A Rita

13 comentários

Chico Buarque

A Rita levou meu sorriso
No sorriso dela
Meu assunto
Levou junto com ela
O que me é de direito
E Arrancou-me do peito
E tem mais
Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel!
Uma imagem de são Francisco
E um bom disco de Noel

A Rita matou nosso amor
De vingança
Nem herança deixou
Não levou um tostão
Porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos
Meus pobres enganos
Os meus vinte anos
O meu coração
E além de tudo
Me deixou mudo
Um violão


13 comments on “A Rita

  1. Mariana Cantarim disse:

    Outro sambinha pra gente ser feliz!

    Chico retrata uma separação depois de anos juntos… “os meus 20 anos” demonstra as perdas de “bens” do casal, mas todo como todo bom sambista que se preze… “E além de tudo me deixou mudo um violão”, a pior perda foi a inspiração de tocar seu violão!

  2. Camila Daher disse:

    Na verdade, essa música o Chico fala da ditadura militar, se você olhar por um certo ponto de vista. A começar pelo nome “A Rita” que pode ser associado com “A Dita”. Versos como “… levou meu sorriso/ No sorriso dela/ Meu assunto.”, “… matou nossa amor/ De vingança”, “Levou os meus planos/ Meus pobres enganos/ Os meus vinte anos/ O meu coração”, e principalmente a última parte: “E ALÉM DE TUDO/ ME DEIXOU MUDO/ UM VIOLÃO” nos fazem pensar por esse lado.

  3. Vinicius Minardi disse:

    eu concordo com a primeira interpretaçao, os referidos 20 anos no meu entendimento sao os 20 anos das ditaduras

  4. Fernando Martinelli disse:

    Se tem uma coisa que o Chico não fala nessa música é da ditadura. Essa música é de 1966, a ditadura estava só começando. Considerando que o Chico não seja vidente, ele nunca saberia que a ditadura duraria os 20 anos que são descritos na canção.

  5. JOSY disse:

    NÃO ACHO QUE A MÚSICA FALE DA DITADURA, 80% DOS COMENTÁRIOS QUE VEJO NAS MÚSICAS DO CHICO FALAM A MESMA COISA! TUDO BEM QUE ELE ESCREVEU BASTANTE SOBRE A DITADURA, A CENSURA, MAS QUASE TODAS AS SUAS MÚSICAS RELACIONADAS À DITADURA, TB É DEMAIS! ESSA MÚSICA PODE SER INTERPRETADA COMO UM CASAL QUE SE SEPAROU… PAASOU A JUVENTUDE CASADO E NÃO DEU CERTO, POR ISSO ELE DIZ: LEVOU OS MEUS PLANOS, MEUS POBRES ENGANOS, OS MEUS VINTE ANOS…. SUA JUVENTUDE Q SE FOI DURANTE O CASAMENTO, E AGORA ELE ESTÁ TRISTE E NEM TEM VONTADE DE TOCAR O VIOLÃO! nA MINHA INTERPRETAÇÃO É SIMPLES ASSIM! AS PESSOAS QUE GOSTAM DE CHICO TEM MANIA DE QUERER SE MOSTRAREM CULTAS E POR ISSO SEMPRE FALAM EM POLÍTICA, DITADURA…. MAS CHICO TB É ROMÂNTICO, MALANDRO, POETA….

  6. Vanessa disse:

    Concordo com quase todas as opiniões que a música fala SIM sobre a ditadura de forma camuflada, como inúmeras outras letras de Chico.
    Josy nenhum fã de Chico interpreta as músicas à ditadura ou política somente para ‘parecer culto’. A grande maioria das canções de Chico que falam de amor (e só de amor) NÃO foram lançadas na época da ditadura (como o novo e romântico álbum dele).
    Como você mesmo citou, Chico é malandro e usou de vários métodos para que não fosse barrado pela censura.
    O trecho que fala dos 20 anos não tem como estar se referindo a duração da ditadura se a letra da música foi escrita em 1966. Acredito que refira-se mesmo a idade do cantor (em 66 com 22 anos). Acredito que ele quis dizer que a Ditadura (Rita) não o permitiu viver a vida toda de forma livre (uma vez que na fase infantil ele ainda era dependente e quando cresceu a ditadura começava).

