

eu achei essa letra de musica muito bonita e linda entendi muitas coisas que ela diz…

qual a temática dessa musica?

foi muito bem pensado essa junçao de textos…só de ver que quem nunca leu a bíblia está diante de um texto fantástico já valeu a pena…

amo essa musica demais da contaaaaaaa,adoro essa bandaaaa!

Ele quer mostrar que o amor está acima de todas as coisas, nos aproxima dos nossos semelhantes e do amor que Jesus teve para com a humanidade.

Essa musica é super fácil de entender ,o amor é o mais importante , é oq as pessoas precisam !

Prá resumir a vida através desta canção : é só o amor

eu acho essa música d+d+d+

sou cristão e acho que com esse gênio, DEUS quis que ele transmitisse o verdadeiro sentido da vida.É uma pena que a cada dia nos esquecemos que o AMOR se revelou em CRISTO , nos amando até o fim.

Acredito que o Renato Russo estava lendo a biblia ou camoes quando teve a inspiração da junçao de trechos de duas grandes obras,e certamente tinha profundo conhecimento tanto de um quanto o outro, onde nos faz refletir da importancia do conhecimento e do aprendizado. Homens que viveram em tres epocas completamente destintas escrevendo e tentando mostrar a humanidade o valor deste que e o mais puro e importante de todos os sentimento, o AMOR. Obrigado apostolo Paulo, obrigado Camões, obrigado Renato Russo.

A musica é belissíma,assim como outras várias composiçoes do Renato Russo.Esta especificamente agora falando é uma juncao da poesia de Luis Vaz De Camoes com a primeira epistola de Sao Paulo aos Corintios,e um pequeno trecho de sua propia autoria.
A musica esta presente no CD Leguiao Urbana-AS QUATO ESTACOES

gostaria q me explicassem essa palavra.

Sobre o trecho “Estou acordado e todos dormem”, ele também poderia se referir ao momento em que Jesus está no jardim do Getsêmani, instantes antes de ser preso, torturado e morto. Cristo pediu que todos os apóstolos estivessem acordados, mas eles dormiram. Mesmo assim, Ele continuou a amá-los.

é linda demais essa música! pura poesia! é tudo o que o amor é, realmente.

Quando Renato Russo diz: “Estou acordado E todos dormem”, provavelmente ele se refere à Verdade que ele descobriu sobre a natureza do verdadeiro amor (como citado, ele utilizou Camões e 1 Co 13) e, enquaqnto ele acordou para a verdade, as outras pessoas ainda dormem na ignorância sobre o amor. Ele cita novamente de Coríntios no final, confirmando essa visão: “Agora vejo em parte Mas então veremos face a face”

ele não entende a humanidade,é impossível conhecer,a variedade de línguas é imensa, e se conhecesse o que adiantaria se não há amor entre todos,a vontade dele seria colocar amor nos coraçôes, através da musica ele envia mensagem a todos afirmando que só com amor tudo vale a pena,que o amor sabe que não precisa haver guerra,que quem o tem são pessoas de paz que não faz mal a ninguem, que não tem inveja, e nem ambição, com a vaidade de querer tudo pra si.Para que usar bomba se o amor é fogo, e suas feridas é bem melhor poque arde, queima e provoca feridas que dói e não se sente.É uma loucura que não faz mau,é um cuidado especial,luta sozinho,e consegue tudo com tranquilidade sem machucar ninguém,melhor que uma bomba e mais potente que ela, pois atinje a humanidade em cheio, usando de justiça, lealdade e diálogo até mesmo a quem quer nos matar, mesmo que nos odeiem é necessário provar que o amor é mais forte e que sem ele nada vale apena.Que nós humanos devemos despertar do sono que nos prende a injustiça a ambição e o egoísmo precisamos dedicarmos mais ao próximo e deixarmos de pensar só em nós.Que ele já acordou pra vida e percebe se que as lutas sem amor não leva a um bom fim que na vitória não há goso porque com destruição tudo se torna em vão, que sómente o amor encherga essa verdade.

Ele usou Corintios 13 e também Camões lírico, essa música é demais, ele realmente conhece bastante sobre a bíblia sagrada, e de literatura portuguesa, muito lida.

ola, vc poderia me mandar por e-mail um resumo, tipo uma explicação sobre essa musica?Eu preciso entender sobre essa musica para a escola.

Renato nao criou nada dessa musica, ele copiou.
mais a letra é verdadeira. sem amor é melhor ser do lado frio.
pois deus conhece o coração.
;)

Ele juntou partes do texto biblico escrito pelo apostolo Paulo , com umdos mais Belos sonetos que já foram feitos se tornando uma musica incrivelmente linda , mas a questão do nome ( Monte Castelo) não tem nada a ver com o fato de ser contemporaneo e sim a falta de bom senso dos humanos fazendo guerras , que não nos levam a nada , e alem disso o nome ” monte castelo ” é uma homenagem a um tio de Renato Russo que “lutou” na batalha de monte castelo , na italia .

Concordo com todos!!
Estao de parabens

Ele fez uma inteligente junção entre o sagrado (trechos da Bíblia e o profano (o poema de Camões), mostrando serem válidas todas as representações do amor.

Caro Luciano, eu acredito que o principal motivo ao qual ele juntou esses fragmentos de textos tão famosos, é simples: há tantos anos, tantos momentos ao longo da história da humanidade muitos homens falaram, escrevram e cantaram sobre o amor, mas jamais chegaram a vivê-lo em plenitude, de uma maneira geral. Por isso juntar um texto do começo da era cristã, a um texto da Idade Média, junto com o fato do Monte Castelo, na Itália (2ª Guerra) que foi na contemporaneidade. Acho que foi isso.

Gostaria de saber a opinião dos caros internaltas, no que diz respeito as associações, feitas por Renato Russo para esta composição, a saber: Monte Castelo ( uma batalha sangrenta), termo bíblico sobre o amor ( por apóstolo Paulo), e por fim o mais ilustre dos poetas portugueses ( Luiz Vaz de Camões). Qual o motivo de tão controvertida associação ?

Renato Russo incorporou a essa música versos de Camões (cujo poema fala do amor entre amantes), modificando o sentido de amor (na música, seria entre os seres humanos em geral), e trechos da Bíblia (1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios), só que no caso desta última, trocou a palavra “caridade” da Bíblia por “amor”.Ele se refere à falta de amor entre os homens, numa espécie de crítica às guerras, à falta de amor entre a humanidade em si, como ocorreu no caso da Batalha de Monte Castelo, na Itália, a qual os soldados brasileiros invadiram e tomaram no final da 2ª Guerra Mundial.

A primeira parte da musica talvez ele queira mostrar toda a indignação de tentar falar e mostrar a verdade para as pessoas .
Ele fala muito na musica em verdade e amor talvez ele queira dizer que enquanto o amor for só algo artificial as pessoas não saberam o é verdade .
E quando ele diz estou acordado e todos dormem justifica mais a indignaçao que eu citei no começo do comentario .

A mãe do Renato declarou em no programa da Luciana Gimenez em uma homenagem a ele, que essa música foi feita em homenagem ao tio do Renato que lutou na batalha de Monte Castelo, na Itália, na 2° guerra Mundial.

da uma olhada

Qual é a sua interpretação?

-->