Muito bom o site, tem mta gente que posta coisas realmente interessantes, outros que falam só asneiras.
Comentário para a música Dom Quixote feito por Rafael
essa é uma das poucas do engenheiros que fala sobre o amor.
A letra ali do lado ta bastante errada, o certo é:
Diga a verdade
Ao menos uma vez na vida
Você se apaixonou
Pelos meus erros
Não fique pela metade
Ponha o dedo na ferida
Destrua a razão
deste beco sem saída
Diga a verdade
ponha o dedo na ferida
voce se apaixonou
pelos meus erros
E eu perdi as chaves
mas que cabeça minha
agora vai ter que ser
para toda a vida
Somos o que há de melhor
Somos o que dá pra fazer
o que não dá pra evitar
e não se pode esconder
Se eu Tivesse a Força
Que Você Pensa,
Que Eu Tenho,
Eu Gravaria no Metal.
Dá Minha Pele!
o teu Desenho…
Feitos um pro outro
feitos pra durar
uma luz que não produz
sombras
3x4 é uma brincadeira com o rítmo da musica
Comentário para a música 3x4 feito por José Augusto
Essa musica fala de arrependimento. Puro e simples. Note que no refrão, depois que ele canta "...são labirintos" tem uma pequena pausa. Nessa pausa, na versão original, ele chama por um nome de garota, cujo nome Ana (pode ser conferido no álbum Antologia)
Análise Estrofe a estrofe:
Eu que falei:
"Nem pensar"
Agora eu me arrependo
Roendo as unhas
Frágeis testemunhas
De um crime sem perdão…
Ele disse "nem pensar" para a garota, há N motivos para ele ter feito isso, mas imagino que ele ela gostava dele, mas ele disse nem pensar, e perdeu ela, mas depois descobriu que gostava dela, mas já era tarde demais.
As frágeis testemunhas são AS UNHAS. O pessoal viaja demais quando vai analisar essa parte. Ele está numa mesa de bar roendo as unhas, sozinho, então as unicas testemunhas do seu sofrimento são as unhas roídas. E o crime sem perdão é ter dito "nem pensar" para a garota.
Mas eu falei:
"Nem pensar"
Coração na mão
Como refrão de bolero
Eu fui sincero
Como não se pode ser…
Ele disse nem pensar, agora ele está com o coração na mão (sofrendo). Ele foi sincero com ela, como não se pode ser. Ele simplesmente disse a verdade, sem se preucupar com os sentimentos dela, disse "nem pensar". Sinceramente cruél. Algumas versões da musica reforçam essa idéia, pois ele canta "mas eu falei sem pensar".
E um erro assim, tão vulgar
Nos persegue a noite inteira
E quando acaba a bebedeira
Ele consegue nos achar…
Num bar!
Com um vinho barato
Um cigarro no cinzeiro
E uma cara embriagada
No espelho do banheiro…
Essas duas estrofes são na verdade uma só. O erro vulgar dele o achou (ele caiu em si). Ele foi perceber a merda que fez quando estava no bar, por isso encheu a cara.
Teus lábios são
Labirintos
Que atraem os meus
Instintos mais sacanas
Teu olhar sempre distante
Sempre me engana
Eu entro sempre
Na tua dança de cigana..
Aqui notamos que o eu lírico e a mulher tiveram algum caso, sem compromisso. Por causa do olhar distante dela, o eu lírico achou que ela não queria nada com ele, e, como ele também não queria nada naquela época, ele simplesmente disse "nem pensar" quando ela, por exemplo, propôs algo mais sério. E ele "dançou" ( cigana foi só pra rimar).
Na versão mais antiga da música ele canta "que atraem meus amigos mais sacanas". Bingo. Ele perdeu ela para um amigo, o que torna a situação pior, então ele vai pro bar
Comentário para a música Refrao de Bolero feito por José Augusto
Eu acho que a musica fala de uma pessoa que perdeu alguma coisa na vida...alguem...e tenta se consolar com outras coisas, como uma prostituta por exemplo.
Mas mesmo assim, ele sente que não consegue suprir a falta dessa pessoa...apesar de tentar..."o fogo ilumina muito por muito pouco tempo"...O fogo da paixão e do desejo faz ele "achar" que esqueceu o que perdeu...mas logo o fogo apaga...e ele se vê sozinho novamente.
Comentário para a música Piano bar feito por Fernanda
Vou interpretar a parte que mais gosto....
Td vez que falta luz... (Td vez que a gente perde alguma coisa na nossa vida que era muito importante pra gente)
Td vez que algo nos falta (algo significativo)
O invisível nos salta aos olhos (A gente passa a ver as coisas que antes a gente não conseguia ver, ou não dava muita importância.)
É um salto no escuro da piscina. (Temos que aprender a lidar com a falta que nos faz a “luz” que antes a gente tinha, e “pular no escuro” para sobreviver)
E o fogo ilumina muito, por muito pouco tempo (A gente tenta se distrair com outras coisas, pra esquecer o que a gente perdeu...mas logo fica “escuro” de novo e a gente consegue ver a falta que a “luz” nos faz...)
Por muito pouco tempo o fogo apaga td, td um dia vira luz... (As paixões dessa vida, o “fogo” que sentimos com algo, dura muito pouco tempo, e a gente se acostuma com tudo...com situações, com pessoas, e tudo um dia se torna “luz” pra gente, tudo acaba fazendo falta quando a gente perde...)
Mas toda vez que falta luz...(mas quando falta, aquilo que mais significava pra gente)
O Invisível nos salta aos olhos (a gente dá valor as coisas que antes não dava)
Comentário para a música Piano bar feito por Fernanda
Bom, eu acho que essa parte ele fala das unhas....
Eu que falei:
"Nem pensar"
Agora eu me arrependo
Roendo as unhas-Frágeis testemunhas
É só uma opinião!
= )
Comentário para a música Refrao de Bolero feito por Rodrigo Trindade
Muitos já devem ter imaginado que está música faz referência a uma mulher (guria). Mas o grande Humberto Gessinger deixa uma questão no ar, que não é de fácil percepção. Como essa música foi feita no seu auge, a cocaína foi uma das suas inspirações... logo a música se refere ao uso desse intorpecente. Ouçam e tentem encaixar esse raciocínio!
Nem todos precisam concordam com minha opinião.
Essa banda é formadora de opiniões e isso é ótimo!
Comentário para a música Piano bar feito por Paulo Victor Matsushita
Fabiana, aqui é o Fabiano! heheh
Querias entender um pouco mais sobre "aerodin^mica num tanque de guerra"
como o Pedro falou, o tanque é lento, então para que aerodinâmica? São apenas vaidades bobas...
Para um tanque de guerra, o que importa são detalhes como resistência, precisão, mobilidade, peso e etc... mas não aerodinâmica, mas é com isso que a sociedade se preocupa... com coisas sem sentido mas que são "bonitinhas" não estão nem aí pra funcionalidade.
Ou seja, mais uma vida de aparências... mesmo que isso não os deixem felizes, preferem uma vida de aparências.
Abração a todos. Ótimos comentários.
Comentário para a música Dom Quixote feito por Fabiano Ferreira
O vazio não é preenchido, está sempre em falta... Eternamente!
Gostei das interpretações, li algumas.
Em resposta à indgação de Mara, vejo este trecho como a corrida comercial, onde quem lança primeiro vende mais, afinal, uma resposta ainda que mentirosa é melhor que nenhuma
Comentário para a música 3o do Plural feito por Lucas
Essa música fala sobre o uso de cocaína. Infinita Higway é a estrada "sem fim" de festa e animação que quem usa cocaína tem a sensação de percorrer. Primeiro vemos que a musica fala de uma forte sensação de libertade, e há também algumas referências a idéia de vício "será a estrada uma prisão?".
Algumas frases deixam isso claro:
"Tudo bem, garota
Não adianta mesmo ser livre…
Se tanta gente vive
Sem ter como viver"
Cocaina tira a fome, e os viciados ou fazem uma forcinha pra comer um pouco, ou comem quando o efeito passa. Quanto maior o vício, mais difícil comer.
Outra frase que deixa isso claro é
"Mas a dúvida
É o preço da pureza".
Alguns entendem que ter dúvida é o preço de ser puro, mas podemos pensar que a dúvida do usuário é o quanto ele paga pela pureza.
110, 120, 160 pode não ser a velocidade, e sim o número de carreiras que se cheira ao longo das noites.
Por fim:
"Na boca em vez de um beijo
Um chiclete de menta
E a sombra do sorriso
Que eu deixei…
Numa das curvas
Da Highway""
Quem usa cocaína fica com a boca muito seca e amarga, não tendo assim condições de beijar e sentindo necessidade de mascar chiclet.
pensou que nessa musica ele quis se referir....a tudo que se tem vontade de fazer e de que os outros acham loucura....os outros acham impossivel....e de que tudo pode se resolver basta a gente querer.......
O comentário da Júlia foi excelente, e para mim se trata, realmente, do sistema capitalista. O verso:"Obsolencência programada" mostra a veracidade de tal sistema: tudo é programado para cair em desuso, para que assim possam vender mais um novo produto e consequentemente garar um novo lucro, que é a base do capitalismo. Enfim, não é preciso comentar nada mais, pois o comentário acima já disse tudo!
Abraço!
Comentário para a música 3o do Plural feito por Fernanda Libório
Lindos comentários!! Devo dizer que a Hiara me fez ver por outro ponto de vista muito mais bonito!
Eu que não bebo
Queria um conhaque
Prá enfrentar o inverno
Que entra pela porta
Que você deixou aberta
Ao sair…”
Gostaria de citar nessa parte que ao sair ela deixou a porta aberta, ele não a fechou esperando que volte e por esta porta que entra aquele frio (como aquela ponta e gelo que sentimos quando o coração aperta), sinal de que ele sente o sofrimento mas que ainda tem esperança que volte.
Brilhante explicação por Jacy, muito bonito, concordo também com esse palpite e com vários outros.
"Toda vez que falta luz/ Toda vez que algo nos falta/ O invisível nos salta aos olhos/ Um salto no escuro da piscina"
Qdo ele se depara somente com ele, está a solidão, aquele conflito interno a mostra. Se com trabalho, amizades, família, ele tenta se esconder, chega um momento que ela vem.
"Ontem à noite eu conheci uma guria/ Que eu já conhecia de outros carnavais/ Com outras fantasias
Ela apareceu, parecia tão sozinha/ Parecia que era minha aquela solidão"
É como se ele se olhasse no espelho, tentando se reconhecer (do ponto de vista de drogas nessa hora que eu concordo)
"Foi tão difícil acordar no outro dia" Acordar e ver que tudo o é o mesmo! O desespero daquela solidão, possível angústia e ansiedade também, sempre ali ao lado!
Comentário para a música Piano bar feito por Nicole