  7. Nilo Neto disse:

    Os pseudo-intelectuais, sugestionados, enxergam 20% da música como tendo alguma possível relação a ditadura e inventam as teses mais surreais. A música fala de amor e só.

  8. Gisele disse:

    O INTERESSANTE NA OBRA É JUSTAMENTE ISSO, AS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES QUE PODEMOS TER PELO OLHAR DE CADA UM, ACREDITO QUE O OBJETIVO DO SITE SEJA ESSE, COMPARTILHARMOS NOSSO PONTO DE VISTA E NÃO FICARMOS JULGANDO CERTOS E ERRADOS.

  9. Felipe disse:

    Acredito que o Chico tenha falado, ao mesmo tempo, de uma relação e da ditadura. Nada difícil pra ele.

  10. Thiago Nogueira disse:

    Já estamos quase que induzidos a ouvir uma música do Chico e tentar logo forçar alguma associação com o período dos milicos no poder. Muito bem!
    Algumas das interpretações que fiz sobre a música:
    *A primeira foi a de que “Rita” seria uma espécie de “apelido carinhoso” para a Ritalina.(ou qualquer outro subtipo da substância – cocaína, em exemplo)
    Tomando como premissa que Rita seria uma droga, então passamos a ter a descrição do estrago que essa dependência fez em 20 longos anos e que, por fim, causou sua morte. O locutor então, supostamente, estaria morto..
    *Em uma segunda linha de pensamento, Rita seria uma mulher(uma ex mulher, atual mulher ou até a amante), que por por vingança,seja ela qual seja, assassina o narrador. Então nessa linha, ele também estaria morto.
    *Em em terceiro a ideia de que Rita, simplesmente, foi embora e levou todo a razão de viver do pobre coitado.
    Em um terceiro viés,

  11. alexandrino alves disse:

    a primeira resposta está mais de acordo com a teoria de chico , a ditadura quis e calou muita gente , pois deixou pra ele , um violão pra cantar , não só para ele , vários cantores .

  12. ALAN CRISTIAN FONSECA disse:

    Fala somente de uma separação que durou longo tempo 20 anos, retratando as perdas os planos e a dificuldade de seguir a vida sem a companheira.

  13. @otaviomuraca disse:

    Creio que é sobre a Ditadura e vou desmembrar a música para entender melhor:

    A Rita levou meu sorriso
    No sorriso dela
    — TINHA MOTIVO PARA SORRIR.

    Meu assunto
    Levou junto com ela
    — MUITOS FORAM OBRIGADOS A SE CALAREM, TINHAM MEDO DE TOCAR EM CERTOS ASSUNTOS

    O que me é de direito
    E Arrancou-me do peito
    E tem mais
    Levou seu retrato, seu trapo, seu prato
    Que papel!
    Uma imagem de são Francisco
    E um bom disco de Noel

    — CREIO Q ESSA PARTE ELE SE REFERE QUE SE PERDEU TUDO, INCLUSIVE A FÉ (IMAGEM DE S. FRANCISCO)

    A Rita matou nosso amor
    De vingança
    Nem herança deixou
    — PERDEU-SE O AMOR EM FAZER AS COISAS, PERDEU O AMOR ENTRE PESSOAS, ETC.

    Não levou um tostão
    Porque não tinha não
    Mas causou perdas e danos
    — A DITA NAO LEVOU NADA DE VALOR MATERIAL E SIM DE AMOR, SENTIMENTOS, SONHOS, VIDAS…

    Levou os meus planos
    Meus pobres enganos
    Os meus vinte anos
    O meu coração
    — A MAIORIA DOS MILITANTES ESTAVAM NA CASA DOS 20 E TIVERAM OS PLANOS DESTRUIDOS, FORAM ANOS QUE NÃO PUDERAM SER APROVEITADOS

    E além de tudo
    Me deixou mudo
    Um violão
    — E ALEM DE TUDO ELE NÃO PODIA SE EXPRESSAR. ASSIM COMO MUITOS OUTROS CANTORES QUE FORAM PRESOS POR SE EXPRESSAR COM A MUSICA.

    Acho que tem tudo haver com a Ditadura sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *