Natureza Selvagem - Trilha Sonora por Eddie Vedder
A trilha sonora de Into the Wild (Natureza Selvagem, em português) é fantástica. Minha última aventura por músicas em filmes trouxe um disco muito forte feito por Eddie Vedder, que não anda muito inspirado no Pearl Jam. O trabalho é fruto de um relacionamento de Eddie com o diretor do filme, Sean Penn, que o convidou para compor ainda em 2007. Os dois já haviam se cruzado nas últimas atuações de Penn, Dead Man Walking e I am Sam - Vedder executou faixas que se transformaram em trilha sonora para os dois filmes.
Natureza Selvagem é o primeiro disco completo e solo do vocalista do Pearl Jam. O processo de composição entre os audiovisuais é o usual: durante os cortes das cenas do filme o músico assistiu as peças e, inspirado pelas cenas do jovem Chris McCandless, escreveu algumas letras, recolheu outras composições, juntou as peças e fez um ótimo trabalho. Misturou temas folks, guitarras cadenciadas, dedilhados de violas e, com temas bastante americanos, cantou as angústias e vereditos do rapaz que abandonou a vida em sociedade. “Society, you’re a crazy breed / Hope you’re not lonely without me” (Sociedade, você é uma raça maluca, espero que não se sinta só sem mim), cantou Eddie em Society, talvez a melhor faixa do disco e a que mais diretamente relaciona a música ao filme.
É uma das poucas trilhas sonoras que, se o filme é enriquecido infinitamente com as músicas, consegue ganhar vida própria fora de filme, seja para lembrar das cenas seja para inspirar novas aventuras.

